Acidente em Benavente

tiagodomingues

New Member
Boa tarde,
ontem fui testemunha de um atropelamento a um colega nosso do pedal em Benavente na nacional 118, sentido sul-norte, ficou um pouco maltratado, parei logo o carro a assisti-o de imediato.
O que me despertou neste acidente foi depois de ter sido atropelado, o condutor só parou o carro uns 50 metros á frente e ainda hesitou em sair, pensei mesmo que iria fugir, acho que o que safou este nosso colega foi haver testemunhas e ser num local movimentado, senão estava entregue á sorte.
Depois de chamadas as autoridades e preenchida a papelada cada um seguiu o seu caminho.
A falta de civismo para com os ciclistas nunca irá mudar, este pais não foi educado para isso nem tão cedo se vai habituar, e colegas, mesmo com a alteração do código, não se sintam protegidos, porque num atropelamento não há indemnização que pague a saúde ou mesmo uma vida.
Ao sr. Lino só desejo rápidas melhoras e que corra tudo bem no processo de forma a não ficar penalizado sem motivo algum.
Cumprimentos
 

blackshark

New Member
Boa tarde, assim se vê o civismo das pessoas, será que nestes casos o sr. Carlos Barbosa do ACP vem dizer que a culpa é dos ciclistas e que o seguro é que tem de ser obrigatório, mas continuam a ser os veiculos a atropelar os ciclistas e a abalrroa-los para fora da estrada como me aconteceu ontem a mim e não o contrário. Esse companheiro teve sorte porque foi numa zona movimentada e teve logo assistencia de alguem que passava, e fica a pergunta: e se não houvesse ninguem na zona, esse senhor teria parado passados os 50m ou teria parado apenas passados 50km.
Desejo a esse companheiro que volte rapido para as suas pedaladas. Cumprimentos a todos.
 
Tenho reparado na falta de cuidado e condução agressiva sempre que se deparam com as bicicletas, tendem a ultrapassar o mais rápido possível mesmo em zonas muito perigosas ou sem visibilidade. Ainda hoje na volta com a malta reparei em muitas razias de alguns automoveis.
Tento evitar o perigo e tento circular junto a berma nas ultrapassagens sempre que possível, ou evitar algumas estradas mais movimentas.
 

FJSS

New Member
Para mim o mais impressionante alem da falta de civismo e a falta da compaixão pela vida humana. Quer dizer atropelam e deixam ali a pessoa estendida no chao a sorte? Acredito e como já disseram se fosse numa zona não muito movimentada deixavam ali o colega. Nem a um cao se deve fazer isso, quanto mais a uma pessoa. Enfim...
 

ChrisWood

New Member
A cerca de 2 meses uma pessoa conhecida aqui da zona ia no seu passeio matinal com um familiar e derrepente foi albaruado por um carro tendo falecido logo no local. O pessoal que seguia no carro fugiu. A sorte foi o familiar apenas ter ficado com ferimentos ligeiros e ter conseguido identificar a viatura. mas a vida do senhor ja ninguem a devolve. como este caso acontecem milhares em portugal.
 

ernez

Active Member
O que mais me lixa é o pessoal dos carros passar por nos, e de repente viram á direita mesmo em cima do pessoal, já montes de vezes isto me aconteceu, tenho tido muita sorte eu e muitos colegas do pedal, é uma vergonha.
 

Manchanegra

New Member
Boas!
Ontem tive oportunidade de fazer o percurso Lisboa - Santarem - Lisboa por estrada, e, não tenho quase nada a reportar. Em algumas zonas nota-se realmente que o pessoal quer é ultrapassar o mais rapidamente possivel, mas, na maior parte dos casos, mesmo quando havia espaço / visibilidade, notei que muitos automobilistas abrandavam e só passavam quando viam que não havia perigo. Na subida do vale de Santarem para o Cartaxo em que fiquei para trás e me separei do resto do grupo (eramos 4) ouço um motor a abrandar atrás, e, só fui ultrapassado quando o condutor percebeu que não havia perigo. Apanhei uma ou duas razias, mas, no geral acho que a coisa correu bem. Uma coisa que noto é que nem todos os condutores gostam de dar prioridade ás bikes quando estão a entrar na estrada, mas, mesmo assim, só uns 4 ou 5 é que não esperaram e desses, apenas uns 2 ou 3 me forçaram a abrandar.
Não costumo fazer tantos kms em estrada. Se calhar tive sorte.
As melhoras para o colega.
 
ernez

O que mais me lixa é o pessoal dos carros passar por nos, e de repente viram á direita mesmo em cima do pessoal, já montes de vezes isto me aconteceu, tenho tido muita sorte eu e muitos colegas do pedal, é uma vergonha.

Isso também me acontece muita vez. Detesto esse comportamento.

Outro caso muito perigoso é o dos automobilistas em sentido contrário nas estradas, que ignoram as bicicletas. Umas vezes são ultrapassagens de m@rd@ em curvas perigosas ou estradas estreitas. Outras vezes querem andar em altas velocidades em estradas locais estreitas e cheias de curvas apertadas, sempre a dar as curvas em sentido contrário.

Lembro-me de umas 3 vezes em que tive de sair fora da estrada de qualquer maneira, para não ser colhido de frente. Um dia tenho o azar de estar num local sem fuga possível (muros do lado direito da estrada, rochas ou precipícios), e lá acaba a minha sorte! :mad:

O meu avô chegou aos 85 anos em boa forma física, até ser atropelado de bicicleta por um jipe a circular no lado contrário da estrada. Viveu até aos 96 anos, com grande perda de qualidade de vida, a andar de andarilho ou cadeira de rodas. Não lhe amputaram uma mão e uma perna (que recuperaram lentamente), porque felizmente tinha uma boa cunha no sistema de saúde.

Há uns anos assisti a uma senhora que transportava uma criança de 2-3 anos numa cadeirinha na bicicleta, que teve de sair da estrada para uma valeta, para não ser colhida de frente por um desses idiotas a ultrapassar vários carros de uma vez numa estrada estreita. Felizmente não aconteceu nada a ambos!
 

lipo

New Member
Boas!
Infelizmente já fui atirado para fora da estrada algumas vezes nas minhas voltas de estrada!
A última foi á 3 semanas quando um idiota de um camionista com um semi-reboque numa recta enorme e sem trânsito em sentido contrário fez questão de me fazer uma tangente tão grande que a minha única hipotese foi atirar-me para a valeta. Ainda por cima a valeta não mais era que um monte de pedras! O que me valeu foi um grande "kit de unhas" que eu tenho! Consegui controlar a "burra" com algumas manobras de trial!
Como se não bastasse o idiota ainda businou em sinal de protesto!
 

TLouro

Member
Boas,

É verdade que há falta de civismo e de respeito pelos ciclistas, mas o certo é que há um grande diferencial de velocidade entre carros e bicicletas e isso é inevitavelmente uma enorme fonte de perigo.

Faço centenas de quilómetros por semana, muitos em zonas de serra com ciclistas e tento ter cuidado e respeitar o seu espaço. Ainda assim, há curvas "cegas" a subir em que é normal um carro seguir a 50 ou 60km/h e de repente pode deparar-se com um ciclista a 10km/h.

Também por isso fujo o mais possível do alcatrão...

Cumps
 
Top