5.º Passeio BTT da Primavera - Tourencinho

vitor

New Member
Aqui fica de um modo resumido, uma breve descrição daquele que será o percurso previsto deste passeio:

Nesta 5ª edição o percurso é bastante selectivo, principalmente nos 13 quilómetros iniciais, o início é no Largo de Tourencinho (Junto à Sede da Associação), as primeiras pedaladas serão pelo caminho da “veiga de Ponte” até atravessar a Estrada Nacional 2 junto às Bombas de gasolina da Avia. A Partir daqui começa uma sequência de subidas que nos levarão ao alto do Parque Eólico do Alvão (1200 Metros de altitude), a primeira leva-nos até à aldeia de Outeiro, passando mesmo ao lado desta. Continuando daí outra também bastante inclinada, inicialmente entre carvalhos e pinheiros, até ao estradão que termina na antiga casa de vigia florestal de Soutelinho do Mezio, continuando à direita e a subir ainda mais, por um caminho com bastante pedra solta, actualmente só utilizado pelos pastores e os seus rebanhos (e claro por nós betetistas!), com pequenos sectores de pedra solta que obrigam a desmontar da bicicleta e a progredir a pé, mas sempre com uma vista panorâmica sobre todo o vale de Aguiar.
Já no alto do Parque Eólico e depois de rolar um bocado, há que aproveitar a descida até à antiga casa do guarda-florestal de Gouvães, entre alguns pinheiros e vidoeiros e com alguns regos e pedra solta a exigir máxima concentração na descida.
Depois da paragem para o abastecimento, andaremos alguns quilómetros em terreno plano no planalto do Alvão pelos caminhos agrícolas da sua veiga.
A descida para o vale de Aguiar será pela aldeia de Fontes até Soutelo, passando ainda pelos trilhos estreitos do bosque de Castanheiros e carvalhos centenários do Pontido.
Os restantes quilómetros serão a rolar pelo vale, coincidindo a parte final com o PR 8 (Percurso Pedestre do Vale do Corgo).
 

vitor

New Member
Cartaz

btt069ld.jpg

Brevemente estará disponível a altimetria e o track GPS.

http://tourencinho.com.sapo.pt/
 

vitor

New Member
Aqui ficam algumas fotos do percurso, tiradas durante o reconhecimento.

A Travessia do Ribeiro de Ponte
dsc024782at.jpg


O Início da (dura) Subida para o Alvão
dsc024877yh.jpg
 

vitor

New Member
Pessoal vamos a inscreverem-se! não deixem para a última da hora! :)

Gostava de ver em Tourencinho alguns dos forenses pedalantes! :)

Abraços
 

vitor

New Member
As previsões metereológicas :

meteo-nubla.gif


Domingo - 2006/05/14
Céu pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado, em especial por nuvens altas.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h) de noroeste durante a tarde nas regiões do Litoral Oeste a sul do Cabo Carvoeiro.
Neblina matinal nas regiões do Litoral Oeste.
Pequena subida da temperatura máxima.



Parece que vamos ter bom tempo, ;)

Ainda se aceitam inscrições até ao fim do dia (Sexta-Feira 12)...
 

vitor

New Member
Tens duas hipóteses:

Primeira:
Do Porto Pela A4 até Amarante, IP4 até Vila Real, sair na indicação Vila Real Norte/Chaves e seguir na Nacional 2 em direção a Chaves, 18 quilómetros andados aparece a placa Carrica e a seguir Tourencinho à direita (1 Km).

Segunda
Do Porto Apanhar a A3 até Famalicão, aqui apanhar a A7 em direção a Guimarães e seguir até ao fim (Lixa do Alvão), daqui são mais 7 quilómetros pela Nacional 206 até Vila Pouca de Aguiar, em Vila Pouca seguir a Nacional 2 em Direção a Vila Real, passados 8 quilómetros aparece a placa Carrica e Tourencinho para a esquerda (1 Km).

http://tourencinho.com.sapo.pt/mapa.htm

Até Domingo! qualquer dúvida é só "apitar" para o 933 329 003
 

Paulo Filipe

New Member
Tive no passeio, e so tenhu de dar primeiro de tudo os parabens a organizaçao ke tava tudo optimo, mas avia uma fita mal posta ke era um caminho a descer ao pe dum cemiterio e nao se via a fita mas estava la uns senhores idosos ke nos avisaram mas derresto tava tudo as mil maravilhas, so custou a primeira parte subir onde havia partes onde se tinha de ir com a bike a mao.Por fim o caldinhu verde e o churrasco. :yeah: :yeah: :yeah: :clap:
 

vitor

New Member
A questão das fitas e marcações é sempre o problema do costume nas zonas habitadas, em certos sitios pura e simplesmente "voam", na parte final coloca-mos fitas por 3 vezes e mesmo assim algumas ainda desapareceram.
Ainda bem que gostaste do caldo verde e do churrasco! :). Quanto ao percurso do passeio... houve quem não gostasse da subida (muito poucos)... mas avisamos que era dura q.b. e não foi por falta de informação, estava tudo no site bem explicito.
Reconheçemos que aquele troço estreito com lama logo no início podia ser evitado, já que provocou engarrafamento e consequente espera. Estamos abertos a criticas e sugestões para melhorar no futuro, por isso quem esteve lá, faça o favor de se manifestar!

Boas pedaladas
 

oguh

Member
Boas,

Tambem estive no passeio, gostei muito da paisagem da subida até ao estradao que nos levava até ao parque eolico. Mas o que gostei mais foi a descida antes do abastecimento, espectacular. :hehe:
Quanto ao resto só quero dizer que a minha bike cheira a m** de vaca por demais :s
 

Paulo Filipe

New Member
vitor said:
Reconheçemos que aquele troço estreito com lama logo no início podia ser evitado, já que provocou engarrafamento e consequente espera.

ya isso atrazou um bom bucado;
Agora precisáis de vir a Bragança á de orientaçao dia 28.
ja agora como e ke poso arranjar as fotos k os da organização tiraram?
::::.Boas Pedaladas:::::
 

XXL

New Member
Eis o meu parecer sobre o Passeio de BTT de Tourencinho/V.P.Aguiar de Domingo,14/05/2006:
Também participei neste acontecimento e «curti à brava» os magníficos cenários da serra do Alvão: a subida, que me fez suar tanto (a dado momento, parecia um repuxo!),o vale, a floresta, as vacas e ovelhas, os pássaros, o revestimento vegetal, as aldeias incrustadas no sopé da serra, os caminhos tortuosos ladeados de muros sob os carvalhos, etc. em suma, a primavera no meio rural e em ambiente bucólico. Refira-se que o nome do passeio de BTT de Tourencinho está bem atribuido - Primavera - resume tudo. Também não me posso esquecer do meu companheiro de viagem, que foi importante, teve uma boa atitude «betetista», visto que me orientou/e alertou em alguns troços e foi conversando comigo, a quem, desde já e, mais uma vez, agradeço.
Quanto à «paparoca», merece destaque o saboroso pão de carne, tradicional??? servido na casa da guarda florestal ao Km 18, para não falar dos grelhados e caldo verde e a boa «vinhaça» do final, tudo de categoria de***** estrelas!
Fiquei com boa impressão deste evento em várias vertentes: organização, percurso/paisagens, reforço alimentar, camaradagem. Balanço:saldo positivo. Recomendo.Em 2007 gostaria de voltar de novo.
Curiosidade: O que são os xudreiros?
Um abraço e boas pedaladas - XXL
 

vitor

New Member
Paulo Filipe said:
vitor said:
Reconheçemos que aquele troço estreito com lama logo no início podia ser evitado, já que provocou engarrafamento e consequente espera.

ya isso atrazou um bom bucado;
Agora precisáis de vir a Bragança á de orientaçao dia 28.
ja agora como e que poso arranjar as fotos k os da organização tiraram?
::::.Boas Pedaladas:::::

As fotos vão ser disponibilizadas no site da Associação ainda durante esta semana, e vou fazer os possíveis por colocar algumas aqui no forum.
Quanto a ir a Bragança ao Open de orientação dia 28, está na minha agenda e já soube que o menu gastronómico do almoço no "Copinhos" é apetecível e recomendável! em principio lá estarei.

XXL said:
Curiosidade: O que são os xudreiros?
Um abraço e boas pedaladas - XXL

Ora bem, Tourencius dos Xudreiros é o nome da Associação de Tourencinho, Tourencius era Tourencinho há muitos anos atrás, e Xudreiros era um povoado aqui na serra que se extinguiu há muitos anos (dizem as lendas que devido a uma praga de fromigas). Mas podes ler a história ao pormenor nos 2 links abaixo:

http://tourencinho.com.sapo.pt/Tourencinho.htm

http://tourencinho.com.sapo.pt/associacao.htm

Fiquem bem...
 

vitor

New Member
Fotos 5.º Passeio BTT da Primavera - Tourencinho

Já estão disponíveis as fotos do passeio:

http://tourencinho.com.sapo.pt

Não estava no programa, mas à tarde ainda houve uma sessão de freeride, com duas descidas da pista FR Souto:

passeiobtt06(214).JPG


passeiobtt06(211).JPG


passeiobtt06(213).JPG


Bem como levantamento de copos e descasque do tremoço, aqui pelos nossos amigos de Chaves e Valpaços: :D

passeiobtt06(216).JPG


Pedalem muito!
 
Top