3.ª Maratona BTT Rota da sopa de pedra - Almeirim - 19 Setembro 2010

june27

New Member
O meu nome é Carlos Coelho, incrito pela equipa Trilho Perdido/Barbo Bike Store/CC Salvaterra.

Informo que eu apareço classificado por engano em 13º nos 40km da meia-maratona...

Carlos Miguel S. Coelho

O nº correcto do dorsal que ficou em 13º deve ser o nº 645 Miguel Mestre e não 695. Se quiserem podem alterar.

Cumps
 

jjmfonseca

New Member
Voltando ao assunto das desclassificações, quero deixar bem claro e que não haja qualquer tipo de dúvida que tal como foi dito telefónicamente a dois dos atletas desclasificados, Não temos a menor dúvida que esse engano se tratou disso mesmo. Um engano. Bastava ir um pouco mais desatento e passava-se o local onde se deveria virar vindo ao fim de 700 metros sempre a descer encontrar novamente o percurso, contudo encurtava-se cerca de 8 kms. Colocar mais gente no percurso? Sim seria uma solução, contudo seria necessário um exercito de pessoas. E isso e impossivel. Havia a necessidade de haver um outro posto de controlo, mas é complicado conseguir pessoas para ajudar.
Mais uma vez as nossas desculpas aos intervenientes na situação mas tinhamos de tomar essa decisão.
 

carmo.mp

New Member
@hugo diogo:
Estava no ultimo controle dos 80?
Deve ter sido nesse que me perguntou qts kms eu tinha já! E eu respondi que não sabia, pq não gosto de saber qts faltam!!!
Fiz 87 km!
Já ia a pensar que a prova acabava em santarém!
Rescaldo, faço minhas as palavras da maioria, boa organização, com a excepção do famigerado controle 0.
Quanto ás marcações, não posso, sinceramente dizer mal, porque não cheguei nunca a enganar-me verdadeiramente, acho que a cal é o melhor sistema!
Devo apenas á laia de comentário referir que existem " atletas " que não fazem falta nenhuma neste nosso desporto! Um deles ia á minha frente, viu, sem qualquer margem para erro, os dois colegas da frente falharem um corte á esquerda e ficou? Caladinho que nem um texugo! Passe a comparação que só pode ofender o animal! Fui eu que lá de trás berrei, porque acho que é isso que devemos fazer, e não pensar, boa menos dois á minha frente! Para mim ganhou um prémio, o dito, o de " bobo da corte".
O terreno... pois, o terreno... eu detesto areia... sei lá, é coisa minha... aquilo enrola-se-me nos pneus, atrapalha-me a transmissão, dá-me um ataque de estupidez aplicada que só penso em estirar-me ao comprido e rebolar-me repetidamente, de preferência em longas e descontroladas cambalhotas, das acrobáticas!
Gostei da prova, achei durinha, o calor mais que muito, mas como a dor não lembra, quem sabe pró ano volto...?!
Bons treinos, passeios, o que vos aprouver, cada um é como cada qual, e ninguém é como evidentemente!

MC
 

SóniaC.

New Member
Bom, fiquei positivamente surpreendida com a posição da organização. Eu imagino que ponderaram todos os pós e os contras da vossa decisão, e não deve ter sido fácil. E assumirem isso, é de valor, até porque uma organização não é 1 ou 2 pessoas mas sim um conjunto de cabeças com opiniões diferentes. Os meus parabéns pela atitude!!!

Quero aqui deixar tambem um aviso para esta e outra organização que tenha comissários da FPC e se rege com as regras do mesmo, pois é muito complicado. Eu que estava à espera de ver na classificação a minha amiga Claudia Ribeiral que, se voces soubessem o porquê de ela participar nesta prova após um grave problema de saúde, tinham atribuido tempo, mas não está! Isto porque chegou após 2 horas do 1º classificado. Regras da federação.
Então digam-me, é permitido trocar de bicicleta ou de roda durante a prova, 2º as regras da federação??? Eu acho que não é, e sei de quem o fez....eu não me vou alongar sobre isto porque polémicas e chatisses já tiveram, e voces eu acho que não merecem. Mas tenham cuidado com isso....e deixem os comissários estarem sossegados nas provas oficiais!
 

touros em furia

New Member
Tal como na política, há sempre alguém do contra. Eu volto a referir que fiz a maratona e bem acompanhado pela vencedora dos femininos (a miuda tem uma pedalada que é obra), não vi qualquer problema no circuito e muito menos nas marcações, a não ser os desvios nos referidos cotovelos ao início, mas facilmente se via o erro. Sinceramente não entendo tanto alarido. De facto não consigo visualizar as classificações, mas como alguém já escreveu, existem provas federadas a nível nacional e internacional, quem quer tempos e dinheiro e muita confusão só tem que escolher esses eventos. O de Almeirim é puro amador com o devido respeito, para o pessoal curtir e praticar desporto. Devo ter chegado entre os 10 primeiros, mas não estou minimamente preocupado com tempos, classificações, apenas preocupado que para o ano não tenha aquele divinal almoço convívio a um preço muito simpático.
Também podiamos ir por aspectos técnicos condizentes com uma prova amadora numa avaliação correcta e equatitativa. Até aí julgo que estiveram bem, porque a parte final foi a rolar para uma descompressão das pernas.
 
C

cortiço

Guest
Quando for possível agradecia que corrigissem a tabela classificativa dos 80kms pois quem chegou com o atleta nº 699 Jorge Gaspar da equipa CNTN AKTIVE TEAM não foi o atleta com o nº 364 Miguel Silva, mas sim o atleta com o nº 362 Luis Marques da Equipa da Casa do Benfica de Tomar.
 

Ze Cota

New Member
Zé Cota

Não participei mas ao ler os comentários parece já a Assembleia da Republica, todos ralham e todos têm razão
Só sugiro o seguinte, façam as provas com GPS porque assim tiram-se todas as duvidas e não ficam fitas por retirar depois das provas ou passeios o que se vê infelizmente nos nossos montes. A natureza leva mais de 250 anos para destruir uma só fita que não é retirada.
Outra pergunta, havia alguém a abrir o percurso?

Um abraço e boas pedaladas
 

Espigão

New Member
Concordo plenamente com o "touros em furia"...

O de Almeirim é puro amador com o devido respeito, para o pessoal curtir e praticar desporto.

... apesar do regulamento do evento ser bem claro:

"3.º - A 3.ª Maratona BTT “Rota da Sopa da Pedra” tem carácter competitivo, nos percursos de 40 e 80 kms sendo feito controlo de tempos de chegada de cada participante da maratona de 80 km e da meia maratona de 40 km, sendo tornado público posteriormente."

Mas "o curtir e praticar desporto", o convívio, a educação, o fair-play, etc... também deviam estar lá e cada vez são aspectos mais raros de encontrar seja em eventos competitivos, seja em de lazer...

Acerca da decisão da Organização sobre a classificação dos 80km, já deixei AQUI um comunidado a essa mesma decisão.

Sem mais nada a referir e acreditando que à 4ª será de vez...

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

carmo.mp

New Member
Federação

Boas.

Realmente não fez qualquer sentido incluir a federação numa prova que se revestia, pelo menos pensei eu, dum caracter ludico competitivo.
Concordo com a Sandra, aplicaram todas as regras das competições oficiais?
Poderia então, caindo no ridiculo do excesso, ter havido controle anti doping!
Como se justifica que um amador que vai fazer uma prova deste genero seja confrontado á partida, porque foi só nessa altura que se comunicou tal, que só tinha mais 2 horas que o 1º a chegar?
E, se os primeiros foram desclassificados, houve muita gente a chegar que deveria ter sido classificada, pelos menos até as 5,20 salvo erro e que não teve direito a ser controlado!
Será que eramos apenas 30 e qq coisa nos 80 Kms?
Se querem fazer competição, existem campeonatos.
Fui só eu a quem deu 87 km na distancia? Tenho o conta km aferido...
Mais uma vez, acho que a organização esteve bem, e tudo o que se passou menos bem é resoluvel, controle 0, federação, e marcações, por isso pró ano voltem a organizar a prova porque afinal os comentários que aqui li são na sua essencia positivos.

Boas pedaladas,

MC
 
Boas

Já se sabe que em eventos em que participam muitos atletas (como ac onteceu neste), há sempre descontentes, e nem tudo pode corre pelo melhor, há sempre os "chicos-espertos" chegam tarde e querem partir em 1º lugar, enfim uma panópia de coisas que não se podem apontar à organização. Estes homens que fazem parte desta organização talvez não tenham assim tanta culpa, também não podem ter pessoal de km a km etc., esmeraram-se para que tudo fosse pelo mehor e há que lhes dar os parabéns e que para o ano possamos contar com eles, pois eventos destes é de perservar.
Esses senhores da Federação é que impuseram a regra de após 2 horas do 1º classificado fecharem o controlo, não aparecendo assim na lista todos os outros que por um ou outro motivo se atrasaram, e realmente isso não é agradável. Como eu haverá muitos, vamos para pedalar, desfrutar da natureza, conviver, etc, não vamos para ganhar nada, isso é para outros que por isso vão lá á frente, mas fazer o percurso todo e depois nada constar é chato. mas a Organização estáva fora desse filme. Eu ndei vários Km's a pé, andei alguns 15 Km'e na pedaleira mais pequena e no carreto maior, atingia velocidades na ordem dos 10 /11 Km/hora, mas cheguei, o meu tempo foi: 03:52:09 (foi o que marcou o meu ciclocomputador) e fiquei frustado, mas ao mesmo temo feliz Termineinão desisti.
Para o ano lá estarei.
Cumprimentos e um bem haja à organização .
 

touros em furia

New Member
Ok, para ocupar espaço mas com alguma razão, quando referem que 29km's neste percurso é impossível, não me parece, as subidas que existiam (à excepção de dois picos) eram relativamente fáceis, o que eventualmente poderia quebrar esta média eram os constantes sinais de perigo, onde não existia perigo nenhum (digo eu que cheguei inteiro ao fim). A parte intermédia era muito rápida e eu que não ligo nada a rigores técnicos e alimentares, andei muito tempo na casa dos 35km's, eu e mais alguns participantes, só quebrei bastante porque achei que era um camelo e ignorei alguns pontos de água. A areia que tanto falam não era nada de especial, bastava embalar para se passar sem qualquer problema. O meu colega que venceu a prova em Évora, quase que coloco as mão no fogo que faria este circuito a uma média de 30km's sem stress. Não se esqueçam que a parte final e agora falando de pormenores, porque aqueles que aparecem para ganhar terão de avaliar todas as situações, uma biccileta com roda 1.8 atrás e 1.9 à frente rigida em titaneo, faz 45km's mas a brincar, com uma cadencia entre os 90 e 100, e uma f.c média. Como tal é só fazer contas e chegar à conclusão que uma 'burra' destas não é assim tão burra como pintam. Agora, não quero dizer que isto se aplica aos ditos atletas, mas que é possível, isso não tenha a menor duvida e não sou, nem nada que se pareça um doutorado em ciclismo.
 

Espigão

New Member
Amigo toiros em fúria, se concordei contigo atrás, agora permite-me que te diga que isto é pura conversa da treta (nada trás de novo ao rescaldo do evento) já para não falar do conteúdo disparatado da mesma...

O meu colega que venceu a prova em Évora, quase que coloco as mão no fogo que faria este circuito a uma média de 30km's sem stress.

Um exemplo simples. No outro Domingo na Maratona de Óbidos (praticamente com o mesmo nº de km: 81km e os mesmos 1400m de acumulado) com um piso muito mais rápido mas muito mais rápido que este de Almeirim, o Marco Sousa que fez este Domingo 3º à geral na Maratona XCM de Évora, fez média de 23,76km/h.

A mesma média que o Gonçalo Pereira que chegou ao mesmo tempo que ele.

O Gonçalo em Almeirim (vencedor) fez média de 23,3km e o amigo Toiros em fúria vem dizer que tem um amigo que venceu Évora e que fazia média de 30km/h sem stresses no percurso de Almeirim...

Quem é ele? O Super-homem ou o Batman?

Poupem-me! Contribuam positivamente para o rescaldo do evento e deixem-se de disparates...

Cumprimentos

Hugo
 

Azofree

New Member
Boa tarde,
Então eu que fiz os 85 km e todos os postos de controlo apanhei pessoal com os mesmos controlos que eu e com menos 10 km e agora nem apareço na classificação, sinceramente. Vitor Ramos Dorsal Nº 253 não esteve lá querem ver !!!!

Cumprimentos
VR
 

insain

Member
Ok, para ocupar espaço mas com alguma razão, quando referem que 29km's neste percurso é impossível, não me parece, as subidas que existiam (à excepção de dois picos) eram relativamente fáceis, o que eventualmente poderia quebrar esta média eram os constantes sinais de perigo, onde não existia perigo nenhum (digo eu que cheguei inteiro ao fim). A parte intermédia era muito rápida e eu que não ligo nada a rigores técnicos e alimentares, andei muito tempo na casa dos 35km's, eu e mais alguns participantes, só quebrei bastante porque achei que era um camelo e ignorei alguns pontos de água. A areia que tanto falam não era nada de especial, bastava embalar para se passar sem qualquer problema. O meu colega que venceu a prova em Évora, quase que coloco as mão no fogo que faria este circuito a uma média de 30km's sem stress. Não se esqueçam que a parte final e agora falando de pormenores, porque aqueles que aparecem para ganhar terão de avaliar todas as situações, uma biccileta com roda 1.8 atrás e 1.9 à frente rigida em titaneo, faz 45km's mas a brincar, com uma cadencia entre os 90 e 100, e uma f.c média. Como tal é só fazer contas e chegar à conclusão que uma 'burra' destas não é assim tão burra como pintam. Agora, não quero dizer que isto se aplica aos ditos atletas, mas que é possível, isso não tenha a menor duvida e não sou, nem nada que se pareça um doutorado em ciclismo.

Ora aqui está um comentário digno de ser lido por toda a comunidade do fórum.

Infelizmente para este Senhor, não há (pelo menos que eu saiba, corrijam-me se estiver enganado) em Portugal nenhuma licenciatura em ciclismo, por isso é impossível haver doutoramento... Como tal e a julgar pelo teor do seu post o senhor está muito longe de ser Doutorado em ciclismo ou entender sequer alguma coisa da matéria.

82 kms em BTT com um acumulado a rondar os 1400m e fazer médias de 29kms/h!?!?!?

Pois... realmente eu também cheguei a rolar durante algum tempo na casa dos 35kms/h... Em algumas das descidas, em alcatrão ao inicio e ao fim e mais um ou outro local que agora não me estou a lembrar mas dai até fazer média de 29kms/h nas circunstancias ja descritas ainda vai um bom bocado amigo.

Isto digo eu que só faço BTT à uns 11 anos e treino em estrada ai à uns 3 como tal percebo pouco da matéria e peço-lhe desde já que perdoe este meu pequeno desabafo.


Ora em relação ao rescaldo propriamente dito, que é para isso que este tópico existe, aqui fica o meu em relação a meia maratona que eu fiz.

À excepção da partida que foi uma tremenda confusão, em parte provocada pelos habituais chicos espertos, não tenho mais nenhuma falha a apontar à organização.

Tudo esteve IMPECÁVEL no meu ponto de vista.

Os meus parabéns a TODOS, especialmente ao Sr. Fonseca. São atitudes como a sua que me fazem continuar a participar em eventos destes.

Contem comigo para promover a vossa maratona e para o ano lá estarei com a minha malta para mais um magnifico dia de BTT


Descrição de BTT: modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades (Inclua-se areia) e obstáculos.

INSAIN:mad:
 

VITOR HUGO

New Member
Viva!!

O meu rescaldo é muito simples... não gostei...
não gostei porque o km 0 foi a confusão que se viu.
não gostei porque mesmo sabendo que o btt é o imprevisto do terreno, prefiro ír passear para a praia do que fazer 40km sobre areia da mesma.
não gostei porque aquela subida dos caminhos de Fátima bem como alguns trilhos iniciais não são compatível com uma maratona de 700 participantes
não gostei porque havia prémios e nem vale a pena falar disso...
Por favor organizações não juntem percursos, é uma mistura explosiva colocar no mesmo trilho quem está a competir com quem está a passear...
Pois para terminar não deixa de ser estranho, estando eu inscrito nos 80km e ter optado pelos 40Km não ter direito a classificação e tempo, será uma manobra informática assim tão grande???... e já agora aquela frase que me deixaram no fim... "olha, ESTE não conta" referindo-se exactamente a essa troca de percurso não só é lamentável como prova que ainda temos um longo caminho à nossa frente.
Em tom de piada deixem que diga que não fiquei minimamente incomodado por não saber o tempo pois fiz toda a maratona com um companheiro que estando inscrito nos 40km e chegando ao mesmo tempo que eu, faria naturalmente tempo igual... o problema é que ele tb não está na lista ao contrário de outros q chegaram bem depois de nós.

Mesmo apreciando o esforço que as organizações fazem, a verdade é que esta ainda tem muito trabalho à frente e continuando assim dificilmente contará com bons atletas no futuro.

Abraço

Luís BM

BOAS AMIGO

espero vir ajudar como isto nao e a zona de MONSANTO aconselho para o ano vir tentar fazer o passeio de 25 km

O MEU RESCALDO
e muito curto foi tudo muito bom ate aos 13 km porque ai furei por isso tambem quero reclamar que para o ano limpem as silvas e os abrolhos...

hahahahahahahahahha

FONSECA força e para o ano ponham ca mais gente e assim mostram a vossa uniao e dedicaçao
 

Pagaiao

New Member
Boas,

A equipa dos Mirapedal, que pela 1ª vez participou nesta maratona, dá os parabéns a excelente organização deste evento, para o ano contem com o pessoal.
Quero em meu nome pessoal, dorsal 293, agradecer a equipa dos Papa Trilhos, a ajuda que me deram para chegar a linha de meta, pois no percurso tive um problema com joelho e era complicado pedalar, mas aqui se verifica a camaradagem existente nos batetistas. Obrigado Papa Trilhos, margem sul 4 ever.

Até para o ano e façam o favor de escolher um percurso sem subidas, só gosto de descidas...................

Mirapedal
 

touros em furia

New Member
Ok, se acham que é um disparate do tamanho do mundo, quem sou eu, para os contrariar. É pena este circuito não servir para uma prova oficial dado não ter acumulado suficiente para se tirar todas as duvidas. Não tenham 11 anos de prática (é pena, porque há 11 anos deviam ser trilhos a sério e como muito menos confusão, ou mesmo nenhuma), mas já visualizei muitas provas cá dentro e lá fora, mas talvez esteja equivocado e confundir com qualquer outro desporto motorizado.
 

LuisBM

New Member
ó meu caro Vitor Hugo

agradeço imenso que entres em debate e que apresentes as tuas criticas e elogios mas podes fazê-lo sem seres tão tontinho.
As minhas opiniões valem o que valem e servem apenas para quem as quiser ler e tirar em conjunto com as outras uma conclusão global.
Agora quando participares em vez de te armares em tonto, contribui com alguma coisa e diz lá o que se pode melhorar e o que é para manter.

Não te estou a tentar ofender, apenas a mostrar-te que mesmo em divergência se deve ser conveniente numa discussão...

obrigado

Luís BM
 

JCSC

Member
Depois de nao pegar na bicicleta ha mes e meio uma Sopa da Pedra para retomar as voltas.

Eu e mais 4 SSD's fomos à Sopa da Pedra, nao somos muito de competicoes, mas fomos para nos divertir, começamos um brinde à nova epoca com um Moscatel.
As marcacoes podiam ser melhores na minha opiniao, poucas fitas e as marcacoes no chao ao fim de algumas passagens iam desaparecendo.
O tipo de piso nao era do meu agrado, mas nao ha nada a fazer, agora ja sei que naquela zona é assim. Mas nao foi um problema.
Os banhos eram bons e com agua a escaldar nos balnearios da Pisicina.
O almoço excelente.
Uma prova feita sem pressas e sempre em risada com os meus amigos SSD's.
Valeu a pena

As fotos em http://sobesobeedesce.no.sapo.pt/index2.html Menu (2010 09 19 Almeirim )
 
Top