8º Trans-Portugal Garmin 2010

nunoklein

New Member
Já começou no dia 1 de Maio.
Para mim em Portugal, nos ultimos anos, esta tem sido a prova que mais gosto de seguir.

Temos tido o previlégio de ter elementos do Forum como o João Marinho e o José Silva entre outros que nos têm brindado com rescaldos em cima da hora e de uma qualidade irrepreensivel. Só que, este ano, eles não foram e parece que niguem ainda se lembrou de colocar um tópico sobre a rainha das provas por etapas de Btt em Portugal.
É certo que a Ciclonatur tem uma boa cobertura da prova com as suas newsletters, mas antes tinha-mos tambem as fotos e as informações 'quentinhas' do Varadero entre muitos outros.

Fazendo um ponto da situação rápido temos ao fim de três etapas em primeiro o Luis Leão Pinto em segundo a surpresa da prova o Cheko Milan Spolc, que ganhou tambem a primeira etapa sendo a segunda e terceira etapa ganhas pelo campeão Português, em terceiro o Tiago Silva em quarto o Marco Almeida e em quinto o senhor Transportugal Ricardo Melo.

As unicas imformações que tenho são estas. Desafio então membros mais conhecedores para complementarem e acrescentarem informações de fontes melhores que as minhas.

É que tivemos tópicos sobre o Cape Epic, Titan Desert e sobre o Transportugal ainda não havia nada.

Aguardando Noticias, Fotos e outras curiosidades.....

Boas pedaladas
Nuno Gonçalves
 
Last edited:

João Marinho

New Member
Apenas para referir que o Checo Milan Spolc foi um dos elementos que ganhou o TransRockies na categoria de Masters no ano passado.

Respeitinho por este senhor :)

fypopu.jpg


6f15e9.jpg


Aproveito também para dizer que temos dois Rocky's a participar e que se estão a portar lindamente. O Telmo Nunes e o Hélder Carvalho, ambos repetentes nesta prova.

ncav74.jpg


Parabéns pela iniciativa Nuno e boa sorte a todos!
 
Last edited:

nunoklein

New Member
Pois João.

Não é falta de respeito é mesmo ignorância minha, por isso o meu desejo de saber mais.

Anda conta o que sabes, como está a correr a prova à equipa da Rocky Mountain?

Tu sim podes complementar o meu curto resumo.

E desculpas pedidas ao Senhor Milan Spolc.
 

João Marinho

New Member
Está a correr bem, ainda estamos no inicio da prova e muita coisa ainda pela frente. No meu entender o Telmo e o Hélder estão a cumprir o esperado, mas acho que ainda vão melhorar a prestação para a fase final da prova.

Esse checo é ''rato'' por isso o Luís tem que ter muita atenção a ele porque ele não veio cá para passear :)

Um bom contributo a este tópico poderia ser a participação do Agnelo Quelhas ou do Carlos Dias, ambos no staff da prova. Já não peço aos atletas porque eles acabam as etapas e só querem descansar :) escrever relatos é roubar ao descanso...
 
A

aquelhas

Guest
Transportugal GARMIN 2010 - Dia 1

Olá a todos,

Irei começar a colocar aqui os relatos diários. Para já o do dia 1. Depois coloco o do dia 2 e 3, tenho que ir para a saída, os atletas partem daqui a pouco e tenho que os apanhar na descida da serra.

-------------------------------------------

Bragança - Freixo de Espada-à-Cinta, 141 Kms 3850m de acumulado de subidas

foto1.jpg

O dia amanheceu com sol em Bragança. Pelas 7:40h os atletas com mais handicap arrancaram para a aventura de 9 dias que é a Transportugal. Das muitas nacionalidades representadas os Portugueses e os Sul Africanos estão em maioria. Existe também uma representação firme da Bélgica, um país onde a Transportugal é sobejamente conhecida. No entanto a vitória do dia pertenceu a um país representado por apenas um atleta, mas já lá vamos.

foto4.jpg

A saída de Bragança foi, como sempre, rumo à zona montanhosa do parque Natural de Montesinho, a reserva protegida por excelência do interior norte do país . A zona é extremamente dura, com constante sobe e desce e algumas rampas consideravelmente difíceis. No entanto a primavera apresenta-se nesta altura cheia de vida, o que anima e facilita a progressão. As ribeiras e rios vão cheios e os campos verdes povoam a paisagem, com o pintalgar das flores silvestres, em tons de roxo, amarelo e branco. Apetece pedalar e pedalar campo fora o dia todo. E foi exactamente o que aconteceu com os atletas mais lentos, com o fecho de controle às 19:07h.

Os atletas rolaram depois rumo ao parque natural do Douro Internacional, tocando e bordejando este território em vários locais. Uma das zonas mais bonitas e também mais difíceis é a da Bemposta, com uma calçada de cerca de 2 kms de subida a obrigar os atletas a um esforço extra.

foto3Quase no final a descida para o Mazouco abre-nos a alma, com as vistas soberbas para o rio Douro e com o ar a cheirar a meta. Daqui até Freixo são cerca de 10 kms muito rápidos.

foto2.jpg

O favoritismo para a vitória na etapa recaía sobre Luis Leão Pinto, atleta com reconhecidas capacidades no BTT nacional, campeão nacional de maratonas 2009 e com inúmeras vitórias na sua jovem carreira. No entanto as coisas não correram como se esperava. A surpresa veio da Republica Checa, com Milan Spolc a surpreender tudo e todos, conseguindo gerir os cerca de 30 minutos de vantagem que os seus 51 anos lhe conferem na partida, entrando em Freixo com 7 minutos de vantagem sobre o campeão nacional português.

O atleta checo foi bastante rápido ao longo de toda a corrida, não deixando que os perseguidores se aproximassem. No entanto, nos últimos 20kms perdeu cerca de 11 minutos para o Luis Leão Pinto, o que poderá significar uma quebra no ritmo no final da etapa. Luís Pinto foi o segundo a cortar a meta 7m:35s depois do checo. Tiago Silva foi o 3º a 28m:21s, Marco Almeida, que à partida teve problemas com a sua roda da frente, devido à quebra do aro, acabou por fazer 4º a 31m:08s e o 5º foi o dorsal nº1 Ricardo Melo, a mais de 49 minutos do atleta checo.

foto6Os caminhos da etapa 2 esperam pela caravana da Transportugal. Serão 110 kms com 2892m de acumulado de subidas. A parte inicial contém um dos ex-líbris da prova, a calçada de Alpajares. Este é um dos locais mais belos e agrestes do nosso território, no que diz respeito à prática do BTT. Tem tanto de beleza como de perigo, com o desfiladeiro da Ribeira do Mosteiro e as suas dezenas de metros de altura sempre a ameaçar qualquer pequeno erro que se faça no seu percurso altamente técnico. Por isso, muitos dos atletas fazem esta zona a pé, para não deitar a perder todo o esforço posto na preparação da prova.

Depois da travessia do Douro em Barca D’Alva vem a longa subida até à aldeia histórica de Castelo Rodrigo, seguida do planalto até Almeida. Aqui as coisas deixam de ser como antes. Em vez de seguir para Alfaiates como foi feito nas sete edições anteriores, a prova ruma à cidade da Guarda, aproximando-se do Parque Natural da Serra da Estrela, que com certeza irá dar que falar na 8ª Edição da Transportugal GARMIN. Termina junto do hotel Lusitânia Parque, nos arredores da cidade.

Agnelo Quelhas

Classificações:

Etapa 1

Geral após Etapa 1

Media:

Fotos Etapa 1

Video Etapa 1
 

nunoklein

New Member
Olá

Já alguem sabe como ficou a etapa de hoje?
Continuo ás escuras, e os participantes já devem estar todos a dormir.
João, como correu a etapa á equipa Rocky Mountain?
Agnelo Quelhas qual é o ambiente na 'caravana', como se sentem os atletas?

Aguardo noticias.
Nuno
 

wenning1982

New Member
queremos é Relatos "à moda antiga" ( leia-se à Lá João Marinho) :) eh eh eh .... Fazes lá uma fala... :p

Espero que esteja tudo bem com os atletas e que ganhe um Tuga ;)
 

agirão

New Member
Desejo boa sorte a todos os participantes!

Um abraço ao Ricardo Melo e palavras de incentivo ao Helder Carvalho e ao Telmo, da Rocky Mountain Portugal! Força Rocky's!
 

tubar

New Member
Boas tardes, amanha a etapa termina em evora por acaso ninguem me sabe dizer onde e horas previstas, ou onde passam mais ou menos para poder ir ver essa rapaziada.
obrigado
 

nunoklein

New Member
Assim já gosto.

A colaboração de todos proporciona um melhor seguimento da prova. Obrigado

Tenho seguido a prova pelos trackers e na realidade com o abandono do Milan Spolc competidor mais próximo do Luis, este vai coleccionando vitórias nas etapas.
Salvo um azar e não subestimando os seus adversários, será muito dificil bate-lo.

Vamos ver as próximas etapas
 
Top