Afinal quem nos constroi os quadros?

helio69

New Member
Estava eu aqui a pensar.

Salvo raras excepções os nossos quadros e componentes são construídos, em boa parte, em Taiwan.

Por vezes as marcas criam e exigem o projectado, outras vezes, as marcas não são mais do que autocolantes em cima de componentes generalistas que conforme o autocolante assim ganham o seu valor...

A minha pergunta é... Sabendo que aqui no fórum há quem goste deste tema e o tente aprofundar, procuro saber afinal quem são os grandes construtores anónimos que ninguém conhece?

Há um tópico onde este tema já foi tocado, mas agora gostava mesmo de saber mais sobre este tema!
 

Bravellir

New Member
Re:Afinal quais nos constroi os quadros?

Eu encontro muitas vezes referências à Giant e à Kinesis como grandes fabricantes ( em quantidades ) de quadros "por medida" para outras marcas.
 

Alf

Active Member
Re:Afinal quais nos constroi os quadros?

Além dessas duas, também se fala na Merida, embora possa não ser verdade. É difícil encontrar artigos sobre o assunto.

Mas para clarificar, há três tipos de quadros:

-Os produzidos por outra marca (na prática equivalentes aos segundos), que são o que se fala aqui. Existem marcas que não têm fábricas, contratando outras (especializadas) para lhes fazer os quadros segundo os seus desenhos exclusivos. Para o cliente é igual.
-Os produzidos pela própria marca, como os Giant e Merida; Ou seja, a empresa produtora é também uma marca de bicicletas "mainstream".
-Os de "linha branca", produzidos noutras fábricas, que resultam em desenhos não exclusivos da marca do quadro.

Estou a excluir do assunto os quadros de boutique, que obviamente são produzidos por quem os vende. E acho que não me estou a esquecer de nenhum "tipo". :mrgreen:
 
Re:Afinal quais nos constroi os quadros?

Também gostava de saber porque já vi bastantes quadros que aparentemente (estética e pormenores) são exactamente iguais aos meus mas que têm outros autocolantes o que me leva a pensar que são mesmo iguais (feitos na mesma fábrica) à excepção dos próprios autocolantes... Será que é possível?
 

roskoff

New Member
Re:Afinal quais nos constroi os quadros?

Eu tenho uns exemplos disto em casa. Tenho 2 Bergs em casa, que o quadro é feito pela Kinesis. Não sei se vocês conhecem, a Nicolai uma marca Alemã faz quadros à mão, mas esta marca está mais virada para o DH e o FR.
 
Top