Adaptar BTT a estrada

swat2121

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tenho a minha bike de btt uma bh peak tentei adapta la a estrada mas sem resultado(comprei umas rodas c pneus de estrada 1.4) o que é certo é que nao noto grande diferença na estrada, visto que os € estao escassos , nao posso comprar uma de estrada . tenho uma daquelas de supermercado em casa com pneus de estrada 1.5 21velocidades que poderei fazer nessa bicicleta para ter o andamento de uma de estrada?
 

NUNOPB

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Eu experimentei umas rodas 28" da rodi com penus de estrada e nao era mau! Fica bem diferente da roda 26" com pne de estrada.
 

carlosrola

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antes de ter ter uma de ciclismo utilizava pneus de 1.25 na roda 26, notava bastante diferença inclusive fiz muitas viagens com o pessoal de ciclismo, não te podes esquecer que até a posição de condução de uma de estrada é feita para cortar o vento coisa que na de btt não acontece, se apenas queres alterar os pneus precisas de pneus pelo menos de 1.25 para criar menos atrito e muito importante bem cheios de ar. agora se pensas ter uma bicicleta só para isso altera a pedaleira, cassete e põe uma forqueta, ai passas a ter algo mais parecido com uma de ciclismo
 

edununo

Well-Known Member
Antes de ter a bike de estrada andei algum tempo com uma Cube de BTT adaptada a estrada. Não é mau mas está longe de ser como uma de bicicleta de estrada.

Usei pneus CST 1.15 e mais tarde troquei por uns Continental Sportcontact slick mas 1.6 de largura. Apesar de serem mais largos, rolavam melhor que os CST e eram mais confortáveis.
Alterei também os pratos da pedaleira para 26-38-48. A forqueta era rígida.

Uma foto:



Dei boas voltas com ela, subi várias vezes a Sra Assunção mas não se compara com isto:




Ah, numa coisa era bem melhor: A travar!!!! As fininhas nesse aspecto só abrandam.
 

valerajo

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... e com rodas 29'' podes usar mesmo os pneus de estrada ( esta tem 700 23C) !

Nunca será uma bicicleta de estrada !
Depois de uma Bianchi de estrada eu fiz o percurso inverso....
Porque ?
elas estradas secundária

 

valerajo

New Member
Porque ?
Não me adapto a posição racing de estrada
Mais conforto em estradas secundárias tal como um quadro mais reforçado para levar porrada.
Melhor poder de travagem
Posso colocar todo o tipo de pneus desde os 700 21C até ao de cyclocross do tipo 700 35C e ir a todo o lado.
 

edumad

Member
Eu pus uns pneus continental 1.3 num quadro de btt, com uma forqueta rigida e rodas 26''. Que diferença enorme para a minha BH de btt. Rola mais fácilmente e mais rapidamente. Só não anda mais porque com 3x7, atinge uma certa velocidade já não consigo pedalar mais.

As vantagens vem do menor peso e dos pneus.
 

Skyforger

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Permitam-me o verdadeiro trabalho arqueológico de desenterrar este tópico, mas preciso da vossa ajuda.

Estou a pensar comprar um segundo par de rodas para montar com uns pneus slick o mais estreitos possível para ir alternando com os cardados na bicicleta de BTT naqueles dias em que não apetece ou não dá jeito ir para a terra.

Assim sendo, pretendia fazer esta operação da forma mais económica possível, mas tenho algum receio em avançar para compras via classificados, onde se arranjam bons negócios, devido à compatibilidade dos componentes.

Ora, as minhas dúvidas são estas:

- O que deverei ter em conta em relação aos discos? Qualquer disco que já venha previamente montado nas rodas que virei a comprar será compatível com os meus actuais travões?

- Terei problemas quanto à largura dos eixos (forqueta à frente e distância entre dropouts atrás) ? As medidas serão standard ou poderei correr o risco de determinadas rodas não encaixarem na minha bicicleta?

- Qual a largura de pneu mínima que um aro 29" para BTT pode suportar, sem comprometer a segurança?

- Posso usar câmaras de ar convencionais para aros 29" e pneus cardados e mais largos?

Agradeço desde já as vossas dicas ;)
 

edununo

Well-Known Member
1- Se os discos forem do mesmo diametro dos teus é só trocar as rodas. Quanto muito terás de fazer um ligeiro acerto nas pinças pois podem roçar ligeiramente. Se os discos forem de dimensões diferentes terás de trocar/colocar adaptadores para o novo tamanho de disco.

2- A largura de eixos é standard mas há mais que um. Nas bikes de XC a norma é: À frente 9 X 100 (o normal Quick release) ou 15 X 100 (os eixos passantes agora em voga). Atrás: 10 X 135 (o normal QR) e 12 X 142 ou 12 X 135 (os eixos passantes). Tens de ver que tipo de dropouts tens na tua bike. A maioria das rodas para eixo de 15mm e de 12mm permitem com adaptadores serem usadas em bike com o QR normal.

3- O ideal será saber qual a largura interna do aro das rodas. O pneu tem de ser mais largo. Por exemplo: Aro com 20mm internos, eu não usaria pneu 23 ou 25mm dava uma folga e colocaria no mínimo 28. Nas minhas rodas de estrada que têm 15mm de largura do aro, a Mavic recomenda pneus de 19 a 32mm.
Já agora a tua bike é 26, 650b ou 29er? É que pneus até 28 devem caber numa 26 mas mais que isso pode ser à justa.

4- Depende da tua bike. Se for uma 26 para usar rodas 29, só pneus finos.
 

Skyforger

New Member
Obrigado pelas dicas!

A ideia será arranjar um segundo par de rodas para a minha 29er, sendo que não pretendo inventar muito e pretendo apenas uns aros normalíssimos nos quais possa usar uns pneus slick, no mínimo 28, com os quais possa fazer estrada com maior fluidez do que com os pneus cardados, poupando igualmente estes a um desgaste rápido no alcatrão. E antes que digam que ficarei sempre frustrado e que o melhor será comprar uma bicicleta de estrada, devo dizer que já tenho bicicleta de estrada, pelo que tenho mais ou menos consciência naquilo que me vou meter. A ideia passa precisamente por ter uma alternativa para fazer estrada sem pegar sempre na que tenho, poupando-a mais. A minha grande dúvida, para além das técnicas, é até que ponto uma mera mudança para uns pneus mais estreitos e slicks fará diferença e poderá constituir alternativa a uma bike de estrada?

É que na verdade nada mais irá mudar, a não ser os pneus. Os aros serão de um peso semelhante aos que já tenho, os travões de disco mantêm-se, bem como toda a configuração da bike de btt.

Quanto ao adaptador para a questão dos discos de diâmetros diferentes, tenho de montar e desmontar sempre que pretendo trocar as rodas?
 

edununo

Well-Known Member
Não faz sentido colocares discos de diferente tamanho dos que tens por isso mesmo. Uma coisa é trocar rodas, outra é andar a tirar / colocar adaptadores dos travões, afinar etc....
É meio caminho andado para encostar as rodas.
 

Skyforger

New Member
Sim, terei isso em conta e quanto menos adaptações melhor. O objectivo é mesmo simplificar e não complicar.

Já agora, para aqueles que já fizeram esta conversão, notam realmente alguma diferença significativa pelo simples facto de usarem uma medida e um tipo de pneu diferente?
 
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