8ª maratona btt tÁbua - mk makinas

edumelhor

New Member
Boas pjpmatias

Já publiquei as minhas fotos todas, incluindo as que tirei no pavilhão.

Podes encontrá-las na página 9 deste rescaldo.

Grande abraço.
 

miguelcarromeu

Active Member
Boa noite a todos

Cinco dias depois, acho que já tenho distanciamento crítico suficiente para fazer a minha análise sem emoções à mistura.

Quero deixar bem claro que o faço (a análise) por desejar que se possa melhorar o que já de si é muito bom e não para iniciar um debate, um "bate-papo" ou discussão.

Em primeiro lugar, quero agradecer aos MK Makinas pela organização que, quanto a mim, será das melhores do género, senão a melhor.

Fomos um grupo de 4 pessoas que saiu da zona de Lisboa, com expectativas muito altas (primeira vez em Tábua para qualquer um de nós).

Desde o levantamento de dorsais ao arranque, tudo perfeito. (Talvez para o ano que vem possam pensar em arranjar um acesso directo para um tanque séptico pois havia uma fila tão grande na casa-de-banho dos homens que pensei tratar-se de uma intoxicação alimentar logo ao pequeno-almoço: meus amigos, larguem essas porcarias que tomam logo de manhã - o cheiro é insuportável :rotfl: )

O arranque foi bem conseguido; o estreitamento era necessário e o percurso rápido pelas estradas da cidade foi bem delineado. Os empurrões do costume, a má-educação normal de quem, muitas vezes, não chega sequer ao topo da primeira subida, MAS, nada a fazer - fica na consciência de cada um.

As primeiras subidas estavam bem pensadas, MAS, talvez, devessem ser mais selectivas para separar o "trigo do joio"; algumas eram muito rolantes o que fez com que muitos andamentos diferentes chegassem juntos aos primeiros singles.

Os singles, como é óbvio foram o ponto forte MAS, e aqui é uma opinião muito pessoal (como tal não é passível de contra-argumentação ou melhoria, porque, como é óbvio, as coisas são o que são), apenas posso classificá-los como giros. É verdade que são melhores que 90% das maratonas que decorrem no país e têm o meu reconhecimento, no entanto, não são suficientes para que concorde com a auto-nomeação de "paraíso". Também não ajudou o facto de ter apanhado andamentos muito lentos nos singles com mais qualidade. Destaco a encosta antes do trilho dos Gaios - para mim foi a melhor parte e só tenho pena de ter de ir quase parado.

A segunda metade da maratona foi muito sensaborona, sem a qualidade da primeira, com poucos singles dignos do nome, à excepção dos 2 que se encontravam logo a seguir ao abastecimento com vista sobre o Mondego.

As marcações estavam irrepreensíveis - foram as melhores que já encontrei.

Os abastecimentos estavam igualmente muito completos (não percebo alguns queixumes que aqui foram sendo deixados; talvez umas sandes de coirato e umas minis - de resto faltava mais alguma coisa?). Destaco a magnífica vista no abastecimento sobre o Mondego - lindo! (as vistas na tenda da Red Bull também não se ficavam atrás :D ).

A contagem de tempos foi muito boa, obviamente.

Os banhos foram (não gosto de rodeios) maus: apesar de até ter sabido bem, é inadmissível que numa maratona de 20€ se tenha de tomar banho de água fria. É certo que eram 1200 participantes, mas essa era uma questão conhecida de antemão, pelo que deveria ter sido precavida.

O almoço foi bom. Não foi uma iguaria, mas acho que carne tenra, saborosa e massa razoável, assentam bem no preço que pagámos pela refeição.

Como nota final, tudo somado:

- valeu a pena: SIM
- volto para o ano: NÃO

Os meus desejos de futuros sucessos e uma excelente organização para Tábua 2015 ;)

Fica o meu singelo registo em vídeo de algumas passagens pelos trilhos:

[video=youtube;OqyWCXk1H6k]https://www.youtube.com/watch?v=OqyWCXk1H6k&feature=youtu.be[/video]
 

bluffer

New Member
Respeito, mas não concordo com quase nada. E não vou argumentar porque é a tua opinião pessoal :)

No meu rescaldo esqueci-me de agradecer à equipa MK-Makinas pelo trabalho desenvolvido em prol da diversão alheia :)
OBRIGADO!
 

Uivo do Lobo

New Member
Também respeito, mas faço minhas as palavras do bluffer.

Quanto a não voltares! Fixe, ....mais uma vaga para o proximo ano!

Boas pedaladas!

Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
 

Unknown_Rider

New Member
Miguel,

Sinceramente não concordo com a tua opinião.

Banhos de agua fria, com aquela gente toda a tomar banho, dificilmente encontras algum local em que a caldeira aguente esta a aquecer a agua sem parar.

No que diz respeito aos singles, é a eterna questão que já debati noutro local. Querem singles mais tecnicos, pois acham que estes não o são suficientes. Epah numa Maratona dificilmente encontras tanto single com este grau. Nem na Maratona de Sintra há uns anos atras te metiam pelo trilho das pontes. Há que garantir essencialmente a segurança de todos, os que tem maozinhas e os que nem por isso. Para isso tens as provas de enduro.

Quando a não voltares, cada um sabe de si, eu espero para o ano conseguir a inscrição mágica para mais um dia como o que passei em Tabua.

Aliás a organização poderia sortear algumas inscrições entre os participantes.
 

miguelcarromeu

Active Member
Meus amigos,

Acho que deixei bem claro que o meu rescaldo não visava iniciar um “bate-papo” ou discussão relativamente àmaratona. As minha opiniões dirigem-se concretamente aos organizadores e nãoaos participantes. Outros participantes decerto terão as suas, eu tenho asminhas. Não vi ninguém a debater outras opiniões, por favor, abstenham-se de medar as vossas contra-argumentações porque eu não as pedi. Respeitem o meupedido, tal como eu respeitei as opiniões anteriores, mesmo não concordando commuitas delas.

O tópico é de rescaldo à maratona e não à minha opinião.
Obrigado.
 

tiagofernandex

New Member
"miguelcarromeu,

Eu só fiquei contente porque para o proximo ano como não vens, eu tenho mais 0,1% de hipotese de ir."

Este comentário até dá vômitos...! Shame on you... doh



Em relação à maratona, o meu feedback para a ORGANIZAÇÃO é que tem de pró ano fazer uma escolha, ou qualidade ou quantidade. O ano passado se não me engano foram cerca de 700 participantes, este ano 1200?? Não podia funcionar, não podia funcionar numa maratona que se faz conhecer por bons single tracks e por MUITOS single tracks.

Este ano a maratona tinha menos trilhos (ideia que tenho, sem certeza), depois da separação dos percursos, tirando os singles antes e depois do ultimo abastecimento, o percurso era palha, andar a subir e a descer só mesmo porque sim, para encher números no conta km, e o pior, muitos engarrafamentos nos trilhos, e em vez se se curtir nos trilhos, morria-se de tédio e quase se caía para o lado de tanta velocidade que se levava.
:( Se não fosse as inúmeras paragens que se fazia a meio dos trilhos para dar algum espaço aos da frente, ainda tinha sido pior.

Pró ano volto? Provavelmente não volto ao evento, mas voltarei com certeza noutra altura.
Deixo claro a todos que isto é uma critica construtiva e nada mais, estou aqui a falar numa boa :cheers:

PS: Também já coloco mais daqui a pouco o meu video :D


Cumps!
 

General Freddy

New Member
Viva a todos!

Como responsável pela organização, registo e respeito todas as opiniões aqui colocadas.

Naturalmente não podemos agradar 100% a todos... mas, damos 100% para agradar a todos, pelo menos nas coisas que conseguimos controlar... minimamente!

Assim esclareço o seguinte:

1- Banhos

Em 2013 foram 930 participantes e houve água quente para todos, mesmo que tivessem sido 1.200 (nº de participantes este ano inscritos) a água quente não faltaria.
A responsabilidade da eficácia do Pavilhão Multiusos é da Câmara Municipal de Tábua e perguntei a razão de ter faltado a água quente. Informaram-me que existe uma avaria, que desconhecia, nos paineis que aquecem a água e deve ter sido essa a razão de ter faltado a água quente;

2 - Percursos

a) O terreno no concelho de Tábua é muito diversificado, e se até aos 32 kms (fim do TRILHO DOS GAIOS) tivemos um tipo de terreno e relevo, a partir daqui alterou-se e naturalmente não podemos fazer milagres, mas ainda assim abrimos o espetacular TRILHO PEDRA DA SÉ, o da PEDRA MOIRA, o TRILHO NO-MEIO e reabrimos o TRILHO DO BOIÇO;

b) O mais difícil. para quem organiza, é idealizar os percursos de modo a encaixá-los um no outro e mais difícil ainda, depois de 8 anos, tentar não os repetir. Este ano decidimos que partiam todos para o mesmo percurso e só se separavam ao km 37, deixando a parte menos interessante e mais difícil para o final. Se tivesse sido ao contrário a opinião seria, com toda a certeza diferente, mas se assim tivesse acontecido os participantes da maratona iriam ter de ultrapassar os mais atrasados da meia-maratona e acontecia o que aconteceu em 2013, ou seja pessoas descontentes por essa situação;

b) Quando os abrimos e limpamos os Single Track´s, a nossa principal preocupação é torná-los 100% cicláveis e acessíveis a todos, principalmente aos menos dotados técnicamente, pois a segurança de todos os participantes está sempre em primeiro lugar e talvez por isso podemos regozijarmo-nos em 1.200 participantes não ter havido nenhum acidente digno de registo.


Podemos concluir que não é fácil agradar 100% a todos... mas, damos 100% para agradar a todos.
Sempre foi assim e, enquanto for o responsável por esta organização, sempre assim será!

Grande abraço a todos e até 31 de Maio de 2015!!!
 

miguelcarromeu

Active Member
General Freddy,

E é a tentativa constante de melhorar que faz com que se atinja a qualidade que vocês, diga-se, já têm ;)

Da minha parte, agradeço mais esse feedback e tenho a certeza que melhorarão o que já é muito bom.

Abraço e votos (do coração) de excelentes sucessos futuros nas novas edições de Tábua ;)
 

ricardobombeiro

New Member
como participantes nas ultimas 4 ediçoes anteriores e como elemento de outra organização digo....é impossivel não repetir os mesmos trilhos de umas edições para as outras , umas vezes para a direita outras para a esquerda lol mas teem k se repetir e especialmente se esses trilhos são excelentes como são o caso de Tabua , a quem tenha dito que depois da separação foi quase um tedio ...eu não percebo mt de btt mas dizer isso onde tinha aquele St da Pedra da Sé com aquelas vistas descer ao rio 2x e mais 2 St axo um bocado de abuso digo eu.

Quanto aos banhos tb tomei banho de agua fria é verdade e foi a 1ª vez em Tabua, mas tb vi mts meninos a ter pouco respeito pelos outros , pois eu entrei tomei banho sai ( e vim bem lavado lol)e vi alguns que ja la estavam e ficaram enquanto uns se molhavam e rodavam no chuveiro outros simplesmente estavam em amena cavaqueira....enfim.

Quanto aos tais 1200 atletas não sei se foram esse nº preferia ter - 100 ou 200 mas tb sei que assim tenho menos hipoteses de ter novo bilhete dourado pq para mim é para voltar...mas é minha opinião e cada um tem direito ha sua desde que não minta nem ofenda.

Continuação de boas pedaladas

Ricardo Marques
 

quileptor

New Member
Ainda novato nas andanças do BTT, tive a sorte de poder participar nesta maratona...ontem voltei a andar cá na terrinha e digo-vos que soube-me a pouco!!! Síndrome pós-Tábua?
Obrigado MK MAKINAS
 

General Freddy

New Member
O rescaldo de uma grande máquina, PAULO REMIGIO na página do facebook:


"Maratona MK Makinas - Tábua

Ontem vivi algo de especial!
Participei naquela que por muitos é considerada a melhor maratona organizada em Portugal ... apenas 62kms, mas dos quais quase 18 são em SingleTrack, quase totalmente abertos de raiz para o evento, com imensas pontes, drops, rampas, etc ... tudo ciclável, sempre em segurança .. e imensamente divertido .. que PARAÍSO de percurso para os amantes do BTT!
Grande trabalho da organização, também nos pormenores .. todas as subidas e zonas de travagem/força/perigo marcadas com placas informativas, zonas de animação com bandas, brincadeiras, público!, música ambiente! ... que loucura! Só visto!

O dia para mim era de diversão, mas também de treino, por isso impunha-se atacar a frente da corrida e assim o fiz, desde o km 0, sempre com o grupo da frente.
Mas como não há duas sem três (e neste caso, três sem quatro, lol) ... ao entrar num famoso "Single dos Gaios" toquei com o ombro numa pedra, falha-me a roda da frente ... e caí da ponte para dentro de água!!
Tive sorte pois os estragos foram mínimos, apenas algumas raspadelas nos joelhos e uma ligeira pancada no ombro esquerdo (de novo, lol) ... agarrei na bike, saltei para cima da ponte e segui no encalço do grupo da frente, que nesta altura eram quatro e seguiam a bom ritmo. O esforço de voltar à frente da corrida foi alto, mas lá consegui e por lá me mantive ... até me saltar o pé de um pedal (cleats gastos!) e perder a frente da corrida de novo! ... Nova recuperação, desta vez já em GRANDE esforço, mas lá me recoloquei outra vez .. irra que tava enguiçado, lol .. granda nabo, hehehe.
A 5kms do fim, o grupo era de 4 elementos, Eu, o
João Cruz, o Helder Miranda e um francês que costuma vir com um grupo de amigos todos os anos e aparentava estar em excelente forma ...olhamos os 4 uns para os outros e levanta-se a questão .. "epá, quem é que ganha isto afinal?" ... eu, pessoalmente nada fã de sprints em provas a feijões, rapidamente me voluntariei para ficar fora do pódio ... e por maioria decidimos oferecer a vitória ao João, que tinha vindo o precurso quase todo na frente a marcar um passo forte, cheio de garra, foi merecido!

Seguiram-se uma data de boas horas de convívio com amigos, muita boa disposição, um dia muito bem passado!
Obrigado ao
Tiago por me ter "desencaminhado" para Tábua!
... e vocês acreditam que este "doido" ... depois de acabar os 62km, agarrou na bike foi também fazer os 40?? LOL!"

Obrigado Paulo!!!
 

joao27

New Member
Novato nesta onda da BTT , no entanto já fiz algumas provas, aqui fica o meu rescaldo do evento:
Levantamento dos dorsais: simples e eficaz
Arranque: Pena eu não ter associado as perguntas com a ordem de partida, 9:40 já é uma pouco tarde e o transito nos ST estava mt
Marcações: Do melhor
Percurso: Muito bom, do melhor que vi até hoje, pena a dureza ficar para o final e não no inicio para estender o pessoal.
Organização:A um nível acima de tudo o que se faz em Portugal, mesmo para o nacional.
Reforços: No 1º só pão e agua, mas admiro a ideia, no 2º estava tudo 6 estrelas.
Segurança: Sempre em 1º lugar
Lavagem bikes: Excelente as maquinas de pressão, mas pecam nos suportes da bike, ou tinhas um amigo a segurar a bike ou lavava-se com a bike deitada, não deve ser difícil fazer suportes, para quem faz pontes......
Banhos:Mesmo partindo na box 3 banho em quentinho e mt pressão.
Almoço: Sou de perto, não almocei.


Conclusão:
Voltava pro ano?
Já voltei este domingo, e mais uma vez organização 5 estrelas.
Ate pro ano....

Parabéns a todos
 

General Freddy

New Member
Pedro, grande reportagem, algo que os Kedas já nos habituaram!;)

Este evento só termina no dia em que retirarmos toda a sinalização. Hoje vamos dar início ao fim da "8ª MARATONA BTT TÁBUA-MK MAKINAS".
 

Meskita

New Member
Vídeo do 8º BTT Tábua MK MAKINAS

[video=youtube;uZ2JxLTUp2Q]https://www.youtube.com/watch?v=uZ2JxLTUp2Q[/video]
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Este ano não pude estar presente mas já sabia como ia ser o rescaldo, fabuloso como sempre :)

A ver se me consigo juntar a um grupo de amigos que conheci em Março, os Kedas, uns nortenhos do caraças, boa malta, bem porreiros, não gostam nada da pinga não é amigo ACS ??

O primeiro ano que fui, 2011, apanhei a carraspana (maldito álcool), na segunda vez, 2012, ganhei a inscrição (fui o que mais comentou no tópico), em 2013 fui com mais 30 gajos (nunca mais faço isto), em 2014 já pago tive o batizado da minha bebe, como é óbvio a familia está primeiro

Em 2015 lá estarei com as minhas 3 meninas!! Marco já férias no final do ano e assim já não tenho contra tempos
 
Top