9ª Maratona Btt Sandim

Harmony

New Member
Bom dia a todos!

Participei nesta 9ª Maratona de BTT em Sandim e com muito orgulho dos meus 50 anos cheguei ao fim dos 45 Km satisfeitíssimo.
Sinceramente reparei que houve melhorias acentuadas em relação aos anos anteriores no aspecto das marcações, sinalização e policiamento.
Banho e almoço não me posso manifestar pois não usufrui.
Gostei muito dos trilhos com single-tracks espectaculares, com passagens magnificas com vista para o rio Douro e finalmente com subidas e descidas para todos os gostos. Este ano nunca faltou a água e os reforços estavam bem situados e bem recheados.
Tenho pena de não ter visto muitas meninas no terreno mas pelo que conclui do que li aqui em alguns comentários elas afinal participaram!
Para o ano lá estarei novamente para mais um belo dia de BTT.

 
Last edited:

massi

New Member
Sr Lino já vi que vc é dos duros...Valente...pois olhe...também fiz a maratona (alias não faço meias) e qd vou é sempre com objectivo de terminar são e salvo,classificação logo se verá.. não sou profissional! Diz bem..eu e outros fomos lá pq quizemos.da minha parte foi enganado..ou será que não fizemos o mesmo percurso? Verificou as distancias? Altimetrias? Não me fale em dureza ...já fez Arganil por exemplo?V é duro pois é...mas tem uma Organização a serio... Maratona Invernal? Ultra Maratona serpa SRP160? ,não é para todos... azar, coincidia e optei por esta treta....Não faço parte daqueles que se queixam por td e por nada ..mas é verdade deverá ser dita ou será que deveremos omitila e deixar que outros para o ano caiam na mesma asneira também... A TOTAL FALTA DE SEGURANÇA FOI O MAIOR DOS PROBLEMAS ...
Onde está o seu espirito betetista!!!
termino por aki deixando só um adeus Btt Sandim porque a equipa da qual faço parte não mais lá voltará.
(DESTA "COISA" NADA MAIS TENHO A ACRECENTAR DIGAM O QUE DISSEREM ...PONTO FINAL...)
Melhores cumps
 

RuiPedaleiras

New Member
Boas pessoal

Eu concordo com o Lino. Problemas há em todas as maratonas, umas mais do que outras, e o que tem que se fazer é efectuar criticas construtivas e não destruitivas pois a organização não ganha nada com isto antes pelo contrário, perdem tempo e dão o seu trabalho para que se realizem estes eventos. Informo desde já que nem sequer conheço os elementos da organização mas o trabalho do pessoal também deve ter o seus elogios. É como as equipas de futebol, apesar de perderem incentiva-se a fazerem melhor. Não nos podemos queixar de falta de segurança pois havia sinalização a identificar os locais perigosos e nas estradas secundárias é necessário precaução como em todas as outras provas. Não é facil colocar pessoal em todos os cantos mas penso que nos locais de maior movimento encontravam-se salvaguardados. As descidas eram um pouco técnicas mas nada de outro mundo se achavam perigosas então iam a pé como muita gente o fez. Pessoalmente achei mais perigosas as descidas da maratona de Valongo. É uma prova dura mas serve para pormos á prova o nosso nível fisico, psicológico e pensar " se fiz isto sou capaz de fazer qualquer uma que me apareça á frente"!!
Claro como toda a gente também tenho as minhas criticas a fazer mas serão feitas de forma positiva e sempre incentivando a organização a fazer melhor para que esta prova não desapareça pois não é por acaso que faz parte do calendário da Taça regional. Sendo assim devo mencionar o reforço das marcações. Não poupem fitas e façam setas para informar as direcções. Por acaso não me perdi ( o ano passado aconteceu) mas tive dúvidas em alguns pontos e depois circula-se algum tempo sem se ver uma fita a confirmar se vamos no sentido correto. No arranque da prova façam-no por outro caminho de forma a dar mais tempo ao pessoal de se afastarem uns dos outros e não ficarem todos juntos na entrada do monte fazendo o pessoal subir em filinha quando dava para seguir montado na bike. Tentar publicar a altimetria e as zonas de abastecimento e separação do percurso com o menos erro possível. Só esfectuei a meia e cheguei a temer estar metido na maratona (não que "morresse" pelo caminho mas porque não tinha tempo pois ainda ía trabalhar) pois diziam que a separação era aos 37Km e só apareceu aos 42Km, informavam uma distancia de 42,5Km e foram 46Km e a altimetria da 1/2 maratona indicava mais do que a da maratona. Tentar ser mais precisos para não criar dúvidas e surpresas ao pessoal. De resto faço o último reparo ao valor da inscrição pois os banhos e almoço não usufrui deles e nem sequer tive tempo de lavar a bicicleta devido a contratempos que me ocorreram durante a prova. Acho que 10€ era um valor justo. Sei que é dificil devido a muitas zonas privadas mas tentem evitar algumas de forma a reduzir o valor pois muita gente acha excessivo e não vem á prova.
De resto ilogiu o trabalho da organização, que tudo faz para que as coisa corram da melhor maneira, mas como se custuma dizer " Nem Deus que É Deus, agrada a toda a gente"
Espero poder participar no próximo ano e que a organização evolua com as criticas no sentido de proporcionar um crescente nível de satisfação para todos.
Já agora aguardo pelas classificações e fotos se existirem..
Cumprimentos e boas pedaladas a todos:xau:
 
Last edited:

Luis F

New Member
Boa tarde a todos

Penso que têm razão todos os que dizem que a prova era dura e perigosa em algumas secção. Se calhar até dura e perigosa demais. Mas pessoalmente acho que não me posso queixar pois tinha alguma consciência no que me ia meter. Quando tinha duvidas se conseguia descer montado, descia desmontado. Quando não conseguia subir montado, subia desmontado. Haja pernas e pulmão. Prefiro em ambas as situações andar montado, obviamente. É para fazer BTT. Mas também prefiro ter cuidado com o traseiro e restantes partes do corpo... ;)Portanto cheguei exausto, mas em segurança, ao fim da meia-maratona. Quanto a isso nada a dizer. Já quanto ao resto....vamos lá ás críticas construtivas:

- Subir uma escarpa com a bicicleta ao ombro pode fazer parte do BTT. Mas fazê-lo sem segurança não deve fazer parte. Eu quase apanhava em cima com o colega que ia à minha frente. O mesmo que depois gentilmente se ofereceu para me puxar a bike para cima (daqui o meu agradecimento a esse desconhecido) pois não tive a certeza de o conseguir fazer sozinho. Para além da altura considerável os degraus eram pequenos e com grande desnível. Devia ter estado alguém da assistência nesse lugar para ajudar. Mais, devia ter estado alguém para ajudar e para prestar socorro em caso de queda, pois a mesma não seria pequena.
- Eram muitos, muitos os quilómetros em que se circulava completamente "abandonado". A sensação de ausência de alguém da organização era muito grande. Muitos cruzamentos e estradas nacionais sem rigorosamente ninguém. Então para o final, já na EN222 e já no centro de Sandim... em pleno domingo... com todo o transito que isso trás...
- Reforços. Estritamente o essencial. Já tive mais por menos dinheiro. Não está mal mas quem quer receber visitas em sua casa deve fazer melhor.
- As marcações estavam lá mas em número reduzido e nem sempre da forma óbvia. Umas setazinhas precisa-se SFF. Enganei-me 2 vezes e pelos vistos não fui o único.

Não comento o almoço e os banhos pois por morar perto preferi toma-los na tranquilidade da minha casa. Parece que foi a opção correcta.

Para finalizar. Não sei se voltarei. Não pela dureza da prova mas porque não sei se mereço sofrer tanto para ter o prazer de andar de bicicleta. O sofrimento não se deve sobrepor ao resto no meu entender. Mas isso sou só eu a falar. Reconheço que também comecei há pouco tempo nisto e não terei a capacidade física para enfrentar o que gostaria. Portanto se a organização de comprometer a corrigir estes aspectos e eu tiver melhores capacidades físicas e técnicas talvez. Logo veremos.


Cumps
 
M

miguel75

Guest
rescaldo da prova para duros...............

Foi a primeira vez que participei, e gostei muito. É dura, mas divertida. Até para o ano. (BTT SANGUEDO).
 
M

miguel75

Guest
Olá, foi a minha primeira vez, e gostei. Quanto a comentarios negativos, nada a apontar. Quando se participa numa prova , não se pode estar a espera de comida nem bebida a descrição. Força BTT sandim, até para o ano. (BTT SANGUEDO).
 

Mquintas

New Member
Agradecimento,

9ª Maratona BTT Sandim-V. N. Gaia
Agradecimento, AAssociação BTT-TT de Sandim vem por este meio agradecer a todas as entidades eparticulares, envolvidos na 9ª maratona BTT de Sandim – V. N. Gaia que serealizou neste domingo dia 18 de Março. Agradecemoso envolvimento dos organismos institucionais, como a Camara Municipal de Gaiana pessoa do seu vereador do desporto Dr. Mário Fontemanha, da junta deFreguesia de Sandim e do seu presidente Dr. Mota Batista e da A.C. Porto peloapoio e presença do Sr. Nuno Vieira, bem como os apoios das empresas eparticulares que se quiseram juntar a este evento. Umapalavra para todos os participantes pelo desportivismo com que competiram. Umespecial agradecimento a todos os sócios pela forma incansável como seesforçaram para que o evento decorresse dentro da normalidade, como veio aacontecer. Finalmentevotos de rápidas melhoram a todos os atletas que se lesionaram no decorrer doevento. Deixodesde já o convite a todos os envolvidos a participar na 10ª Maratona BTT deSandim – V. N. Gaia realizar em 2013. AOrganização ManuelQuintas
 

Mquintas

New Member
Boas,

Com tantos comentários negativos, para o ano fazemos a prova numa ciclovia.
Paraos verdadeiros amantes do BTT um bem-haja, não serão estas chamadas "críticasconstrutivas" que nos abaterão.
Lembro que a 1ª Maratona de Sandimteve 6 participantes e não foi por isso que não se realizou a 2ª e a 3ª e a 4ª…. e jávamos na 9ª.

 

adaobm

New Member
Participei nesta 9ª Maratona de BTT em Sandim, com muito gosto e custo, isto é o verdadeiro btt mas cheguei ao fim dos 45 Km .
Sinceramente reparei que houve melhorias acentuadas em relação aos anos anteriores no aspecto das marcações, sinalização e policiamento.
Gostei muito dos trilhos com single-tracks espectaculares, com passagens magnificas com vista para o rio Douro.
Até para o ano Sandim
 

vcbikebtt

New Member
Boa noite,
A Associação V.C. Bike como todos puderam constatar, esteve presente em força nesta Maratona, tendo apresentado 26 atletas nas várias categorias. Os resultados obtidos foram excelentes com particular destaque para o(a) nosso(a) atleta Helder Oliveira e Liliana Cardoso pelos 2ºs Lugares obtidos, assim como o prémio para a equipa mais numerosa tendo 5 atletas no top 20.
Em relação á prova, dura como sempre (algo com que já estavamos a contar). Destacamos a forma positiva como fomos recebidos. Esperamos ter contribuido para o sucesso da prova e promoção da modalidade que adoramos. Para o ano com certeza lá estaremos em força para arrasar... ;)
Cumprimentos da Associação V. C. Bike
 

pauloreis

New Member
Boas a todos: Foi a primeira vez que participei numa prova..Confesso que não foi fácil, mas valeu pelas paisagens. Independentemente da classificação, para mim chegar ao fim, foi uma vitória!!
 

R.LOPEZ

New Member
Boas a todos!

Como participante frequente desta espetacular maratona que é a MARATONA BTT DE SANDIM venho antes de mais agradecer e felicitar a organização desta maratona pela coragem e trabalho que têm anualmente em nos proporcionar uma maratona BTT "À SÉRIA" como não há igual, ou pelo menos nesta região não é de todo comum!!!... ainda estou para descobrir uma maratona na qual fique com a impressão que mais de 50% do trajecto foram single tracks!!!... isto é BTT!!! caminhos espetaculares que levam ao limite a nossa técnica, que levam ao limite a nossa capacidade física a subir, a descer, a resistir aos aparentemente pcos km que seriam os 45... que nos levam a ser mais fortes mentalmente, que nos levam a acreditar que podemos ser capazes de ir mais longe... ESPETACULAR!!!

SEGURANÇA?... podia ser melhor, é um facto!... mas nos meus treinos tb é um facto que não costumo ter uma escadinha para trepar um muro... tb é um facto que não tenho polícia a cortar uma estrada nacional para eu passar... nem alguém a dizer isto é uma estrada e tens k olhar para a esquerda e para a direita antes de entrares, mesmo que pude constatar que isso só aconteceu nas estradas de menor movimento...

E já agora, assim por entre as "linhas da segurança"... alguém reparou na alcatifa que foi posta nos passadiços em Crestuma para que as bikes não escorregassem?... um pequeno pormenor que pcos devem ter reparado, mas que fez com que as bicicletas não escorregassem derivado da humidade excessiva sobre a madeira desses acentuada pela chuva do dia anterior... podia ter sido uma alcatifa vermelha!... um ponto a rever loooooool... tb reparei pq conheço o local... e os single tracks com inclinações de todo invulgares, com curvas fechadas de 360 graus... não nasceram circuláveis, não estavam assim antes!!!... quero dizer que certamente que houve muito trabalho da organização e modelar a maratona para fosse possível circular ao longo de todo o percurso... e foi possível... só não conseguí o muro e uma das ultimas subidas na totalidade porque não tive pernas :(

MARCAÇÕES... podiam tb ter sido melhores... mas tb organizo uma maratona e sei que muitas fitas desaparecem da noite anterior para a manhã da maratona sem uma razão aparente... mas haviam setas no chão, e em algumas pedras ao longo do percurso... havia cal desgastada pela chuva, mas até estava lá, era preciso olhar com mais atenção... mas certamente que para o ano a organização irá reforçar este aspectos como me têm acostumado!!!

Resumindo um texto que claramente apoia a organização desta maratona... acho que existe espaço para todos no BTT... existem maratonas mais rolantes, existem maratonas com um grau de exigência física muito acessível, outras menos acessíveis, umas com mais paisagens, outras com menos, outras com leitão, outras sem leitão, e outras que como esta têm um grau de exigência física, técnica e mental muito mais à frente, ou muito mais exigente!... o que seria de mim e de outros amigos meus que passam o ano à espera que chegue a maratona de Sandim... o BTT não seria de todo a mesma coisa!!!

E como diz o outro... quem pode PODE, quem não pode sai de cima!... ou vem à nossa maratona em Sanguêdo que já é fisica e tecnicamente mais acessível ;) SÃO DUAS GRANDES MARATONAS, cada uma no seu seguemento!!!

FORÇA BTT-TT SANDIM!!!... para o ano queremos mais!!!
 

Sandibike

New Member
Boas a todos!

Eu quero dizer que estou muito chateado com a organização da prova, porque no balneário onde eu tomei banho não tinha nenhum espelho! Queria arranjar o meu cabelo após o banho e nada! Inadmissivel!


Epá! Deixem de ser mariquinhas...

"Ai e tal que sou macho, ando no BTT, e isso é de homem..." E queixam-se que tudo e mais alguma coisa...

Não há paciência para alguns comentários.

Só queria lembrar um pequeno pormenor, esta prova foi organizada por uma Associação Amadora, acho que isso diz tudo... Todas as pessoas envolvidas na organização desta Maratona fizeram-no por gosto e trabalharam de borla para todos nós.

Acho que todos devíamos estar gratos.

Tenho dito
 

epictimon

Member
Boas,
Depois de alguns comentários que tenho lido, concordo e discordo! Para a 9ª maratona deviam de ter mostrado mais vontade, afinal o que se pagou sem almoço e camisola... Contudo reconheço que não foi das piores que participei! Perdi-me e passei 2 vezes pelo primeiro ponto de control!!! Antes de subir tudo novamente reclamei com os elementos da marcação e lá subi tudo novamente! Não tive razão!!! SSe não tivesse ido a ferrar o guiador tinha visto as fitas! Estavam lá e bem visiveis mas podia lá ter cal no chão! Não estava mal marcada a prova, podia era estar melhor.é diferente... Havia locais que avisava do perigo, outros dependia da nossa avaliação, a iso chama-se kit de unhas que nem todos temos e eu sou um deles pois na altura de compra da minha bike não havia essa opção! Resuminndo, na minha opinião a malta pode-se queixar menos e avaliar melhor o terreno pois a chuva fez com que tudo ficasse mais perigoso.Dificuldade? Sim, muita, mas o grafico estava disponivel e já vi altimetrias de 2 mil e tal de acumulado?!?! Não, muda de site para descarregar o gps... Podia sim haver mais voluntários para ajudar pois eram km e km sem viva alma e no final de algumas descidas tecnicas justificava-se. Achei dificil e perigosa, mas diverti-me á grande:) Bons treinos malta mas pelo preço/qualidade não sei se vou voltar. Ah, partiu a horinhas, coisa que muitas....
 

rcarvalho30

New Member
Fazer uma critica construtiva num espaço onde impera a opinião pessoal, nem sempre é facil.
Existem sempre reparos a qq prova e ainda bem, pois há gostos para tudo. Com as caracteristicas do terreno, o BttSandim fez "omoletes" com os ovos que têm. E isso não se pode criticar.
O Btt é duro. Estamos a falar de uma prova, não de um passeio entre amigos, num terreno de pinhal e monte, forçosamente diferente de uma prova, realizada, por exemplo, no marão, Valongo ou Gerês. Eu pessoalmente prefiro provas em serra, com subidas longas em vez de provas tipo "sobe e desce", mas é uma opinião pessoal e não uma critica.
A cada um cabe escolher o terreno que mais gosta e participar de uma forma honesta e competitiva.

Criticar, desde que com civismo, faz parte, num sentido de ajudar a melhorar. Assim como à direcção da prova cabe acatar as críticas com humildade e rever pontos em que pode fazer melhor.

Por ultimo saudar a malta da VC Bike, em especial um colega que tinha algum material cor-de-rosa (desc mas não sei o teu nome) que pedalamos juntos durante uns kms. Assim é que é o BTT Competição, Convívio, Companheirismo (3C´s)

Abraço a Todos

R.C. (Bike Team CHP)
 

Luis F

New Member
"Paraos verdadeiros amantes do BTT um bem-haja, não serão estas chamadas "críticasconstrutivas" que nos abaterão."

Mquintas

Não é suposto um critica construtiva abater ninguém. E com todo o respeito vai-me desculpar, mas o que é um "verdadeiro amante de BTT"?
Eu não organizo, nem quero organizar, provas de BTT. Por isso pago para participar nelas. E sei reconhecer o trabalho de quem gasta o seu tempo livre para organizar um evento como este. Mas a partir do momento que se paga algo é natural que se tenha algum tipo de expectativa sobre aquilo que se obtém. E também é natural que se opine ou critique. Ou é suposto ficar calado e engolir tudo porque na organização "eles é que sabem como é"? Cabe ás organizações dar ou não valor ás opiniões e críticas. Mas chamar a si a exclusividade do "amor pelo BTT" parece-me profundamente errado.
Com disse no meu comentário anterior, espero para o próximo ano ter melhorado as minhas capacidades físicas e técnicas para considerar a hipótese de voltar a participar. Mas se a atitude da organização for a de que "nós é que somos os verdadeiros amantes de BTT e percebemos disto e vocês podem todos ir passear para a ciclovia" então não contem comigo.

Cumprimentos
 
Last edited:

Peixinhus

Active Member
Num rescaldo de prova cada um comenta da forma como lhe convém, ou porque realmente sentiu e teceu alguns comentários dignos do seu ponto de vista, ou tem medo/vergonha de ferir amizades ou de ser um piegas numa comunidade de “omes” duros e aventureiros.
Temos de respeitar os que falam bem e os que não falam tão bem assim :D Enfim uma diversidade de opiniões e liberdade de expressão é a democracia no seu pleno.

Começando do fim para o inicio.

O almoço foi farto no restaurante do “Beto” com sobremesa e café, arroz, feijão preto batata frita, carnes diversas, bebidas várias, pão…tudo á descrição, portanto só falhou mesmo a organização ter mantido em segredo o local e a ementa (se esteve postado este facto nalgum lado não vi, e estive atento ao blog e ao fórum). Dado a localização ser um pouco “escondida” alguns andaram ás cegas por aquelas bandas. Excelente

Os banhos foram humildes, instalações pequenas e algo degradadas, estes balneários já tiveram melhores dias. Tive água quente e um balneário quase só para mim, fui dos últimos, safei-me bem mas…como alguém falou faltava o espelho :D

Bastantes mangueiras de pressão para lavagem das bikes com suportes e tudo, pena só mesmo alguma lama que se formou no local. Muito bom

Vi reforço na chegada, fruta a água. Excelente

O percurso foi este ano mais “duro” que nos anos anteriores, podem constatar pela altímetria de perto de 2200m segundo o colega aqui do fórum que postou o acumulado. Mas quem vem a Sandim sabe de antemão que aqui não se facilita, e tem umas exigências físicas e técnicas elevadas. Btt é isto mesmo, vi bastantes avisos de perigo que me fizeram ter atenção redobrada. As marcações estiveram á altura, com atenção tudo se tornava fácil. Os reforços estiveram bons com água e comida suficiente para o efeito e na quantidade suficiente, se alguém passou fome e sede foi porque quis.
Passar obstáculos com a bike ás costas ou descer da montada nos sítios mais perigosos é Btt, subir apeado faz igualmente parte deste tipo de aventuras. Neste campo as falhas da organização não ter publicado as altimetrias correctas a seu tempo para aqueles que por razões pessoais delas necessitam. Muito bom

Alinhamento e controlo zero na partida sem reparos, partida atempada sem atrasos.

Sandim fez uma promoção da prova um tanto ou quanto deficiente, disparando em todas as direcções quando as opiniões não eram do seu interesse. Não soube cativar nem incentivar parte desta comunidade á sua participação. Não foi capaz de acompanhar as necessidades de todos nem de incutir um respeito e confiança que por vezes os inexperientes e indecisos precisam. È preciso mais comunicação por parte das organizações e de certa forma ir publicitando de uma forma mais eficaz. Algumas informações custaram a sair e outras nem sequer saíram, algum humor negro á mistura e inclusive bons excertos literários do grande José Luís Peixoto.
Sei que o trabalho organizativo é duro e pago somente pelo mérito e gosto de promover este desporto. Vamos entender que os custos inerentes a um evento deste tipo são altos, nem sempre existe tempo para “dar” em prol da comunidade. Vamos entender que por vezes os patrocínios não chegam para brindar os participantes com ofertas e taxas de inscrição baixas. Vamos entender que por vezes damos respostas rudes a questões simples, talvez pelo cansaço acumulado e pelo trabalho efectuado não ter sido reconhecido como se pretendia. Vamos entender tudo… eu não entendo a necessidade da organização continuar a ripostar a alguns posts de uma forma agressiva fazendo crer que alguns betetistas não valem um chavo e são uns fraquitos…bem, aqui pelo menos tem razão :D :D

Abraços
 
Top