5º BTT Rotas do Marão (Amarante) - 23 de Maio de 2010

Narciso Magalhães

Active Member
[Rescaldo] 5º BTT Rotas do Marão (Amarante) - 23 de Maio de 2010

Cá vai o meu rescaldo a este evento:

:arrow: Estacionamento: apesar duma boa parte do parque de estacionamento junto às piscinas estar ocupada com os carrinhos de choque, não tive dificuldade em arranjar onde deixar a viatura;

:arrow: Entrega dos dorsais: rápida e eficiente;

:arrow: Lembranças: jersey (como sempre os números da Cofides são enormes :mrgreen:) e o bolo tipico de Amarante (perdoem-me mas não sei o nome);

:arrow: Partida: às 9h em ponto;

:arrow: Percurso: optei este ano por fazer a maratona. Aqueles 2160 de acumulado prometiam. :) O percurso era ao meu jeito, grande parte das subidas eram em estradão e sem muita inclinação. O único senão era mesmo a quantidade de pedra. doh :mrgreen: Aquele single-track ao Km 54 foi qualquer coisa, parecia tirado de uma verdadeira pista de xco. Muito bom mesmo. :yeah: O problema foi depois disso... Ao Km 58 e já com quase todas as dificuldades vencidas, fiquei com fortes caimbras, o que me levou a abandonar... Paciência... Para o ano há mais;

:arrow: Pontos de água: havia vários e em quantidade que me pareceu ser mais do que suficiente. Face ao muito calor que se fez sentir, a organização esteve muito bem neste ponto. Até o pessoal que ia nos carros diziam aos participantes que se precisassem de água eles tinham. :yeah:;

:arrow: Abastecimentos: não me posso pronunciar pois não parei;

:arrow: Marcações: suficientes.

:arrow: Banhos: se muitas vezes o pessoa se queixa que não há água quente, hoje ouvi pessoal a queixar-se que não havia água fria... :lol: :lol: Foi chegar, tomar banho e ir almoçar.

:arrow: Local do almoço: mercado municipal (este ponto faz-me lembrar uma outra maratona que se faz cá mais para norte :mrgreen: :lol:). Penso que foi uma aposta ganha e talvez para manter. Local arejado, fresco... O único senão foi mesmo a quantidade de polen das arvores.

:arrow: Almoço: esteve muito bom. Eu fui almoçar às 15h, havia pouca fila, comida não me faltou e bebida ainda menos. A comida penso ser o mais adequado a este tipo de eventos, nomeadamente os grelhados. :lol: Depois de o ano passado o almoço não ter corrido muito bem, penso que esta seja uma aposta para manter.

:arrow: Organização: Leva nota 5 (em 5). Muitos elementos ao longo do percurso, de destacar nas descidas mais dificeis, a fornecer àgua em viaturas ao longo do percurso, a tirar fotos aos participantes... Além da simpatia sempre presente dos vários elementos. :yeah:

Resumindo e concluindo, para o ano se tudo correr bem voltarei a estar presente.

Queria dar ainda os parabéns ao amigo Vítor Ribeiro (que tive hoje o prazer de conhecer pessoalmente) pelo excelente 6º lugar na meia-maratona.

Ps. A organização já colocou as classificações no site do clube.
 
Last edited:
Hello

em Primeiro Lugar quero Fecilitar a todo o pessoal que ajudou a construir esta prova e a todo o pessoal do Aventura Marão Clube!

em segundo Lugar, quero Fecilitar os Atletas do Clube BTT Valongo ( nem que seja pelo valente empeno que apanharam nos 80 kms :x)

Foi a minha 1ª vez no Marão e tudo prometia por um Valente Empeno, contudo conseguir encontrar um ritmo muito certo e lá fui por lá cima!

Apenas tenho um Reparo, na 1/2 maratona só vi um Posto com Agua, que foi no abastecimento +/- aos 20 e poucos kms ( que nao parei, porque me vinha a sentir bem) mas nem nos postos controlo havia uma garrafa de àgua...e penso que poderiam ter mais postos com àgua dado o calor que se fazia... para mim foi apenas um dos 2 aspectos negativos... o outro foi já na parte final haver bastante gente ( crianças, adultos..) que estavam a fazer o passeio... andarem muitas delas pelos trilhos e em algumas partes nos singles-tracks, o que se tornou um pouco mais perigoso, pra nós atletas, bem como para a integridade fisica de quem fazia o passeio.

De resto só tenho dizer que foi Fantastico!

Paisagens de cortar a respiração.. deu pra ver algumas em especial enquanto subia.. em termos de terreno, não gosto muito destes pisos muito escorregadios com terra/areia muito solta... mas como subia mais do que descia... foi um pouco ao meu gosto.

os parabéns igualmente ao Narciso que apesar de nao lhe ter corrido bem a prova, fiquei contente por o re-ver a ele.... ao novo Maquinão!!
Força aí Amigo!!

agora um apontamento que me deixou um pouco triste:
Conclui a Prova em 2h55 ( dados do meu velocimetro ) o que me dá o Lugar 26º na 1/2 Maratona
O speaker na altura lembro.me perfeitamente de me ter dito o Tempo e o Lugar, no qual coincidia com os meu dados do meu Velocimetro!!
contudo no Tempo so site apareço em 36º com 2h59!!!
pergunto como é Possivel???!????

agradecia que a organização rectificasse a classificação!

Abraço e Boas Pedaladas
 

kreatorz

New Member
Boas,

Foi a minha primeira participação nas Rotas do Marão juntamente com o meu afilhado num dia muito quente que dificultou e de que maneira a parte final da maratona.

spyhcn.jpg


Ao José Carlos do Aventura Marão Clube obrigado por me ter desafiado a participar numa maratona muito dura mas inesquecível.

Podem ver as muitas fotos que fui tirando ao longo do percurso e um pequeno report no AlbergasBTT
 
Last edited:

pmlobo

New Member
Boas
Mais um ano passado e voltei a rumar em direcção a Amarante para fazer a Rotas do Marão, que como era de esperar não furou as expectativas, só as câmaras de ar, 3 valentes trincadelas, sim, porque aquelas descidas estavam a pedi-las e largar os travões foi o meu lema ; )
Depois disto só tenho a agradecer aos simpáticos companheiros de luta que lá me arranjaram as câmaras de ar visto que já tinha cedido a minha a um colega que também furou de forma mais modesta, só 2 vezes mas acima de tudo um bom dia ; )

Quanto á organização do evento só posso dizer que melhorou bastante desde 2007 e pelos vistos acertou finalmente nas pessoas certas para fornecerem o almoço,para não falar nas massagens, PARABÉNS e continuem assim que da Póvoa de Varzim a Amarante vai ser sempre um prazer deslocar-me, (embora a rapariga não ache muita graça por-se a pé as 6 da matina de domingo para fazer uma marcha de montanha), mas ela gostou.
Abraço amigos.
 

rui_s77

New Member
Como contra factos não há argumentos, assino por baixo dos comentários anteriores, pelo segundo ano consecutivo vim até Amarante para participar nas Rotas do Marão, e se no ano passado classifiquei de 5 estrelas a organização, este ano até parece mal voltar a dar novamente 5 estrelas . Para o ano (se tudo correr bem) vão ter que me aturar novamente.
Para finalizar (e não como reparo mas apenas como opinião e gosto pessoal) gostei mais da qualidade do Jersey do ano passado.
Até para o ano e mais uma vez parabéns à organização e aos participantes (Maratona, 1/2 Maratona e Marcha de montanha) nestas “quentinhas” 5ª Rotas do Marão.
 

PMAT

Member
Depois de ter feito a estreia no "BTT Trilhos do Marco" em Março, ontem marquei presença já com um pouco mais de preparação física nesta verdadeira prova de fogo (Meia Maratona) a convite do meu Padrinho, e não me arrependi de ter acordado às 7h da manhã. :yeah:

Foi um grande dia dedicado ao BTT, 46,90kms feitos em 4h30min a pedalar, e mais uma hora a "apreciar a natureza".
O percurso não foi fácil, mas os últimos quilómetros foram bastante penosos - estava muito calor (o meu sigma marcou 36/37ºC por volta das 13.30h). Muitas vezes desmontei da bike, pois já não restavam grandes forças, mas devagarinho lá cheguei à meta e cumpri o objectivo a que me tinha proposto! :D

De realçar que não tive falta de água, a organização esteve 5*. ;)
 

nfov

New Member
É a minha primeira participação no rotas do marão e fiquei fã.

Parabéns à organização...
 
M

MBO

Guest
Foi a 1ª vez que participei nesta prova, mas já tenho participado noutras provas de BTT. Na minha opinião uma das melhores, trilhos espectaculares, subidas para mim quase épicas, descidas alucinantes e alguns single tracks fantásticos! a organização esteve como já foi dito e repetido, 5*! Muito disponíveis, prestáveis e sempre com muita simpatia. Parabéns!
Para o ano volto!
 

duchene

New Member
2saxcvc.jpg

O duo Ele e Ela à partida para a maratona.

Vamos lá então ao rescaldo da praxe:

Pré-Maratona:
Como uma maratona não se avalia apenas no dia, começo por escrever um pouco sobre o período pré-maratona.

Sistema de inscrição atempado e limitado é sempre uma mais valia. Apesar de ser complicado programar agenda a vários meses de distância, contabilizar o grosso das inscrições com bastante tempo será bastante importante para a organização, não só pelo encaixe financeiro para fazer face ás despesas mas também pelas questões logísticas que ficam mais alinhavadas.

O processo de inscrição, pagamento e confirmação foi rápido e indolor. Fiz confusão entre a inscrição de acompanhante e de participante na marcha de montanha mas rapidamente com um par de emails para a organização e em poucas horas, a questão foi solucionada.

Interessante foi também a possibilidade de escolha da cor do Jersey para este ano. Apesar de não ser fã da versão escolhida (o meu armário já transborda de jerseys azuis de maratonas) vi com bons olhos essa possibilidade de escolha.

A informação disponibilizada no site foi acertada. Houve alguma impaciência com as questões de altimetria e percurso, mas sinceramente, quem souber minimamente o que é o Marão, não precisa de gráfico nenhum para fazer uma ideia do que o espera numa maratona nessa região.

No dia:
Chegada sem problemas a Amarante, com nota desde já positiva para as placas de indicação para a zona de partida. Óptimo para forasteiros como eu.

Parque habitual um pouco mais acanhado com os divertimentos, mas consegui mesmo assim encaixar o carro lá, sem grandes complicações.

Levantamento do frontal foi, à semelhança do ano passado, bastante rápido e sem sobressaltos.

Primeiro sinal menos. Apesar do preço se ter mantido, a qualidade da "farda" para a marcha de montanha desceu. O polo do ano passado teria sido muito mais bem-vindo do que a t-shirt deste ano.

Partida com apenas 3 minutos de atraso, o que é de louvar quando há por aí organizações a fazer favores a quem ficou a dormir na cama e a atrasar partidas 20 ou 30 minutos.

Certamente cientes do que os esperava, a partida e a volta de apresentação decorreu com bastante calma, pelo menos por parte do pessoal da zona onde me encontrava.

Este ano o meu objectivo era fazer e terminar a maratona, e portanto fiz uma prova de gestão dese o Km 0.

Foi com bastante agrado que este ano começamos bem mais cedo a entrar para o coração do Marão, nem que isso tenha implicado fazer os primeiros 40Km a subir.

Zonas bastante amplas, pouco propícias a engarrafamentos e também as primeiras subidas, encarregaram-se de diluir tranquilamente o pelotão.

Na separação para os 80Km, a primeira decisão importante do dia. Depois de quase 20Km a rolar rodeado de companheiros de pedalada, de repente instala-se o silêncio....

A ausência de companhia, a não ser a do meu cunhado que também se atirou ao desafio, fazia prever a dureza que se iria desenrolar à nossa frente.

Mais à frente, primeiro posto de controlo. Apesar da placa dizer 500m, o posto era já ali, a 5 metros.

E depois, bem, depois foi o deslumbre completo. A paisagem era absolutamente fantástica, o estradão fazia-se a bom ritmo e cada curva no percurso desvendava mais um assombro cénico que só o Marão consegue proporcionar.

Á frente, pequenos grupos aqui e ali. Atrás, lá longe, um ou dois guerreiros solitários.

Continuamos a impor ritmo até ao abastecimento onde apanhamos o pessoal da meia maratona, completamente destruído com a subida que, no percurso deles, antecedeu o abastecimento.

Solução bastante inteligente e que no local percebi, depois de me ter feito confusão o facto de o primeiro abastecimento não ser comum. Seria sim, embora os participantes dos 80Km fizessem uma volta maior para lá chegar.

Abastecimento completíssimo: Barras, marmelada, laranjas, bananas, sumos, água e bolo. Nota extremamente positiva para o não fornecimento de garrafas de água transportáveis.

Primeiro porque com o calor era muito mais fácil de encher bidões de meio litro com as garrafas grandes, e depois porque havia ZERO lixo no chão, nos metros após o abastecimento.

Nota também positiva para toda a simpatia de quem estava no abastecimento.

5 minutos de paragem, e arrancamos para mais um tirada.

E para mim, esta parte entre abastecimentos foi absolutamente arrebatadora. O percurso serpenteava à nossa frente, víamos o que nos esperava por quilómetros e quilómetros, e não havia cansaço que aparecesse tal era a anestesia visual que se desenrolava à nossa frente.
Invejo-vos agora mais do que nunca, pelo fantástico laboratório de treino que têm escondido nas entranhas desse gigante de mil metros chamado Marão.

Mas vamos parar um pouco só para fazer um destaque. Um destaque ao PORCO, BADALHOCO, IDIOTA, E PALHAÇO e TROGLODITA do gajo (ou gajos) que deitaram pelo menos 3 invólucros azuis de Powerbar para o chão, mais um par de invólucros de gel. Provavelmente a tonelada de peso extra que esses plásticos representavam, iam-te impedir de ganhar uma medalhinha não é? Espero sinceramente que tenhas arrancado um pedaço de pele numa pedra qualquer ou que tenhas rebentado com o teu desviador da moda que custou uma pequena fortuna.

Cheguei à meta com uma garrafa pequena amassada no bolso do jersey e mais 4 invólucros de barrinhas e marmelada. Não foi por isso que deixei de terminar e de cumprir o meu objectivo.

Voltemos às coisas boas. E que coisas boas. Que loucura de singletrack, que coisa diabólica de se fazer a quem vinha calmo e bucólico a apreciar a paisagem. Torcidos, tremidos, saltos e diversão do tamanho do Marão!

Uma nota menos boa para as marcações. Numa curva mais fechada à direita, havia caminho em frente que não estava barrado e quando dei por ela estava dentro do campo do Sr. Joaquim. E não fomos caso único porque havia mais marcas no chão de pneus de bicicleta.

Nem valeu a pena voltar para trás. Saltamos o muro mais à frente.

Pequeno parêntesis para fazer um pequeno reparo às marcações. Apesar de globalmente estavam boas, havia zonas com bastantes cruzamentos em que seriam bem-bem vindas mais algumas fitas a indicar inequivocamente a direcção a tomar. Se nos trechos de montanha podem ficar mais espaçadas, nas zonas mais confusas convinha reforçar um pouco mais as marcações.

Voltando ao trilho, num ápice estávamos no segundo abastecimento. Completíssimo como o primeiro, e com uma dose de boa disposição ainda maior. E de preocupação também. Preocupação com o estado físico e com a hidratação, já que o calor mordia e bem. Apreciei bastante!

Mais um trecho muito bonito (já disse antes que a paisagem era fenomenal?) e estavamos já numa zona mais perto do sopé. Já perto dos 70Km dei comigo a pensar "espero que não estraguem tudo agora no final".

E não é que estragaram? Depois de 60 e muitos Km fantásticos, a sucessão de rampas, subidas e zonas técnicas (naquela altura já tudo parecia técnico) do final, desagradaram-me imenso. Fiquei claramente com a impressão de que o percurso foi assim colocado para dar uma machadada final nos participantes. Sinceramente não conheço a zona o suficiente para afirmar que existiam alternativas, mas para mim era perfeitamente escusado.

Fruto talvez do cansaço e da irritação, as marcações pareceram-me ainda mais escassas nos quilómetros finais.

Outro reparo. Quando se coloca a placa de "1KM para a meta" era interessante que faltasse mesmo 1Km e não o dobro. São pequenos pormenores mas para quem já vem na reserva de esforço, tudo serve para enervar.

Chegada tranquila, com o devido registo de tempo. E algumas palavras simpáticas de apreço que souberam muito bem depois daquele esforço. Retribuí com os elogios possíveis ao percurso deste ano.

Não encontrei as lavagens de bicicletas, mas sinceramente também só procurei no sítio do ano passado. Vi lá uns cones laranja mas nada de mangueiras ligadas. Como era mais pó que outra coisa, mandei a Cannondale para o tejadilho assim mesmo.

Banhos com a qualidade esperada dadas as boas instalações das piscinas. Nada a fazer quanto ao calor e ao vapor, por isso a solução foi vestir e sair rapidamente.

Rumo ao almoço. Local muito bem escolhido, possibilidade de ir a pé, e zona ampla com sombra e aragem fresca agradável. O pólen era enxotado como se podia, e lá devo ter comido uma ou duas penugens. Nada de preocupante.

O almoço estava bem servido embora as carnes não estivessem muito quentes ou suculentas àquela hora. Acabei por me vingar no arroz e na cenoura, duo que aprecio bastante.

Bebidas à descrição, sempre bem-vindas, dado o calor que se fazia sentir e toda a hidratação era pouca.

Importa sublinhar mais uma vez a simpatia e dedicação do Aventura Marão Clube, que revelam uma atitude bastante positiva e que faz com que este evento seja realizado de amigos da natureza para amigos da natureza.

Marcha de montanha:
Este ano a marcha de montanha desceu uns furos em relação ao ano passado. Começou na questão do Pólo que já referi antes, passou pelos abastecimentos mais pobres do que o ano passado, sem sumos ou barrinhas e, pelo que apurei, o percurso era mais cénico em 2009, com uma componente de contacto com os atletas maiores o que tornava ainda mais atractiva a marcha.

Sinceramente, no próximo ano, entre dar o dinheiro para a marcha mais pobrezita e pagar outra inscrição de 20 euros e ficar com mais um jersey, se calhar vou optar pela segunda...

Em suma:
Este ano o Rotas do Marão melhorou substancialmente em termos de percurso, pelo menos face à meia maratona do ano passado. Senti-me parte do Marão, e reforcei a ideia de que esta é uma das maratonas a manter fixas no calendário no próximo ano.

No entanto, é necessária a introdução, em minha opinião, de mais alguns factores de novidade, e de limar mais algumas arestas, sendo que nunca se conseguirá agradar plenamente a gregos e troianos, especialmente a malta picuinhas como eu. No entanto não me canso de tentar dar o contributo possível, mostrando a minha visão, de como vivi esta maratona.

Portanto, para o ano poderão certamente contar com a minha presença, e da minha cara metade na marcha de montanha, esperando no entanto encontrar novidades que garantam a continuidade desta maratona como uma das provas a não perder na região norte.

Um bem haja especial ao Aventura Marão Clube pela dedicação com que se empenham nesta organização e pelos restantes projectos que desenvolvem ao longo do ano.


Resultado final: 38º na maratona com 5h49m
 
Last edited:

zenight

New Member
Boas pessoal:
Depois de ler o super completo e bem estruturado rescaldo do duchene, fica muito pouco que dizer.
O ano passado não pude participar, apesar de inscrito, por motivos profissionais de última hora.
Este ano "puxado" pelo meu colega das pedaladas fui lá experimentar a "Meia" e fiquei mesmo muito agradado com a organização do evento.
Gostei do percurso, bastante exigente, quer a nível físico, quer no que diz respeito à técnica necessária para nos mantermos em cima da bike, nos sinuosos ST's oferecidos.
Único ligeiro reparo, para a sinalização do percurso nalguns sítios... e um conselho... limitem a coisa a não mais de 400 participantes, para conseguirem manter este nível tão positivo.
Para o ano lá estarei de novo.
Abraço,
GandaM@lhos PRO BTT Team
 

A_P_

New Member
Olá pessoal do pedal,

O AVENTURA MARÃO CLUBE, vem por este meio agradecer a todos os participantes do 5.º BTT ROTAS DO MARÃO, esta festa do BTT não seria possível sem a vossa presença, ano após ano trabalhamos para que nada falhe/falte e para que o nosso BTT ROTAS DO MARÃO fique marcado no vosso calendário. Mais uma vez obrigado e cá nos encontramos para 2011 no 6.º BTT ROTAS DO MARÃO.


Cumprimentos
AVENTURA MARÃO CLUBE
 

Carlos Loureiro

New Member
Boa noite a todos,

Eu ja faço esta maratona desde 2008 e só tenho a dizer que....contem comigo para o proximo ano!
É das maratonas (neste caso, meia maratona) que faço com o maior prazer; nunca tive reparos de maior a fazer e espero continuar assim!

Um grande abraço a todos os que participaram e até um dia destes numa maratona qualquer por este nosso grande país cheio de grandes trilhos!

Carlos Loureiro
 
Top