8ª Maratona BTT "FestivalBike/Òrbita" - Santarém - 20 Outubro 2012

carlosguerreiro

New Member
Aqui vai o meu rescaldo:
A organização esteve muito bem. No entanto, na minha opinião o percurso escolhido da meia-maratona foi muito fraco, muito alcatrão, poucas ou mesmo nenhuma descida técnica, muito rolante, arrisco-me mesmo a dizer que provas assim é ciclismo! Mas compreendo que com 2000 participantes tem de ser em estradões para não haver paragens e que mesmo assim ainda fiquei parado 2 vezes. Foi só a minha 3 maratona, mas para já esta fica no 3º lugar, preferi o Raid de Minde e a Rota do Lizandro. Mas como tal, os gostos divergem e eu gosto de provas mais técnicas.
Como conclusão a prova estava muito bem organizada, tendo como ponto de vista o número de participantes, comigo só falhou a sms com a classificação.
Para o ano, se for vou aos 80 que penso que foi mais técnica.
Realmente, como disse o Jlalmeida havia muito lixo no chão, também não achei correcto, talvez devia haver locais próprios para deixar cair o lixo após o abastecimento de água, e se a organização visse algum participante deitar lixo no chão sem ser nessas zonas seriam penalizados! Mas pronto, isto é uma prova e cabe a organização no final passar em todo o percurso para a limpeza.
 

jlalmeida

New Member
Isto já é um pouco off-tópic mas .. as minhas desculpas.

É claro que se aceita num raio de 100 ou 200 metros das zonas de abastecimento, aí a organização tem a obrigação de recolher aquilo que os atletas ali deixam, ali é a zona definida pela organização como zona de abastecimento. Claro que um tipo não bebe uma água ou duas ou três e depois carrega tudo no jersey até ao fim.
Não será tarefa fácil agora percorrer mas 100 kms a apanhar todos esses objectos.
Acrescento ainda que os indivíduos que o fazem aqui são concerteza aqueles que também o fazem por essas serras fora onde não raramente encontramos o mesmo tipo de lixo. É uma questão de hábito, educação, mentalidades ...

Cumps
 
Dos PORCOS pelos trilhos e outras coisas ...

Já não me surpreende mas, não é por isso que vou alguma vez aceitar a profusão de PORCOS a andar de bicicleta pelos trilhos.

Que no final dos eventos como este, lá vá alguém limpar os trilhos que outros JAVARDOS sujaram, até acho muito bem.
O que pode acontecer é que, baseados nisto, aumentem o número de BÁCOROS encartados, porque sempre podem sujar sabendo que alguém limpará por eles.

E ainda há quem defenda isso, baseado no facto da organização dizer que limpará os trilhos...

Não vou a eventos massificados, por vários motivos mas o principal é que, o mais provável é que eu, conhecendo-me como conheço e ao assistir a uma atitude de alguém a mandar lixo para o chão ou eu, ou esse PORCO, um de nós cairia da bicicleta.
Eu não sou nenhum herói mas a RAIVA que sinto dessa gentinha faz-me ter o dobro da vontade e da força.

Raios os partam
 

Solis

New Member
Olá bom dia

Deu-me bastante gozo, fazer esta maratona, apesar de não ter singles deslumbrantes e de ser algo rolante. A organização esteve bem, com boas marcações, bons abastecimentos e com profissionalismo q.b. Só tenho uma falha a apontar, inicialmente o site anunciava cerca de 1900m de desnível acumulado, agora fui ver e constam lá 1621m, no entanto o meu edge 800 registou 1180m. Já agora se alguém puder confirmar estes valores, agradecia.

Cumps
 

Heitor

New Member
Não deve andar muito longe da verdade. Eu gravei o percurso com o telemóvel (utilizando o Sports Tracker) e no final registou um acumulado de 1280m.
 

PASM

Member
quanto à questão dos porcos...

os lixo durante os trilhos não acho aceitável que lancem fora, não custa nada colocar no bolso de trás... não é por um segundo que perdem um lugar e normalmente é nas retas que se consome o gel/barras logo não há perigo de quedas.

as garrafas de agua lançadas depois dos abastecimentos líquidos não sou contra serem lançados para o chão, uma vez que ficam concentrados na mesma zona, é fácil recolher com aspiradores de vácuo... a organização poderia era colocar caixotes do lixo grandes daqueles da câmara durante 20 a 50 metros e eu seria dos que mandaria lá para dentro...

nós pagamos e bem para "poder-mos" mandar a garrafa fora nesta zona... lixo nos trilhos é facilmente evitado!

pediam aqui descidas técnicas, eu acho menos indicado na meia maratona porque estão pessoas a participar que só andam de bike de vez em quando logo poderiam por em perigo os mesmos e ou outros! para mim as decidas é estradões, subidas e singles aí sim pode-se por alguma técnica mas torna-se difícil com 1500 participantes em 46 km!
 

Marco_belo

New Member
Boa tarde pessoal!

Esta já é a minha 6ª participação nesta que já é considerada por muitos a melhor Maratona a nível nacional.

A fullsport tem-nos vindo a habituar a uma logística e organização de excelência. Sistema de inscrição e pagamento, entrega de kits em lojas próximas de nós, informação detalhada na nossa caixa de correio, contexto geográfico de meta e afins, marcações, staff extremamente atencioso, abastecimentos, almoço, etc.

Mas como em todos os eventos, existe sempre espaço para melhorar:

-A bolsa em que estavam os participantes da meia maratona devia de ser esticado para trás e estreitado, ficando com a mesma largura do corredor antecedente à partida para não afunilar dando azo a quedas e a todo tipo de confusões;

-O percurso da meia maratona foi muito pouco desafiante;

-A zona da chegada deveria ser um pouco antes para que todo o espaço depois da meta fosse maior. Após passar a meta a confusão era enorme, muitos participantes paravam logo ali congestionando aquela área que é demasiado pequena para tanta gente. Com uma área tão vasta que têm ao vosso dispor, acho desnecessário que assim seja;

-No espaço dos banhos julgo que deveriam de colocar muito mais bancos, uma vez que muitos participantes tinham que se sentar no chão para se vestir e, uma vez mais, o espaço permite que sejam reforçados os assentos.


São apenas sugestões para tornar ainda mais perfeito este evento de referência para todos os Bttistas.

Abraço e boas pedaladas,
Os Fincadas BTT Juncal
 
Last edited:

crex

New Member
Excelente prova, como é habito da fullsport um bom percurso bem rolante e tambem com um pouco de tudo o que é trilhos e umas boas subidas e algumas descidas. Para o ano á mais
 

Nuno Prazeres

New Member
Fui aos 40k.

O melhor: a marcação e permanente acompanhamento de pessoas da Organização a marcar o percurso. Do lado menos ciclístico o almoço.
O pior: banho frio e talvez o percurso pouco desafiante.

Fiz a prova com uma single-speed toda rígida. Das mudanças senti falta, das suspensões não.

Se me emprestarem uma bicicleta de ciclocross com guiador de BTT, para o ano levo-a lá e fico 100 lugares ou mais à frente do que faria levando uma BTT de suspensão total.

Quanto ao lixo, tenho ali o jersey todo pasteloso por ter consumido um gel e guardado a embalagem para não a deitar fora. Antes assim. A mim não me chamam porco! Mas que os havia e grandes, lá isso havia!
 

coutojp

New Member
Parabéns a organização, essencialmente porque ouviu as criticas do ano passado e corrigiu.
Tive o prazer de almoçar com o elemento da organização que idealizou a zona espectáculo do ano passado, tendo o mesmo reconhecido que deveria ter sido cortado os acessos laterais. Como tal este ano simplificaram a prova e salvo a ultima "parede" a prova teve um baixo grau de dificuldade.
A evitar os "tijolos e cacos" no chão e a zona de chegada um pouco mais abaixo.

Uma ultima palavra para os "porcos" que andam de bicicleta, ninguém quer que se chegue ao fim com as garrafas agua, mas as embalagens do gel e das barras não pesam nada.

Uma palavra de conforto também para o companheiro que caiu na descida a 5 km do fim e que foi transportado de ambulância, uma rápida recuperação.
jorge couto
 

Jon Lord

New Member
Boas

Pela quinta vez participo nesta prova, terceira na meia maratona, o que tenho a acrescentar é que foi a meia mais fraca de sempre, como foi feita acompanhado de amigos acabou por ser um passeio de domingo, com um resto de dia bem passado.
Trilhos muito fraquinhos, alcatrão, estradões e até um pequeno single onde estranhamente tive de parar, por congestionamento, abastecimentos e marcações como de costume, sempre muito bons e a logística do costume, acima da média para eventos deste tipo.
Enquanto puder não falho um ano, é sempre um prazer estar presente neste dia dedicado totalmente à bicicleta.
Quanto a um colega meu que caiu na ultima descida e que perdeu os sentidos, o qual penso que o COUTOJP se refere acabou por completar a prova em cima da bike apesar de um pouco dorido lá se conseguiu aguentar e está bem.

Um abraço
CSilva
 

tinric

Super Moderador
Eu nem era para escrever nada... quando não vamos acrescentar nada... podemos simplesmente não dizer nada :)

Mas cá vai...

Quase tudo acima da média... muito bom mesmo... como já foi dito antes... um dia dedicado à bicicleta... tudo do melhor...

Excepto o mais importante... a parte de andar de bicicleta... foi o meu primeiro e último ano...

Podia ter ido de casa até Santarém a pedalar... para fazer um trilho digno do nome de Single ao KM60... acho que isto diz muito senão tudo...

Mas isso sou eu a dizer... que não gosto de estradões nem de alcatrão... e com tanto de bom que a região tem e há-de ter para bom btt... "78 km" de estradão e alcatrão... para mim não... obrigado

(note-se que estou a ser excessivo quando digo 78km de estradão e alcatrão... mas tirando isso lembro-me de dois singles e de uma subida a pé... e pouco mais.)

Contudo... para cerca de 2000 participantes... para tudo o que envolveu o dia... acho que a organização está de parabéns... mas, como dizia um colega num outro rescaldo aqui ao lado... :) Para ficar perfeito é só despedir o gajo que desenha o percurso.

Abraço e parabéns por tudo, excepto o lamentável percurso.
 

xambreta

New Member
gostei do percurso. apenas a organização devia ter em conta o preço do almoço de 12 euros. e escandaloso. isso deve sr como a quinta da malafaia?
 

MGanhao

New Member
Participei pelo segundo ano e sempre gostei desta maratona, apesar deste ano o físico não estar a 100%, só tenho dois pontos negativos a apontar, os últimos 3kms naquele terreno bastante duro, a organização podia arranjar alternativa e o outro já não é culpa da organização mas sim da chuva, o terreno meio enlameado não dava para rolar bem! Abraço, para o ano tou lá outra vez!
 

EZrider

Member
Boas,

Pela primeira vez participei num evento deste tipo. Não por inscrição, mas antes por convite ( eramos 5 ) para fazer o mesmo percurso que os concorrentes e prestar os primeiros socorros ou chamar equipas de emergencia sempre que se justifique. Devem ter reparado nos coletes ;) Não sei se é normal terem este tipo de acompanhamento nas provas ou não, mas o resultado final penso que foi positivo.

Mas falando do percurso, apreciei alguns trilhos ( mas bastante curtos face a distancia total ) e da ultima descida, a única que se pode chamar de técnica. O que menos gostei, foram estradões e o muito mas muito alcatrão. Os estradões compreendo, pois com tanta gente, alguns deles sem preparação para 25 kms, quanto mais 40... Mas tanto alcatrão era de evitar.
Estava bem marcado e nunca tive duvidas do percurso, depois de ter ajudado um concorrente que ficou sem pedal fiquei para trás e fiz alguns kms sozinho sem nunca ter duvida do percurso.
No abastecimento, apenas lá vi águas e fruta, falaram em tortas de azeitão ( !?? ) já não apanhamos nada disso...
Felizmente que demos mais assistência "técnica" ( em furos etc ) do que "médica", ainda assim um colega ainda viu um tralho muito feio logo nos primeiros kms ainda em Santarem, mas o concorrente quis seguir mesmo a sangrar do braço, e ainda fez um belo curativo num outro numa curva para a esquerda em alcatrão mas com gravilha, em que tivemos de la ficar para acalmar o pessoal, porque era mesmo matreira. Pelo que soube, o caso mais grave, foi uma clavivula partida dos concorrentes dos 80kms.
Também me apercebi do pessoal mandar fora os plasticos dos geis e barritas em pleno mato, o que para mim me faz uma confusão enorme, pois sou capaz de chegar a casa com os bolsos cheios de plasticos e tudo melgado do açucar, mas no chão é que não ficam.As aguas ainda compreendo, por causa do volume ( e por causa disso mesmo sao mais faceis de recolher depois ) agora os pacotes amachucam-se rapido e bolso com eles. Mandar para o chão é que é javardice e sobretudo falta de educação.

Mais um ponto positivo, almoçar e depois visitar a feira, ou seja um dia em cheio dedicado ás bikes, e para o ano, em principio lá estaremos, tal foi a boa impressão com que ficamos.

Abracitis
 

Valas

New Member
Boas, foi o segundo ano que participei nesta maratona, fui para os 40km. Gostei bastante, foi mais facil :cool: do que o ano anterior, a organização fez um bom trabalho, trocar a zona espetaculo do ano anterior, que causou um engarrafamento de espera mais de 10 minutos, pela a zona do abastecimento no campo de futebol.
O ponto menos positivo :( é mesmo a chegada.... muito pouco espaço para muitos atletas... causa ali uma pequena confusão.
Até para o Ano.
Cumps
 
Top