Abrir novos trilhos? Sim/Não/Talvez?

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Já aqui foi falado em vários tópicos esta questão acerca da abertura de novos trilhos.
Sinceramente acho que é uma questão do mais antagónico que pode haver.

Se por um lado as "linhas que guiam" o btt, muitas vezes falam no respeito pela natureza, e em não fustiga-la com a abertura de novos trilhos, não é menos verdade que os trilhos mais espectaculares são os singletracks.
Ora bem, os singletracks ou aparecem devido à circulação de animais (não-racionais), ou pela mão do homem, raras são as ocasiões em que são resultado da formação da própria natureza (pelo menos no meu entender).

Será portanto errado, abrir novos trilhos? Singletracks que nos proporcionem grande gozo e alegria?
Quanto a mim: Sim e Não.

Sim, é errado quando além do desrespeito pela natureza em si (que quanto a mim é muito reduzido e minimo comparado com todo o tipo de atentados contra o meio-ambiente, fogos, construções ilegais, etc) é um desrespeito aos donos desse terreno.
Independentemente do impacto causado pelos bikers, acho que temos de respeitar os outros para podermos ser respeitados.

Quem conhece a Arrábida sabe que perto da "subida do fim do mundo" há um trilho espectacular que está vedado (ou estava), mas que já por várias vezes, a malta entendeu que havia de lixar a cerca ao dono do terreno e curtir os trilhos, eu pessoalmente nunca cheguei a passar lá, com muita pena minha, mas se está vedado há que respeitar.

Sintra é outro exemplo, não falo com grande conhecimento de causa, mas tanto quanto sei, o crescimento de singletracks e construções tipo shores já causou incómodo a alguns proprietários de terrenos e levou mesmo à extinção de alguns trilhos.

Pura embirração, ou verdadeiro incómodo, uma coisa é certa, estão no direito deles, nunca é demais lembrarmo-nos que raramente pedalamos em "terra de ninguém".

Visto o Sim, falta o Não.

Ora bem, quem conhece a zona onde resido sabe que o tipo de trilhos é maioritariamente do tipo estradão, enormes estradões que formam grandes labirintos e que se extendem por muitos km's, um monte aqui, outro acolá, e 3 ou 4 estradões que vem daqui ou dalí e fazem a ligação.
Os estradões têm a sua graça, mas se eu souber da existencia de um singletrack ali ao lado é por lá que eu vou, na inexistencia de singletracks, sera errado um grupo de amigos agarrar numas machadinhas e abrir um carreiro, cortando alguma (pouca) vegetação? Não me parece de todo, aliás, os estradões têm impactos bem maiores, e existem imensos, isto claro, pressupondo que não estou a incomodar ninguém.

E vocês, o que acham?
Sim, não, talvez, ou sou eu que a esta hora já só escrevo babuseiras e isto não faz sentido nenhum :roll:
(Ou quiçá os efeitos nefastos do alcool :lol:)

Um abraço, e bons trilhos.
 

Jsantos

New Member
Boas

Ludos vai lá vai a partir de uma certa hora :ideia: essa cabeça pensa em tudo vê se descansas olha os estudos :D.
Eu pessoalmente não tenho por hábito de abrir novos trilhos pois não está no meu feitio mas é claro se vir um carreiro meto-me por lá o mais que pode acontecer é não ter saida, mas vai de cada um.

Jorge Santos
Entroncamento City
 
Eu sou contra a construção de "trilhos cicláveis" da mesma forma que penso que a utilização intensiva de singletracks apenas vai causar a destruição dos mesmos

Quando andamos por certas zonas não sabemos que espécies animais e vegetais existem por ali, o que nos parece um simples arbusto pode ser uma espécie rara e tal é MUITO frequente por exemplo na Arrábida.

Em relação a zonas menos sensíveis, a abertura de novos trilhos vai levar pessoas a zonas que não eram utilizadas pelas mesmas e provavelmente perturbar a habitat de certos animais que serão levados a procurar novos locais, com a consequente abandono das tocas e muitas vezes das crias... por vezes, basta a passagem de uma pessoa junto á toca para que certas espécies animais procurem um novo local.

Por ultimo, a utilização intensiva dos singletracks, sem me alongar mais... imaginem um singletrack... agora imaginam o mesmo singletrack depois de lá passarem 100 ou 200 pessoas... :shock:, é preciso dizer mais alguma coisa....

Em suma, abertura de novos trilhos, NÂO... Utilização de singletracks CUIDADO
 

Best

Member
Abrir novos trilhos para quê? Não chegam os que já existem?

Embora o meu coração diga que sim... a minha consciência diz que não!

Abraço
 

doc

Member
Desde que não seja de forma abusiva, e em propriedades privadas contra a vontade do proprietário, sou a favor.
E perguntam vocês, porquê:
Porque, primeiro vivo no campo, e sei bem da realidade do que se passa por cá. Imaginem um incêndio, onde é mais fácil o seu combate, num sítio com trilhos ou num local inacessível?
Maior parte dos arbutos que por aqui há (atenção: na minha zona), não estão em vias de extinção, antes pelo contrário, é mato, que cresce em demasia, em dois meses são capazes de fazer desaparecer ou tornar intransitavel um trilho. A questão dos animais... quem os faz desaparecer são os caçadores e não as bicicletas, e então no que toca a javalis, lebres e coelhos, quem é que já não viu rasto deixados por eles? Eles procuram e constroem trilhos para eles, para ser mais facil uma fuga.
 

oguh

Member
Abrir trilhos nunca
a natureza ou mão do homem, já nos dá imensos trilhos.

Se todos deixar-mos os locais por onde passamos da mesma forma que encontramos, poderemos voltar a disfrutar desse mesmo local varias vezes.

Eu sou amante da natureza como ela é, se o trilho não é tão espectacular paciência o proximo poderá ser.

O pessoal do btt tem por hábito reclamar, com razão, com o pessoal dos jipes por eles estragarem tudo por onde passam, trilhos ou não trilhos. Que moral pode ter bttista de reclamar com um jipe se tambem abre trilhos?

Resumindo "Protegam a Floresta" porque ela é de todos nós e nenhum de nós tem o direito de estragar o que é de todos.
 
Existe algum trilho que não tenha sido criado por intervenção de alguém ?
É que me parece que a vegetação cresce em todo o lado…

Nos caminhos estreitos acaba por nascer vegetação, se durante algum tempo não passar por lá nada que a estrague.

E mais, só são trilhos se apenas lá passar alguém de vez em quando, pois se existir muito tráfego, seja ele de que tipo for, acaba por crescer, para passar uma pessoa, uma carroça, um carro, etc.
 

manso

New Member
Eu estou mais com o Ludos, apesar de achar que todas as opiniões até agora terem razão...

O que quero dizer com isto é simples. É tudo uma questão de sensibilidade...

Quando morava em Sines abri alguns singletracks (poucos e curtos), mas onde os abri? Numa pedreira e em eucaliptais/pinhais. Considero que abrir trilhos em zonas com muito mato além de ser custoso é incorrecto, pois estamos a perturbar a beleza que nos rodeia.

Agora, já várias vezes andei em carreiros de animais, nos quais por vezes não cabemos lá muito bem, acabando por "abrir" trilho...

Agora que moro na área de Lisboa, abrir trilhos por aqui, nem pensar, além de já conhecar bastantes só em Monsanto, acho que com possivel volume de trânsito faz mais falta manutenção que criação, pois em vários deles vê-se bem o nosso efeito nocivo.

Por isso não sei bem... Para mim cada sitio é único, deve ser conservado mas também usufruido, que de nada serve saber que o Pulo do Lobo é lindo se nunca o vimos.
 
António13_PT said:
Existe algum trilho que não tenha sido criado por intervenção de alguém ?
É que me parece que a vegetação cresce em todo o lado…

Nos caminhos estreitos acaba por nascer vegetação, se durante algum tempo não passar por lá nada que a estrague.

E mais, só são trilhos se apenas lá passar alguém de vez em quando, pois se existir muito tráfego, seja ele de que tipo for, acaba por crescer, para passar uma pessoa, uma carroça, um carro, etc.

O que está em causa não é a utilização de trilhos já existentes, e nem todos os trilhos são abertos por acção humana, existem outros factores como:
- animais de porte maior, como, javalis, cavalos ou gado bovino que normalmente utiliza os mesmos percursos e que assim forma trilhos
- cursos de água, que correr durante a época de chuva mas que durante o resto do ano estão secos
- disposição do terreno, em certas zonas as condições geológicas não favorecem a criação a germinação de plantas o que forma carreiros naturais, estou a pensar nas zonas em que o chão é rochoso...

Eu na minha zona, Mafra, tenho andado a explorar os trilhos deixados após a construção da auto-estrada entre a Malveira e Mafra... já que o homem "destruiu" ao menos que se faça um aproveitamento....
 

jmquintal

New Member
Na minha opinião e para a minha zona NÃO se devem abrir novos trilhos, já temos muitos e bons.
No caso de se abrir novos trilhos acho que nunca deviam ser feitos sem o apoio de quem conhece bem as serras e as espécies que por lá habitam (guarda florestal, gestão de parques naturais, etc)
Mas atenção estou a falar para a minha região (madeira) que é a unica que conheço bem
JM
 

Paulo M

Member
O facto de abrir novos trilhos, não significa que se esteja a destruir seja o que for.

Se falarem que as entidades responsáveis pelo combate aos incêndios abrem grandes estradões e esses sim, muitas vezes destroem tudo o que aparece à frente, até concordo.

Não concordo que a abertura de novos trilhos provoque a destruição da natureza (depende sempre do trilho e do bom senso de quem o abre).
Agora se passar-mos por um campo de trigo e tentar-mos abrir no meio um trilho...epá isso é chato e o dono daquilo vai ficar um bocadinho aborrecido (já o vi fazer...).

No meio do mato... (estamos a falar de trilhos...e não de auto-estradas). Se as plantas não cresceram onde passamos, crescem 1 metro ao lado e acho que isso não vai alterar o equilíbrio ecológico.

Existe sempre uma questão de bom senso...espero que ninguém vá com motoserras a derrubar árvores só para poder passar de bicicleta, e que ninguém desvie o curso de algum rio, só porque quer andar de bike em tal sitio...é o bom senso que deve regular os nossos actos

Quando passamos por um local...podemos não estar a abrir os trilhos, mas estamos certamente a conserva-lo (ou seja, não estamos a deixar a natureza "tomar conta" do espaço por onde passamos. Estamos a interferir com a natureza, não vejo mal nisso.)
Também não percebo a necessidade de abrir novos trilhos, onde existe já trilhos que cheguem.

Quanto a abrir trilhos, de enxada na mão....bem....mais vale uma mão inchada que uma enxada na mão. Nunca abri, mas não digo .... desta água não beberei
 

frezite

New Member
oh meus amigos... o que não falat é caminhos... lol

eu se fosse proprietário de um terreno não gostava que estivessem a cortar as minhas árvores e construissem rampas... agora se viessem ter comigo e explicassem as coisas com uma postura de pedir e ver se eu deixava... aí já é outra coisa... agora trilhos não faltam... sou da zona de sintra e acreditem que sintra não é só serra certamente que o FG concorda comigo... basta ver as fotos de belas, carregueira etc... e trilhos aí não faltam... basta descobrí-los...

um abraço

Rui

ps- claro que não deixa de ter piada fazer uns trilhos com saltos e rampas... mas o bom senso deve imperar ainda por cima quando não somos donos de nada a não ser da nossa bike!!! respeito acima de tudo!!!
 
Por vezes nem é preciso moto-serra ou enxada... basta passares com a bicicleta por um sítio onde não haja trilho aberto para estar a destruir espécies raras.

Por alguma razão na Serra da Arrábida e de Sintra (esta ultima não tenho a certeza :|) existe uma zona de reserva integral onde nem a pé se pode entrar...
 

fg

New Member
frezite
Estou de acordo contigo, claro!

Em Sintra, tanto quanto sei, já há acordo entre as autoridades e os "engenheiros" dos shores, para que as coisas sejam feitas com bom senso. Trilhos construidos e mantidos apenas em alguns locais, e aí com boas condições.
Quanto à abertura de novos trilhos, é a mesma questão que se levanta : bom senso (como diz o Paulo M).
Se vamos provocar erosão desnecessária, se podemos pôr em risco o eco-sistema, se não temos autorização para o fazer, não devemos "mijar fora do penico" :wink:
Como também não devemos andar "dentro" de ribeiras e deixar lá o óleo das correntes.... nem passar (em grupo) em zonas com lama, pois o rasto fica mais fundo e quando secar provoca rêgos no trilho...que assim levará bastante tempo a voltar à "forma" original.
Tudo preocupações que, muitas vezes apenas por egoísmo, não temos. :oops:
Mas que, qualquer dia, se nada fizermos, nos vão obrigar a ter.... :|
Cada vez vamos é ter que prestar mais atenção à manutenção dos trilhos e à colaboração, que já se faz em alguns locais, com os proprietários e as autoridades. Todos ganharemos com isso!

http://www.imba.com/ : vale a pena uma espreitadela! :wink:
 

Xpectro

New Member
Boas

Acho que devemos respeitar a natureza tal qual ela é e, por essa razão, não devemos abrir novos trilhos, até porque se explorarmos bem existe muitos trilhos por este portugal fora.
Mas coloco aqui outra questão: e os trilhos que já existiam mas a natureza começa a apoderar-se do que era seu, será assim tão errado cortar, ou poderei chamar podar, uns ramos e deixar a natureza crescer sem ocupar o "nosso" caminho?

Abraços
 

biculas

New Member
Pois, é nisso que eu já falei aqui no forum, numa das reportagens do BTT mem Moniz, porque por aqui existem dezenas de antigos caminhos agricolas que eram usados há mais de 30 anos, quando ainda existia agricultura aqui no Algarve, só que a gora estão completamente tapados por arbustos e plantas, será assim tão mau, voltar a abrir esses trilhos? Eu pessoalmente acho que não, pois a maioria deles até são ladeados por muros de pedra, pelo que se vê bem que ali já foi um caminho, pois tem só a largura de uma carroça, e muitos deles passam por zonas de extrema beleza. Por isto tudo acho que voltar a faze-los circulaveis por bicicletas e a pedestres, não vai mexer assim tanto com a natureza e vida selvagem, esta é a minha opinião.
 

fg

New Member
Exactamente!
Recuperar esses caminhos pode ser uma excelente iniciativa. Proporciona-nos novas hipóteses de percursos e de usufruto da natureza e, com certeza, os habitantes e proprietários das redondezas até nos agradecem e aumentam a simpatia pelos betetistas! :wink:
 
Ora ai está uma iniciativa que me parece boa.... recuperar antigos caminhos abandonados... :clap: :exacto:

Penso que se houver um projecto bem fundamentado, mesmo as autarquias estão dispostas a colaborar com essas iniciativas....
 

Pupas

Member
Não sou muito dessa opinião, acho que já há trilhos com fartura, se bem que eles até fazem muita falta em algumas ocasiões como é na altura dos fogos florestais.

É melhor deixar isso como está
 

sniper_pt

New Member
Não devemos abrir novos trilhos. Esta é a minha opinião.
Hoje vi no extreme uma maratona com 2000 pessoas... imaginem só a erosão que isso provoca...
 
Top