A Diagonal.

Rui Marçal

New Member
Boas pessoal,

Vou abrir este tópico não dedicado só à Diagonal que há no PNSAC mas sim dedicado a todos os obstáculos que nos vão aparecendo na vida e principalmente no BTT.

A Diagonal de Porto de Mós para quem não conhece, é um track que faz precisamente uma diagonal ao logo da Costa de Alvados. Tem cerca de 2,3km, desce cerca de 200 e tal metros, tem 3 curvas e é quase uma linha reta. Não sei se foi feita pelo homem há muitos anos atrás mas é muito bonita e tem uma vista fantástica...

Então onde está a dificuldade?

A altura em que começamos a rolar mete respeito porque do lado esquerdo não há nada. O track não é largo, oscila entre 1m a 2m, desce bem e está cheio de degraus e alguns drops bem recheados de pedras, cascalho, etc...

Não é o melhor sítio para cair, principalmente para a esquerda, lol...

Estando apresentada a Diagonal, vou descrever a experiência que tive no domingo com o meu colega Luis Vicente.

Tanto eu como ele, tinhamos feito a Diagonal pela 1ª e única vez no ano passado. Quando a fizemos, sempre montados, chegamos ao fim mais vivos que nunca. A adrenalina de ter feito a famosa Diagonal. Todos os drops, a altura, a técnica e a dificuldade a isso obrigavam.

Ficou na retina a Diagonal, algo já feito e ultrapassado sem espinhas.

Entretanto, passamos já várias vezes ao lado dela, mas não a fizemos, talvez por respeito, talvez por já a termos feito e ter corrido bem, ou seja, a Diagonal já estava carimbada, porque faze-la novamente?
Mas ela estava lá, imponente e a sussurrar para lá voltarmos.

Uns colegas desafiaram o Vicente para fazer um track onde incluia a Diagonal, eles nunca lá tinham ido e queriam carimbar o passaporte.

Assim foi, track feito, apresentado e vamos embora...a Diagonal iria ter mais uma visita.

Eu e o Vicente pelo caminho de carro até Porto de Mós iamos a comentar que o nervoso miudinho estava a fazer cócegas na barriga. A Diagonal iria ser outra vez trilhada, "vamos ver se tudo corre bem", "da outra vez metemos o pé uma vez no chão", "há lá um drop que é o mais lixado de todos", etc...

Começamos a fazer a Diagonal, pela 2ª vez, com o respeito que ela Nos merece, nervosos, mas a andar...

Quando acabamos, olhamos um para o outro e dissemos, "isto é que é a Diagonal?, mas não era muito pior? Não tinha mais drops? Não era mais dificil?".

Pois era, da 1ª vez era um monstro a qual tinhamos todo o respeito, agora é só um cachorinho...

Com o tempo, as dificuldades, o desconhecido, parecem muito dificeis, e são. Depois, quando nos aparecem pela frente pela 2ª vez, é mais fácil de ultrapassar, de conquistar.

Com as dificuldades crescemos muito mais, se tudo fosse fácil e entregue de mão beijada, qual era a piada? Na primeira adversidade caimos para o lado, qual Bttista que usa pela 1ª vez pedais de encaixe, só ao fim de algumas quedas é que começa a entender como as coisa funcionam.

O BTT além das amizadas, camaradagem, natureza e boa saúde tanto física como psicológica, também nos dá muita autoestima. Sempre que damos uma volta de BTT, marcamos pontos para Nós, melhoramos como pessoas, vencemos medos, fazemos o que os outros fazem e pensavamos ser incapazes...

O BTT é vida, curtam, pedalem, ajudem-se, conquistem, encham o peito de ar e vamos lá encarar esta crise de frente.

Boas pedaladas malta.
 

juik

New Member
Estou decepcionado, como é que um "post" destes colocado aqui há quase 24 horas não tem um único comentário? O meu comentário? Resumo-o a uma única e mágica palavra que todos deveriam entender na plenitude: auto-estima.

 

Rui Marçal

New Member
Olá Juik,

Este tópico não tem um nome muito apelativo. Já assim foi um pouco de propósito, destina-se mais a quem conhece a famosa Diagonal. Quem não a conhece ou não é da zona, não tem grande interesse.

Achei por bem incluir aqui uma das melhores descidas que já fiz. Uma das mais belas, onde se junta várias misticas, de beleza, cheiros, perigo, adrenalina.

A Diagonal oferece-Nos isso tudo. E quando por lá passamos da primeira vez então, é inesquecível...

Olá Power Ranger,

Conheces a Diagonal?

Apesar do que escrevi, o cachorinho como a descrevi da última vez que por lá passei, pode virar-se ao dono, lol...

É claro que temos de ter respeito por ela e não abusar da sorte. Continua perigosa e bela. Se cairmos por qualquer motivo, até mesmo por quebra ou falha mecânica é muito complicado.

Simplesmente para mim e para o Vicente, deixou de ser aquele terror e passou a ser um track divertido de se fazer.
 

Rui Marçal

New Member
Olá Diogobike, não tenho minhas mas sei de quem tem, embora as fotos não mostrem o que é...Mas sendo de Leiria tens de lá ir, pelo menos uma vez. É imponente.
 

SeteGu

Active Member
Também estava curioso em ver fotos e gostava também de lá ir.

Por acaso o tópico d"o teste" tem alguma coisa a ver com a "diagonal"? Pelo menos o local é o mesmo ou na pior das hipóteses consideravelmente perto (Porto de Mós).

PS. Também gostei de ler (principalmente pela conclusão). Parabéns!
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

.....É por estas e por outras que cada vez mais gosto do BTT (é a descoberda pelo existente desconhecido). Há um infinito de trilhos para se descobrir. Já não me satisfaz pedalar "em casa" (julgo que todos vós já sentiram o que digo). Os que ainda não o sentem, + tarde o + cedo, irão senti-lo. :)

......O problema são as distancias que nos separam deste, e de outros "milhentos" trilhos que por aí existem. :)



Muito obrigado pela partilha. Pois sem esta partilha "nada se conhecia ". :D
 

Rui Marçal

New Member
É isso mesmo, ia postar esse tópico feito pelo Paulo Gonçalves Ribeiro, talvez o homem com mais quilometros no PNSAC e mora a mais de 60 km de lá...

Tomem lá mais este que foi feito por mim e pelo Marco Louro. Está cheio de fotos bonitas...

http://www.forumbtt.net/showthread.php?39053-PNSAC-45km-No-reino-da-Pedra

Deliciem-se, aquilo para mim e do que conheço é o melhor local do país para pedalar, é enorme e cheio de trilhos, lindissimos de vários quilometros seguidos...
 

Mach 4

New Member
Pois era, da 1ª vez era um monstro a qual tinhamos todo o respeito, agora é só um cachorinho...

Ó Rui, acho que sei o que queres dizer com isso do cachorrinho...deve ter sido o que estes aventureiros sentiram :

[video=youtube_share;Xr5FGOKY3RM]http://youtu.be/Xr5FGOKY3RM[/video]

P.s - Tens de vir aqui ao norte conhecer a bela serra de Valongo. Vai ser uma experiência de que nunca mais vais esquecer...
 

Carrovassoura

New Member
@Mach 4 » Há uma meia dúzia de carvalhadas que dizem tudo sobre o que será andar nesse fio de terra amanhado com calhaus. Dassse....
 

Mach 4

New Member
Já conhecia este video. É muito bom...

É muito bom...e muito mau, pois aqui não se trata só do lado esquerdo para cair desamparado, é dos dois lados mesmo.
A isto é que eu chamo uma "injecção de adrenalina", LoL...
 

Rui Marçal

New Member
Aqui está um video da Diagonal quase toda feita cedido pelo meu amigo Marco Louro.

[video]http://www.facebook.com/ajax/flash/expand_inline.php?v=3967654601330&target_div=up0ju u_93&playertype=permalink&max_width=403&max_height =403&context=timelineSingle[/video]
 

Rui Marçal

New Member
Vamos ver se é desta que o video sai...

[video]http://external.ak.fbcdn.net/safe_image.php?d=AQDumlm_4o1mXmic&url=http%3A%2F%2 Fvthumb.ak.fbcdn.net%2Fhvthumb-ak-snc7%2F409932_3967936928388_3967654601330_15606_15 16_t.jpg[/video]
 

Kumbaiala

New Member
Então o trilho que fiz no Domingo passado... a pé chama-se diagonal. Por acaso pensei que seria "interessante" fazer aquilo de bike e que talvez não fosse muito complicado se não olhássemos para o vale lá em baixo. Daria concerteza uma fotos digna de revistas de btt alemãs com trajectos nos Alpes.
 
Top