A Importância do Reforço Muscular Específico no BTT

joelsantos

New Member
Caros colegas de fórum e BTTistas, deixo-vos aqui uma pequena reflexão acerca da importância do Reforço Muscular Específico na nossa modalidade preferida.

Tanto no BTT como em qualquer desporto, existem determinados grupos musculares que são constantemente hipersolicitados, dia após dia, mês após mês, ano após ano. No caso do BTT, toda a musculatura do trem inferior é muito mais solicitada comparativamente com o trem superior.

Com o acumular de volume (nº de horas de treino), vão-se gerando desequilíbrios musculares que se manifestam de várias formas (dores, inflamações dos tendões, lombalgias, posturas incorrectas) e que levam sempre à perda de rendimento desportivo e em casos mais graves à paragem da prática desportiva.

Hoje em dia, a preparação física de um atleta de qualquer desporto, não se resume apenas à prática de determinada actividade (no nosso caso pedalar, correr ou lançar o dardo no atletismo, rematar no futebol, etc).

É necessário que exista um programa de Reforço Muscular Específico (RME) de forma a prevenir as lesões de sobrecarga que vão aparecendo ao longo da época desportiva, especialmente em fases mais avançadas.

Um programa de Reforço Muscular Específico (RME) é fundamental principalmente por 2 aspectos:
1- Prevenir lesões dos músculos enfraquecidos
2- Trabalhar de forma equilibrada a musculatura principal e o CORE


É determinante para uma boa prestação desportiva enquadrar este tipo de treino nas rotinas mensais e existem 3 pontos importantes para se encontrar uma boa base de estabilização. São eles:

1 – Trabalho da musculatura abdominal profunda (transverso abdominal e oblíquo interno);
2 – Trabalho da musculatura estabilizadora da coluna vertebral (grupo dos paravertebrais como por ex: multifidus, ileocostais, etc);
3 – Trabalho da musculatura estabilizadora da articulação do ombro (supraespinhoso, infraespinhoso, subescapular, deltóides, trapézios, etc).

Quantos de nós já acabámos uma maratona ou um passeio com os amigos, e a sensação de desconforto na zona lombar era superior ao cansado das pernas?
É possível eliminar essas dores incómodas realizando um trabalho sólido e estruturado de RME e focarmo-nos apenas em fazer aquilo que mais gostamos de fazer que é pedalar!

Para todos os que estiverem interessados em iniciar uma rotina de Reforço Muscular Específico (RME), estarei completamente disponível para vos ajudar e não exitem em contactar-me telefone ou e-mail, ou mesmo pessoalmente para os que estiverem pela zona do Porto.
Os meus contactos são:
e-mail: joelsantos.pt@gmail.com
telefone: 914484625

Espero que a reflexão vos tenha sido útil! :)

Cumprimentos e Bons Treinos!
Joel Simplício
 

Medroso#78

Active Member
Boas camarada do pedal :)

...Antes de mais seja bem vindo ao fórum. E desde já muito obrigado pela partilha de conhecimento!! Muito bom mesmo! ;)
 

joelsantos

New Member
Olá Medroso#78!

Antes demais, obrigado pelas boas vindas e por ter lido a minha pequena reflexão.

Já estou registado no fórum à mais de 2 anos e como não poderia deixar de ser, só praticante de BTT à vários anos.

Sempre que puder vou colaborando com aquilo que tiver para oferecer a todos os nossos camaradas :)

Espero que tenha gostado e que acima de tudo, tenha sido útil.

Cumprimentos,
Joel Simplício
 

joelsantos

New Member
Caso haja alguma dúvida ou alguma curiosidade, disponham. Estou sempre disponível para ajudar no que puder.


Prometo que mais tarde enviarei um post a desenvolver um bocadinho mais a questão e com uma proposta de exercícios.

Cumps,
Joel Simplício
 
Viva companheiro

Essa ajuda é "probuono" ou temos de "entrar pela madeira dentro"? É só para atletas ou para amantes do BTT em geral?

Obrigado

Pedro Silva
 

Pedro MM

Member
Bem-vindo Joel Santos!
Por acaso, quanto estou em cima da bike de btt mais de 4 horas, o pescoço e por vezes as mãos começam a revelar algumas dores, sobretudo o pescoço!
 

sajmarques

New Member
Já agora uma questão, se me permite: o complemento de treino que costumo fazer, por minha iniciativa, é o BodyPump no ginásio. Conheçe este tipo de BTS? Acha-o aconselhável?
 

joelsantos

New Member
Olá Pedro Silva!

O Reforço Muscular Específico(RME) deveria ser praticado por todo o tipo de praticantes de BTT, sejam de alta competição ou de recreação.

Esta ajuda é gratuita mas se procurares algo mais complexo tem um custo como é de compreender.

Envia-me uma mensagem com o teu e-mail para te enviar um treino de RME.

Dispõe.

Cumprimentos,
Joel Simplício
 

joelsantos

New Member
Olá Pedro MM!

Deverias começar a realizar uns exercícios de RME de forma a prevenires as "mazelas" que se começam a sentir em voltas maiores.
Os alongamentos sobretudo da musculatura do pesçoço (trapézio, esternocleidomastóideo e escalenos) são uma boa forma de começares :)

Qualquer ajuda que necessites, dispõe!

Cumprimentos,
Joel Simplício
 

joelsantos

New Member
Olá Sajmarques!

Conheço muito bem o Body Pump e acho que é uma mais valia para a sua preparação física.
O treino de força, como é o caso do "Pump", é benéfico do ponto de vista do fortalecimento da massa muscular, sobretudo pernas mas também dos principais grupos musculares (peito, costas, ombros, bicep e tricep).
Contudo, o Body Pump peca por ser uma actividade "igual para todos" sem especificidade relativa a alguma actividade em particular como é o caso do BTT e sem a funcionalidade de uma actividade dinâmica como é o caso da prática do ciclismo.

Aconselho-o a que realize alguns exercícios extras a essa aula para que haja uma correcta transferência para o que faz em cima da bicicleta.

O seu ginásio tem Treino Funcional?

Parabéns pela sua auto-iniciativa, está no bom caminho!

Bons treinos,
Joel Simplício
 

sajmarques

New Member
Nunca ouvi falar disso por lá, mas vou perguntar.
Muito obrigado Joel e parabéns pela iniciativa. Acho este tema muito pertinente para qualquer praticante de BTT/ciclismo.
 
D

danielkezia

Guest
Eu faço btt há anos...Cheguei a um ponto que saturei um pouco do treino para melhorar durante a semana e comprei uma bike de estrada...Melhorei 50% o meu rendimento no btt e na estrada dá muita pica andar também...Entretanto achei que queria mais um pouco porque só tinha musculo nas pernas e agora faço ginásio cerca de 6horas por semana. Só musculação. Estou a notar melhorias e concerteza daqui a algum tempo vou notal bem a diferença.

Ao Joel, parabéns pela iniciativa e espero que ganhes amigos e clientes com os teus conhecimentos.

Cumprimentos
 

MFMS

New Member
Olá Joel,
Obrigado pela partilha, será que me podias mandar por mail umas dicas quanto ao "trabalho da musculatura abdominal profunda"? se sim mando te PM com o meu mail.
Gracias
 

hortega

New Member
Boas, de á 2 anos para cá q utilizo o ginásio pós pre epoca. Tdas as semanas no dia de "descanso" desloco-me ao ginásio para realizar um treino q eu chamo de manutenção dos membros superiores.
Este treino consiste em perto de 1:30 a 2h e é quase todo realizado num TRX (suspension trainning) com o complemento do supino plano( peito) abdominais, antebraço e lombares. Atenção nesta fase ñ realizo qualquer exercício para a pernas.
O treino de TRX é feito em 2 circuitos de 10 exercícios com 15 repetições. Acho q este treino é tão importante como o treino que se realiza em cima da bicicleta.

Benefícios:

Alivio de dores incomodas ( lombares, antebraços..)
Mais massa magra
Menos gordura
Maior definição
Menos risco de contrair lesões
Agilidade

O treino é especifico para quem realizar maratonas ou para quem passa mts horas em cima da bicicleta.

cumprimentos;)
 

boyka

New Member
joelsantos, excelente tópico. já lhe tinha enviei email a pedir mais informações sobre os treinos de RME (é capaz de não ter visto), vou lhe enviar também mp.

tudo de bom.
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

Caro amigo "Joelsantos". Eu posso não andar de bike "um mês", mas quase todos os dias (2ª a 6ª) faço uma caminhada de uma hora, uma hora e tais, alternado esta com corrida (em ritmo "calmo") pode não ser o ideal, mas certo é que quando pedalo, em termos de "caixa" e dores nas costas ou isso no meu caso é 0.. O meu único problema são os joelhos.

Após estar relativamente curado (não a 100%) de uma tendinite no joelho direito, últimamente sinto aldo de errado no esquerdo. Ao fim de umas horas ao pedalar, sinto umas picadas que me impedem de pedalar em força. Ou seja, obriga me a pedalar sempre a medo........ por exemplo pedalo toda a manhã sinto as tais picadas, paro, tomo banho, almoço, e nada, dôres 0... Nem fadiga múscular sinto... caminho corro e nada, sempre impecável!!!! o que poderá ser?!?! :s
 
Last edited:

mendesus

Member
Para alem do BTT, nado uma vez por semana e faço alguns exercicios com pesos 2 a 3 x semana. Existe algum treino + especifico que permita melhorar as prestações na bicicleta ?
 
Top