6ª Rota BTT das Cebolas - Castêlo da Maia - 9 Set 2012

brn85

New Member
Boas,

Deixem aqui o vosso rescaldo deste evento.

Apenas alguns reparos à organização. Não sei o que se passou com as marcações nos primeiros quilómetros, mas não se viam fitas nenhumas!
Eu já conhecia o percurso naquela zona e foi o que serviu para orientar muita gente. Mas só vi fitas depois do KM 3.
Outra coisa que me apanhou de supresa foi não haver classificações nem controlos. Não era isso que estava escrito no regulamento. Já sabia que era um persurso sem cariz competitivo, mas deveria haver um registo de tempos. Isto levou por exemplo a que eu passasse um participante e depois tive de o voltar a passar à frente...
Outra coisa que achei, no mínimo, perigosa, foi o facto de em algumas passagens em estradas haver pessoas da organização a mandar parar os participantes! Para quem vem a dar o máximo numa descida, está à espera que as pessoas que estão na estrada mandem os carros abrandar para nós passar-mos e não o contrário. A ser assim não era preciso estar lá ninguém, bastava uma placa a dizer "STOP" e a gente parava, digo eu.
Outro reparo a fazer é sobre o abastecimento. A ideia de colocar os alimentos divididos num saco é boa, mas a quantidade é que deixava muito a desejar.
Depois de 20KM de esforço esperava um pouco mais. E não fui o único a ficar surpreendido...

Mas a organização teve muitos aspectos positivos concerteza, e uma das coisas que promete é a cobertura fotográfica.
Ficamos à espera delas!
 

NewDevil

New Member
O passeio foi bastante agradável, pena foi o excesso de pó que havia no percurso, mas a simpatia da organização e as excelente sandes de porco no espeto compensaram...

2 reparos: as fitas de marcação deviam ser numa cor mais visível e é preferível marcar o inicio para mais tarde, do que começar com 30 min. de atraso...

Agora ficamos aguardar as fotos!

Abraço
 

ohnigres

New Member
Pequeno reparo, além do que já foi dito e que sublinho.
Relativamente ao segundo "reforço", do ponto de vista nutricional não foi muito bem conseguido.

Se queriam dar algo simples, então davam bolchas do tipo Maria e uma banana ou laranja. Sempre se coadunava com o tipo de esforço que o btt exige.

Cumprimentos.
 

evm

New Member
Tendo sido a Rota das Cebolas anunciada com algum aparato, como um grande evento de BTT, nomeadamente por incluir várias actividades extra que decorreram ao longo do fim de semana, para além do passeio de BTT, foi com um misto de expectativa e apreensão que participei.
Não vou falar das actividades extra, até porque, dessas, só assisti ao espectáculo de sábado à noite. Reconheço bem a importância dessas actividades paralelas como forma de envolver as populações, mas concentrar-me-ei aqui, essencialmente, apenas naquilo que mais interessa ao bttista participante e que é o acontecimento central da Rota: o passeio de BTT.

Num espirito de boa fé e de critica construtiva, tenho pois a dizer o seguinte:

O primeiro reparo que tenho a fazer é sobre o atraso de 25min que a partida sofreu. Mais grave ainda do que o atraso em si, foi o facto de o locutor não ter tido o cuidado, em nenhuma das suas duas intervenções, de justificar o atraso ou apenas dirigir um breve pedido de desculpas à massa de bttistas que aguardava (im)pacientemente na partida.

O passeio desenrolou-se através dum traçado excelente. Muito rolante, com pequenos troços de asfalto a fazer as interligações, e com um nivel de dificulade mais para o baixo do que médio. Foi pena não ter os 40Km previstos inicialmente.
As marcações foram de qualidade abaixo da média. Nos trilhos o número de fitas sinalizadoras era, em geral, em numero suficiente. Já na estrada, nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas, a sinalização era inexistente ou pouco visivel. Eu perdi-me duas vezes e presenciei inumeros outros colegas do pedal também às voltas à procura das indicações de direcção. Uma delas foi logo antes dos 3Km. No fim da prova dei conta que esta era uma das queixas mais comuns entre bttistas.

Os abastecimentos foram os piores que já vi numa prova de BTT. Apesar de não ser um bttista muito experiente já fiz algumas dezenas de provas, e nunca me deparei com abastecimentos racionados - no abastecimento sólido e liquido (o único deste género que havia) os bttistas tinham direito a 1 garrafa de água, 1 maçã e um bolo pequeno (queque), 3 items que eram fornecidos num saco plástico fechado com um nó.
A qualidade deste abastecimento, como já foi referido pelos comentadores anteriores, também deixou muito a desejar.
No fim da prova, simplesmente não havia (como é costume haver em todas as provas) água à discrição dos bttistas. Quem quisesse beber (e o calor era muito) tinha de pagar.

Não tenho nada a dizer da lavagem de bikes, que estava ok, nem dos banhos.

Ao contrário do que o Regulamento referia, não houve registo de tempos (pelo menos não vi ninguém da organização a tomar nota disso). Embora se trate dum passeio, sem cariz competitivo, é sempre de bom tom cumprir o Regulamento.

Finalmente, uma observação que é extensiva a todas as organizações.
Quando se anuncia que o pagamento da inscrição dá direito a dorsal + banhos + seguro + etc....+ almoço, devia haver algum cuidado com o que se entende por "almoço".
Para a maior parte das organizações (e digo mesmo a maior parte), "almoço" corresponde a uma refeição quente que se come de faca e garfo. No entanto, recentemente, tem surgido alguns eventos onde o termo "almoço" é usado também para referir uma refeição constituida por sandes. No caso da Rota das Cebolas foram duas (2) sandes e não mais que isso. Como é óbvio, tratam-se de dois "almoços" muito diferentes, facto inquestionável que é independente de se os bttistas se importam com essas diferenças ou não. E é exactamente por se tratarem de coisas muito diferentes que penso que devia haver um pouco mais de transparência neste assunto, de forma a que, quando lermos a palavra "almoço", não terminemos a comer gato por lebre.

Muitos dirão que, apesar de todas estas falhas, esta foi um prova que deu um jersey a cada bttista por um preço de inscrição de apenas 15€. É verdade. Admito que poucas ou nenhuma outra prova oferece um jersey por tão pouco dinheiro. Foi também um evento de três dias com muito para oferecer para além do pedalar em trilhos. No entanto penso que é um erro crasso pensar que toda essa oferta pode compensar falhas em aspectos tão básicos e fundamentais como aquelas que enunciei acima.

Termino enviando um grande abraço aos amigos do CBK Confraria BTT, na esperança de que aceitem bem os meus comentários menos positivos.
 

nmt

Active Member
Considerando que o evento não apresentava um cariz competitivo mas sim lúdico e de são convívio entre os participantes, incluindo um programa variado ao longo do fim de semana, penso que foi bastante agradável. Relativamente ao percurso, gostei bastante, acessível mas com muitos single tracks, fugindo muito ao asfalto e ao paralelo. Apenas o muito pó foi um obstáculo. Relativamente ao abastecimento, apesar de parco, se pedissem mais, como foi o meu caso, havia. Acho é que estava muito próximo do fim. O porco estava excelente. Foi um domingo agradável e para o ano lá estarei.
 
P

pesoamais

Guest
Boas, embora seja um principiante destas lides, já participei em outros eventos e concordo com o que já foi dito anteriormente relativamente ao abastecimento e ás marcações.Logo no inicio parecia um engarrafamento na VCI,tudo parado, só passava um de cada vez. Depois e quem costuma andar por aqueles trilhos, era vê-los a cortar caminho. Os pontos de controlo teriam servido para que toda a gente seguisse os mesmos trilhos,embora a prova não fosse de caracter competitivo, não sei qual é a mentalidade destas pessoas, só para dizer que chegaram na frente? Como disse no principio sou principiante, a minha bike é vulgar, mas sigo o que está marcado.Um bem haja aos organizadores, mas permitam-me que lhes diga o seguinte: esta já é a 6ª edição, julgo que certas falhas já deveriam ter sido limadas.
 

brn85

New Member
Muito boas fotos! Obrigado pela partilha!

Além dos fotógrafos da organização havia outros. Oxalá todos as patilhassem.
 

edununo

Well-Known Member
Gostei bastante. Um domingo bem passado. O percurso era acessível a toda a gente o que também é importante pois nem todos somos prós.
As marcações poderiam estar melhores (a cor das fitas principalmente) e o pó excessivo em algumas zonas incomodou um pouco. De resto adorei. É para repetir.

Estou a gostar das fotos. Obrigado pela partilha.
 

Deveza

New Member
Em geral, gostei do passeio. Bom preço com jersey garantido.
Um percurso bonito e muito ligeiro de 31 km com o último abastecimento fraco ao km 22.
Um louvor ao primeiro fotógrafo só falta a assinatura nas fotos.
Parabéns a todos os intervenientes e até 2013.
 

bck

New Member
Boas!

Desde já obrigado pela excelente manhã do passado Domingo!
Apesar de ter ido sozinho e não conhecer ninguém diverti-me à grande, podem contar comigo para o ano que vem!
Relativamente aos aspectos menos bons já citados não posso fazer grandes comentários porque, sendo eu um amador nestes lides, este foi o primeiro passeio do género em que participei.
O pó foi um adversário sem dúvida, as marcações tirando uma ou outra indecisão bastou um olhar mais atento para encontrar o caminho correcto.
Por fim o almoço: o meus amigozzzzzz 2 sandes não são almoço :D, tive de comer 4 para me sentir mais ou menos satisfeito ;) mas por 15€ e com direito a Jersey incluído foi bem porreiro.

Cumprimentos.
 

Lobito

Member
foi a minha primeira cebolada em terras:D:p da minha cidade natal. Um percurso que vou usar como pista de treinos. Grato por um Domingo bem passado.
 

veeduuu

Member
Boas pessoal estas fotos estão muito porreiras!!! Obrigado Runner por as partilhares :)
Contudo existiam mais pontos/sitios com fotografos ao longo do percurso, como por ex. numa "trialeira" com uma pontezita de madeira.....
Alguém sabe dizer quando e aonde vão ser disponibilizadas as restantes fotos?!
 

ricky_on

New Member
Viva pessoal,
Ainda estamos em arrumações de todo o evento.
Obrigado pelas palavras....realmente a cor das fitas não foi a melhor, mas pretendemos fugir à cor normal que é o vermelho e branco; relativo aos 20 minutos de atraso na partida deveu-se à espera pela ambulância; desta vez um super cuidado com as marcações, fizemos entre sábado e domingo 5 vezes o percurso sempre a desaparecer fitas e setas....na própria manhã antes do arranque voltamos a colocar fitas que tinham desaparecido do sitio correcto e foram misteriosamente aparecer noutra rua....enfim...há gente que gosta disso....

Tentamos fazer um evento diferente e com outras facetas....tivemos uma recolha de sangue, tivemos um nocturno, tivemos um colóquio e workshops técnicos, tivemos mega aulas de spinning, tivemos espectáculos de dança urbana, tivemos concerto de música ao vivo, tivemos uma sessão de dj, tivemos uma recolha de alimentos para a Cruz Vermelha, tivemos uma recolha para o Banco de Leite de S. Tomé e Principe, tivemos um passeio de btt com cerca de 30 km com abastecimento de água aos 11km e outro abastecimento de uma água, uma maça e um queque aos 21km, oferecemos para almoço 2 sandes de porco e 2 bebidas, e oferecemos um jersey oficial: tudo isto por 15€....foi isso que nos propusemos e que conseguimos !

Disponibilizamos as fotos oficiais gratuitamente na nossa página do facebook:
www.facebook.com/cbkbtt
Podem escolher 3 fotos por cada email e peçam para o nosso mail: rotadascebolas@gmail.com
que depois enviamos em tamanho grande!

Obrigado por terem vindo....obrigado a todos que ajudaram e tornaram possível...vamos trabalhar para melhorar sempre.

Saudações, ricky
 
Como não consegui ir, fui este fim-de-semana experimentar o traçado, mais do que tudo gostava de dar os parabéns pelo facto de não ter visto fitas. Não sei se as recolheram ou se não existiam mas não as vi.
 
Top