A bicicleta da Deiota

edununo

Well-Known Member
Isto devia de estar na secção de Análises e Testes ou, como é uma 29er, na secção de Análises de 29ers.

Pede a um moderador para mover para o sítio correcto.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Epá não gastes mais dinheiro nisso.. agora disfruta.... treina... tenta conhecer os teus limites e os da bike.. mais para a frente logo pensas nisso.. ou noutra bike mais evoluida.

Pelos vistos, já ai vem o espigão de carbono.. eu so tive um espigão de carbono 2 anos depois de comprar a bike... e comprei em 2ª mão!!! isto na 26 que actualmente tem quase 11.000km... ( sofreu muitos upgrades, nos componentes chave - preços sempre em promoção e fiz quase todo o trabalho em oficina):
- a suspensão, passou de uma XC32/ar, para uma REBA ( vendi a XC em 2ª mão),
- os travões, um 445, para uns SLX ( vendi tambem os outros)
- veio o selim. um novo.. montei fui passear e dei um queda, foi para o lixo, Meti novamente o original...
- Os punhos, uns ergon, GS1, muito confortáveis...
- transmissão depois da 1ª ir à vida ( passou de deore para SLX),
- depois nas rodas, onde encontrei um negocio bom ( as rodas originais ficaram como backup.. e já fizeram falta)
a bike perdeu entretanto uns 2.5kg
- o selim orignal estava já muito estragado... comprei outro.. um ERGON foi a pior compra que fiz, ainda não estou contente, mas foi caro, portanto vai ficando, serve para bike de 2ª escolha ;)
- o espigão de selim em carbono... 2ª mão

Na 29, não fiz qq upgrade, excepto nos punhos. Já lá vão 2 anos desta bike e 4200km... a roda de tras tem dados problemas de fiabilidade ( porcaria de cubo X9)... já ando a ver se compro uma roda para tras... .. a ver se aparece um bom negócio com cubo DT240. Os travões também não ando muito satisfeito com os MT4... a ver se arranjo uns SLX ou XT a bom preço...

Este relato todo para te dizer que uma pessoa entusiasma-se demais ;)... e muitas vezes não faz escolhas racionais.... há que ponderar e refrear o impeto ;)
abraço.
 
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Pedro Barradas

Super Moderador
Mas nao achas q deva por o espigão de carbono sem recuo?
O sem recuo, não está em causa... mas não precisava ser em carbono.. sempre poupavas uns 100€

EDIT: eu comprei o de carbono na expectativa de ter melhor conforto... mas se queres que te diga, não notei diferença que justifique o preço... Mas pronto baixou mais umas 100g na balança...lololl e 60€ na carteira.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Deiota, então foste abrir outra discussão nas 29'r... não era para fazeres isso, os moderadores tratavam de mover, se acharem adequado.. já estás a dispersar tudo novamente... ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Tendo em consideração a questão do tamanho/geometria da bicicleta e o facto de poderes tocar com as virilhas no tubo superior ou ficares muito próximo disso, a compra de um espigão sem recuo não faz muito sentido.

O melhor seria comprar um avanço mais curto 1 ou 2 cm para que pudesses chegar o selim para trás (está todo puxado para a frente) e ganhares alguma distância das virilhas ao tubo superior. Com o selim mais para trás ficas ligeiramente colocada numa parte mais baixa do tubo.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
chegar o selim para trás (está todo puxado para a frente)
Mas falta saber se realmente está tudo bem regulado... nem me tinha apercebido disso, at´té pensava que estaria todo regulado para trás!!!
O espigão em carbono fica por 80 euros. Ainda posso desistir da compra, em extremo...
eu não comprava nada, sem fazeres o tal bike fit.. é caro , mas se calhar poupas dinheiro... ou então estudares a sério o modo como deves ter as coisas reguladas para ti... eu demorei 2 meses com a 26'' a estudar, a medir, a ensaiar e a meter a bike dentro do que o meu corpo precisava... então depois sim, vez se realmente necessitas de alterar componentes...
 

Joseelias

Well-Known Member
À falta de se fazer um bike-fit profissional, ou até fazeres um, não perdias nada em fazer este online. Resultou bem comigo e com a minha mulher, e o pessoal a quem recomendei aqui no fórum também deram respostas positivas.

https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp#type

É muito simples de fazer, apesar de necessitares da ajuda de alguém. Basta fazer umas quantas medições, explicadas por fotos e vídeo, inserir os dados e depois verificar na bicicleta o que se precisa de ajustar.
 

Joseelias

Well-Known Member
A mim parece-me que a parte de trás está chegada para a frente para lá do limite máximo. Mas posso estar enganado. E na prática não tem problema algum o selim estar ajustado até qualquer um dos extremos. A única razão porque menciono isto é mesmo pela distância do tubo superior ao teu corpo (em inglês: Standover Height Clearance) e de que forma pode ser aumentado se por acaso não estiver bem.

Nas duas primeiras imagens tens bons exemplos. E na terceira aquilo que não queres como fique.

Bike_Fit.gif
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