9V vs. 10V

ISPCC83

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Gostaria que me elucidassem em relação à diferença entre bicicletas com 3x9 velocidades e 3x10 velocidades...

Quais são as vantagens de ter 9V? para que tipo de utilização se aconselha mais?

Quais são as vantagens de ter 10V? para que tipo de utilização se aconselha mais?
 

Marco Nunes

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Boas.
A meu ver a grande vantagem de ter uma transmissão 3 x 10 é na maior polivalência e partido que tiras das "engrenagens/mudanças". Sendo 3 x 10 e partindo do principio que o maior prato pedaleiro tem 42 dentes e o maior traseiro 36 dentes (11-36), terás mais facilidade a subir e utilizarás melhor as ultimas mudanças traseiras mais pesadas devido ao prato de 42 dentes da pedaleira (o pedalar fica mais leve). O mesmo acontece com o 3 x 9 só que normalmente as bikes têm a relação 11 -32 ou 11 - 34, o que normalmente também difere nos carretes intermédiose. No pedaleiro grande tens um prato de 44 dentes (normalmente). Penso que, de resto, sejam relações quase idênticas, sendo a grande diferença na relação 2 x 10 (2 pratos na frente = 32 - 42 e 10 carretes atrás = 11 - 36). Espero não me ter enganado em muito e se assim foi, peço desculpa. Espero ter ajudado qualquer coisa.

Fica bem.
 

STIG_73

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Eu andei muitos quilometros com 3x8 e safava-me.
Agora ando com 3x10 e continuo a safar-me.
Quanto a mim é tudo uma questão de marketing e uma ilusão criada pelas marcas, levando a que as pessoas pensem que por terem 30 velocidades na bicicleta vão ter melhor desempenho.

A vantagem de ter 10 velocidades em vez de 9 é que podes utilizar uma pedaleira só com dois pratos, poupando desta forma algumas gramas, mas isto só é válido se fores algum pró.
No meu caso, como não sou nem tenho pretensôes a sê-lo, apenas tenho mais um carreto atrás que não utilizo.

Concluindo, posso dizer que fazes com 8, 9 ou 10 velocidades o mesmo serviço, mas se fores um homem de modas compra 10v.
 

ISPCC83

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Obrigado pela resposta e pelas informações que forneceste.... no entanto acho que a explicação que deste foi algo técnica demais para um leigo no assunto, como eu :p

Fiquei a perceber que com o 3x10v terei mais facilidade a subir... Em relação a rolar em estradões de terra batida e em alcatrão, com que tipo de transmissão se tira mais vantagens?! Maior velocidade e mais facilidade no pedalar?!

De um modo geral é preferível ter 3x10 ou 3x9?! Ou a diferença é imperceptível para um iniciado no btt, que não vale a pena gastar mais dinheiro para ter 3x10?


Edit: ok obrigado pela resposta vferraz, já me deste mais algumas luzes... fico então à espera que o pessoal se pernuncie em relação às outras perguntas que deixo aqui agora nesta resposta..
 
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b2lr0g

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eu mudei a pouco tempo de 3x9 para 3x10...e do pouco que andei notei alguma diferença...com a decima sp tens mais alguma coisa pa pedalar numa recta ou numa descida...no meu ver n sou grande especialista, aconselho
 
eu mudei a pouco tempo de 3x9 para 3x10...e do pouco que andei notei alguma diferença...com a decima sp tens mais alguma coisa pa pedalar numa recta ou numa descida...no meu ver n sou grande especialista, aconselho

No caso da Shimano

No 3X9 tens cassetes 11-34 e pedaleira grande 44.

No 3x10 tens 11-36 e pedaleira grande 32.

Ou seja no 3x10 tens menos "velocidade de ponta"
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Não foi referido, mas:

36 (cassete) x 24 (prato) é mais pesado que:

34 (cassete) x 22 (prato)


Na realidade, 36 x 24 é igual a 33 x 22.

Um abraço

NY
 

pmgf

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Tinha 3 x 10 (36-11 e pedaleira 24-32-42) e mudei para 2 x 10 (28-40). Não o fiz por causa do peso, porque não é por menos 70 ou 80 gr que vou ser mais rápido, apenas porque não gostava da relação, havia muitas vezes em que ficava a pedalar no vazio e raramente usava a avozinha. Não penso que seja uma questão de modas como aqui foi dito, há uma maior combinação de mudanças possíveis, que poderá ser melhor ou pior, depende da forma de andar de cada pessoa. Não sou pro nem faço competições, até agora apenas fui a um passeio/meia-maratona. Na minha bike antiga yinha 3 x 9 e preferia essa configuração à de 3 x 10. Com os pratos 28-40 apenas fiz cerca de 150 km este fim-de-semana e posso dizer que estou a gostar muito, já fiz algumas subidas difíceis e não senti o pedalar vazio que sentia com 3 x 10. Agora acho que não vale a pena passar de 3 x 9 para 3 x 10.
 

dvital

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Eu também sou um leigo na materia e neste momento ando ainda a antiga 3x7 (é de loucos né, mas a bike é muito antiga... está ja uma na forja).

Ora o 3x9 será mais fiavél que 3x10?? é que na minha ideia as correntes a utilizar são diferentes em cada um dos casos sendo q a corrente a utilizar em 3x10 será mais frágil e haverá mais hipótese de ceder... concordam?
 
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