A febre dos rolamentos "cerâmicos". Terá cura?

Batas

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Tanto se fala da eficiência dos rolamentos cerâmicos... Até que uma revista alemã fez um conjunto de testes para verificar realmente os ganhos em eficiência.

Resultados: Os rolamentos combinados dos cubos(0,16W), Eixo pedaleiro(0.03W), pedais(0.01W), roldanas(0,006W) não chegam a 1W de poupança...


Dá que pensar, não acham?

Depois temos a parte técnica do rolamento em si... Para o apelidarem de "cerâmico" apenas colocam as esferas desse material "precioso" mantendo as pistas em aço, que é mais macio e sofre mais desgaste devido à agressividade das esferas... Hum....
 

Burning Dogma

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É a grande moda e vejo pessoal a gastar balúrdios em rolamentos cerâmicos para a pedaleira, rodas, etc. Numa bicicleta de estrada, a cerca de 40km/h, poupa-se uns 3 ou 4W :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: Tendo em conta que custam umas dezenas de vezes mais, são sem dúvida um belo investimento...NOT
 
Boas a todos,

Mesmo não sendo adepto dos rolamentos de ceramica, vou das os meus 5 cents. de contribuição :

No mercado actual existem rolamentos de ceramica e rolamentos de ceramica, passo a explicar :

- Rolamentos hibridos, pistas de aço e esferas de ceramica ( nitrito de silicone Si3N4)


Vantagens :
coeficiente de atrito baixo
Estabilidade de funcionamento a altas temperaturas
Resistencia á corrosão
Resistencia Quimica
não requerem Lubrificação ( quase nenhuma )
Suavidade no rolar
Menor peso em relação aos rolamentos "normais"

Desvantagens :
Preço
Resistencia mecanica a impactos não convencionais ( contra o normal funcionamento do rolamento )


- Rolamentos totalmente em ceramica




Vantagens :
coeficiente de atrito muitissimo baixo
Estabilidade de funcionamento numa vasta gama de temperaturas
Grande resistencia á corrosão
Grande resistencia Quimica
não requerem Lubrificação
Suavidade no rolar
"muito" menor peso em relação aos rolamentos "normais"
Isolamento electrico

Desvantagens :
Preço ( muito alto em relação aos rolamentos "normais")
Resistencia mecanica a impactos não convencionais ( contra o normal funcionamento do rolamento )


Agora perguntam voces se no BTT tem aguma influencia estas vantagens/desvantagens.
Eu digo que sim, mas não é preceptível ao comum dos mortais, e não me venham dizer que certa e determinada roda com rolamentos xpto roda mais tempo no ar que outra porque isso para mim não que dizer nada pois o rolamento não está a sofrer esforço nenhum durante esse teste.

Façam a seguinte esperiencia: peguem num rolamento retirem-lhe toda a massa e ponham-lhe oleo W40 e vejam depois na roda o quanto ela gira, mas depois com a roda no chão vejam se roda continua a rolar com a mesma suavidade do que quando tinha massa.

Resumindo :
Na minha opinião nos rolamentos de ceramica ( full ) as vantagens para o BTT são:

Baixo peso ( para os malucos como eu )
Muito boa resistencia á corrosão
Baixo atrito ( quando estão a sofrer esforço mecanico )

Mas eu penso que todas estas vantagens ( excepto a do peso ) podem ser colmatadas com bons rolamentos de aço inox ( quase impossiveis de encontrar )
ou mesmo com bons rolamentos, tipo SKF de baixo atrito.

Aquele abraço
Nuno Cavalheiro
 

tkul

Utilizador Banido
Façam a seguinte esperiencia: peguem num rolamento retirem-lhe toda a massa e ponham-lhe oleo W40 e vejam depois na roda o quanto ela gira, mas depois com a roda no chão vejam se roda mais ou menos do que quando tinha massa.


Mas isso é retirar um componente necessário ao rolamento dito normal - 100% aço.

Tenho acompanhado de longe a questão dos rolamentos em cerâmica (100% não os hibridos).
Para outras aplicações que não o BTT vejo imensas vantagens --> motores a 2 tempo (Karts por ex.) onde todo o nano décimo conta e nem que seja poderá aportar maior fiabilidade (reduzir quantidades de óleo...etc), menos peso/menos atrito - mais rápido a subir de rotações, etc. Mas é claro até aqui questiono tais materiais devido ao custo inicial!
Para outras máquinas ligadas ao ramo alimentar (onde se usam massas combustíveis) é uma grande vantagem.

Agora para BTT...
Com uma redução de custo, talvez venha-se a verificar uma maior penetração do produto.
Se poupamos só 1W ou mesmo 5W, é daqueles gadgets a usar para o efeito psicológico, nada mais.

Tal como alguns componentes que aparecem com um peso record, este é um produto para nichos específicos.
 
Sim tkul, tens toda a razão

Mas a experiencia é só para demonstrar que é muito facil "enganar" o teste do rolar com a roda no ar.

Aquele abraço
Nuno
 

350plus

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Concordo com Tkul, neste momento a relação custo/benefício é muito exagerada para que se possa considerar uma solução prática.

Além disso, este tipo de rolamentos foi pensado para o uso a alta rpm (e estamos a falar de muitos milhares de rotações), coisa que não existe numa bicicleta.
 
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