A coluna tramou-me!!!

blackbird

Member
Caros,

É com muita tristeza que vos comunico que o freeride e downhill acabou para mim!!!!

Há mais ou menos 1 ano que andava com 1 dor na zona da virilha e abdomén e fui ao médico com receio que fosse apendecite, após varios exames nada foi dignosticado. Entretanto as dores continuaram e o médico lembrou-se à um mês atrás de fazer um RX à coluna. Resultado fui confrontado com uma listesis istmica (desvio) de grau II em IV da vertebra L5 sobre S1
Mostra_Imagem.asp
(aqui fica um exemplo do que é ), o médico passou-se como era possivel na minha idade uma situação destas indicando-me que muito possivelmente teria de ser operado. Entretanto mandou-me fazer uma TAC para saber as implicações da mesma. O TAC detectou um principio de 2 hérnias discais entre as vertebras L4/L5 e L5/S1 e afinal o desvio é apenas de grau I.

Eu realmente sentia dores lombares quando ia andar mas sempre pensem que fosse uma coisa normal.

Mediante este cenário não posso pegar em pesos, jogar futebol, fazer desportos de combate, desportos com impactos, etc. Perguntei afinal o que podia fazer, ao que ele me respondeu natação, hidromassagem e musculação para zona lombar. No final perguntei "então e bicicleta?" resposta: "Só estática ou em circuito"

Agora tenho que vender a minha bike e quando penso nisto até me vêm as lagrimas aos olhos.
Quando realmente tenho a minha bike de sonho............tenho que a vender.

Mas enfim, agora quero ver se compro uma coisa levezinha e confortavel de maneira a poder dar uma voltinha com uma cinta e sem grandes impactos pq o bichinho continua cá.

Bons rides e cuidem-se!!!!
 

Djatnet

Member
Boas Blackbird.

Não desistas, eu passei por algo parecido (tive uma paralesia no meu lado direito também devido a alguns problemas de coluna, mas não só...). Depois de um mês nos HUC e meio ano de recuperação, também tive de deixar o down e o freeride e agora é só XC. Perdi muita massa muscular, mas com o tempo consegui recuperar alguma, também quase toda a força, mas nem tudo ficou a 100%. Não tenho pena de estar a fazer XC, até porque com o passar dos anos, seria uma tendência natural.

Vais vêr que tudo correrá da melhor maneira, o XC é diferente, mas também muito viciante. O que costumo dizer, é que o BTT/XC não é só um desporto, é UM MODO DE VIDA.

Por essas matas, serras, etc. vais encontrar paisagens que nunca encontrarias de outra maneira, vais encontrar amigos, desafios e acima de tudo muitas alegrias...

Boas pedaladas e acima de tudo, que tudo te corra bem;

Abraço
 

Aztec

New Member
Estas partidas que o nosso corpo nos prega são sempre chatas! :s
Quando atinge a coluna então...

As melhoras, uma rápida recuperação :)

Cumprimentos
 

BigFoot

New Member
falo das palavras do djatnet minhas tambem.. vais ver que com o tempo tudo vai correr pelo melhor.. e quem sabe um dia mais tarde que ate pode ser dentro em breve, não recoperes totalmente e voltes a fazer o que mais gostas..
Vais ver que o xc, maratonas etc.. é muito viciante.. da mesma maneira que o fr e dh tambem.. é preciso é ter calma.. e não tarda nada tas ai pras curvas!

As melhoras! e um abraço.

Cumps.

Bruno Atalaia
 

pepebapty

New Member
O Djanet disse tudo! No entanto vou-te contar uma breve história que se passou com o meu Pai:

O meu Velhote ( 62 anos ) foi campeão nacional de atletismo em 1965. Correu até aos 32 anos e abandonou devido a desgaste nos joelhos e a uma pobalgia. Não voltou a praticar desporto de elevada intensidade. Há cerca de 2 anos, não aguentando mais as dores no joelho direito foi operado, em Março de 2005, nos HUC. Esteve internado 3 ou 4 dias e quando de lá saíu perguntou ao médico se podia ir fazer uma peregrinação a Santiago de Compostela, a pé, em Maio desse ano. O médico riu-se e disse: O Sr. está a gozar comigo? Já andar é uma sorte! Esta conversa foi à minha frente e eu fiquei tristissimo pois tinhamos programado fazer essa peregrinação os dois! O meu Pai, já no meu carro, disse-me: " queres apostar que eu vou a Santiago contigo?"... "os médicos são uns teóricos..." blablabla...
Bom... O meu Pai foi em Maio de 2005 a Santiago comigo e com a minha Mãe e em Fevereiro de 2006 comprou uma bicicleta!!! Anda diáriamente 10 a 15 Kms a pé e faz 30 Kms de bicicleta 2 vezes por semana!
Eu sou crente mas o meu Pai tem uma fé inabalável: Ele, quando falamos da operação só diz: O médico disse o que lhe ensinaram na Universidade... Eu fiz o que o meu coração me mandou! Pedi a Deus e ele ouviu-me! A fé move montanhas...
Por isso: Nada de desanimar ainda quero ler daqui a uns tempos: ESTOU DE VOLTA AO FREERIDE E AO DOWNHILL!

Boas pedaladas

Pedro
 

JVXBIKE

New Member
Olá
Eu fui operado a uma hérnia discal em L4/L5 há 1 ano e continuo a fazer XC, não tenho tido problemas. Na altura perguntei ao médico se podia fazer BTT e o mesmo nunca me disse que que não.
Boa sorte
 

nunomikael600

New Member
:( EU NUNO 33 ANOS DE ALFRAGIDE FAZIA CAPOEIRA HA 8 ANOS E MHUAY THAI E PROVAS DE ENDURO ,O ANO PASASADO CAI NUMA PROVA DO QUAL FUI OPERADO DE URGENCIA AO JOELHO E MAO DO QUAL FIZ UMA MENISCIPLASTIA RETIREI OS LIGAMENTOS CRUZADOS POIS FICARAM DESTRUIDOS POR COMPLETO E COLOQUEI UM TENDAO ROTULIANO POSTIÇO( DIGA SE PROTESE,FU OPERADO PELO BENDITO E ABENCOADO DR RICARDO TELES E RICARDO VARATOJO ,ESTOU A 99% DO QUAL COMPREI UMA SPECIALIZED HAARDROCK PRO,PARA MELHORAR E GANAHR A MASSA Q PERDI,HA POUCO TEMPO NUM PASSEI NO JARDIM COM MEU MANO E ALGUMAS FLEXOES VIM P CASA COM UMA DOR LOMBAR.PENSEI EU Q IRIA PASSAR...ENGANEI MEEEEEE.VEIO E FICOU ENTÃO TENHO UMA HERNIA DISCAL NA L4/L5 E OUTRA NA L5/S1 E UMA PROFUSAO NA COLUNA FAZENDO CONTACTO COM A EPIDURAL Q NEM SEI O QUE É,JA NAO PEDALO NAO NADO DE MOTA E TODOS OS DIAS TENHO DORES E SINTOMAS DIFERENTES ,DESDE FORMIGUEIRO NA PERNA DRTA ADORMCER E FICAR TODA GELADA CALOR E DOR NAS NADEGAS E AAGORA N SEI SE É D ACOLUNA ME APANHA A BEXIGA E COLICAS ATRAS E NO ESTOMAGO ,AXO Q TB PENSO DEMAIS NISTO ,MAS UMA COISA E CERTA NAO QUERIA OUTRA CIRURGIA,ABRC E BOAS DESCIDAS ASSIM COMO AS Q CUSTAM SUBIDAS E DESEJADAS .JÁ AGORA ALGUEM ME DIZ COMO SE PODE COLOCAR ISTO NO GERAL ?? OU ESCREVER P O GERAL
 

TheShadow

New Member
Boas...........

O que se pode desejar é boa sorte.
XC tb é porreiro.
Com o dinheiro que a bike deve valer compras uma boa XC e começas a dar umas voltas.

Com o tempo arranjas pessoal amigo e vais ver que XC não é assim tão mau.

as melhoras
 

TheShadow

New Member
Não disse que era mau.

Para quem faz freeride ou downhill, XC é mais calmo e pode ser desmoralizador.
Tb é uma liga mais abaixo em termos de adrenalina.

Há quem goste e quem não goste.
Sempre fiz XC e acho que para mim serve muito bem.

Tb há varias variantes de XC e cada um escolhe a sua.
 
F

fuel100

Guest
Eu tenho 50 anos e só comecei a fazer BTT aos 40 na vertente XC / Maratonas.
Provavelmente se tivesse começado aos 20 vazia DownHill ou freeride. É a ordem natural das coisas.
Eu compreendo o teu dilema, mas como sabes, o Homem tem um poder inesgotavel de se adaptar às situações.
Vais conseguir arranjar um meio termo. O que interessa é andar pelo monte.
 

fitty77

New Member
fuel100 said:
Eu tenho 50 anos e só comecei a fazer BTT aos 40 na vertente XC / Maratonas.
Provavelmente se tivesse começado aos 20 vazia DownHill ou freeride. É a ordem natural das coisas.
Eu compreendo o teu dilema, mas como sabes, o Homem tem um poder inesgotavel de se adaptar às situações.
Vais conseguir arranjar um meio termo. O que interessa é andar pelo monte.

Subscrevo. Isto não quer dizer que devemos desistir. Devemos procurar, no caso de lesões como estas, ficar a 100%, procurando sem descanso por soluções que nos possam facultar um dia a dia igual ao que tinhamos anteriormente.

Votos de rápidas melhoras

Abraço
 
Top