A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

kamikase

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Caros BTTistas,


Regressei á pouco tempo de uma viagem a Viena, da qual venho verdadeiramente encantado!

E porquê? - perguntam vocês e bem!
E eu respondo: Não! Não é pela cidade em si, pela beleza das ruas, pela sumptuosidade dos museus e palácios, não é pela cultura que se respira, não é pela cerveja fantástica e pelos seus pratos de salsichas (isto até podia ser, a cerveja lá é mesmo boa :D), não é pelo danúbio (que de azul já não tem nada). Não, não é por nada disto. É por causas das Bicicletas!!!!

Meus amigos, em Viena as bicicletas são consideradas e verdadeiramente tidas como um meio de transporte.

A perímetro urbano da cidade tem cerca de 100Km2, onde existem mais de 1000 km em ciclovias!! E estou a falar em ciclovias que só servem exactamente para andar de bicicleta, mais nada. Estas ciclovias teêm inclusive sinalização e regras de trânsito especificas. Agora pasmem-se com isto, quando um automóvel quer mudar de direcção (sair de uma rua para entrar numa transversal, por exemplo) tem que dar prioridade ás bicicletas.:exacto:Mas não é tudo!

Andava eu, alegre e contente, a passear num dos jardins (de seu nome Prater), quando fiquei completamente atónito a olhar para um espaço existente, e que não era men mais nem menos do que.... (tambores)... uma escola onde míudos e graúdos tem aulas de circulação rodoviária (teoria e prática) em bicicleta. E mais nada!

Pensava eu que já tinha visto tudo, quando mais á frente (e depois de ter passado por: 2 campos de futebol relvados, 1 sintéctico, 1 parque de trampolins, 1 picadeiro, 1 campo de raguebi, um sem número de campos de basket e outro tanto de parques infantis) deparo-me com uma pista de BMX!!!! E ainda por cima estava tudo em excelente estado e a ser usado!

Praticamente todas as pessoas teêm a sua bicicleta e quem não tiver, pode muito bem com uma moedinha de 1 euro (depois devolvido no final da utilização), pegar numa das muitas espalhadas em diversos pontos da cidade.

A nivél de preços, as bichinhas são iguais a Portugal. Lá o que fica caro são os extras (quer componentes para as binas, quer vestuário e outros acessórios).

Deixo-vos com algumas fotos (poucas, porque a minha mulher já me andava a chatear a cabeça por eu andar a tirar fotografias a estradas)

Boas pedaladas!

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Best

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Um exemplo a seguir... o mesmo se passa em outros países como a Suécia por exemplo!

Cá... talvez lá para o ano 2100 haja metade do que se vê por lá...

Poupava-se na gasolina e outros impostos, evitava-se contribuir para a poluição atmosférica e o pessoal ganhava boa forma física!

Mas enquanto os impostos suportarem algumas das asneiradas que o estado faz... esqueçam...

Abraço
 

pintainho

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

E não sei se reparaste, mas por lá ninguém liga a marcas! Devem ser uns atrasados …

Existe um verdadeiro gosto pelo pedal!
Mas … havemos de lá chegar …

Na Suíça andei muito com umas dessas (gratuítas!) que aparecem aí nas fotos ... e ninguém se riu de mim!! :shock: Eu nem queria acreditar! :shock:

Não sei se reparaste também, que por lá ... não há velhotes marrecos!! :D
 

air

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Essa ideia das bicicletas de utilização grátis existe em Aveiro (BUGA). Porém vejo que de uma forma muito melhor organizada e respeitada pelas pessoas. Mas até as bicicletas são idênticas.

Não podemos mudar tudo de um dia para o outro. A aplicar medidas ia levar muitos anos e a começar agora nos miudos de 5 anos, porque o meu pai já não vai nessas coisas!
 

oguh

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Boas,

Eu tambem sou a favor duma maior utlização das bikes pelas razões acima mencionadas e claro se possivel com condições como as de Viena. Pessoalmente não conheço Viena, por isso pergunto o seguinte como é o relevo? será tudo plano?
E porquê esta minha pergunta, já ponderei ir para o trabalho de bike mas na minha terra há com cada penhasca. Quando fiz o teste do percurso transpirei muitooooo logo imaginam o cheiro a cav.... :lol:Como lido com clientes pessoalmente e não tenho condições para um banho na empresa, a hipotese de ir de bike foi posta de parte.
Bem isto tudo para dizer, há mais factores que podem condicionar o uso das bikes. Eu podia ter as mesmas condições de circulação de Viena mas continuava a ir de carro para o trabalho.
Apesar de ser um vicio andar de bike.
 

kamikase

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

air said:
Essa ideia das bicicletas de utilização grátis existe em Aveiro (BUGA). Porém vejo que de uma forma muito melhor organizada e respeitada pelas pessoas. Mas até as bicicletas são idênticas.

Não podemos mudar tudo de um dia para o outro. A aplicar medidas ia levar muitos anos e a começar agora nos miudos de 5 anos, porque o meu pai já não vai nessas coisas!

Aveiro é um bom exemplo de como começar! É preciso não parar!

Mas atenção ter lá as bicicletas e depois não criar as infraestruturas para se poder usufruir... do que serve?

Mais um projecto como as obras de Sta. Engrácia (começa mas acabar sabe-se lá!) não precisamos!


Boas pedaladas!
 

kamikase

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

oguh said:
Boas,

Eu tambem sou a favor duma maior utlização das bikes pelas razões acima mencionadas e claro se possivel com condições como as de Viena. Pessoalmente não conheço Viena, por isso pergunto o seguinte como é o relevo? será tudo plano?
E porquê esta minha pergunta, já ponderei ir para o trabalho de bike mas na minha terra há com cada penhasca. Quando fiz o teste do percurso transpirei muitooooo logo imaginam o cheiro a cav.... :lol:Como lido com clientes pessoalmente e não tenho condições para um banho na empresa, a hipotese de ir de bike foi posta de parte.
Bem isto tudo para dizer, há mais factores que podem condicionar o uso das bikes. Eu podia ter as mesmas condições de circulação de Viena mas continuava a ir de carro para o trabalho.
Apesar de ser um vicio andar de bike.

É evidente que em algumas cidades, não é possivél (devido ao seu relevo) massificar o uso da bicicleta (Viena tem algum relevo).

No entanto, a criação de parques por parte das autarquias poderia ser uma situação a equacionar.

Existem alguns bons exemplos de apoios das autarquias á bicicleta e ao BTTismo em particular (CM Cascais, CM Viseu).
A CM Viseu está a construir uma ciclovia, aproveitando o antigo traçado do caminho de ferro.

E concerteza devem existir mais exemplos.


Boas pedaladas!
 

pintainho

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Essa questão do relevo é importante … mas, muito subjectiva!
Na Suíça, na cidade de Lausanne (pequena cidade de grande importância para o país, situada na encosta de uma montanha com forte declive), impera a bicicleta (com ciclovias por toda a cidade, onde os peões (ciclistas, patinadores, skaters, pedestres) têm sempre prioridade!). Quando pedalei por lá, apanhei algumas ciclovias com cerca de 20% de inclinação! E não era o único a passar por ali! Logo de manhãzinha, via umas velhotas e uns velhotes a “treparem” aquilo com as bicicletas carregadas de legumes e fruta e à tardinha via por lá muita malta nova e de meia idade. Como é óbvio, os shoppings estavam com pouca gente!!
Não vi ninguém queixar-se da inclinação! Por isso, construam primeiro as ciclovias por cá e depois vemos quem se queixa. É tudo uma questão cultural! É complicado e extremamente moroso proceder a mudanças culturais. Mas, se nada fizermos nada se muda, de certeza absoluta!
 

OBiklas

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

isso é impossivel por cá...enquanto o petroleo existir o governo não vai andar a gastar dinheiro em ciclovias para depois o pessoal parar os carros!!!! eles só pensam na receita, e nunca em gastar!
Infelizmente também tenho um exemplo na minha terra, existe aqui uma linha ferroviaria já desactivada á muitos anos e por causa das "burrocracias" dos responsáveis a transformação desta linha numa ciclovia teima em se realizar.. :evil:...
 

Alf

Active Member
Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

o quê? também és de amarante? :D
 

Albatroz

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Bom dia.

Peço desculpa se estiver “off topic”, se for caso de se abrir novo tópico... de qualquer modo aqui vai.

Todos concordamos e percebemos as vantagens de existirem ciclovias, estradas, caminhos, etc exlclusivamente dedicados à bicicleta.
As vantagens são inúmeras, desde a ambiental, a de saúde para quem anda de bicicleta (e não só), a melhoria da qualidade de vida, a diminuição da poluição urbana, questões sociais, etc.

Também toda a gente já chegou à conclusão que em Portugal salvo raras excepções positivas (algumas aqui expressas C.M. Viseu, C.M. Aveiro, C.M. Cascais) não existe a cultura da bicicleta.

A pergunta que se impõe é:
E isso é possível alterar?
O que é que cada um de nós (e todos em conjunto) podemos fazer para, aos poucos alterar a situação?

Determinar junto das Câmaras e Juntas de Freguesia se estão receptivas a falar acerca deste assunto. Existem departamentos, existem vereadores e existem Presidentes de Junta de Freguesia eleitos por nós lembram-se?

Organizar grupos locais, de modo a influenciar Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais a estar sensíveis à situação, demonstrando que a bicicleta pode ter um papel importante.

Imaginar e estudar traçados, sugeri-los, apresentar alternativas, aproveitar estradas (ou troços de estradas) antigas ou desactivas, para estar preparado no caso de haver receptividade das entidades.
Fazer/gravar o percurso num formato de GPS, colocá-lo num mapa e enviá-lo para o Gabinete/Vereador do respectivo pelouro.

Andar de bicicleta, ir às compras de bicicleta, ir ao café, ir a casa do amigo, quando se for ao pavilhão Municipal, sempre que possível ir de bicicleta. No fundo utilizar muito a bicicleta.

Só sugerindo e dando ideias as entidades competentes poderão ficar despertas e receptivas à mudança que se pretende.


Albatroz
 

air

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Concordo com o ultimo post. Imaginem que metade da população de uma cidade deixava o carro pela bicicleta. Não acham que os governantes teriam de tomar medidas para arranjar espaço para as bicicletas?
 

PedroPadinha

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Boas, acho que a holanda é outro "extremo" estive lá há uns anos, e epá, eu chegava a um centro comercial e havia mais bikes estacionadas que carros ;) aquilo lá é um abuso..

mas também temos que ter outras coisas em conta, em lisboa muitos sitios por exemplo são sobe e desce, imaginam para chegar ao emprego fazer subidas super ingremes? ou algumas bastante extensas tipo chiado - saldanha ? ou para a escola ou para outro sitio? há sitios complicados para se andar em lisboa, por outro lado suecia's holandas e afins, é tudo plano! na holanda então..
 

JCSC

Member
Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Kalash said:
Boas, acho que a holanda é outro "extremo" estive lá há uns anos, e epá, eu chegava a um centro comercial e havia mais bikes estacionadas que carros ;) aquilo lá é um abuso..
Não é so nos C.C é nas Universidades, nas estações, em todo o lado, engravatados e de bicicleta.

Pois a Holanda, eu na bicla pasteleira da minha prima a primeira vez que cheguei a um cruzamento e me cruzei com um carro, fui literalmente obrigado pelo condutor a passar primeiro que ele proprio (carro), ate estranhei, mas depressa me fui habituando a tais regras.

Umas fotos das biclas na Holanda em
http://sobesobeedesce.no.sapo.pt/20020809holanda.htm

Parque de bicicletas em Amesterdão
DSCN0063.JPG

Nao sao as 3 bicicletas apenas, mas as 3 plataformas de estacionamento, carregadas de bicicletas.
 

Bytes

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Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

JCSC said:
Parque de bicicletas em Amesterdão
DSCN0063.JPG

Nao sao as 3 bicicletas apenas, mas as 3 plataformas de estacionamento, carregadas de bicicletas.

Eu já lá estive e a foto não dá para ver bem o tamanho da coisa.... é brutal!!!
 

350plus

New Member
Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Um dos meu companheiros do pedal das voltas de fim de semana é de nacionalidade austriaca e está há cerca de 10 anos. Após bastante convivência com ele e respectiva família é facil constatar uma diferença de mentalidade enorme relativamente à Portuguesa. As pessoas desse país tendem a ser muito mais respeitosas da lei, conscientes da natureza e das implicações das suas acções no panorama geral das coisas. Coisa que obviamente cá em Portugal não há. Uma ciclovia em Portugal está ultimamente destinada ao fracasso porque no fundo nunca há de deixar de ser vista pelos governantes apenas como um sítio para os pais levarem os filhos a dar uma voltinha de bicicleta. Têm que ser isso e muito mais, nomeadamente um meio válido de transporte. Em muitos países da Europa, principalmente os que têm bom clima (excluindo os latinos porque aí a mentalidade é o que se sabe) já se descobriu isso e como consequência milhares de carros ficam nas garagens em vez de parados no transito a queimar gasolina. Levamos um atraso terrível neste campo relativamente a outros países e quando o choque petrolífero atacar, porque vai mesmo atacar, ficaremos completamente desorientados quando outros países já desenvolveram formas integradas de transporte recorrendo a transporte público e bicicletas. Ninguém vê à frente neste país...
 

jnewton

New Member
Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

nfelizmente também tenho um exemplo na minha terra, existe aqui uma linha ferroviaria já desactivada á muitos anos e por causa das "burrocracias" dos responsáveis a transformação desta linha numa ciclovia teima em se realizar..
Em Chaves já falam numa ciclovia a ligar a cidade a Vila Real, pelo menos há 8 anos. E até agora nada, nadinha...
 

bicigodo

Member
Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Esta moda de transformar linhas de comboio desactivadas em ciclovias, não é mais do que um acto de cobardia por parte dos políticos. Se eles tivessem tomates, lutariam pela reactivação das linhas que fazem muito mais falta e servem a muito mais gente. Além disso, as vias férreas contribuem para dar melhores condições de vida aos que vivem no interior de Portugal, porque o combóio é um meio de transporte com futuro, mas tem de ter investimento... É muito mais fácil acabar com as linhas, botar-lhes alcatrão em cima e fazer uma ciclovia que até está na moda.
 
P

Paulo Nunes Pereira

Guest
Re: A massificação da Bicicleta ou a Perspectiva Austriaca

Meus caros amigos, colegas bttistas. Penso que sabem que Portugal se prepara para aprovar um novo código da estrada que na prática é uma certidão de óbito para todos os que se atrevem a andar de bicicleta na estrada.
Coloco à consideração do fórum se têm consciência disto, e se vamos preparar alguma partida aos senhores inteligentes que nos governam ? O que é vamos fazer malta ? Eu por mim fazia já uma concentração à porta do Parlamento para lhes mostrar que o progresso é outra coisa.
 
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