Acidente de biciclete / pedido de ajuda

fotografic

New Member
Boa tarde a todos os amantes deste meio de transporte.
Estou a escrever este tópico no sentido a ajudarem-me a tomar o caminho certo para a resolução do meu infortúnio.
Sou residente na zona de Santarém e iniciei-me na paixão pelas bicicletas há cerca de 7 anos.
No passado dia 2 de Maio, sai de casa para fazer a minha voltinha habitual de bicicleta de estrada.
Entrei numa rotunda na faixa à direita e parece que ia a pressentir qualquer coisa. Passados uns metros de ter entrado na rotunda surge uma saída à direita, na qual eu não tinha intenção de sair, mas sim continuar até à próxima saída. Quando já estava no meio dessa mesma saída que eu não ia sair, apercebi-me por breves milésimos de segundos que um carro que vinha na faixa do meio da rotunda que estava a vir na minha direcção para sair.
Não tive qualquer hipótese de me desviar ou mesmo parar, foi tudo tão repentino que não tive qualquer tipo de reacção.
Quando reajo, já estou no chão com a bicicleta ao meu lado e aflito com dores horríveis na mão. Amolguei o carro à senhora, mas foi muito atenciosa e disse-me logo que não me tinha visto e que a culpa era totalmente dela.
Fui para o hospital, veio a policia que efectuou o croqui juntamente com as declarações da condutora.
O que pensava que seria meras escoriações, tornou-se bem mais grave e não sei até que ponto irei ficar com alguma limitação na mão que bateu no chão.
Agora acho que a companhia de seguros está a tentar desviar-se às suas responsabilidades, mas também ainda não tenho a certeza, já que me informaram que o processo está ainda em averiguação e que demora normalmente 20 dias úteis.
Como já falei com algumas pessoas e também pela minha pesquisa na net, estou na dúvida se ainda serei eu que sou culpado.
Ainda estive à pouco com um mediador que me faz o seguro do automóvel ao telefone, que só me deu vontade de o mandar para aquele sítio.
Disse-me que eu não tinha prioridade nenhuma, que se fosse preciso eu até poderia estar parado que a senhora podia-me ter batido à vontade que a culpa seria sempre minha.
Mas que raio de leis são estas que os condutores se for necessário podem passar-nos por cima, que ainda somos nós que temos de lhes pagar os danos?
Vou juntar um desenho para ser mais visível o que estou a referir.
Desde já agradeço a todos os que me poderem elucidar de qual será o melhor caminho a tomar, caso a companhia de seguros vier alegar que a sua segurada não tem qualquer tipo de culpa.


croqui.jpg
 
Last edited:

adsilva

New Member
Estas na direita tens prioridade, seja de carro, mota ou bike. Por uma questão de bom censo devemos ir ao meio ou mais à esquerda quando queremos sair numa outra saída, mas não somos obrigados a fazer isso.

Consulta mas é um advogado o quanto antes porque já se vê que tens aí uma companhia de seguros a desviar o cu à seringa... a ver se cola.

edit@

diz ao mediador de seguros que faça um refresh ao código da estrada... e eu mudava os meus seguros de lá no mesmo instante.
 

.pjds.

New Member
...Fotografic.....desculpa,mas como descreves a situação e se percebi bem,a responsabilidade será tua...eu tb não acreditava nessas "novas" normas de circulação em rotunda,mas nem sempre quem está pela direita tem prioridade...daí poderem passar por cima de nós,e com culpa nossa....explicar-te como se circula em rotunda aqui poderá ser confuso(devemos circular pelo interior da rotunda,na direcão da penultima saída(que não nos interessa)devemos encostar á direita),foi assim que fizés-te?Confuso?
Consulta o Código da Estrada actualizado perceberás...!!!
Boa sorte nesse "embróglio"!!
 

.pjds.

New Member
adsilva.....a tua intrepretação não está de acordo com o código da estrada...eu tb andei enganado mt tempo!!!!
 

Hmbrites

New Member
Atenção que para veiculos de tracção animal e bicicletas não se aplicão as mesmas "leis" de prioridade!
 

marciorssilva

New Member
Para esclarecer

2em076p.jpg



A única situação em que as bicicletas perdem a prioridade e nos cruzamentos sem sinalização, onde se usa as regras gerais de prioridade. Aí , por ser um veiculo sem motor perdem a prioridade , mesmo que venham da direita (nesta tenho dúvidas :p).

Todos os outros casos, como existem regras especificas (rotundas, semaforos, stops, saidas de garagens, etc) a bicicleta tem prioridade igual a todos os outros veiculos.
 
Last edited:

adsilva

New Member
Ali diz "deve", e não "é obrigatório", mas vou supor que seja uma questão de Português.

Tenho de ir ver esse decreto lei, convém fazer um refresh :)
 

fotografic

New Member
Desde já o meu muito obrigado a todos que se disponibilizaram para me aconselharem na resolução deste meu azar.
Quando iniciei este tópico coloquei em conjunto com a mensagem um croqui do que aconteceu, mas não está visível essa mesma imagem, alguém me sabe dizer porquê?
Acho que assim responderia a muitas das questões.
Obrigado.

Acho que já vi como é:
Aqui vai então.

url]
 
Last edited:

St0ke

New Member
uma pergunta, quando as pessoas se dão como culpadas, assumindo o seu erro! Distracção, sonolencia etcetc.. mesmo não tendo a "culpa" no acidente.. as vitimas não podem alegar isso mesmo?!
Tenho noção de que isso pode acontecer.

já agora.. as tuas melhoras!
 
Last edited:

pedal1980

New Member
boas eu tive um acidente muito parecido e foi-me dado razao por muito que aqueles pan...... da zurich nao quisessem, o advogado tratou das coisas, como esta escrito acima está escrito deve e nao que é obrigatorio....
podes circular sempre pela direita e sair onde te apetecer nao o deves fazer por uma questao de fluidez de transito e para nao ouvir apitadelas... um abraço e rapidas melhoras em relaçao a mao mesmo que o ortopedista diga que nao deves fazer o mais rapido possivel fisioterapia e vais ver rapidas melhoras.
 

fotografic

New Member
A tua resposta interessa-me bastante.
Então no teu caso a Zurich também alegaram que a culpa era tua?
Como é que procedeste depois, no meu caso a companhia ainda diz que está a averiguar a situação, mas considerando que a resposta da parte deles pode vir negativa, já me estou a precaver
e a mexer os meus cordelinhos.
Obrigado
 
Do pouco que eu entendo disto, penso que neste caso nenhum dos dois tem razão. Simplesmente pelo colega fotografic estar na faixa do lado direito quando não vai sair na 1ª saída e porque a senhora se vai sair na 1ª saída devia de estar na faixa da direita. Tendo eu tirado a carta de condução à uns 2/3 anos e sempre que conduzo tentar cumprir esta regar a pesar de me fazer um bocado de confusão, cheguei à conclusão que isso é uma regra descabida e capaz de provocar ainda mais acidentes, pelo simples facto que a maior parte da população portuguesa não sabe desta regra e vão sempre pelo lado direito. Ora se eu vou sair na 2ª saída e vou no lado de dentro e o outro sai na 3ªsaida e vai pelo lado direito, eu quando quiser sair não posso porque o outro vai à minha beira e não me deixa sair. Ou seja, mais vale ir sempre pela direita e estar atento aos do lado esquerdo e esperar que não aconteça o mesmo que ao colega. Foi a conclusão que cheguei com tão poucos anos de carta. Boa sorte e que consigas resolver o problema da melhor forma.
 

abelha2

Active Member
Antes de mais as melhoras.

Quanto ao acidente, tu não estavas a agir correctamente, embora compreenda que o faças assim, pois tambem tenho um pouco de medo de me meter pelo meio das rotundas.

Agora não sei até que ponto és o culpado, pois em primeiro lugar, ela colocou em risco a tua integridade fisica. E ela tambem se ía sair naquela saída devia estar na faixa mais a direita e não estava certo?

Se assim for, acho que não terás qualquer culpa, mas são só opiniões, fala com alguem que perceba realmente do assunto (nem que seja numa escola de condução), e não te deixes levar pela companhia de seguros.
 

fotografic

New Member
Obrigado "abelha2".
Pois é, a senhora encontrava-se na faixa do meio, isto é à minha esquerda, e quando chega à saída, simplesmente virou, disse que não me viu, e não vou contra isso. A senhora em causa mostrou-se logo culpada e muito simpatica.
Pelo que estou a ver a companhia de seguros é que está a fugir às despesas.
Quando fui à policia, para me inteirar da situação, o agente simplesmente me disse isto ( não se deixe enrolar pela companhia de seguros...).
Acho que este comentário é mais que esclarecedor a quem eles atribuem a cupa.
Neste momento estou à espera do perito do seguro para saber quais são as minhas lesões, vamos lá ver o que é que me dizem.
Depois colocarei o resultado desta visita.
Um abraço a todos.
 
Boas

Dizem que não é obrigatório ir para dentro da rotunda se se que sair mais à frente e têm razão, mas se o fizerem e der embate a culpa é vossa.
Amigo do pedal desejo-lhe as melhoras e acho que tem razão, fora isso esteja SEMPRE em cima da companhia de seguros, tente arranjar o mail do seu gestor de processo e o máximo de contactos lá dentro por que me parece que vai ser complicado de largarem a massa...

cums
 
Regra geral a mim o que me ensinaram na condução foi se for sair na primeira saída ir na faixa mais a direita, se for sair na segunda saída ir na mais á direita com o pisca a sinalizar primeiro pa esquerda e depois á direita a chegada da saída, se for nas restantes saídas ir na faixa á esquerda, e se for para dar a volta a rotunda ir na ultima faixa(no caso de haver mais que 2 faixas). Como tal acho que a senhora não procedeu correctamente, e como tal deve ser culpada.
 
Last edited:
Top