Acidentes que ja tiveram de bicicleta

nepper

Member
"Tombos"

Viva

Venho pedir a vossa ajuda sobre como evitar tombos :)

Basicamente tenho à bicicleta à cerca de 1 mês e já consegui cair 3 vezes e sempre da mesma maneira, talvez devido à minha azelhice e falta de destreza.

Basicamente voo sobre a bicicleta.

O que eu penso que acontece é que , em situações mais aflitas e geralmente a descer, eu travo com os dois travões e ao mesmo tempo puxo o corpo para a frente, para cima do volante.

O que devo fazer?


  • Colocar o travão da frente menos sensível? (é possível) ?
  • Evitar puxar o corpo à frente quando travo nestas situações?
  • Travar apenas com o travão traseiro?

Também já me aconselharam a comprar um guiador mais largo de forma a ter mais controlo e segurança em cima da bicicleta, isto é correcto?

Obrigado

NePPer:D
 

manelze88

New Member
Bem, não sei nada que seja muito técnico. Para ser sincero não sei bem o que faço porque acho que o faço de forma instintiva, no entanto a ideia que tenho é que quando vou a fazer uma descida a 40 ou 50 km/h e tenho que travar puxo o corpo o máximo para trás! tenho ideia que me empurro o máximo para trás no selim. Mas acho que aqui o mais importante é ter noção de quando temos que abrandar e começar a fazê-lo com antecedência, assim não tens que fazer travagens bruscas. Provavelmente estás a prego a fundo no travão da frente, o que, aliado ao facto de teres o corpo todo para a frente, faz-te "capotar". Tenta forçar o corpo o máximo para trás, sobre o selim! É pura física, quanto mais para trás estiveres mais peso estás a aplicar na tua estabilidade! Pelo menos eu faço assim e até ver ainda não caí dessa maneira, puxo-me para trás e travo com o travão da frente e vou auxiliando com o de trás! ;)
 

TeZz

New Member
e ao mesmo tempo puxo o corpo para a frente, para cima do volante.


isso é o que se faz numa mota desportiva amigo, não numa btt , numa BTT fazes ao contrario puxas o corpo todo para trás, para ganhar uma confiança extra, podes baixar o selim em descidas mais tecnicas, ajuda muito no inicio

abraço
 

DaProfezzur

New Member
Puxar o corpo para a frente? És suicida? :p

Numa descida é um cheirinho com o travão da frente e mais com o de trás e o corpo todo puxado para trás.
 

lgonçalves

New Member
Bom dia amigo,

A descer é sempre a puxar o corpo para trás. O travão da frente é só um «cheirinho».
É uma questão de física. Se pensares bem, o que fazes não tem sentido nenhum.

Espero ter ajudado!
Boas pedaladas.
 

jtolinhas

New Member
Boas,

Não mexia numa bicicleta a mais de 25 anos, e recomecei a andar de bicicleta a cerca de 8 meses tinha uma V-braque usada, no inicio dei alguns malhos por burrice e por pensar que ainda tinha 15 anos e que ainda pesava cerca de 60 kilos. Mas sem nunca desistir até que achei que seria altura de trocar de bicicleta pois já estava melhor e comprei uma nova já com travões hidráulicos.
Foi trigo limpo comecei a cair cada passeio cada malho cada um pior que o outro mas sempre por causa das
travagens estava habituado aos v-braque passei a ter um hidráulicos que são mais sensíveis e mais precisos.Duas coisas já eu consegui aprender sempre que faço descidas devo colocar o corpo o mais para trás possível para tentar ganhar uma maior estabilidade e controlo sobre a
bicicleta e quando começo a travar é com o de trás e só depois com o da frente e nunca ao contrario senão faço uma égua como fiz a primeira vez que andei nesta bike, nunca empurro o corpo para a frente pelo contrario sempre para trás, claro quando ainda consigo não se deve travar com o da frente e depois empurrar o corpo para a frente, isso é malho certo pois a traseira da bicicleta fica solta e levanta o que origina a falta de equilíbrio e por consequência as quedas.
As quedas que tenho dado são também por aselhice e por falta de maior controlo sobre a bicicleta mas já começa a ficar melhor pois com força de vontade e persistência vai lá.
Não desistas continua a tentar e vais ver que melhoras.
E eu que pensava que era o único
aselha que caia por causa de não me estar a habituar ao travões mas afinal.
Boas pedaladas.
 

krugger82

New Member
jtolinhas acredita que não és.

Eu tinha uma de discos mecanicos e passei para uma de travoes hidraulicos à cerca de 2 semanas, bem na primeira vez que andei foram 3 malhos, sem consequencias de maior, so uma mao dorida 1 semana e alguns arranhoes. Ainda me estou a adaptar aos travoes, travar o minimo com o da frente e usar simplesmente o de tras, o da frente so em ultima instancia.

No entanto passa-se uma coisa que me poderão ajudar a identificar o erro, se é aselhice minha ou poderá haver algum problema com a bike, ela da muito de traseira, dou cheirinho de travao de tras e a roda de tras começa logo a deslizar para o lado, ja malhei por isso, deu-lhe com o travao e a bike praticamente atravessou-se toda.... será pelo travar em si, digamos é normal e o que falta é kit de unhas, ou terei de fazer alguma coisa em relação aos travões.... ja agora com o da frente é de medo, cheirinho de travao e é logo roda bloqueada, o que nas descidas que gosto de fazer, algo tecnicas uma vez que a roda de tras começa a fazer "piao" dou-lhe um cheirinho com o da frente, e pronto é malho pela certa.
Ontem nao cai mas tb desci muito mais a medo, com bem menos velocidade que fazia inicialmente.
 

Lanwolve

New Member
É normal, ao início também me acontecia, mas agora passou-me. :D

Já tudo foi dito, os braços devem manter-se firmes durante a travagem para evitar que o corpo vá para a frente!
 

nepper

Member
Boa Tarde pessoal

Afinal não sou o único ;)

Vou seguir as vossas dicas e tentar "cheirar" o piso menos vezes ;)

Obrigado pela partilha de experiências

NePPer
 

zurb

New Member
a travagem deve ser feita com os dois travões já que o de trás sozinho não dá potencia e se o bloqueares constantemente a roda de trás gastas logo o pneu, aumenta a probabilidade de teres um furo e estragas os trilhos :rolleyes:. o que é preciso saber é os limites do travão e ter perícia no doseamento da força na manete
 

Bruno Sousa

New Member
Felizmente em quase 1 ano que tenho de btt não tenho grande contributo para dar a este tópico... a não ser 2 ou 3 pequenos tombos quando comecei com os pedais de encaixe e um tombo mais complicado quando ia em pé numa subida e devido às pedras um pouco escorregadias a roda da frente me fugiu e eu fui lamber o chão...

Mas sei dumas histórias bem hardcore como a de um colega que numa descida tipo downhill ia todo inclinado para trás e ao cair rasgou os testículos no selim,teve que ser transportado de helicoptero... felizmente ficou tudo bem com ele ;)
 

cobrabtt

Member
Bem amigos, quem nunca deu tralhos de Bike? Possivelmente só os que não andam nelas. E eu como amante de Bicicletas também já dei alguns. Uns ligeiros e outros que deixaram marcas. Os ligeiros e o que mais me marcaram, foi quando comprei os "celebres pedais de encaixe", e foi na maratona da Póvoa do Varzim. Quando os comprei o comerciante da loja vendeu-mos e também me ofereceu no minimo 3 quedas, (isto dito por ele) e eu para o contrariar, nessa Maratona onde os estreei, fiquei-me pelas 9 quedas. Caí a descer, Caí em plano, Caí parado, Caí a subir, foi um fartote de quedas, mas em todas elas não me aleijei, só uns arranhões e o orgulho ferido, por parecer que nem sabia andar de Bike. Também já tive algumas quedas que me marcaram, no corpo, e também no orgulho, pois foram por azelhice minha. A mais grave foi a descer uns degraus (3) e nem sei o que aconteceu, pois só me vi a voar por cima do guiador e o resultado foi uma escanadela do Radio e 3 semanas de imobilização de um braço, com gesso. Claro que também já vi quedas também espetaculares e algumas até com desfecho um pouco más. Então quem anda a acompanhar o DHU como eu ultimamente, vê algumas...
 
A

A-Pick

Guest
Estamos a 4/4/2015, vim aqui hoje ver no fórun, se alguém já se tinha lesionado na coluna, pois foi o que me aconteceu no dia 8/3/2015, durante uma maratona em vila Velha de Rodão, ia nos 10 primeiros e existia um fosso com +de 3m de altura, que não estava assinalado nem protegido, caí de cabeça sobre uma pedra de xisto que lá existia, pensei que ia morrer, julguei que tinha a cabeça totalmente aberta, as dores nas costas eram insuportáveis e não conseguia respirar. O que vale é que o rapaz que vinha atrás veio ter comigo e me acompanhou, disse-me que o capacete aguentou a pancada, apesar de se ter partido não se desagregou, era o melhor capacete da specialyzed, que recomendo vivamente. Demoraram uma hora para me tirarem dali, até se pensava que teria de ser de helicóptero,pois estava num single track inacessível, mas depois levaram-me de maca a pé. Parti 2 vértebras por esmagamento, D10 e D11, felizmente e graças a Deus, estou vivo e não perdi nenhuma função, estou em fase de recuperação, mas apesar de um mês ainda não consigo andar bem, porque tenho dores, uso um colete. Já tive muitos acidentes e graves, pois também já andei de mota, já parti muito osso, mas este acidente sem ter culpa, foi muito, muito mau. Espero voltar a andar de Bike, mas para já vou repensar muita coisa, especialmente a competição.
 

Atomic22

New Member
Boas, ainda bem que estás a recuperar, com uma queda como descreveste poderia ter sido muito pior. Li que foi numa prova que aconteceu o acidente e o seguro tem pago as despesas? As melhoras e uma rápida recuperação. Abraço.
 

Daemon

Active Member
Felizmente nunca tive um acidente a sério! Mas deixo aqui um video com um pequeno espalho (a partir dos 7m10s)

[video=youtube;ZhvcHfnkAQs]https://www.youtube.com/watch?v=ZhvcHfnkAQs[/video]
 
Top