A minha nova (velha) SCALPEL

desmo13

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Não consegui estar muito tempo afastado de uma Cannondale, desde a venda da Rush, sentia que me faltava qualquer coisa, decidi-me então a comprar outra Cannondale.
Como o dinheiro não abunda, a opção era comprar um quadro e aproveitar o material que tinha na rigida.
Apareceu-me então uma Scalpel (modelo antigo) já com suspensão Fatty, por um bom preço, mas com uma côr e estado da pintura muito fraco:
Mesmo assim, o coração falou mais alto e decidi comprar a menina. Na mesma hora ficou tambem decidido que tinha que ser pintada (má opção).

A menina desmontadinha e pronta para ir à pintura:
dscf0076e.jpg


Fiz algumas pesquisas e achei que o melhor era mandar pintar o quadro por alguem que percebe do assunto, fui então ao VALDEMIRO (perito em bicicletas de estrada).
Não pedi nada demais, apenas que pintassem a bike de preto, e o link do amortecedor em vermelho.
A cagada foi total, para quem era mestre na arte das bicicletas, a pintura foi a maior borrada que alguma vez vi.
Assim que comecei a montar o quadro, verifiquei que as peças não encaixavam por terem excesso de tinta, alem disso não faltavam pontos com tinta e/ou verniz escorrido.

O estado em que ficou o Link do amortecedor, após a montagem
dscf0147a.jpg


Pior de tudo, não protegeram as zonas roscadas.
Conclusão tive que ser eu a rectificar algumas pinturas, tive que tirar as 4 roscas dos suportes de bidon e colocar novas (isto fez com que a borrada na pintura ficasse ainda maior) e tive que mandar fazer novas roscas na zona do pedaleiro….

O Link do amortecedor, montado e pintado por mim com Spray
dscf0149.jpg


Depois de tudo isto, lá consegui montar a burra, e apesar de tudo ficou bem bonita (eu acho) e com um peso execelente.

dscf0158sj.jpg


O Peso sem pedais:
21112009002j.jpg


Resumindo, esta bike quase me fez perder a vontade ( O Rize é testemunha), mas lá consegui… agora já ando de olho num novo projecto. ;D
E agora a lista de componentes:
Peça Marca Modelo
Quadro Cannondale Scalpel 800
Amortecedor Fox Float RL
Suspensão Cannondale Fatty Ultra
Cassete Shimano XTR M960 11-34
Corrente KMC X9 SL Chain Silver 9 Speed
Desviador Fr. Shimano SLX M661 Dura-Ace (Estrada)
Desviador Trz. Sram X.9 X.0 Mid Cage
Cabos e Espirais Bengal Vermelho
Manipulos Sram X.0 Grip Shift
Pedaleiro KCNC Bearbone XC1 42-29
Avanço Cannondale 110 - 5º
Caixa Direcção Cannondale Headshock
Guiador GT 625 x 25,4 x 15 (Muito Pesado)
Punhos Bontrager X Lite
Chavetas KCNC Quick Release Titanium
Espigão KCNC Ti Pro Lite 27.2x400
Pneu Frente Schwalbe Rocket Ron EVO 26x2.1 - 38g NoTubes
Pneu Tras Schwalbe Rocket Ron EVO 26x2.1 - 71g NoTubes
Roda Frente NoTubes A2Z + Sapim + ZTR Olympic
Roda Traseira NoTubes A2Z + Sapim + ZTR Olympic
Selim Specialized Phenom SL
Travões Hope Mini Pro X2
 

desmo13

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Entretanto consegui montar o Desvidador da Frente Dura-Ace (estrada) e retirei 88 gramas ao peso final que é agora 9690 (com pedais):
dscf0170k.jpg


Agora fica a faltar o Desviador Traseiro Sram X.0 e o guiador KCNC.
Prevejo uma poupança de peso proxima das 190 gramas.
E quando chegarem os Crank Brothers 4ti (estão na Alfandega) aí retiro mais 130 gramas.
Peso final previsto +/- 9350gr, nada mau para uma Classica... :wink:
 

Metal_Man

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Pena o resultado da pintura mas ficou com um aspecto bem bonito :wink:

o peso tambem está bem porreiro. Agora é pedalar, pedalar, pedalar :mrgreen:
 

desmo13

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Pois, levei a Bike ao Valdemiro com a ideia de que, como é da arte, sabia o que fazia, mas afinal deu no que deu...
Estamos sempre a aprender...
 

rfccarvalho

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Excelente recuperação de bike! Dá para ver como é que um quadro antigo e estéticamente "fora de moda" deu lugar a uma bonita montgem!

Parabéns está um mimo a Scalpel!

:wink:
 

agirão

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Um segredo..!!

Vou dizer baixinho: " Esse quadro é melhor do que o novo..!! "

Razão da afirmação: " Tenho um desses e tenho um novo..!! Já tive outro igual a esse..! "

Adiante..!!

Essa bike está um mimo..!! Parabéns..!!
 

masantos

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Boas
Gostos nao se discutem; mas acho que era mais bonita (riscos incluidos) antes de ser repintada assim fica muito banal .
Agora é só dar gaz.



Muitas pedaladas
 

Nuno Rodinhas

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Dizer que ficou perfeita é quase demais, mas anda lá muito perto.
Uma clássicas com esse peso :shock:
Belo projecto com excelente escolha de componentes, parabéns!
 
boas
amigo nao quero que te zangues
primeiro a bike esta muito fixe tendo em conta os anos que ja tem esta super discreta
mas so tenho um reparo , nao acho que esse peso esteja certo, isto porque a minha bike tem os componentes muito parecidos com os teus e ate tenho algum material mais leve , a tua mais leve que a minha tens os travoes e o pedaleiro , de resto anda mais ou menos no mesmo e a minha bike pesa apenas menos 250 gramas a menos que a tua e tenho uma rigida cujo o quadro pesa 1485 gramas
com isto nao quero dizer que tu sejas aldrabao ,apenas acho que essa balança nao esta a 100%
 

desmo13

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Amigo, descansa que não me zango facilmente... :twisted:
Até admito que a balança esteja errada, mas foi o peso que me deu... e tambem te posso garantir uma coisa, se houver erro não é superior a 100gr.
Tenho a maior parte do material pesado individualmente, e sei que o peso final não foge muito do que está na balança.
Uma nota, as grades de bidon, o GPS e a protecção de escora não fazem parte deste peso, mas a verdade é que a bike não precisa deles para andar. :wink:
Entretanto chegou o X.0 e já está montado... mais uma poupança de 35gr.
dscf0178a.jpg
 

2008

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Boa montagem e bem bonita que ela ficou.A "velhota" ainda mostra às irmãs mais novas que está aí para as curvas.
 
boas
esse x.0 e caixa media ?
fizestes uma boa compra , tenho um x.0 igualzinho a esse e de facto e bonito e super preciso e rapido
se meteres umas roldanas vermelhas ou douradas ainda mais bonito fica
abraços
 

Jalabai

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Amigo Fernando, como não podia deixar de ser... cá estou para dar o meu bitaite :mrgreen:

GRANDE MÀQUINA! Parabéns!!

Este projecto só demonstra que velhos são os trapos e que com conhecimento de causa e bom gosto à mistura é possível atingir resultados como este!! Força nisso e agora é dar-lhe o melhor upgrade possivel... kilometros!! ;) 8)

Grande abraço.
 
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