7ª Maratona BTT Rota Do Baixo Mondego - Abrunheira

tocxibike

New Member
Antes de mais quero aproveitar para agradecer os comentários aqui postos, sendo estes importantes para crescer como em tudo na vida.

Quanto a alguns comentários ( questões ) que aqui foram postos posso tentar responder a alguns, mas quero desde já agradecer a quem já respondeu a algumas questões.

Os tracks dos percursos foram postos dois dias antes da prova.

As pinturas feitas no pavimento foram com cal coma aqui já foi dito.

Quanto a situação da prova federada quanto a mim é e será uma eterna questão.

Quanto ao valor das inscrições que foi falado, umas das grandes razões que os federados pagam menos no valor de inscrição é pelo motivo de os federados já não pagarem seguro e os da promoção terem um seguro de alta competição no valor de 3 Euros.

Um obrigado a todos os presentes no BTT de Abrunheira e a quem esteve envolvido na organização deste BTT.

Rui Silva
 
Last edited:

KorpoActivo BTT

New Member
Boa tarde a todos,

Foi a primeira vez que fomos a esta prova e gostei muito. Dificuldades QB; bons ST; estradões, etc, etc, um pouco de tudo. Prova bem marcada; partida a horas; bons abastecimentos na meia maratona ( foi a que fiz ); água quente, etc. Em suma um prova a repetir para o ano.
Quanto às classificações na promoção acho que faz todo o sentido existirem classificações por escalões ( nem vejo razões para o não fazerem ), visto que só assim há alguma "verdade" nas mesmas, é mais justo existirem classificações por escalões. Quanto ao argumento do valor dispendido nos premios devido à abertura de mais escalões, eu não concordo, pode-se dar medalhas ( cerca de 3.50 euros ); diplomas ( 0.50 euros ), etc, etc. Acho que não seria por ai que iriam gastar muito dinheiro e quem sabe não teriam mais inscrições com a abertura de escalões!!!!!!!!! É que se tivessem mais inscrições compensava ( financeiramente ) a abertura.
Não fiquei para o almoço mas sei que houve alguns "stresses" com a classificação feminina da promoção e atribuição dos premios!!!!!!! Atenção que estas provas sem a promoção ( masculina e feminina ) não se realizam. A promoção é importante e deverá ter o respeito que merece por parte das entidades oficiais. Mesmo sendo poucas atletas do sexo feminino na promoção merecem ser respeitadas!!!!!!! Atenção que a organização não tem culpa mas não pode dizer Amen a tudo só porque vem da entidade oficial. É apenas a minha opinião pessoal.


Korpo Activo BTT

Nuno Monteiro
 

tocxibike

New Member
Nuno como um dos responsáveis deste BTT em causa posso dizer que concordo na intedra no que referes atrás.

Quanto a mim a grande fatia dos BTTistas a nível nacional e o grande grosso são sem duvida o pessoal da promoção, que vêm para se divertir, conviver e passar um bom domingo e de preferência almoçar bem e uma pequena fatia vêm para competir.

Sendo estas pessoas muito admiradas e respeitadas por mim e acho darem a este desporto uma cor diferente ao BTT, sendo a promoção tb uma rampa de lançamento para a competição.
Quanto aos prémios será uma situação a rever ou a pensar com tempo para o próximo ano.

Bons treinos

Rui Silva
 
Foi uma boa prova, com tudo no sitio...Parabéns

Quanto á questão da promoção, acho que está muito bem assim, quem aspira a prémios que vá para a competição.Aí tem as várias classes e pode lutar de forma mais digna por um prémio a correr juntamente com os da sua idade. A promoção é uma classe aberta a todos, onde como o nome indica serve para promover o nosso desporto, onde a "caravana" monta a tenda existe sempre alguém que gostava de fazer a prova, mas como não é federado, até tem na promoção uma porta que se abre, quem diz que para ser um grande atleta....Agora se numa maratona aí do zé da esquina, que não conta para os campeonatos regional/nacional/ibérico/europeu ou mundial, se tiverem oportunidades de oferecer mais uns prémios e dividir os escalões, porreiro, a malta agradece....
 

AJMS

New Member
Mais um ano que a Maratona realizada na Abrunheira manteve o que já se esperava, bons trilhos boas marcações boa organização, de minha parte não encontrei nada de relevante que possa apontar.
De salientar que o percurso dos 40kms abrangeu os melhores singles da zona o que é sempre bom.

Em relação ao que têm debatido, de haver uma introdução de bttistas federados a competir para um regional e sendo a 1º vez que esta e outras organizações da zona aderiram, devemos dar uma margem de manobra às mesmas organizações pois para elas também é uma novidade e certamente vão adquirir experiencia neste 1º ano e certamente corrigir o que possa correr menos bem.

Relativamente aos prémios dados os federados a mim não me causa problema nenhum alías não sendo eu federado nem tenho que me meter em tal assunto pois eles lá têm as suas regras que não me dizem respeito, as contas que eu faço são diferentes, que ofereciam estes eventos em anos anteriores em que não tinha a prova conjunta de federados? e quanto paguei este ano e vou pagar/relação de prémios promoção dados.
Cabe às organizações analizarem e decidirem em edições futuras, pois para mim elas são sempre soberanas nas suas decisões assim como cada Bttista é soberano na sua decisão de ir...ou deixar de ir.

P.S: Claudio, quanto à tua opinião eu respeito mas não concordo, se assim for porque raio se tira tempos na promoção....se para competir devemos ir para federado então escusava-se de fazer eventos cronometrados na promoção e passava tudo ir a ritmo de passeio, mas para mim ritmo de passeio já tenho aos FDS não preciso de eventos organizados e pagar para isso.
 
Last edited:

Vhl

New Member
Bom dia,
Foi a primeira vez que pedalei na zona da Abrunheira e adorei. Tem trilhos, zonas espectaculares.
Achei o trajecto muito bom.
Quanto a questão dos federados/promoção fica ao critério das organizações. Não é fácil, gerir muitas vontades, mas de certo que as organizações fazem sempre o seu melhor e têm e terão em conta muitos dos comentários.
Parabéns à organização.
Para o ano conto voltar.
Vitor Lopes
 

tocxibike

New Member
Quanto a questão Federados / Promoção volto a repetir o que disse ontem será uma eterna questão porque cada cabeça pensa a sua maneira, mas claro que respeito todas as ideias desde que claro não se falte ao respeito a ninguém, esse sim será sempre um dos meus princípios e respeitar e dar valor tanto aos federados como aos da promoção.

Mas claro que tb tenho a minha ideia e opinião como todas as pessoas.

Rui Silva
 

cesarazul

New Member
Quanto a questão dos federados/promoção fica ao critério das organizações. Não é fácil, gerir muitas vontades, mas de certo que as organizações fazem sempre o seu melhor e têm e terão em conta muitos dos comentários.

Ora aqui está uma opinião sábia, de alguém que sabe do que fala e sabe como custa tentar agradar a gregos e troianos....
 

Nuno Rodinhas

New Member
Olá,

mesmo tendo percorrido só 40kms dos 60 q eram da maratona, adorei, mesmo a minha condição física ter subitamente "cortado" a vontade de fazer os 60kms.
Já ñ sei quantas vezes vou aos eventos da Abrunheira, e cada vez gosto mais!
Q trilhos fantásticos!!!
Pedir mais é dificil. Se a ideia do atleta de BTT sendo ou ñ federado é curtir uns trilhos, sejam a 20 ou a 40km/h, o q importa os prémios??
Vão aos eventos pelos prémios ou pelos trilhos?
Ultimamente parece existir uma grande confusão nesse aspeto...

Abrunhos, façam eventos com ou sem federados, aí estarei. Cada vez gosto mais da vossa seleção de percurso!

Parabéns!!

Nuno Tinoco
 

Zé Tiago

New Member
Boas.
venho aqui deixar a minha opinião da maratona, assim, como prova, gostei dos ST, e de todo o traçado no geral, fiquei a conhecer uma zona por onde nunca tinha andado, e eu aqui tão perto, mas quero é agradecer ao homem da Camarneira, penso que Luís Tomé, que depois de eu ter partido a corrente, me cedeu o elo de engate para eu poder continuar, Obrigado Luís, quanto a classificação, acho que se começarmos a criar classes para tudo, qualquer dia somos todos primeiros, no entanto sempre que possível, acho que se podia fazer, pois todos gostamos de enquadrar entre iguais, e não misturar os "putos" com os Homens de barba rija, estou a brincar.
Parabéns e contem comigo para o ano.
 
AJMS- A promoção sempre foi e sempre será assim....É uma classe aberta a todos, no que representa a ideia da competição, é uma classe para trazer novos atletas para a competição....Se queres andar ao domingo a tirar tempos, ou vais a eventos que não contem para campeonato algum, ou sujeitas te a correr com várias idades, ou tiras a licença desportiva e corres na tua classe....A promoção é para todos....

Isto acaba por trazer um pau de dois bicos para as organizações....Ou se monta uma prova em que se agrada a gregos e troianos, o que é impossivel, ou corre-se o risco de as pessoas começarem a afastar-se de ano para ano, devido a se dar "mais valor" aos atletas federados do que aos "outros" que são a grande massa do pelotão...Isto é o risco de se introduzir uma prova num campeonato, pois as provas para campeonatos, tornam-se nisto mesmo, uma COMPETIÇÃO...e o que pode acontecer no ano seguinte é não virem ao mesmo evento um grande numero de pessoas que vieram este ano, se sentiram "injustiçados", não sei porquê.....O que eu noto nestes rescaldos todos que costumo ler aqui, é que a maior parte das pessoas não sabem onde andam metidos, nem como as coisas funcionam, e é muito facil vir aqui e dizer que não tive prémio....o percurso tem pedras, tinha subidas ou descidas, havia muito pó ou lama....Mas afinal querem o quê quando escolheram praticar BTT(Bicicleta Todo o Terreno)...

Acho que na minha opinião, os principais e primeiros criticos(não só aqui neste evento), deviam pensar mais na bicicleta e como usufruir dela da melhor maneira, como tirar prazer em andar de bici e curtir, e pensar menos em treinos do zé galinha e nas tentivas falhadas domingo após domingo em conseguir ganhar um caneco....

Eu neste evento tive o meu prémio...UMA GRANDE DOSE DE BONS TRILHOS....

P.S. Podem me dar nas orelhas á vontade....Já são 20 anos de BTT.....
 

Pedro_Carvalho

New Member
Claudio,

Eu estou completamente á margem desta discussão. Para mim pouco me importa a classificação e vou pura e simplesmente para dar o meu melhor e acima de tudo divertir-me. Quando quiser ganhar taças torno-me federado, apesar de achar que como qualquer pessoa que paga uma inscrição deverá ser recompensado caso tenha bom resultado. Mas estou completamente em desacordo com o que disseste, designadamente:

"é muito facil vir aqui e dizer que não tive prémio....o percurso tem pedras, tinha subidas ou descidas, havia muito pó ou lama....Mas afinal querem o quê quando escolheram praticar BTT(Bicicleta Todo o Terreno)...

Acho que na minha opinião, os principais e primeiros criticos(não só aqui neste evento), deviam pensar mais na bicicleta e como usufruir dela da melhor maneira, como tirar prazer em andar de bici e curtir, e pensar menos em treinos do zé galinha e nas tentivas falhadas domingo após domingo em conseguir ganhar um caneco...."

O teu ponto de vista para mim torna imutavel a evolução e melhoria deste desporto. Se praticas ha varios anos btt sabes que mesmo ao mais alto nivel os percursos são bastante diferentes (e melhores na minha opinião) do que eram antes assim como a compertição (saudavel) entre amigos é o que de facto faz haver atletas a sério. Nem todos nós somos federados aos 8 anos por isso evoluimos e conhecemo-nos a nós proprios através da competição com os amigos.

" pensar mais na bicicleta e como usufruir dela da melhor maneira" é precisamente o que se faz neste forum e muito bem! O Forum é para discutir e partilhar opiniões , seja para elogiar ou criticar e ou mesmo aprender.
 

RSantos

New Member
Rui Silva:

Para o ano, exijo um escalão só para quem tiver 42 anos (Ribeiro...estás fora..:pipocas:), feitos em Fevereiro, que more em Alfarelos (já agora, na minha rua - Rodinhas...estás fora...:rotfl:)e seja sócio do GLORIOSO.:podio: (Girão..estás fora..:cl:). O prémio pode ser umas férias no Mónaco...:cool:

Amigo....grande prova, como sempre!
 

AJMS

New Member
Claudio Dias said:
ou corre-se o risco de as pessoas começarem a afastar-se de ano para ano, devido a se dar "mais valor" aos atletas federados do que aos "outros" que são a grande massa do pelotão..

Cláudio, é esse ponto que me preocupa mais, e agora tocás-te na ferida como sabes não são os troféus que eu estou preocupado pois eu sou bttista de FDS.

mas de ano para ano as estatisticas estão contra alguns eventos na nossa zona e fico triste com isso, será só da crise? espero que seja só disso e que passe rápido.
 

RSantos

New Member
Já que isto está tudo em "off-topic" e sem ter nada a ver com este evento....e uma vez que o Cláudio e o meu amigo AJMS abordaram a redução do número de participantes em eventos, deixo a minha visão da coisa. Do que converso com colegas, vejo e analiso todas as semanas, os motivos de tal redução são:

- Gestão do Orçamento familiar de cada participante (gastos com as provas);
- Aumento dos preços de participação;
- Opção (por motivos vários..dinheiro, familia, outros compromissos..) de apenas participarem, num evento por mês;
- Motivos profissionais (turnos, mundança de emprego...)
- Eventos próximos geográficamente e realizados no mesmo dia ou com pouca diferença;
- Dificuldade crescente das provas, quando comparadas com edições anteriores (provas que passaram de altimetria 200/300...para 800/900...)
- Falta de preparação física para essa mesma dificuldade.
- Aumento das distâncias das provas (de repente...terminaram as provas de 30/35 km's. Quem se quiser iniciar ou não estiver tão preparado, raramente já encontra um evento com essa distância e dificuldade reduzida / média - o factor psicológico de fazer 40/45/50 km's ainda mexe com muitos....e não vão)
- Falta de conhecimento dos praticantes (que pensam que, por haver prémios ou a prova contar para Taças, não podem participar ou admitem logo que a prova vai ser dificil..e não vão).
- Falta de motivação ou aspectos psicológicos.

Vá...alguém que crie um tópico noutro lado (deve ser para o 95º sobre este tema...e sobre prémio e federados..etc..o 124º :) :)).

Abraço para todos.
 
Para acabar com o "off topic".....Só quero dizer que para uma prova a contar para o campeonato regional, o modelo é este, isto foi uma prova para campeonato, com as classes de competição para federados(obrigatório), e com a promoção aberta a todos os não federados a correrem todos juntos...É assim que mandam os "estatutos", sempre foi e sempre será....Agora cabe aos organizadores, da abrunheira e não só, pois passa-se o mesmo noutras provas federadas, se este modelo é vantajoso ou não para eles, porque admito que infelizmente as provas federadas têm menos gente de ano para ano....A maior parte das pessoas não sabe ao que vem, e depois critica o facto de não ter prémios por escalões na promoção....A promoção até funciona sem licença desportiva, o que é bom para as organizações, pois é a que leva a maior fatia de pessoas, porque já houve em tempos provas que para participares na promoção precisavas de estar federado....

Só quero fazer entender o meu ponto de vista, e isto é a minha opinião pessoal, uma prova federada tem a promoção para não federados e correm todos juntos, e tem as diferentes classes por idades, somente para federados.....Como disse atrás, cabe ás organizações saber o que é melhor para eles, mas também cabe a nós saber o que quer e aonde vai...
E quanto a mim, abrunheira federada ou não, só não poder, eu estou lá....

P.S. Só não consigo entender alguns rescaldos logo no inicio... Pedras escondidas nas ervas??? muita pedra no percurso??? Brita??? Isto faz parte do BTT....
Estou bem lixado, eu que ando a escolher percursos para uma prova que se vai realizar em outubro, onde a meia maratona se vai fazer toda na serra da boa viagem....O que faço ás pedras???
Pessoal, andem mais de BTT, e vão ver que essas pedras "desaparecem"....
Boas voltas
 
Top