Acessórios Enduro

Mcalhau

New Member
Boas

Aqui fica uma página que encontrei para quem estiver interessado em material para Enduro. Só tem um mal, é que mora nos EUA. Como eu em principio vou mandar vir uns rolamentos para a minha Trance, depois posso dar um feedback sobre a compra, principalmente se passa na alfândega sem pagar mais.

http://www.enduroforkseals.com/index.html

Boas pedaladas
 

Mcalhau

New Member
Já viste bem a diferença de preços?

Pelos vistos são da mesma marca, mas enquanto pelos EUA um kit completo (de 8 rolamentos), isto no caso da Blur que foi o que eu estive a comparar, custa 55 dolares já com portes, no site que disseste, custam 15 libras o par, ou seja 60 libras o conjunto sem portes. Se a isto acrescentarmos que pela normativa Alfandegária certas coisas ,com um valor até 50 euros salvo erro, podem não pagar taxas compensam e bem. E pode sempre acontecer como em outras coisas que já mandei vir de lá, em que eles põem de maneira a não pagar custos alfandegários :D
 

jppina

Member
Eu não vi preços, apenas indiquei por sei que tem o tipo de material que procuras...

Mas agora fui ver, e acabei de confirmar que viste mal... o Kit para o Blur custa 45£, e se comprado à parte 15+15+10+8=48£ (os rolamentos não são todos iguais, há uns mais pequenos mais baratos). Pode compensar se tiveres de pagar as taxas de alfandega... (acho que tudo o que passa pela alfandega paga, independentemente do valor).

Mas reafirmo, só forneci o link a título indicativo, não faço ideia se os preços compensam ou não...
 

P.M.

Member
Não vejas o comentário como uma critica, mas porquê comprar rolamentos nos estados unidos?
Felizmente tipos e marcas de rolamentos não faltam em Portugal... E não, não existem rolamentos próprios para bicicletas...

P.M.
 

Mcalhau

New Member
Eu escolhi exactamente estes porque para a minha bicla são os aconselhados. Isto depois de ter lido no forum do Mtbr um tópico relacionado com a minha bicla, em que se discutiu precisamente o problema dos mesmos que vêm montados de fábrica e que depois de todos ajudarem, inclusive a própria Giant, e de vários utilizadores do forum assim como da propria casa que os vende, conseguiu-se elaborar esse mesmo kit, pelo menos para a minha Trance. Acerca do que dizes dos rolamentos existentes cá, não sei se é bem assim, porque nesse mesmo tópico aparece pessoal ligado á Intense a chamar a atenção para o facto dos rolamentos para bicicletas serem um pouco diferentes dos outros, devido ao "arco de rolamento" que é desenhado pelo triângulo traseiro.
Desde já fica uma opinião acerca do Mtbr, sei que por aqui já tem havido malta a dizer que eles são um pouco complicados e realmente para quem não perceber bem inglês é capaz de ser, mas uma coisa é certa, dá para aprender muita coisa, até porque aparece tambem por lá pessoal ligado a marcas, casas de especialidade e outras a ajudarem no que podem e já alguns têm resolvido os seus problemas junto desses mesmos representantes de marcas, quando as lojas onde eles tinham comprado não o tinham conseguido, e não estou apenas a falar de pessoal dos EUA, mas tambem da Europa, sendo que num caso que eu li, o representante dessa marca nos EUA ajudou um Finlandês a resolver o seu problema.
Não quero dizer com isto que sou pro-EUA, mas gostava que por cá se conseguisse fazer um pouco isso, e tenho a certeza de que existe pessoal ligado a casas da especialidade e se calhar até certas marcas que se encontram ligados aqui ao forum, que podiam ajudar o pessoal sem pensarem em €.

Já agora aproveito para avisar o pessoal que possuir Giant Trance e Reign (que devem ser poucos pelo que eu vejo), e que têm quadros de 2005, que estes problemas dos rolamentos são um dado adquirido e que a própria Giant, pelo menos nos EUA, tem tido bastantes problemas com eles, mas têm trocado todos eles sem mais encargos, aconselhando até mesmo o kit que eu quero adquirir. Uma vez que o meu quadro veio dos EUA e não tenho essa sorte, e por isso mesmo tenho que os mandar vir. Um dos males das compras fora :cry:

Boas pedaladas
 

jppina

Member
De facto acho que o PM tem razão.

Basta ter a referência do rolamento em questão e depois é só escolher a marca que se pretende comprar! Acho que só vale a pena comprar no estrangeiro se efectivamente a diferença de preço compensar muito. tira a referência dos rolamentos que precisas, vai a uma casa de rolamentos e pergunta preço... até poderás ter uma agradável surpresa... ou não!
 

Mcalhau

New Member
Desculpem por assim mas de momento não tive tempo de tentar traduzir, mas pelo menos aqui fica o essencial acerca dos referidos rolamentos

" From Intense:

Bearing Myths!

--------------------------------------------------------------------------------

Bearing types:
It has been common practice for some consumers and bike shops to change the pivot bearings to an expensive "skateboard" type bearing. Intense Cycles does not approve of this. Here is why: A standard 608 skateboard bearing is designed to spin at a fair rate of speed, these bearings have complement of 7 balls and a retainer cage inside.
Intense uses a special type of bearing in our frame pivots, called "MAX" type. What this means is maximum ball count of 11 balls and no retainer cage, these are designed as a pivot bearing, and are meant to pivot or seesaw back and forth, definitely not for a spinning application."

Boas pedaladas
 

jppina

Member
Mas isso não quer dizer absolutamente nada!

Apenas dizem para não usar os rolamentos com a referência 608, e usar os outros, os originais. Basta saber a referência desses tais originais e depois escolher a marca. Não penses que esse tal rolamento é feito especificamente para bicicletas. há de ter um vasto leque de aplicações!

Aconselho-te a ler um livro sobre rolamentos, há várias marcas que os têm e aí poderás tirar todas as dúvidas acerca da variedade dos rolamentos (numa mesma medida há vários diferente, desde com selo apenas dum lado - os RS - com selo dos 2 lados - 2RS - com esferas de aço inoxidável, etc...)

Ou seja, para uma mesma medida há um grande nº de opções... e claro, de preço!
 

Mcalhau

New Member
No meu caso (e neste caso noutros mais) não tinha grande sorte com os rolamentos originais. É que depois da Giant ter substituido vários rolamentos originais por novos originais, o resultado foi o mesmo, até que acabaram por mudar de tipo de rolamentos e daí ter surgido, após várias sugestões de todas as partes intervenientes, a recomendação de colocar os do kit em questão já que a própria marca iria começar a colocar rolamentos baseados nesse mesmo kit.

Como vês pode sempre existir uma excepção á regra...
 

jppina

Member
Eu quando digo os originais, são aqueles que efectivamente estão no quadro.

Neste caso específico que referes, está visto que a Giant não escolheu inicialmente os rolamentos adequados, tendo-os substituídos por outros mais indicados.

Já no caso da Intense, não tem nada a ver. É que falas dum caso e depois vens com outro totalmente diferente. Os problema dos rolamentos da Giant será aquilo a que se pode chamar um defeito de fabrico. Escolheram mal, aquilo não funcionava bem, e por isso tiveram de os trocar sem encargo para os clientes.

Agora, neste novos "originais", terás uma referência que diz respeito ao tamanho e formato do rolamento. Poderás adquirir esses rolamentos (tamanho e formato) em várias opções, desde duplo selo, esferas em aço inoxidável, etc...

O que eu quero dizer é que (salvo este caso defeituoso da Giant), terás em qualquer quadro uns rolamentos "originais" com um tamanho e formato específico, que poderás substituir por outros rolamento do mesmo tamanho e formato, mas com outros atributos. Dentro da mesma referência há vários rolamentos diferentes...

Por exemplo, para a série 6000, os rolamentos mais correntes, tens estas referência todas - vê o último código de cada linha (numa marca específica, porque depois ainda há outras marcas...) São todos do mesmo tamanho, mas com características bem diferentes...

mm kN kN r/min kg -
10 26 8 4,75 1,96 0,083 67000 40000 0,019 6000 *
10 26 8 4,75 1,96 0,083 - 19000 0,019 6000-2RSH *
10 26 8 4,75 1,96 0,083 67000 34000 0,019 6000-2RSL *
10 26 8 4,75 1,96 0,083 67000 34000 0,019 6000-2Z *
10 26 8 4,75 1,96 0,083 - 19000 0,019 6000-RSH *
10 26 8 4,75 1,96 0,083 67000 40000 0,019 6000-RSL *
10 26 8 4,75 1,96 0,083 67000 40000 0,019 6000-Z *

Percebeste agora?
 

P.M.

Member
Jppina, continuas em grande :mrgreen:

Exacto. Primeiro escolhes o tamanho que necessitas e depois as caracteristicas que pretendes. Os tamanho são quase sempre standard.

Já a nivel de montagem, não te recomendo seres tu a montá-los (a não ser que tenhas condições para isso), pois podes danificá-los ou deixar-los desviados na caixa.


Deixo aqui dois link de marcas bastante conhecidas:

www.skf.com
www.fag.com
 

Mcalhau

New Member
Se a própria Giant não acertou, vou eu que não perçebo nada de rolamentos acertar na marca que me garanta a qualidade. O que eu aqui quiz dizer é que estes, pelo menos para a minha bicla, estão para já a assegurar uma melhor qualidade, tanto pelo que dizem os que já os colocaram como pela própria marca.
Segundo o teu raciocinío, o que eu teria que fazer é fácil, isto se todos tivessem essa mesma qualidade ou eficiência, só preciso é de ter € para poder ir gastando até acertar naqueles que me garantam essa mesma fiabilidade.
Neste caso vou para os do kit porque não tenho € para testes e porque tenho algum feedback do que eles valem.

Já agora aqui ficam as referências a que se chegaram para o caso de alguém os querer testar (isto é só no caso da Trance\Reign\Anthem)



(4) 6902 2RS MAX (15 x 28 x 7)

(2) 63800 2RS MAX (10 x 19 x 7)

(2) 6900 2RS MAX (10 x 22 x 6)

Já agora aqui fica o que a Intense disse para o caso de alguèm querer ler o post todo deles.


From Intense:

Bearing Myths!

--------------------------------------------------------------------------------

Bearing types:
It has been common practice for some consumers and bike shops to change the pivot bearings to an expensive "skateboard" type bearing. Intense Cycles does not approve of this. Here is why: A standard 608 skateboard bearing is designed to spin at a fair rate of speed, these bearings have complement of 7 balls and a retainer cage inside.
Intense uses a special type of bearing in our frame pivots, called "MAX" type. What this means is maximum ball count of 11 balls and no retainer cage, these are designed as a pivot bearing, and are meant to pivot or seesaw back and forth, definitely not for a spinning application.

Why use "MAX" type you ask.
Most of the load that is being placed on the bearing pivot is called a radial load. This load is a side load, or twisting load trying to force the pivots apart. A standard 608 skateboard bearing has a radial load rating of 304lbs, where as the "MAX" type has a radial load rating of 505lbs or 40% more capacity. Basically the "MAX" type bearing is designed for this pivot application and is inherently stronger, due solely to its higher ball count.

Have your bearings failed?
There are misconceptions as to how fluid these bearings should be in their movement. The bearings only move a few degrees and then move back, they just seesaw back and forth their whole life. They do take a set in their operation, and they will get notchy.

The common misconception is where people take their bikes apart and try to spin the bearings by hand, and they don't spin smoothly. This is not a true test. The best test is to remove the shock from the bike, then with the rear wheel out, cycle the suspension by hand. Is the rear suspension smooth and fluid in its operation? If yes there is no problem. But, if you have any side too side play or there is stiffness or slop, then you have a problem.

What we are trying to tell all here is the "finger spin" test does not tell you if there is a bearing problem. These bearings even when notchy to the finger touch will operate for years. When the bearings do start to fail its usually attributable to a lack of lube.

Typically the notchy feel is caused by the breakdown of the lubricant, mostly due to washing the oil component out of the grease and exposure to dirt. What happens when the oil is washed away, what is left in the bearing race is the thickener which is a polyurethane paste like material. This thickener can become hard and get contaminated, when that happens the balls have to roll over it and they feel notchy. In extreme cases the bearing will seize and will not turn. The good news is even when all this happens, the bearings are usually not damaged, and that if fresh grease is added the bearing will be just like new.

Tips for long bearing life:
No pressure washers, no direct hits with the garden hose. Wash bike with bucket, detergent and washrag, rinse with bucket and washrag.


Já quanto ao que o P.M. disse acerca da montagem, vou tentar ser eu a fazer isso, se até agora fui eu que sempre tratei da bicla, e felizmente com bons resultados até agora o que não quer dizer que não possa correr mal, mas é com os erros que se aprende. A loja de onde mandei vir mandou-me um mail com imagens de como fazer sem ter o acessório próprio e isto sem eu ter pedido qualquer informação sobre isso (mas que eu agradeço e muito, porque realmente ajudam bastante), mas que também já estão a trabalhar nisso.

Boas pedaladas
 

jppina

Member
Continuas sem perceber :(

Adiante... quando receberes os rolamentos, vai com eles a uma casa de rolamentos e pergunta o preço dos mesmos... só para ver se eram mais caros cá em portugal e se sim quanto é que era a diferença de preço.

As vezes são mais caros cá... outras vezes mais baratos.
 

Mcalhau

New Member
Já vieram os rolamentos e passaram na alfândega sem pagar nada.
Até agora ainda não encontrei nas casas de rolamentos de cá nenhuns iguais.
Demorou foi um pouco a chegarem, mas acho que foi por ter passado pela alfândega, eles abriram a embalagem mas veio tudo inteiro.

Boas pedaladas
 

red46

Member
Re:Acessórios Enduro

Boas.

Grande desenterranço :mrgreen: :lol:

Eu encomendei os rolamentos Enduro Max para a roda da frente, mas tenho uma duvida. Os rolamentos teem cores diferentes de cada lado. Num lado é preto e no outro é vermelho. Posso montar de qualquer maneira ou tem alguma maneira de montar, em relaçao as cores??

Há e em relaçao ao preço dos rolamentos é quase o dobro do preço :s :roll: Fui saber o preço dos 3 rolamentos que precisava e o preço ca era de 62€ ja com desconto e na CRC os mesmos rolamentos mas MAX e com portes, paguei 37€ :shock:

Boas descidas
 

Mcalhau

New Member
Não te sei responder, mas na dúvida envia-lhes um mail e eles respondem de certeza porque pelo que eu vi em termos de assistencia eles estão sempre disponiveis para ajudar.
 

red46

Member
Boas.

Obrigado pela resposta Mcalhau :yeah:, mas eu ja os montei e a parte vermelha ficou para fora e a preta para dentro :lol:

Boas descidas
 
Top