A velha questão da dureza do carbono

Alexonos

New Member
Boas,

Eu tenho um guiador MCFK, e estava completamente convicto da superior cosntrução do mesmo até ao último fim de semana. No Domingo deixei cair acidentalmente a bicicleta para o lado, parada, caiu sobre uma das piores superficies, é certo, sobre calçada de granito. quando a levantei verifiquei que a tampa em plástico mole tinha sido cortada como a bisturi e que a ponta do guiador apresentava perda de material e que caiam fibras. Houve portanto quebra (verifiquei por estalos e não encontrei nada).

Eu sei que o guiador não está projectado para este impacto, mas temo que uma queda em movimento possa ser fatal para este componente, apresentado como um dos melhores da indústria... fico a pensar nas intermináveis polémicas com as réplicas chinesas.

cumps pessoal
 

Alexonos

New Member
Obrigado pela resposta Proque, de facto não tenho nada a apontar ao uso normal do guiador, agora que consideravelmente mais frágil que um de aluminio é incontornável, mas também com a medida de 620 mm a pesar 100 g não pode haver milagres ;) abrç
 

Jocas22

Active Member
tenho um de carbono easton, super leve, já levou bastante porrada, inclusive já destrui 2 tampas dos punhos e está fino como novo. Pode-se arranjar mais leve, duvido que se arranje melhor.
 

Cirus

Member
Com um pedido de desculpas por utilizar um tópico alheio, gostaria de colocar uma duvida que ainda não consegui esclarecer.


Partindo do princípio que é possivel cortar carbono (p. ex reduzindo o tamanho de um guiador), usam algum produto com o objetivo de evitar o "esfacelar" das fibras na superficie recém cortada? Que produto? Cianocrilato?


Abx
 

Jepas

Super Moderador
Cirus,

vê aqui: http://www.forumbtt.net/showthread.php?25141-cortar-guiador-de-carbono

Quanto ao tópico em si, não se trata de dureza, mas sim de resistência ao impacto e o carbono não sendo isotrópico, é muito frágil em certas direcções, nomeadamente ao corte. É sabido que existem guiadores em carbono mais pesados, a MCFK não faz os mais resistentes porque certamente pretende fazer os mais leves.

Neste caso concordo com o Jocas22, não que eu ande a "enviar" a bike ao chão, mas talvez a Easton tenha produtos mais duradouros e acrescento, para evitar esta situação, usar tampas de guiador metálicas. São mais pesadas, mas protegem melhor o investimento feito no guiador.

Não querendo reavivar aqui a questão AL VS carbono, acho que cada material possui a sua aplicação ideal e no caso dos guiadores de estrada (por exemplo), os profissionais que trocam de bike a cada época não se preocupam que o seu guiador em alumínio possa sofrer quebras por fadiga, coisa que não acontece no carbono. Por outro lado, dado que as bikes de estrada têm um peso mínimo legal de 6,8kg e muitas bikes já são mais leves do que isso de fábrica, o guiador é um bom sítio para aumentar o peso e a rigidez, a pior coisa que se pode ter é um guiador flexível na altura de colocar os watts na estrada.

Mas uma coisa é certa, a fibra de carbono é muito mais sensível a impactos e há que ter sempre isso em consideração seja em que componente for de BTT, uma vez que o risco de queda é eminente.
 

Revocrazy

New Member
Caro Cirus, para evitar esse tal esfacelar do carbono depois do corte, nessa zona aplica-se verniz transparente das unhas das senhoras. Esta técnica já se utiliza á muito tempo nos carros de rádio modelismo onde os chassis são de carbono e outros componentes.
Acho curioso o guiador ter partido com essa facilidade pois como referi em cima os carros de radio modelismo atingem velocidades de 120km/h e acontecem por vezes acidentes onde batem violentamente a essa velocidade e o carbono não parte.
 

Alexonos

New Member
Obrigado a todos pela participação, obrigado em especial Jepas pelo contributo à discussão, concordo plenamente com as tuas palavras, abraço a todos!
 
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