A minha bike tem artrite?

cris_bugio

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Xiiiii... nem queria acreditar. Ainda na semana passada troquei de quadro e agora começa a mostrar que afinal o resto do material está de pés para a cova, ou assim parece.

1. Ao mudar de quadro o técnico diz-me "a transmissão está arrasada!" :(
2. Lembrei-me de tirar a corrente para dar uma limpeza extra e aquilo começou a fazer barulho por todo o lado. - Se calhar troquei de posição (de direcção ou de dentro para fora...).
3. Ontem num passeio normalíssimo, perto de casa, comecei a ouvir um barulho da roda de trás que parece que tenho berlindes à solta dentro do cubo traseiro... serão rolamentos pifados?
4. Algo na roda da frente "tilinta" como se fosse um pequeno sino. Não sei se será algum raio com folga ou o disco um pouco empenado. Já verifiquei os raios e não me parece que esteja, mas foi feito apenas "à mão"... Rodando a roda o disco não parece roçar...

Os problemas 1 e 2 são fáceis de R€$O£V€R... com material novo, mas os 3 e 4 não sei do que se trata... Se forem os rolamentos do cubo traseiro, como verifico? Haverão rolamentos para qualquer roda traseira? Nem sei marca das minhas rodas, mas vinham numa Giant Terrago Disc. O tilintar ainda é um mistério, mas só acontece de vez em quando.

Algumas ideias?
 

oliana

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Tem calma.
É natural que seja preciso uma lubrificação a essas caixas (duvido que sejam rolamentos) para que tudo fique em ordem. Se não souberes fazer, leva a uma oficina porque isso não é nada de especial. Falta de massa. Esse tilintar na roda da frente não será um pequeno roçar das pastilhas nos discos. Isso é um pouco psicológico. Dá um toque na manete do travão e assim vês a reação da coisa. Possivelmente uma lixadela nas pastilhas a eliminar o vidrado resolveria a questão.
Se for algum raio, ele deve estar a dar as ultimas. É meter outro quando partir.
Prioridade é ver essas caixas das rodas.
Boas pedaladas.
 

cris_bugio

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Obrigado!

Já tinha experimentado tirar a protecção de borracha do eixo da roda e tentado lubrificar com um spray que dizia ser "massa lubrificante", mas não deve ter sido suficiente porque continuou a fazer o mesmo ruído.

A bike já foi para a oficina. Pedi para verem o cubo traseiro por causa do ruído... Mais logo já sei dizer o que aconteceu ao certo. No pior dos casos acho que me vão trocar as esferas. :D

A transmissão, segundo o técnico de bikes da segunda loja já não está assim tão má. Diz que a cassete ainda está boa, assim como os pratos. A corrente é que está com muita folga e precisa ser trocada. Menos mal! Sempre é diferente gastar 10-20 euros numa corrente que uns 140-200 numa transmissão (SLX, digo).
 
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iElysio

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ehehe faz-me lembrar a minha falecida esmaltina! andei a limpa-la toda tudo direitinho, por um pouco de oleo na corrente vou a sair de casa, a chegar ao portao tinha travar pk vinha montada ja na bike, travo e espeto-me contra o portao, o cabo do travao arrebentou! fiquei a deitar sangue! depois mudei o travao o eixo treaseiro parte-me! engraçado que ainda deu para chegar a casa!

acho que devias de levar a bike a uma casa especializada e fazer manutençao!
 

cris_bugio

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Manutenção feita na loja. O relatório não foi muito animador, mas também não foi mau.

Afinal a cassete e pratos ainda poderão andar mais um pouco, com esta segunda opinião, mas pelos vistos tenho de trocar o desviador traseiro antes sequer de mudar a corrente. A mola que puxa o desviador no drop-out está nas últimas! Isto com certeza que foi da pancada que apanhou quando parti o drop-out na outra bike.

O eixo traseiro foi substituído, trocadas as esferas do cubo traseiro e feita manutenção aos copos; a suspensão levou a merecida manutenção, tendo sido trocado O-ring e feita limpeza e lubrificação interna. Correu bem...
 

Peixinhus

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O pequeno sino na roda da frente deve ser o freio exterior das molas das pastilhas dos travões que tilinta( nos avid é assim por vezes)

Abraços
 

cris_bugio

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O pequeno sino na roda da frente deve ser o freio exterior das molas das pastilhas dos travões que tilinta( nos avid é assim por vezes)

Abraços

Desconhecia completamente que tal coisa fosse possível. Obrigado! Mas... e nesse caso não é nada para me preocupar, certo?

Entretanto, actualizando o tópico, agora é a roda da frente que precisa de manutenção. A de trás estava com desgaste e precisou de manutenção ao cubo. Agora é a da frente que faz ruido. Felizmente ainda não é estalidos, mas "apenas" um som do tipo metal a riscar metal... é no entanto diferente do som que as pastilhas fazem a roçar o disco, acho. - Agora que penso nisso... se calhar são as pastilhas que já se vaporizaram! Tenho de ver.
 
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