...a bike ideal "a la carte"

kuhn

New Member
Boas

Abri este tópico para tentar criar a bike ideal para a prática de BTT, e para isso estou a contar com com as vossas experiencias e conhecimentos para tentarmos chegar a um consenso relativo aos componentes que devemos aplicar neste projeto, para isso devemos ter sempre em conta a segurança, fiabilidade, preço, peso e por ultimo a beleza da máquina que também faz parte :cool:

Na minha curta experiencia de 14 anos só tive 4 bikes a 1º foi uma Juventus (máquina de guerra) a 2º Sirla a 3ª Berg e 4ª foi a conversão da Berg para uma Drossiger, como podem ver nunca tive material de topo por isso só posso opinar relativo a estas.

Então segundo as minha experiencia cheguei a esta conclusão:

Quadro: não interessa a marca, para mim tem de ser liga alumínio 7005 triple butted por exemplo um Drossiger H-SL (porque quadros em carbono se tiver uma azar foi-se...)

Suspensão: A melhor que tive foi uma Rock Shox Reba, mas se não fosse a falta de € iria sem duvida para a FOX RACING 32 F100 TERRALOGIC FIT

Rodas para BTT: Sem duvida as Mavic Crossmax

Rodas para fazer estrada: Shimano XTR

Transmissão completa: Sram XX (mas quem não tem noções de mecânica é melhor comprar Shimano XTR)

Triggers: Sram XX

Pedaleira: Truvativ XX

Travões: sem a minima duvida Shimano XTR

Discos: Shimano XTR

Espigão de selim: Ritchey WCS Carbon

Selim: Selle Italia SLR carris em titânio

Avanço: Ritchey WCS 31,8mm

Guiador: Ritchey WCS carbon



Estes são os meus configs para a minha bike ideal :#1:, agora deem a vossa opinião e quais as melhorias que faziam tendo em conta a vossa experiencia e respeitando sempre os 5 pontos principais pela seguinte ordem 1-segurança 2-fiabilidade 3-preço 4-peso 5-beleza.
 

commendatore

New Member
Porque dizes que XTR é para quem não tem noções de mecânica?
Discordo...


E isso do ideal... depende de cada um. O meu conceito de ideal decerto não é o teu ou de outro qualquer ciclista.
Quanto muito este é um Setup de topo para XC.
Para outras modalidades... isto fica completamente ao lado.
Até a suspensão deverás arranjar melhor.

Se não há limite de preço... acho que umas rodas custom serão sempre melhores que qualquer umas "standard".
 
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kuhn

New Member
Commendatore é para isso que criei este tópico :mrgreen: para chegarmos a um ponto de entendimento sobre isto e aquilo da bike para que no final os usuários possam fazer uma escolha acertada ao pretendido ;)

Eu passo a explicar a minha afirmação "mas quem não tem noções de mecânica é melhor comprar Shimano XTR" eu já tive shimano e atualmente tenho Sram porque gosto do mecanismo suave rápido e eficaz com que os desviadores fazem a transição das mudanças mas...ao contrário da shimano é muito mais difícil afinar a 100% requerendo algum trabalho de "relojoeiro" mas quando está no ponto não á pai para ele :#1:

Atualmente consigo fazer uma afinação rápida mas levou tempo aprender...:fpalm:mas nem todos tem jeito para isto portanto...XTR ;)
 
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José Martins

Administrator
Uma questão para o companheiro Kuhn:

Este tópico serve para tentar recolher dos demais membros do Fórum opiniões sobre a configuração acima, que será de uma bike que irás montar ou as opiniões servem para tentar apurar aquilo que será a bike ideal para a práctica de BTT?
 

commendatore

New Member
Acho que isso não tem muito a ver com perceber ou não de mecânica... Com mais ou menos pericia e paciência chega-se sempre ao ponto.
Acho que este tópico vai ser tudo menos unânime. Depende de tanta coisa, e o pior... do gosto de cada um.
Eu preferia 10 vezes perféricos da 3T, EDGE, aos ritchey ou aos FSA. Para já por serem completamente diferentes e porque a Ricthey e a FSA estão para a contrafacção de componentes como a Dolce e Gabana e Armani na roupa.
A oferta é tanta que dificilmente vamos chegar a algum lado.
Então se falarem de pneus...nunca mais terá fim
 

kuhn

New Member
Certo José Martins e também para colher conhecimentos com ajuda dos restantes membros em relação ao material que deva comprar no futuro próximo

commendatore é muito simples basta fazeres umas configs da tua bike ideal para BTT e justificar porque da escolha ;) não é preciso complicar!

Já me ajudaste em marcas que desconhecia completamente :D
 

José Martins

Administrator
Ok, se fôr esse o caso tudo bem, uma vez que este campo se destina a esclarecer duvidas para compras efectivas.
Se o que se pretende fôr apenas uma espécie de sondagem, a qual como bem referiu o "commendatore" será tudo menos unânime pois cada um tem as suas preferências, então existe local próprio para o efeito no Fórum, que não é este.
Agradeço que este aspecto seja tido em conta.
 

kuhn

New Member
José Martins um dos factores que me levou a criar este tópico é mesmo esse, mas como diz o commendatore e bem nem todos vão ser unanimes e inevitavelmente vai abranger vários temas relacionados com o mesmo assunto, portanto se achar melhor mover para outra secção certamente vai fazer a escolha acertada.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Esta cena do pessoal que passa de Shimano Deore Mega9 para Sram X9 ou X0 e depois vem falar mal da Shimano e maravilhas da Sram, não farta já um bocado?
kunh, achas mesmo que o XTR DynaSis vai desafinar ou funcionar mal? Nem sequer o XTR Mega9, quanto mais o novo!
E qual é a dificuldade de afinar uma transmissão Sram?

Queres a bike ideal, mas metes o preço como um dos factores, mas afinal como é que ficamos?
Se o preço é de facto importante, porque preferes o Sram XX ao X0, por exemplo?

E prescindes do quadro em carbono porque se tiveres um azar, foi-se. E com um quadro em liga de alumínio é assim tão diferente? Se achas que isso é realmente importante se calhar é melhor pensares num quadro em ligas de aço ou titânio...

Já agora, a minha bike ideal para BTT, a ter algum componente em comum com a tua selecção só se fosse a suspensão, mas mesmo essa preferia a versão CTD em vez da Terralogic por ser substancialmente mais leve.

E por fim, isso não é uma bike ideal para BTT, quanto muito é uma bike ideal para XC.
 

commendatore

New Member
Exacto.. quanto muito para XC.
Isto dá pano pa mangas... São tantos os factores, tanta a oferta e sendo de orçamento ilimitado mandava fazer tudo custom made e levava a taça :D
 

jv-

New Member
Ora então para mim podia ser um quadro Liteville 301, grupo completo XTR trail, aros Enve AM laçados em cubos Chris King, e suspensão feita pelas senhoras da antiga fábrica da Marzocchi em itália, mas com os mais nobres materiais e tecnologias da actualidade sem esquecer as técnicas e padrões de fiabilidade que as suas esbeltas mãos conseguiam produzir.
 

Specializ

New Member
Desculpa a invasao , mas pessoal alguem me sabe dizer as vantagens e desvantagens de quadros em aço? Ja sei que uma desvantagem e o peso.
 

commendatore

New Member
Aço deves estar a referir-te aos aço cromo-molibdénio.
Vantagens? Dura a vida toda, aguenta porrada até mais não e é muito "maleável" primeiro que parta é preciso muito abuso.
AS velhinhas, orbita, confersil, A minha saudosa Kona Condercone eram nesse aço. Até as BMX que toda a gente tinha em puto eram mais ou menos assim. Máquinas de guerra.
Se sobrevivem aos "putos", aguentam tudo.
 

petiagos

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ui ... ui ... o tópico que foram criar ...
Vai dar pouca mocada vai ...:D

Bem .. o meus 5 cêntimos em relação à afinação Shimano vs SRAM:

Sempre, mas sempre usei Shimano...
Com a Ghost é a primeira vez que uso SRAM ...e afirmo, pela minha experiência em SRAM XO, que fiquei fã.
2000 kms em cima do bicho ... só uma vez foi afinado... logo ao inicio. normal em transmissão nova.
 
Pois.. Este tópico vai ser a opinião de cada um... É gosto de cada um...
Eu sempre tive sram, primeir , X0 que me durou 4 anos e sempre impecável, e agora xx.
Trickers e desviadores suaves e precisos, muito bom.
Pedaleira tive uma xt, depois Fsa k force e agora rutor 3D c pratos ovalizados, e sem duvidaa rotor a melhor .
Acho o carbono uma boa opção, tudo depende de garantia e o uso que lhe das.
Componentes há tantas marcas, que certamente uma breve pesquisa te fará mudar de ideias...
Travões... Magura?! Não? Quem usa magura não muda...
 

kuhn

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Para não aver muita mocada orçamento maximo de 2500€ e a bike é para XC quero dizer semirigido :cool:
 
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commendatore

New Member
Mas com orçamento de 2500 euros, não tens a bike ideal!

O que eu acho que devia ser ou melhor, podia ser criado seria um tópico com as gamas. Ou seja, Um tópico com tectos orçamentais do estilo:

Bicicleta XC até 1000 euros:
Componente x ---- uns tantos e porquê de serem bons
Componente y ----- idem
Avanços até 50 euros: - depois meia dúzia de opções


Bicicleta até 1500: ....

E por aí fora.

OU, como tirar 2 kg à bicicleta por menos de 300 euros, e por aí fora.
 

kuhn

New Member
Setegu essa suspensão não comprava porque quem pesa 100kg ou mais também tem o direito de andar de bike...definitivamente não era uma das minhas escolhas....

Commendatore será que respeitando esta ordem 1-segurança 2-fiabilidade 3-preço 4-peso 5-beleza.

Não consegues montar uma XC ideal com 2500€?
 
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commendatore

New Member
Primeiro era ideal, agora já temos tecto. Para muitos, 2500euros não compram as bicicletas que têm conforme vêm de origem, quanto mais nas configurações ideiais.

Se consigo? Consigo por menos 1500...



Mas a prioridade para mim é outra...

A beleza vem muito antes do peso. ;)
 
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