8º Passeio BTT "FexpoMalveira"

Master l

New Member
Bom dia,

Queria deixar aqui o meu testemunho e da minha equipa sobre os abastecimentos no qual achamos lamentável.......eu este ano consegui trazer 5 pessoas para a Expo-Malveira por causa da "bela" sandes de leitão e qual é o nosso espanto, quando chegamos ao abastecimento... já não havia nada de sandes........agora pergunto eu, se a pessoa que estava a fechar o percurso dos 30km só chegou passado 20m de nós termos chegado não devia a organização ter feito contas as sandes que deviam deixar nesse mesmo abastecimento????!!!!!!.......e o mais grave....disseram para não nos preocupar-mos que no final da prova tinhamos mais sandes....sobre os pontos de agua apenas encontramos uma única pessoa a dar agua (fora o abastecimento)..........

Depois de ler os comentários aqui no forum, pelos os vistos a organização esteve bem!!!!! ....mas esqueceram-se dos últimos :( :(
 
De facto os anunciados abastecimentos de água de 10 em 10Km, pelo menos nos 30km, não existiram. Se bem que em boa da verdade o dia não estava assim tão quente, se eu para além do cantil não tivesse levado o camelback, se calhar tinha passado algumas dificuldades.
 

NFurtado

New Member
O meu rescaldo começa com um Muito Obrigado pela excelente manhã e princípio de tarde proporcionados pelo 8º Passeio Fexpomalveira.
Fiz os 50kms, fui ao limite das minhas forças, andei entre o km 38 e o km 41 a pé por ter furado (tubeless com snakebite e sem bomba de ar) até que apareceu um companheiro de viagem do MafraBtt que me emprestou a dita. Fui traído pelas cãibras entre o km 32 e km 42.
Ou seja nestes 14kms pensei em tudo, porque ia a solo. Pensei em desistir e seguir o conselho de alguém que no abastecimento fez questão de me dizer várias vezes que não ia aguentar. O pensamento de chegar ao fim foi mais forte.
Guardei as últimas forças para a Atalaia – o famoso K. Consegui! A pedalar e não à mão. Aquele agrafo no frontal, podia ter sido no peito! Apesar da dureza do passeio, apesar do pneu que teimou em não colaborar, apesar da preparação que devia ser melhor – Curti todos os metros quer das subidas quer das descidas.
Não pesou na minha decisão entre percursos mas acho que a separação poderia ter ocorrido um pouco mais à frente e não logo a seguir ao abastecimento.
Até pró Ano!
 
Amigo FabioSalvador, esse "ele" era eu..mas as ações fica para quem as pratica. De resto passeio 5* em que fiz os 30km, acabando em 1º lugar, foi muito bom, gostei muito. Deu tempo para ainda conhecer uns amigos dos 30km (do pódios) que eram 5*. Estava-me a esquecer de referir que a as massagens foram muito boas.

Cumprimentos

bttlazer, ontem ninguém diria que é o nick que usa no fórum...
Já agora parabéns pela sua vitória, com aquele andamento ainda dava para jogar uma cartada no fim ;)
Eu já o vi noutros raids e nunca tinha visto esse mau feitio.
 

renatosilva

New Member
Viva,
Parabens à organização, proporcionou-me um belo passeio, porém não concordo com a maioria dos comentarios que li. E pelo que falei à chegada não serei o único.

Àguas de 10 em 10km - Muitos dos cruzamentos em que havia staff não tinham água.
Cruzamentos com elementos do staff - Alguns deles estavam desertos e com o risco de levar com um carro em cima a malta que é mais afoita.
Segurança no percurso - Será que só sinais de "Perigo" chegam? um elementos da organização no final de singles mais perigosos faria uma melhor precaução no caso de acidente. Por exemplo algum elemento com uma máquina fotográfica faria o trabalho de 2 pessoas.

Em geral nao desgostei, mas os comentarios que ia ouvindo da Fexpomalveira pensei que fosse algo melhor para um 8ºpasseio.

;) Abraços e espero que entendam este comentário como sugestão ou pontos a rever e não de criticas ao trabalho de muita gente.
 

pauloeste

New Member
Fui convidado a ficar em 2 dos cruzamentos e na parte que me toca tentei esforçar-me por desempenhar o meu papel o melhor possível, que era, principalmente, evitar que algum "bêtetista" fosse atroplado. Como devem saber só os elementos das forças de segurança estão legalmente mandatados para regularizar trânsito, logo o que se pode fazer é cumprir com as regras de código. Ainda assim lá consegui, amigavelmente, solicitar a paragem de algumas viaturas para que o ritmo não fosse quebrado.... isto tudo para dizer o quê: respondendo ao amigo e colega de pedaladas (sim porque este pessoal de quando em vez também é consumidor de passeios organizados) renatosilva, não é fácil "contratar" voluntários para todos os cruzamentos quanto mais para todos os single tracks.
Penso que hoje em dia em qualquer passeio organizado há a consciência que os praticantes conseguem discernir a sua capacidade para "negociar" um trilho. Eu pessoalmente não desço qualquer trilho. Tem de ser o próprio a aferir a sua capacidade de descer sem colocar a sua integridade em risco.
Espero que não me leve a mal por ter esta intervenção. Não serve de modo nenhum para desculpar qualquer coisa. serve apenas para dizer que seria impossível ter alguém depois ou antes de uma descida. Imagine um desses raides que estão na moda de 100, 200 ou mais quilómetros de extensão. Quantas pessoas seriam necessárias? pense nisso.

Quero deixar o meu muito obrigado ao Jorge pelo seu estoicismo e, principalmente a todos os participantes que levaram um belo empeno para casa mas decerto com boas recordações.

P.S. Master L, fica desde já combinado umas sandes de leitão, pago eu. Não quero que o pessoal fique defraudado.
 
Last edited:

prcunha

Member
Cá para mim foi tudo impecável, e levou-me ao limite, que é o que procuro nisto, superar desafios. Ultrapassar as dificuldades, seja de orientação, físicas, uma falha de água ou o que for, quanto a mim faz parte do espírito da coisa, temos de estar preparados para tudo, e deve estar no planeamento e preparação que cada um faz para as provas. Quem se quiser fiar que vai estar tudo como no papel, depois não se queixe - há demasiados imponderáveis, isto não é a competição olímpica, os recursos são sempre limitados, e as pessoas só podem tentar fazer o melhor que sabem.

Só falta mesmo é as fotos que vi alguns a tirar, e os tempo! :)
 
Last edited:

baldeante

Member
Acho que já esta quase tudo dito o único reparo que vou fazer diz respeito a alguns singletrask que eram fabulosos mas onde faltavam algumas placas de aviso no inicio ... eu por defeito sou cuidadoso nas descidas, há ate quem diga que eu só estorvo mas ontem entrei em alguns singletask naquela que eu considero uma velocidade relativamente segura e depois de uma curva com menos visibilidade aparece um gancho ou uma árvore mesmo a frente do nariz de um gajo ...

Ontem fui ao chão 3 vezes na primeira fiquei pregado numa árvore na segunda meio de lado em cima de umas pedras (estraguei a pintura da minha menina :barafustar::barafustar:) que apareceram do nada depois de um gancho ... e na ultima delas fiquei pendurado com unhas e dentes numa rede metálica para não rebolar pelo monte abaixo ... isto mesmo antes de uma ponte de madeira que só quem foi para os 50 km é que viu ...

Isto tudo para dizer que não e habito meu fazer descidas de forma abrupta ou excessivamente rápida em geral assumo que as descidas são mais ou menos uniformes do inicio ao fim tendo um grau de perigo mais ou menos uniforme do inicio ao fim, se iniciei a descida rapidamente era porque me parecia seguro e um sinal de perigo tinha-me feito iniciar bastante menos rápido e com bastante mais moderação ... descidas perigosas não são só aquelas que há grandes degraus ou pedras soltas são também as descidas em que não há visibilidade para alem de alguns metros ou com ganchos apertados ou com mudança de piso abrupta ... mas esta e só a minha opinião ... foi a minha terceira vez na fexpomalveira e esta foi a única em que dei falta das tais marcações de perigo acho que este ano pouparam nas mesmas ...
 

Master l

New Member
"P.S. Master L, fica desde já combinado umas sandes de leitão, pago eu. Não quero que o pessoal fique defraudado. "

Grande Paulo....por acaso não te vi....devias estar no trilho dos 50km :) :) eu falei disso por causa do resto da equipa.....mas em todo o caso fica combinado...pagas as 6 sandes de leitão.... :) lololololo
 

musganho

New Member
No regulamento foi dado 6h para fazer a prova! Ou seja uma média de 9km/h. Quem ultrapassou isso teve de se sujeitar a não haver pessoal nas passagens de estrada!

Quanto ao fim do stock das sandes de leitao! Não temos a culpa que quem vá à frente com apetite coma várias!!! Mas se calhar a quando da inscrição é melhor dizer logo quantas sandes cada um está a pensar comer para não faltar nada!

Falhas nas marcações, tenho a dizer que podem ter ocorrido. Mas a titulo informativo no percurso dos 50km foram gastos 700m de fita, 150kg de pó de pedra, mais as placas direcionais a dizer "btt fexpomalveira"! O home que chegou em primeiro dos 50km só se enganou numa e nao foi por a placa não estar lá, mas sim por estar um pouco fora do angulo de visao!

Qt à falta da mangueira........é mais racing ver as bikes nos tejadilhos dos carros cheias de pó e com um dorsal na frente!

Somos amodores! ;)
 

renatosilva

New Member
Sim concordo, mas apenas referi a minha opinião quanto às expectativas que tinha, um 8º passeio é algo de ter orgulho mas também leva a quem se inscreve pela primeira vez esperar algo melhor.
Eu entendo isso e acreditem que dou valor a todos os elementos que se dispõem uma manhã para os outros pedalarem. ;)

Quanto à referida falta de malta e confronto com essa média de 9km/h, tudo bem entendo, mas não terá sido o meu caso ;)

Abraços
 

kapinha

New Member
Boas
Também vou mandar o meu "bitaite"...
Foi com muito prazer que voltei à Malveira, depois de no ano passado me ter divertido à brava. Este ano voltei a gostar bastante, sendo que existiram alguns aspectos menos conseguidos e que já comuniquei ao Pedroso, numa prespectiva construtiva e positiva.
O percurso era espectacularmente duro, mas todos tinham obrigação de saber ao que iam, tanta era a informação disponivel. Gostei da maior parte dos trilhos, com especial incidência à zona da Cachoeira, que singles!! O Diogo bem tinha dito. A parte final era, na minha opinião dispensável, mas aí o cansaço também condiciona a apreciação...
Falhei o 1º abastecimento, uma vez que só me ofereceram água, talvez por ir mais chegado à malta da frente, mas depois "vinguei-me" no 2º e no final :)
Tive que parar duas vezes, devido a furo, e foi visivel a camaradagem, se bem que depois a recuperação apresentou a sua factura nos kms finais...
Como disse ao Jorge, as marcações e sinalização poderiam ter sido melhores, o balneário mostrou-se insuficiente, mas todos temos que compreender que não é fácil arranjar pessoal e reunir todas as condições para ter o evento perfeito, ainda para mais nesta altura do ano... Até o corpinho anda a pedir férias...
Nota para o excelente ambiente e confraternização e para aquelas fatias de melão que devorei avidamente, que delícia!! ;)
Agora espero por vós, dia 9/9, no Desafio BTT AdN - Óbidos, para repetir a barrigada de singles, trilhos e confraternização ;)
 

balsinha

Member
Este é daqueles passeios que procuro não faltar ano após ano e mais uma vez marquei presença nos 50 km.
Procuro por norma um bom treino neste passeio, a topologia do terreno é ideal para isso com a vantagem da componente do convívio que conseguimos ter sempre nesta terra.

O percurso estava fantástico com o cuidado de terem feito um percurso diferente no ano anterior.
Enganei-me uma vez não por falta de marcação mas por a mesma não estar visível.
Encontrei as belas sandes nos dois abastecimentos.

Parabéns para a organização e até para o ano. ;)
 
Ora boas.


Ora aqui vai o meu rescaldo.


Antes de começar quero dizer que sei bem o quanto é difícil organizar um evento destes, pois também já fiz parte de algumas organizações.


Percurso, 50km foi o que fiz, muito bom o verdadeiro carrossel saloio só quem não conhece a zona é que fica surpreendido, o pessoal foi informado da dureza do percurso tanto durante a promoção do evento como no briefing antes da partida por isso acho que ninguém se pode queixar da dureza, eu gostei bastante.


Marcações, acho que não estiveram mal, poderiam em algumas mudanças de direcção estar mais visíveis, mas eu nunca tive dificuldade em seguir o percurso.


Segurança, praticamente em todos os cruzamentos mais críticos estava pessoal da organização, reparei que houve um ou dois que não estava lá ninguém mas estava escrito no chão a cal stop, eu sei bem o quanto é difícil arranjar voluntários em quantidade suficiente.


Abastecimentos, do melhor, fruta da época melão, melancia tudo bem fresquinho e a bela da sandes de leitão que havia nos dois abastecimentos mas eu só comi no segundo acompanhada de uma mini bem fresquinha, soube mesmo bem, acho que foi o suplemento certo para subir até ao k (Monte da Atalaia);).


Balneários, aqui acho que podem melhorar as condições, eram demasiado pequenos para tanta gente, em minha opinião poderiam ter mais locais para banhos, por exemplo os balneários que costumavam usar nos anos anteriores que ficam na parte de cima do campo de futebol.


Conclusão esta foi a minha 4ª participação consecutiva no fexpo e nunca sai defraudado por isso contem comigo para próximas edições.



Até uma próxima, por ai num trilho qualquer:xau::xau:.



António Henriques.
 

JorgePedroso

New Member
mas todos temos que compreender que não é fácil arranjar pessoal e reunir todas as condições para ter o evento perfeito, ainda para mais nesta altura do ano... Até o corpinho anda a pedir férias...

Pegando nas palavras do Kapinha, mas antes importa agradecer as criticas, são elas que nos ajudam a melhorar e não descansar julgando que foi tudo perfeito. Retornando à afirmação do kapinha, esta define integralmente o sentimento vivido ao longo destes últimos dias. Encontrar colaboradores para o dia do evento. Foi um risco calculado, acreditem que teria sido muito mais fácil fazer um passeio para outras zonas, onde poderiam ter disfrutado de todo o tipo de estradões, alcatrão e caminhos de acesso a eólicas mas não, apresentamos outro tipo de trilhos, os quais julgo serem mais da preferência da maioria. Essa escolha obrigou-nos a fazer uma série de travessias de estradas nacionais, se houve um ponto ou outro que faltou gente, uma coisa posso assegurar, não foi por falta de lembrança da organização. Penso, contudo, que todos os locais, dito mais perigosos, tinham elementos da organização. A titulo de curiosidade, entre elementos da organização e forças policias, superamos as 50 pessoas.

A questão das sandes de leitão é complicada, havia um rácio de quase 1,5 sandes por pessoa, o que se revelou ser insuficiente para os últimos. Por outro lado, também restringir as sandes a uma por participante, para além de pouco cordial, seria difícil de implementar.

As águas estiveram dispostas da seguinte forma:
km 9.90, km 17.60 ( 1º abastecimento ) km 29.40 ( meta ), km 30.60, km 35.30 ( 2º abastecimento ) km 44.70 e km 52 ( meta ). Se quisermos ser rigorosos, de facto, há dois intervalos de 12 kms.

Em suma, não pretendemos dizer que as criticas são injustas, as pessoas pagaram e esperam o melhor, que lhes seja prestado um bom serviço. Esse é o nosso lema, organizar bem, recolher as opiniões e melhorar, pois gostariamos que voltassem no próximo ano.
 
Last edited:
Top