4ª Maratona BTT de Vila Nova de Famalicão

brn85

New Member
Boas,

Uma prova dura devido à muita lama na maioria do percurso.
Deixem aqui o vosso rescaldo, fotos e videos ;)
 

sparki

New Member
Olá a todos!

Eu achei o percurso espectacular e a organização excelente.
Desde o arranque, à marcação, aos banhos, etc.

O único ponto negativo foi um cabr@o que me tentou arrombar o carro com um pé de cabra enquanto eu estava no meio do monte.
Deixei o carro num dos parques indicados, cheios de carros, cheios de movimento e nem assim impediu que um deficiente mental fizesse a merd* que fez.
Era só quem lhe enfiasse um pinheiro pelo c* acima.
 

serbar

New Member
Boas a todos
Adorei esta Maratona de Famalicão.Percurso duro e espectacular com subidas , descidas técnicas e uma organização 5 * * * * * *.
Conseguiram apesar do elevado numero de participantes com que o percurso fosse fluido e sem grandes engarrafamentos.
Parabéns e recomendo...foi uma manhã de BTT muito bem passada.
Até para o ano....
 

devilrider

New Member
Empeno monumental devido à quantidade industrial de lama que trouxe dificuldades acrescidas a 1 percurso duro. Trilhos fantásticos e a cereja no "topo de bolo" foi 1 túnel repleto de água: foi de loucos! ; )

Parabéns aos "Amigos do Pedal" que tão bem organizaram a maratona de Famalicão: 900 betetistas percorreram trilhos muito divertidos com uma marcação exemplar, singletracks, grandes subidas de cortar o fôlego e descidas de arrepiar e bons abastecimentos (ao longo da prova e no final). Continuem o bom trabalho e dignifiquem cada vez mais as terras de Camilo. Para o ano lá estarei ; )

A maratona de Esposende deste ano comparada com esta fica a 10 léguas de distância em tudo: sinalização, abastecimentos, organização e, principalmente, nos trilhos escolhidos : (

PS. Fica apenas esta pergunta: sendo o meu dorsal entre o 800/900 (última gate), qual o inconveniente de ir no grupo da frente, dado que cheguei às 8h30?

Se me permitem, dou eu a resposta apenas pela observação empírica: quem chega 1º vai-se aglomerando à frente e os restantes atrás (parece-me lógico).
 

g@ston

New Member
Boas,

Participei na maratona e devo dizer que gostei de tudo, percurso muito bom, abastecimento também, enfim tudo 5 *****, mas houve um detalhe que gostei menos.

Não querendo tirar o mérito a quem ganhou nas diferentes categorias e não sendo eu um candidato a qualquer vitória, não tenho pernas para isso, acho que houve um grupo que lutou com armas bem diferentes dos restantes mil participantes.
Senão vejamos, a partida era organizada por "gates", ou seja do dorsal 0 ao 100 era a primeira gate, do 100 ao 200 era a segunda gate e assim sucessivamente, priviligiando assim, e bem, os primeiros a pagar a participação. Uns minutos antes da partida o speaker começou a chamar por particpantes, dizendo os "vencedores do ano passado é favor sairem das respectivas gates e juntarem-se na primeira linha da partida, o vencedor do campeonato tal é favor juntar-se na primeira linha da partida" e mais alguns. Começo então a ver os que foram chamados a sairem das gate e irem lá para a frente, pensei logo, pronto na partida fica logo dicidida a classificação.
Se assim não foi não andou muito longe, grande parte deles estavam nos pódios.
Se eles não pagaram atempadamente para ficar na primeira gate tinham mais é que partir na gate respectiva e aí provavelmente não ficavam no pódio!!
Penso que para a organização são mais importantes o restantes mil participantes do que este grupo que foi priviligiado.
Volto a referir, não era candidato a qualquer lugar no pódio, mas tenho a certeza que existiriam candidatos a tal e não tiveram o mesmo privilegio de sair da cabeça da partida.

Se me perguntarem se voltarei a participar, a minha resposta é provavelmente sim, gostei de tudo excepto do que atrás referi.

Boas pedaladas
 

tpfernandes

New Member
Participei na meia maratona e de 0 a 10, dou-lhe uma nota de 8, mas já lá vamos...

Percuso: Trilhos a que nos têm habituado, de alto nível, sempre com um recanto descoberto a cada ano que passa. Pesado q.b. devido à lama, no que toca a "paredes", uma ou outra mas sempre bem rolante a meu ver. O túnel estava excelente! Bom...

Abastecimento: Não parei no de sólidos mas pareceu-me completo. O do final estava com tudo que era necessário (bananas, laranjas, água, bolachas, pães de leite, ...).

Partida: A horas, de louvar os 4/5 km na nacional mas mesmo assim foi pouco para o pessoal dispersar. A saída por gates, a meu ver, e como já disseram em cima, não é de todo a melhor solução. Houve um problema com a atribuição do meu dorsal o que fez com que fosse mais demorada que o habitual, sendo o 800 e qualquer coisa parti da penúltima gate. Mesmo assim ainda consegue passar cerca de 700 mas foi a dar-lhe duro. Sou mais apologista de quem chega primeiro junta à frente e só com um controlo de entrada.

Banhos: Não fui

Lavagem de bikes: Não fui

Parque de viaturas: Não faltava estacionamento.

Sinalização: 5*

Quanto ao colega que te tentaram arrombar o carro, aqui em Famalicão e por aquela zona, já tem sido habitual! :S

Parabéns aos Amigos do Pedal.
Ivo Fernandes
 

jmspinto

New Member
Após a chuvada nocturna, foi muito agradável constatar que o S Pedro teve alguma consideração pela organização e ciclistas!..

Quanto à prova em si, fiz a meia maratona e fiquei novamente satisfeito acima de tudo com a organização, tudo muito próximo (estacionamento, secretariado, local de partida, saída pontual.

O percurso foi interessante, bastante variado, infelizmente mais selectivo do que seria de esperar dada a dureza do terreno (ou se andava na água, no meio da lama ou em terrenos de terra onde a roda parecia colar...). Já não me lembrava de acabar um passeio tão sujo!!

Prova a repetir.


p.s.) em relação à questão dos portões de saída por ordem de pagamento, ainda não tenho uma opinião definitivamente formada mas acaba por me agradar pois não obriga a madrugar para ter que arranjar um lugar de partida minimamente razoável, o que é uma mais valia para quem é de mais longe.
 

Mgomes74

Member
Participei pela 2 vez na meia maratona e mais uma vez gostei …
Percurso muito bom, partida a horas (uma vez mais), bem sinalizado, locais de perigo bem identificados (por sinal a queda mais violenta que vi foi perto do fim um miúdo que saltou literalmente de um muro, penso que ai faltou uma fita) … de resto tudo muito bem pensado desde a passagem no túnel, por baixo das maquinas que pareciam estar a saudar os ciclistas, era notório que havia partes do percurso abertos a “pulso” … enfim muito bom ….. depois tínhamos a lama …era lama para todos os gostos, tipo papa, fina, grossa, com água, sem água enfim … a lama era tanta que houve uma altura se não seria um extra da organização e que iam pedir um suplemento monetário devido ao tratamento de beleza …J
Banhos: com água quente e boas instalações
Lavagem de bikes: penso que eram só dois pontos de água, o que era manifestamente pouco devido à quantidade industrial de lama que as bikes tinham, mais um ou outro ponto de água era o ideal
Almoço – já paguei bem mais, e comi muito pior, por isso só posso dar nota muitíssimo positiva, para além de ter gostado do almoço (naquela fase qualquer coisa marcha) fiquei particularmente agradado com a simpatia do pessoal que lá estava …
Pessoal de apoio – Escuteiros e Bombeiros de Famalicão - sempre prontos a dar indicações, e a alertarem-nos sempre para o que íamos encontrar a seguir, obrigado pessoal …
Quanto aos membros da organização, pessoal simpático e disponível ( levantei dorsal e senhas de almoço sem qq tipo de dificuldade )
Uma palavra de apreço ao Sr. Paulo Ruivo e ao que eu presenciei, parece-me que este senhor é o organizador, e nunca vi ninguém assim, ele encaminha pessoal, arrasta contentores ajuda na desmontagem do “cenário”, anda a correr de um lado para o outro enfim … e com uma equipa de pessoal educado, simpático e disponível estão reunidas as condições para um belo evento.
Se deus quiser no próximo ano lá estarei … de preferência com menos lama …
 

jmoniz

New Member
Em nome dos Amigos do Pedal agradeçemos a todos a vossa participação, desculpem desde já os apectos menos bons, prometemos tentar melhorar aprendendo com os erros.

Pela organização,

Jorge Moniz
 

maft

New Member
Parabéns aos AMIGOS DO PEDAL pela prova que organizaram destacando os bons trilhos, excelentes marcações e boas condições para banhos.
Dada a lama existente no percurso tornou-se mais pesado e desgastante, em particular para a mecânica.
A chegada foi bem conseguida com as pontes e túnel com água.
Agora venham fotos e classificação.

MTavares
 

rok1976

New Member
Mais uma vez uma boa organização, boas marcações, trilhos cuidados, um troço final bastante divertido!
Quanto ao sistema de boxes concordo, é um incentivo para as pessoas pagarem mais cedo.
Quanto à box "especial", chamem-lhe antes box de convidados, VIP, o que quiserem, não digam que é uma box para os vencedores disto e daquilo, estavam lá alguns mas outros nem por isso. Mas ainda assim entendo a vertente de publicidade que estas acções podem ter.
Bom trabalho!
 

BikeBrother

New Member
Bem, mais uma participação neste magnifico evento de BTT este ano com a presença de muita lama, que dificultou e muito a prova.

Na minha opinião este foi o melhor percurso de todos os anos e penso que tal só não foi mais notório dada a enorme quantidade de lama, que acaba por aborrecer, mas pronto quanto a isto não há nada a fazer.

Inscrevi-me nos 80 kms, mas com a falta de preparação para fazer esta distância sem penar e o estado do terreno, cedo me decidi que me teria de ficar pelos 40 kms.

Já se falou aqui da questão das gates, mas no meu entender, acho que é não é mais do que um critério tomado pela organização. É óbvio que é complicado para quem tem um bom ritmo partir lá de trás, mas a organização tem seguido este critério, por isso acho que neste sentido não há muito a dizer. Pessoalmente, penalizou-me bastante partir no meio do pelotão e chegar à primeira súbida em terra e ter que fazer à mão, mas pronto há que ser cordial e esperar pela minha vez.

Deixo mais uma vez os meus parabéns a toda a organização que sei que muito se esforçou para que toda a gente saísse de Famalicão satisfeita com a prova.

Há uma coisa que não posso deixar de referir, aquele túnel foi lindo...aqui tenho que deixar o meu abraço ao "rato" que descobriu aquela toca. Se eu não apanho uma foto nesse túnel processo a organização...ehehe...

Até para o ano e espero que ninguém se tenha magoado com gravidade.
 

brn85

New Member
Obrigado pelos links das fotos Ricardo Osorio (não consegui ver nada no primeiro link, é problema meu?)

Passei por cerca de 5 ou 6 fotógrafos durante o percurso, espero que as fotos apareçam.
Alguém sabe se eram todos fotógrafos da organização?

Se tiveres links também para essas coloca aqui. Obrigado.
 
Last edited:
organizaçao esta de parabens .
adorei o singuel track do monte santa catarina e do tunel.
os amigos do pedal estao sempre a inovar.
obrigados.
 
Top