8ª Maratona BTT "FestivalBike/Òrbita" - Santarém - 20 Outubro 2012

PASM

Member
Ora se no ano passado critiquei a organização no positivo e negativo, cá estou novamente para dar a minha opinião:

positivo:
Percurso mais curto, mas tb mais atractivo para os menos experientes... (apesar de eu preferir acima dos 50... mas 80 era muito :D )
eliminada a zona "espectáculo" e criada uma excelente zona de abastecimento, do melhor que tenho visto, o campo de futebol foi muito bem escolhido!
Percurso muito bem assinalado, cruzamentos controlados por gnr ou staff e as zonas mais arriscadas muito bem sinalizadas
Zonas de abastecimento bem guarnecidas
Não sei se foi assim para todos, mas não apeei por congestionamento (mesmo na parede nos ultimos 5 km :cool: )

negativo (mas pouco)
- se possível evitar a areia... as correntes não gostam nada dela misturada com lama...
- zona de chegada(depois da meta) "pequena" para distribuição de reforço... final misturada com classificações... estava bastante congestionado com alguma confusão!

Parabéns À organização e como tal lá estarei para o ano novamente!
 

pedropratas

New Member
quanto ao PASM concordo mas quero acrescentar mais um aspeto negativo:
- com mais 1500 inscrições, na zona de chegada (Meta) deveriam 2 ou 3 passagens.

Sem mais nada apontar.

Parabéns à organização!

Para ano lá estarei ;-)
 

fabioinacio

New Member
Boas,

Participei pela 1º vez nesta prova e onde conquistei o 1º lugar do Paraciclismo e também em geral por pontos da Taça de Portugal :)

Achei o percurso muito rolante, poucas altimetrias exceto a ultima subida da Meia Maratona e talvez foi muito alcatrão. O que mais detestei é os tijolos partidos em vários sítios, é isso que podia evitar pois houve muitos furos...

A organização está de parabéns pois receber mais de 2 mil participantes é um grande exemplar!

Não ha duvida que vou voltar lá no próximo ano ;)

Boas pedaladas
 

BikeTrepaTudo

New Member
A parede aos 6 km antes da meta, na meia maratona, podia ser evitada. Afinal quase todos a fizeram a pé... Há caminho para subir àquele cume sempre montado, sem ser por aquela parede, e não aumenta a distância percorrida.
Fica a sugestão...
 

lumat

New Member
foi a 1ª vez que fui e adorei. pra o ano lá estarei novamente. K203 deves ter o album como privado. não aparece nada no link
 
Boa noite!

Só tenho um reparo/critica a fazer à organização. Quem, como eu, decidiu fazer a maratona dos 40, mesmo estando inscrito nos 80, foi completamente descriminado na prova, resumidamente, negaram-me acesso ao controlo dos 40, recusaram-se a reconhecer a minha passagem nas zonas de controlo dos 40, não tive direito a tempo nem classificação.
Relativamente ao percurso, em qualidade, achei estes 40 inferiores ao percurso dos 80 do ano transacto.
Relativamente ao restante, estava tudo muito bom, desde marcações, abastecimentos, tortas de Azeitão (muito bom) ... etc etc
 

jlalmeida

New Member
Esta é a minha 3ª participação. A organização fez o que lhe competia, tem inscrições e patrocínios foi gerir e já está. Parabéns porque me parece que correu bastante bem.

Se a minha participação me agradou e a organização está de parabéns o meu sinal negativo vai para dezenas ou talvez centenas de atletas. É verdade meus caros , eu não sou exemplar mas sinto alguma vergonha de ser confundido com esses PORCOS, verdade PORCOS que despejaram centenas de embalagens de toda a espécie por todo o percurso dos 82 kms que eu percorri. Acreditem que vi um individuo deitar fora o próprio bidão para colocar no suporte outro que tinha nas costas e lhe devem ter fornecido no abastecimento. Outro individuo que tinha nas costas do jersey "Lagos de Covadonga" , absorveu o seu belo gel e enviou a embalagem para o meio do mato. Pelo menos deixava-a no caminho para que fosse recolhida pelos "escravos". Acreditem que não imaginava ver tanta falta de civismo da parte de pessoas que se imagina serem defensores e protectores meio onde tantas vezes buscam o prazer de pedalar.
Uma palavra também para a organização que agora tem de deixar tudo como estava antes deste "vendaval".


Boas pedaladas.
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Pela primeira vez fui a Santarem participar neste evento.
Fiz a meia maratona, pois nao queria chegar muito tarde para ainda ir almoçar e voltar para a exposiçao.
No geral gostei bastante, tudo bem marcado desde a partida ate a chegada.
Abastecimentos 1 com bastante opçoes, e 2 pontos de agua, para a distancia chegava bem, isto no meu entender.
O percurso bastante rolante, sem grande dificuldade tecnica e fisica, por acaso nunca tinha apanhado um percurso assim em nenhum evento, foi diferente. Talvez um pouco de alcatrao a mais.

Apesar de ter gostado bastante, nao voltarei a participar, pelo menos na meia maratona, pois e acho que nisto é que a organizaçao falha, e pelo que me disseram é sempre assim, nao vejo nenhuma necessidade de fazer 2 partidas, pois o pessoal faz ali perto de 50mt quase a morte, ou seja o pessoal que chegou cedo fica na frente e depois tem que levar com o pessoal que vem de tras sem terem atençao nenhuma nem conseguem ver que se vai parar logo causando algumas quedas.
Para mim nao vejo nenhuma necessidade de fazer 2 partidas.
Fazer tambem a partida logo a subir bastante tambem acho um pouco de mau gosto, mas pronto faz se, para mim o que falha mesmo sao as 2 partidas para a meia maratona.
Poderei voltar mas para fazer a distancia maior, pois aqui nao se verificou quaisquer problema na partida.

Durante o percurso passei por dentro de 2 ou 3 poças de agua e molhei um colega, na altura nao falei pois tambem ia bastante concentrado e com a ''corda'' no pescoço, tinha que ir a controlar o terreno e o bpm pois hoje o percurso foi feito a uma media de 184bpm isto para uma maxima de 188bpm onde cheguei a atingir196bpm, mas fiz questao de esperar na chegada mais um pouco para ver se ele chegava e pedir desculpa, assim foi consegui ve lo e pedir pessoalmente desculpa.
 

kreisp

New Member
Eu tb gostava de ter encontrado o camarada BTTista que me mandou ao chão, numa descida depois de um cotovelo à direita, cerca do km 6.
Mas não era para o cumprimentar...Mas foi tudo tão rápido que nem o vi bem.
Senti o toque no guiador e qdo dei por mim, já estava a malhar.
Felizmente, não me enrolei muito e consegui continuar.
 
Não participei, mas pelo geral dos comentários parece que o balanço é bastante positivo.
Ainda bem, quando assim é o pessoal sai satisfeito…
Já aqui vi chamar PORCOS a colegas BTTista que participaram neste evento, um evento que não é assim tão barato. Não estou a ver qualquer atleta numa prova destas que luta por um bom lugar a guardar o lixo consigo. A organização tem por obrigação limpar todo o trajecto e certamente que o vai fazer, por isso, deitar seja o que for no trajecto á partida sabemos que vai ser limpo, claro que não deve ser atirado ao mato ou fora deste. Chamar PORCOS talvez seja muito forte.
 

Nuno Paula

New Member
bem para já saudações a todos os bttistas, este ano nao fiz a prova, pelo que sei acho que a prova foi minimamente bem conseguida por parte da organização a ver que foram à volta de 2000 participantes, o unico reparo menos positivo que tenho a fazer à organização é no 2º abastecimento de liquidos algumas situações que podiam ter sido evitadas, primeiro passa pelo local onde se encontravam as aguas, estavam muito em cima da viragem para a esquerda e os atletas que vinham com ganas de apanhar aguas das duas uma, ou apanhavam a agua e seguiam em frente ou simplesmente com a atrapalhação de ver a viragem nem para a agua tinham tempo de olhar, a reparar também que estavam lá as duas senhoras das aguas mas não estava ninguem do staff a informar que ali tinha que se virar, fui eu que estive naquele ponto e no fim de ver alguns atletas a se enganarem tomei a responsabilidade de os ir informando que tinham que virar. aos 2 colegas que ali literalmente se embrulharam com o alcatrão e no fim de terem umas esfoladelas, as suas melhoras!:p
 

jlalmeida

New Member
Pois olha trindade97 . Aquilo que disse não tenho pejo em repetir. Uma coisa é carregar com o lixo durante todo o percurso , outra coisa é largá-lo por todo o percurso, carradas de lixo. O facto de o evento ser caro não quer dizer que as pessoas deixem de ser menos civilizadas. Quando visitas a parque-expo deitas o lixo para o chão só porque é uma zona cara?
Eu não perdi lugares porque carreguei com as embalagens e os bidões, não fiz melhor porque não tive pernas e os casos que referi não lutavam para os lugares de topo.
Tens de me desculpara mas por continuarmos a cultivar esse tipo de mentalidades é que continuamos a ter o que merecemos. Quando desculpabilizamos o que é indesculpável com argumentos desses, onde iremos parar.

Mas desportivamente falando também foi um bom evento e isso também é importante.
Tenho uma pequena dúvida. Alguém me sabe dizer se o percurso da maratona dos federados foi de 78 kms como é referido nas classificações?

Boas pedaladas e muito civismo nos trilhos para que continuemos a ter zonas para pedalar. :confused:
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
Sou de todo de acordo com o jlalmeida
Pelo meu testemunho no meu primeiro post neste rescaldo dá para ver que eu tentei ir mesmo sempre no limite e nem por isso deixei quaisquer lixo nos trilhos.
So na zona do ultimo ponto de agua larguei a garrafa talvez uns 30m depois do local onde as estavam a entregar. Penso que seja aceitavel, mas mesmo assim ainda fiquei um pouco como que a consiencia pesada, talvez nunca o volte a fazer em lado nenhum.
 
Top