5.ª Maratona "Rota Sopa da Pedra" - Almeirim - 16 Setembro 2012

Não compreendo mesmo as criticas ao almoço... ja fui a vários e foi até agora o melhor! Não sei se é por não ser da zona e nunca ter comido uma sopa da pedra ou uma caralhota, mas depois de quase 90km aquele manjar estava divinal... e digo-vos que só comi o arroz doce pa não o deixar ali! Para mim estava excelente :)
 

Gutian

New Member
Tens de te tornar amigo de Frade De Cima Btt se não estou em erro. Penso serem essas fotos.

Em relação a Prova, foi a minha 1ª Meia-Maratona e adorei o percurso e os singles, embora não tivesse fisicamente preparado para tanta subida, mas devagarinho lá se fez. A areia e a pedra solta também não facilitaram nada.

A única coisa menos boa foi o abastecimento tardio, como também já foi dito.

Concluindo, sinal muito positivo e uma manhã bem passada! Para o ano espero estar lá novamente, com "mais" pernas e menos "abraços" à natureza... Isto porque ainda andei abraçado a um eucalipto que deixou marcas hehe

Cumprimentos
 
Boa noite malta do pedal,

A equipa de BTT A.C.R. Frade de Cima esteve presente mais um ano nesta bela maratona organizada pela associação 20km de Almeirim, para além dos atletas presentes na Maratone e meia-maratona, tivemos um dos nossos atletas (lesionado) que tinha sido contratado para tirar fotos á equipa, divertiu-se a tirar fotos ao pessoal todo, e bem, pois tirou cerca de 600 fotos que podem ver aqui http://www.facebook.com/fradedecima.btt. Os atletas presentes não têm nada a apontar, percurso bem marcado, singles do melhor, subidas e descidas brutais.
Esperamos para o ano estar presentes novamente, pois foi uma manhã muito bem passada.

Boas pedaladas
 

jjmfonseca

New Member
Boas noites a todos. Passadas que estão mais de 24 horas depois de terminada a prova, que para a organização ainda não terminou porque ainda ha cerca de 8 kms de fitas, placas e lixo para recolher (hoje foram recolhidos mais de 70 kms), chegou a altura de efectuar o nosso rescaldo e esclareceu alguns pontos. Quero primeiramente desejar as rápidas melhores aos atletas que tiveram a infelicidade de cair e de se magoar. Depois quero informar quem não tem conhecimento e quem não nos conhece, que somos uma associação sem fins lucrativos que sobrevive destes eventos, da boa vontade de muitas pessoas amigas, de patrocinadores de muita força de vontade e carolice de muito gosto pelo BTT. Pessoas que como eu. abdicam de férias e de muitas horas junto das familias para trabalhar numa prova onde outros se vêm divertir, e isto tal como disse sem ganhar tostão.
Em relação à chegada a Almeirim, concretamente ao local da prova, penso que não houve problemas de maior. Em relação à entrega de dorsais, será um ponto que será revisto, mas tal demora deveu-se à falta de pessoal. Em relação à partida e à paragem no km 0, mais uma vez não foi como estava previsto. O percurso entre a zona da partida simbólica e a da partida real deveria ser a uma velocidade entre os 15 e os 20 kms, isto para que o pelotão fosse o mais lento e junto possivel e assim a estrada nacional 118 estar cortada o menor tempo possivel, além de que iriam circular numa estrada nacional havendo o risco de ocorrer acidentes com veiculos automoveis... mais mais uma vez foi dificil controlar a situação e o carro da GNR...Logo não fez sentido a partida naqueles moldes.
Quanto ao percurso, admitimos que foi um pouco mais duro, muito por culpa da areia e da pedra solta, apesar de nos locais onde havia mais ou ter-mos tentado evitá-la ou tentado solocionar a mesma. Posso dizer que na recta pouco antes do tunel tivemos lá um tractor a retirar a areia solta e um outro com um jopper a descarregar agua para que o terreno não ficasse com tanta areia.. mas esta zona é assim mesmo. Houve singles que acreditem ou não foram aberto no sábado debaixo de um calor abrasador para que todos pudessem desfrutar o máximo da "serra", isto porque como viram passamos num local onde está a decorrer um corte de eucaliptos.
O abastecimento sólido, poderá ter sido colocado um pouco longe no entanto isto aconteceu porque como verificaram ha alguma dificuldade em chegar ao local ideal, porque a "serra" é um labirinto que nem todos a conhecem, e porque ali alem do abastecimento,tinham a oportunidade de apreciar uma vista aprazivel sobre a cidade de Almeirim e de Santarém, mas admitimos que foi longe demais...
O tempo foi nosso amigo e o calor chegou tarde mas chegou em força, no entanto e para os 80 kms tinhamos 7 pontos de abastecimento, com a zona da meta 8, no entanto tal como eu faço... quem vai para o mar havia-se em terra.Com o calor devemos controlar muito melhor os liquidos, pois se levar-mos pouca agua e não parar-mos num abastecimento possivelmente vai-nos correr mal e com 4000 aguas À disposição dos atletas ao logo do percurso não ha motivo para reclamar de aguas. Quanto à questão da divisão ter fechado duas horas e meia depois da partida ter a ver com o sacrificio das pessoas que nos vem ajudar e que ficam horas infinitas muitas vezes à espera de um ou dois atletas. Não compreendo a critica aqui colocada e que começa por ser contraditória, pois se concorda com os comentários anteriores não compreendo como apelida a prova de fiasco. Se ao fim de 3 horas de prova apenas tinha percorrido 30 kms, e prevendo que tudo iria correr bem, só chegaria à meta 5 horas depois, ou seja 8 horas depois da partida e isto sem contar com uma eventual queda, um furos ou o cansaço. Tal como frisei no inicio somos amadores que sobrevive com pessoas amigas a grande maioria nem anda de bicicleta, e por isso temos de os poupar, pois só saem do terreno depois da ultima moto passar a avisar que mais ninguém se encontra em prova. Não me parece que seja justo que quem nos ajuda em troca de uma refeição tenha de esperar 8 horas pela mesma depois de passar um dia interior ao sol. Estas pessoas anónimas são poucas e temos de as poupar... Até porque o dia deles começa muito antes das sete da manhã, num domingo em que para muitos é o único dia de descanso. Fiasco??? da parte de quem?
Em relação à lavagem de bicicletas, confirmo o que ja aqui foi dito, havia efectivamente 5 torneiras com mangueiras para a lavagem das mesmas junto ao lago, houve a falha da sinalização, mas quem perguntasse na zona da meta possivelmente indicar-lhe-iam o local bem próximo dali.
Quanto ao almoço, para quem veio o ano passado encontrou algumas mudanças, isto porque o local onde fizemos o ano anterior não apresentou preços que fosse possível a sua realização naquele local. O aumento do iva, colocou-nos numa situação em que não era possível fazer o almoço com os mesmos preços. Então tínhamos duas alternativas, ou aumentávamos o preço em relação ao ano anterior ou optávamos pela opção que acabou por acontecer. Diminuímos o preço da inscrição de 16 para 15 euros e fizemos um almoço diferente. Não estou certo se foi permitido repetir, acho que as senhoras facilitaram, no entanto houve quem trocasse a bifana por outra sopa. É difícil compreender que haja quem reclame por ter pago 5 euros por uma sopa, uma bifana, fruta, arroz doce, e bebidas ( as duas senhas eram apenas para as cervejas), mas com a crise em cada esquina e num momento em que o município não nos ajuda monetariamente com um cêntimo é difícil senão impossível fazer melhor.
De uma forma geral acho que foi mais um evento que foi brindado pelo sucesso. No entanto entristece-me e agora falo em nome pessoal, quando vejo comentários idênticos ao que aqui foi deixado, apelidado a prova de fiasco e de a pior prova realizada, quando foram perdidos 4 dias em marcações, muitos meses a compor a prova, muitos meses a procurar caminhos e para quem duvida o percurso foi todo ele feito por nós de bike e não de mota como muitos pensam, muitfas horas de sono perdidas, dias de férias dedicados à prova, para depois ser apelidada de fiasco só porque não se tem pernas para fazer 30 kms em menos de 2 horas e meia. Peço desculpa mas tinha de desabafar!!!
Quero por fim agradecer a todos os que se deslocaram a Almeirim para "sofrer";), a todas as pessoas anónimas e amigos que nos ajudaram, aos nossos patrocinadores, ao município de Almeirim, aos bombeiros Voluntários de Almeirim pelo excelente trabalho realizado no socorro dos 4 feridos, ao pessoal das motos, à equipa da casa do Benfica de Sernancelhe que pelo segundo ano consecutivo viaja durante 4 horas sensivelmente para nos visitar e participar nesta maratona, A todos o nosso MUITO OBRIGADO e até dia 22 de Setembro de 2013 para a 6.ª maratona Rota Sopa da Pedra".

p.s. desculpem o testamento
 

meloy

New Member
A indignação de uma pessoa não estraga a prova! (ainda por cima sem grande razão)

Foi uma boa prova... Dura... mas boa...

Continuem...
 

bttpc

New Member
ola e aqui fica o meu rescaldo e humilde opinião e o contributo btt família em mais um vídeo que alem de pedalarmos com boa deposição temos tempo para ajudar na divulgação destes eventos.
marcações irrepreensível 10*****
pontos de agua acho que podia haver mais não passei sede
percurso maravilhoso fiquei surpreendido agora sim pela primeira vez foi mostrado o potencial dos trilhos de Almeirim não tem só Estradões que acredito que tenha dado muito trabalho parabéns. quanto ao almoço não me posso prenunciar pões não estive presente
quilometro 0 na minha opinião uma questão a rever não é fácil partir naquela zona com tantos bttistas ao mesmo tempo se não tivesse avido a tal paragem talvez evitasse algumas quedas, que posso eu dizer mais a todos os que tornarão possível este evento os meus parabéns 2013 esta na agenda
aqui fica as imagens posáveis

[video=youtube;nRBypryJCK4]http://www.youtube.com/watch?v=nRBypryJCK4&feature=share&list=UURzf0VKjirKW--2Rj-7POvw[/video]

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.456948667682969.105646.100001035195219&type=1&l=410252490f
 

SóniaC.

New Member
Eu participei em 2009 e 2010. Voltei este ano e apesar da dureza gostei...areia a mais, mas gostei. Talvez para o ano façam o percurso como foi em 2009, com menos areia! ;)

Alguem me sabe dizer como está uma rapariga que caiu e ficou bastante mal?!
 
Bom dia,
Não participei como atleta este ano, pois estava de serviço, e fui destacado para uma das ambulâncias que se encontravam na prova.
Em relação á senhora que caiu, não era nada de grave, além de umas escoriações e hematomas, e umas nódoas negras. ( As melhoras de todos os atletas que transportámos ).
Alguém consegue disponibilizar me o track dos 40km's????? agradecia que me enviassem em GPX ou por PM ou que deixem aqui neste tópico.
Parabéns á organização, mais uma vez um excelente trabalho.
 

santos-23

New Member
Bem entao vou tentar deixar aqui a minha opinião, eu fui um daqueles que tinha muita expectativa em relação a este evento, pois de principio nap estava a achar muito jeito ao percurso pois tinha muito "lixo" :). Mas como disse anteriormente se nao gostasse ia dizer que nao gostava e gostasse passava por ca e ia dizer que sim .
Eu curti o percurso estava fixe muitos singles e tecnicos descidas tecnicas a que ia dar a raposa muito louca a que ia dar a ponte altamente as subidas limpas de pedra para evitar ao maximo a perca de traçao parabens malta. o percurso talves tenha sido um dos mais duros que fiz na minha curta carreira de bbtista, agora que tinha muita muita pedra dass a burra ia sempre aos saltos lol , a areia ate nem foi do pior mas é o que ha ca na nossa linda terra, parabéns aos criativos ou criativo dos singles e dos drops .
Para mim ha muitos pouco pontos negativos, a paragem na alorna acho que foi mal executada, a seguir ao posto de vigia a viragem a esquerda para vale cortiço a minha passagem ja estava um mal marcada e foi em frente , a divisao dos 80 pareceu-me assim um pouco esquesita mas nao me enganei , o abastecimento como aqui ja foi dito estava longe mas quem conhece a serra sabe que é dificil fazê lo em outro sitio .
Uma palavra de apreço para que estava no percurso a indicar as viragens e la passaram muitas horas,e ainda bem que a decisao de fechar a passagem para os 80 passado 2.30 foi muito bem pensada, porque senao essas pessoas iam passar um dia inteiro no terreno por causa dos iluminados que pensam que sao uns duros, mas de duros nao tem nada , sempre ouvi dizer que tem unhas é que toca viola.
Em relaçao ao almoço estava bom, so nao sabia que as senhas eram para as minis, tambem estava achar aquilo pouco para empurrar a caralhota e a sopa da pedra , mas em tempos de crise temos que saber poupar :p .
MALTA ESTAO TODOS DE PARABENS POR MAIS UMA MARATONA, AGORA QUE VENHA A SEXTA E SE PRECISAREM DE MAIS PEDRA NO PERCURSO EU AJUDO LOL LOL
 

Lanwolve

New Member
Em primeiro lugar quero pedir desculpa por ter usado a palavra fiasco, foi realmente forte e não traduz a qualidade geral da Maratona. Mas senti-me enganado quando cruzei a meta pois fui a Alemirim para fazer 80 kms e não me deixaram. Ao dizer que tudo esteve bem excepto as duas situações que apresentei quis separar tudo o que de positivo se passou e não meter tudo no mesmo saco (talvez a palavra fiasco tenha contribuído para isso).

Em segundo dizer que não fui sozinho e a opinião do resto do grupo era idêntica à minha!

"para depois ser apelidada de fiasco só porque não se tem pernas para fazer 30 kms em menos de 2 horas e meia."

Eu fui ao site, li o regulamento e inscrevi-me. E que eu me lembre o regulamento não fala em fazer 35 kms (ou 30) em 2h30. Se falasse não me tinha inscrito porque não faço competição nem tenho ideia se vou conseguir fazer isso ou não. Ora depois de estar pronto para partir ouço que temos que fazer o percurso até à separação dos 80 kms em 2h30...
Fiz-me ao caminho na expectativa mas era impossível ir mais rápido devido ao grande trafego existente, principalmente nas subidas em que o pessoal desmontava e nos singlestracks. A organização está de parabéns por ter proporcionado estes singles, inclusivamente via-se que alguns tinham sido abertos ou limpos de propósito, e eram bastante divertidos. Mas o reverso da medalha era que quem tinha que acelarar para fazer os tais 30 kms em 2h30 ficava preso indefinidamente atrás de outros participantes mais lentos e só na subida final antes da ZA de abastecimento (sensivelmente ao km 29) é que consegui passar muito deste pessoal. A subir tinha que pedir constantemente para se desviarem e naquele labirinto dos eucaliptos houve quem desmontasse e eu pedi para me deixarem passar. Resposta: "desculpe mas agora não dá".

Se calhar os que iam fazer a maratona completa deviam ter saído meia hora mais cedo que os restantes. Fica a sugestão para o caso de quererem manter o mesmo formato para o ano que vem.

Só falei no almoço porque estava aborrecido com o sucedido e pensei que talvez depois de uma sopinha da pedra ficasse mais satisfeito, mas fiquei algo decepcionado. Se calhar estou mal habituado.

Se tivesse feito os 80 kms aquele almoço tinha sabido muito melhor... com certeza! :wink:
 

Brokelegs

New Member
Boa tarde a todos,

Já se encontra a 1º Dose de fotos no site, vou colocando mais, já estão 135, as que quiserem peçam por email pelo nº que eu envio, abraço a todos e até para o ano.
Agradecimentos ao Frade de Cima BTT pelas fotos.
 

kotinha bttpc

New Member
Mais uma vez participo num evento feito por esta organização,e devo dizer, não gostei,...eu adorei!!!não talvez muito dura mas sim muito técnica, e para quem regressa de 4 semanas de mais uma crise de ciática esta foi mais um teste à minha resistência física...e como fiz quase todos os singles desmontada, tive a oportunidade de reparar como todo o percurso foi delineado,trilhos limpos, pedras varridas e retiradas dos trilhos,pois conheço a zona, é de louvar o trabalho feito por estas pessoas.para mim esteve tudo 5 *percurso muito bem sinalizado,águas Q.B. abastecimento sólido não precisei,almoço e lavagem de biks não usufrui por opção,para a próxima voltarei se a saúde me permitir !os meus parabéns a esta organização!!!
 
J

j.cainisso

Guest
saudações sendo eu novo nestas andanças e fazendo tambem no domingo 16 a minha estreia no que diz respeito á meia-maratona...
Só tenho a dar sim os parabens á organização senti-me sim muito cansado pois não esava preparado para uma prova tão dura o que foi uma surpresa pois conhecendo eu bastante bem a zona e sabendo que existem muitos estradões por aqui não esperava um percurso no chamado pinhal do carosa montes e vales a sério a areia penso que até não foi muita mas as subidas e algumas descidas eram durinhas e com as pedras que por aqui abundam ui... o que para quem vai apenas para gozar e divertir-se um pouco depressa a diversão passa a algum desanimo pois as forças começam a faltar mas com preparação para o ano talvez seja menos penoso isto para mim porque havia quem não demonstra-se cansaço de maneira nenhuma...
aqui deixo então os parabens á associação e que continuem mas lembrem-se que alguns de nós gostamos de fazer o BTT em passo de passeio sem strress e na converseta saudavel...

saudações
 
Top