A fazer subidas técnicas, adeus, confiança, devido aos pedais de encaixe

Status
Not open for further replies.

Rei do BTT

New Member
Olá. Até há cerca de 3 meses (antes de ter a minha bicicleta atual, que é uma Rockrider 8.3 de 2013) fazia subidas técnicas sem qualquer medo pois a bicicleta que usava tinha pedais de plataforma. Mas quando experimentei fazer as mesmas subidas técnicas que fazia na bicicleta de pedais de plataforma, mas com a minha bicicleta atual, com pedais de encaixe (da marca Wellgo) sinto menos confiança a fazê-las do que fazia com a bicicleta anterior (Rockrider 6.3 de 2012) porque na bicicleta com pedais de plataforma se não pudesse subir mais por algum motivo não havia mal nenhum, num instante tinha os pés no chão sem qualquer perigo de cair. Mas com a Rockrider 8.3 (a bicicleta com pedais de encaixe) já não é bem assim porque, por exemplo, se tenho alguém que parou de repente mesmo à minha frente numa subida técnica e não tiver forma de o contornar não tenho tempo quase nenhum para soltar os pés dos pedais de encaixe, o que resulta em queda, e eu já estou farto de cair por causa disso. O que fariam caso estivessem perante situações deste tipo? O que fazem para ter muita confiança e sem medo de cair quando fazem subidas técnicas com os pés presos nos pedais de encaixe? Ajudem-me, por favor. Obrigado e cumprimentos.
 

j_Fe

Member
Boas. No meu caso específico, também me aconteceu isso ao início. Mas com o tempo foi passando, e fui melhorando a utilização dos pedais.
Na minha opinião, podias começar por colocar os pedais no mais leve possível (entenda-se a força da mola) para facilitar retirares o pé numa situação mais rápida.
Por outro lado, com o tempo vai começar a ser instinto retirar o pé antes de cair...
 

joaomagalhaes

New Member
Exatamente! e já agora na minha opinião as subidas tornam-se mais interessantes, antes com pedais de plataforma não podias fazer a força que fazes atualmente nos de encaixe, ora faça-me entender, ao subires o pé estas a fazer com que ela rode! já agora amigo, comecei a 2 semanas com uma QUER CXR 27.5 2013 e também caí mal fui fazer uns trilhos...
 

commendatore

New Member
É um pouco ingrato sim. Mas onde vais notar real vantagem para as plataformas vai ser qd pedalares de Inverno na lama... acabaram as escorregadelas e as canelas doridas. É hábito. Vais chegar ao ponto onde antes de elas "acontecerem" já tu as anteviste.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro camarada Rei do BTT , breve, (muito em breve), abrirá um outro tópico com o título do género; "A fazer subidas técnicas (e até a rolar e nas descidas), AUMENTEI a confiança, devido aos pedais de encaixe". ;)

Mais tarde passe por cá e diga-me algo....
 

j_Fe

Member
Realmente não me lembrei dessa parte da lama e piso molhado, pois as minha canelas ao início (quando não tinha encaixes) bem que sofreram. E em descidas muito atribuladas, os meus pézinhos saltitavam nos pedais que até metia medo.
 

lemos

New Member
dá tempo ao tempo. Continua a dar as tuas voltinhas que com o tempo a habituação aos pedais de encaixe vai acontecer e essas situações deixam de acontecer. Comigo aconteceu o mesmo.
 

Miguel79

New Member
Palavras sábias que andam por aqui,daqui a uns tempos desencaixas automaticamente,é como usar a embraiagem do carro,vai lá com hábito!;)
 

Huggoo

Member
eu ainda ando em fase de habituação também e ainda a semana passada dei uma daquelas quedas em câmara lenta, são sempre lindas estas quedas lol

mas tenho notado mais confiança e parece que com o tempo o pé fica ensinado, eu por exemplo tenho mais dificuldade a encaixar, por exemplo aparece aquela curva que gostamos de bloquear a roda e por o pé no chão como apoio, quando é para encaixar de volta ando ali um bocado aos papeis, agora pus os cleats o máximo para a ponta e no máximo para dentro do sapato e tenho notado que encaixa com mais naturalidade.
Para mim as principais vantagens para alem de se notar que vai mais força para o pedal é nos pequenos saltos e a descer escadas, ela vai sempre ali, onde pertence, colada aos pes! :)
 

Joseelias

Well-Known Member
Felizmente a minha adaptação aos pedais de encaixe foi instantânea, mas concordo com os outros que após algum tempo te irás habituar e tirar instintivamente os pés dos pedais.

O que tens que ter em atenção é a prever essas situações e se houve alguém a impedir a tua marcha não esperares até à última para parares. É chato mas é sempre melhor que cair. E cair quase parado é mau pois cais duro no chão sem possibilidade de te protegeres, como enrolar quando se cai em movimento, o que te pode levar a magoar as articulações dos braços, a clavícula ou dar um jeito nas costas pois cais de lado e torcido a tentar amparar a queda.

Também referem que com a lama notarás uma diferença para melhor. Bom, se andares em sítios tipo barro a história poderá ser outra, pois os terrenos barrentos começam a secar nos cleats e podem prender-te um bocado os pés mesmo com as molas leves. É algo que só a experiência te ensinará.

Mas não te estou a tentar assustar. :D

Os pedais de encaixe dão-te vantagens enormes não só nas descidas, como mesmo nas subidas já que se te habituares a puxar para cima o pé que está atrás, e não apenas a fazer força com o que está à frente. Vais conseguir fazer um movimento redondo da força que te ajudará imenso a passar obstáculos nas subidas lentas e nuca ficarás com a pedaleira "trancada" como quando se fica parado com as alavancas na vertical em que sem encaixe deixas de conseguir fazer força para baixo.
 

emsfc

New Member
Aconteceu-me exactamente o mesmo. No inicio deste ano comecei a utilizar os pedais de encaixe e sofri do mesmo problema. Dei algumas quedas para o lado a subir quando perdia tracção na roda de trás ou quando por qualquer motivo precisava de parar de repente.
Para contornar a situação comecei a avaliar antecipadamente as subidas, se por algum motivo via que o risco de desmontar era grande, não arriscava. Com o tempo fui ganhando confiança e agora não tenho qualquer receio em entrar nas subidas mais técnicas.
O que também me ajudou bastante foi a alteração do pneu de trás. Troquei um Racing Ralph por um Nobby Nic e os problemas de falta de tracção da roda de trás acabaram, o que também acabou por me ajudar na abordagem às subidas em terrenos mais escorregadios.
Tal como já disseram, dá tempo ao tempo...
Abraço,
 

Ultra

New Member
Uma questão de hábito...penso que todos nós tivemos esses pequenos problemas ao inicio (pois as quedas são parvas ou seja cais parado)...vais ver que daqui a umas semanas vais dizer que foi a melhor coisa que fizeste.
 

Phoobus

New Member
É verdade, ao inicio qd montei os pedais de encaixe dei muita queda parado porque esquecia-me que tinha que desencaixar os pés :p mas agr ja nem penso é automatico!!! em descidas mais tecnicas se tenho duvidas vou com os pés soltos, mas noto que cada vez menos ando com os pés soltos e uma coisa que ajudou foi ir mudando a posição dos cleats até arranjar a posição ideal para os pés, tanto de conforto como para desencaixar!!!! COm o habito vais ao sitio :p

Abraço e boas pedaladas!!
 

Rei do BTT

New Member
Obrigado pelos vossos comentários! Espero que daqui a algum tempo tenha razões para abrir um tópico do tipo "A fazer subidas técnicas e não só, aumentei a confiança, devido aos pedais de encaixe!", tal como o Medroso#78 sugeriu! Aceito muitos mais comentários! Cumprimentos.
 

rodriguesp

New Member
em dezembro passado, tambem mudei para pedais de encaixe, e foi instantaneo como o amigo Joseelias. Nao tive nenhuma queda, nem nada disso (talvez por antes ter lido bastante a opiniao do pessoal daqui em como prender e desprender os pes). Foi testado a serio pouco tempo depois, em Mondim de Basto com muita chuva, muita lama e.... 0 problemas. mesmo em trilhos tecnicos em que tive de parar a meio devido aos outros companheiros consegui a tempo tirar o pe e parar.

Mas nao te preocupes muito com as quedas, pois acontece com 90% das pessoas que mudam para encaixe. Com o tempo vais habituar-te.
Uma coisa que podes fazer, é dar voltas em piso liso, e encaixar-desencaixar o pe para ganhares habito, ou pelo menos relembrares o movimento que tens de fazer por forma a desencaixar. depois e continuando devagarinho.

cumps
 

TBtek

New Member
Eu ao fim de um ano a usar pedais de encaixe não tenho problemas nenhuns a subir e descer, mesmo coisas técnicas, o problema de vez em quando é quando vou a direito ou no asfalto, por vezes quando paro não consigo desencaixar como deve ser, acontece aquela queda para o lado e umas arranhadelas nos joelhos por vezes fundas... isto só acontece cmg? p*rra devo ser muito nabo :fpalm:lol
 

abelha2

Active Member
Tive o mesmo problema que tu (mas por problemas de patinamento em terreno com pedra solta) e acabei por desistir, pois a combinação dos sapatos e pedais não devia ser lá muito boa. mesmo com as molas no mínimo tinha enorme dificuldade em desencaixar.

Por isso vendi os pedais, e vou rompendo os sapatos. Mais tarde talvez volte a experimentar de novo, com um conjunto sapatos\pedais diferentes.

Apesar de ter desistido, acho que se passa o mesmo que quando aprendemos a andar de bike. No inicio também ao parar caíamos, porque não punha-mos o pé no chao rápido o suficiente. Agora com pedais de encaixe é necessário reaprender isso
 

the_bike_guy

New Member
Quando mudei também me deu algum medo, mas foi continuar a pedalar e bora, quando por alguma razão a roda patina os pés ficam sempre nos pedais.
 

korreya

New Member
Sou também um recente utilizador de pedais de encaixe...cerca de 150kms percorridos...nestes 150kms tive 4 quedas para o lado...quase parado...também eu perdi um pouco da confiança que tinha no que respeita a subidas inclinadas mais técnicas,com muita pedra,sempre preocupado em pôr a roda no sítio certo,nalguns casos a desmontar e abdicar da tentativa para evitar a queda (com as plataformas fazia-me sempre a elas)...mas acredito que com o tempo esses momentos vão diminuindo.
Uma coisa é certa...nestes kms iniciais e apesar das quedas deu para sentir as vantagens...desde menor cansaço,fazer melhor as subidas,e mais segurança nas descidas.
Daí estar disposto a sacrificar mais um pouco os cotovelos e dar tempo ao tempo e apurar a técnica de tirar os pés ou antecipar uma paragem súbita.
Abraço
 
Status
Not open for further replies.
Top