3ª Maratona BTT dos Falcões da Planície - Alfundão - 12 Maio 2013

Casadobiker

New Member
Cartaz%2520%2520III%2520Maratona%2520BTT%2520Clube%2520Os%2520Falc%25C3%25B5es%2520da%2520Plan%25C3%25ADcie%25202013.jpg


Regulamento do evento:

Descrição:

Este é um evento desportivo realizado em Bicicletas de Todo-o-Terreno (BTT) que decorrerá em caminhos rurais e trilhos do concelho de Ferreira do Alentejo. A Maratona é constituída por dois percursos: um de andamento livre de aproximadamente 50km, indicado para quem treina regularmente e que procura superar o limite das suas capacidades e um percurso também de andamento livre de aproximadamente 25km, que será mais indicado para quem quer desfrutar calmamente da paisagem, indicado para os principiantes na modalidade.

Objectivos:

O Clube os Falcões da Planície, como associação organizadora, define os seguintes objectivos para a 3ª Maratona BTT “dos Falcões da Planície”, de Alfundão:
- Promover, estimular e incentivar a utilização da bicicleta enquanto meio de transporte alternativo, não poluente, saudável e como instrumento lúdico-desportivo;
- Promover e incentivar os jovens a praticar desporto;
- Promover as potencialidades turísticas da região;
- Dar a conhecer e promover os produtos regionais.

Calendarização:

A “Maratona BTT dos Falcões da Planície", de Alfundão, decorrerá salvo algum motivo excepcional devidamente fundamentado, em meados de Maio.
No ano de 2013 será realizada no dia 12 de Maio.

Inscrições:

Todos os participantes na Maratona deverão ler atentamente o regulamento. Ao efectuar a inscrição a Organização presume que o participante tem conhecimento e concorda com o mesmo.
As inscrições decorrerão entre 20 de Fevereiro a 5 de Maio.
Considera-se uma inscrição validada aquela que cumpra os requisitos que constam neste regulamento, tenha o pagamento devidamente regularizado até ao dia 5 de Maio, e tenha sido confirmado no site de inscrição a atribuição do número de frontal.
As inscrições serão limitadas a 150 participantes com almoço e 250 sem almoço, pelo que o processo será encerrado assim que se atingir o nº máximo de inscritos validados.
Serão permitidas permutas e desistências da inscrição até ao dia 5 de Maio. Nas permutas não haverá nenhum custo adicional se o novo participante mantiver as opções iniciais da inscrição.
No caso de desistência será devolvido o valor da inscrição, mas será deduzida uma taxa de 2 euros para despesas administrativas

Poderá inscrever-se através do website: http://inscricoes.apedalar.com/provas/view/69

Em caso de necessidade contacte a Organização, ou envie um e-mail para: falcoesdaplanicie@hotmail.com

Não é permitida a participação de menores de 16 anos no percurso com a distância de 50km.

Seguro:

Todos os participantes estão cobertos com um seguro de acidentes pessoais. Este seguro cobre apenas os riscos resultantes de acidentes sofridos durante o evento. Qualquer acidente ou incidente que ocorra durante o decorrer do percurso é da responsabilidade dos participantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro.

Preços:

15€ - Passeio, seguro, lembranças, pequeno-almoço, abastecimentos, banhos e almoço.
10€ - Passeio, seguro, lembranças, pequeno-almoço, abastecimentos e banhos.
8€ - Almoço para acompanhantes

Quando solicitado, o Clube os Falcões da Planície emitirão um recibo a ser entregue no dia do evento, quando o participante for levantar o frontal.
Para tal deverá o atleta indicar o nome, nº de contribuinte e a morada do participante ou entidade a quem se destina.
O recibo poderá ser enviado à posteriori via correio, devendo nesse caso o participante facultar à Organização um envelope devidamente franquiado.

Descrição do percurso:

O local da partida simbólica será junto à Igreja Matriz de Alfundão.

Para uma maior segurança dos participantes a saída da localidade será feita com um carro de segurança na frente do pelotão, não sendo permitido a nenhum participante ultrapassar o mesmo sem autorização.
O quilómetro 0 será a partida oficial.
O percurso estará totalmente marcado com fitas, cal e placas sinalizadoras.
As mudanças de direcção estarão devidamente assinaladas com placas sinalizadoras.
Os locais mais perigosos do percurso estarão devidamente assinalados, pelo que os participantes deverão ter especial atenção e passar com prudência nesses locais.

Antes do início da Maratona a Organização percorrerá o percurso para confirmar se as marcações se encontram correctas, no entanto a Organização alerta para a possibilidade de que estas sejam retiradas ou alteradas.
Tentar-se-ão utilizar marcações no chão, em conjunto com as restantes marcações, de forma a minimizar eventual sabotagem.

Existirão Pontos de Controlo (PC) cuja localização será desconhecida pelos participantes, e Zonas de Assistência (ZA) onde será disponibilizado aos atletas abastecimento liquido e sólido.

Por questões de segurança será estipulado o tempo máximo de 5 horas para terminar a Maratona. Por este motivo, às 13:00 os participantes serão encaminhados para a meta.

O local de chegada será junto ao campo de futebol.

A Organização colocará na internet em https://www.facebook.com/pages/Clube-os-falcões-da-Planície, todas as informações relativas ao percurso uma semana antes da realização do evento.

Há que ter em atenção que o percurso poderá ser alterado devido a condições climatéricas adversas que coloquem em risco a integridade física dos participantes. Este é um factor que não é da responsabilidade da Organização.

Programa:

11 de Maio

18:00 - 23:00 – Entrega de frontais

12 de Maio

07:00 – Abertura do secretariado
07:00 – Abertura da sala do pequeno-almoço
08:45 – Briefing
09:00 – Partida
11:00 – Previsão de chegada do 1º participante dos 50km
13:00 – Início do Almoço
14:30 – Entrega dos troféus simbólicos
14:00 – Encerramento do controlo de chegadas

Visualização das classificações no site: www.apedalar.com

Segurança e assistência:

A Organização alerta que este tipo de eventos requer uma preparação física e psicológica específica, pelo que apenas deve participar quem reúna as condições necessárias, não se responsabilizando a Organização pela saúde e integridade física dos participantes.
É sempre aconselhável a realização de exames médicos para atestar que estão reunidas todas as condições para a participação.
É obrigatório o uso de capacete devidamente colocado durante todo o percurso.
É recomendável que cada participante transporte consigo um reservatório com água, telemóvel, uma câmera de ar suplente, remendos e bomba de ar.
É aconselhável o uso de conta-quilómetros para facilitar, se necessário, a localização de algum participante, que deverá ser colocado a zero na partida.
O percurso está aberto a outros veículos pelo que os participantes deverão respeitar as regras de trânsito, além de ter cuidados redobrados na travessia de estradas, e na passagem por locais habitados.
É necessário ter ainda especial atenção onde o percurso está marcado com sinais de perigo... Você é o primeiro responsável pela sua segurança!
Na eventualidade de algum participante se perder, deverá voltar atrás até entrar novamente no percurso correcto, assinalado pelas placas indicadoras, ou em caso de necessidade contactar a Organização.
A Organização disponibiliza nas placas de identificação (frontais) dos participantes, números de telemóvel, que deverão ser utilizados apenas em caso de manifesta necessidade.
Haverá um carro de apoio a encerrar cada percurso.
O transporte de participantes que abandonem a Maratona será sempre assegurado até ao abastecimento seguinte, podendo, em caso de disponibilidade por parte da Organização, ser assegurado até ao Secretariado.
Qualquer comportamento anti-desportivo implicará a desclassificação do atleta e poderá ser motivo de impedimento de participação em futuros eventos organizados pelo Clube os Falcões da Planície.

Direitos de imagem:

O participante no evento concede permissão à entidade organizadora de utilizar a sua imagem, gravada em suporte vídeo, áudio, fotográfico, ou qualquer outro meio, para fins promocionais e publicitários do próprio evento e da entidade organizadora.

Casos omissos:

Embora sejam retirados os tempos de cada participante, atribuída uma classificação e atribuídos troféus simbólicos aos primeiros classificados, a “Maratona BTT dos Falcões da Planície", de Alfundão, é um evento desportivo de carácter não competitivo, pelo que todas as reclamações e casos omissos serão devidamente analisados pela Organização, que será soberana nas suas decisões.

Esperemos que o evento seja do vosso agrado. :p
 

Casadobiker

New Member
Oi pessoal

Já temos 40 pré-inscritos na nossa Maratona :p

No final da semana já temos mais novidades para voçes :exacto:

Boas pedaladas e façam desporto :xau:
 

Casadobiker

New Member
Para quem não sabe onde fica a aldeia de Alfundão.

500px-LocalFerreiraDoAlentejo.svg.png


Em pleno coração Alentejano!

Não perca a oportunidade de conhecer a nossa fauna e flora, a nossa gastronomia e a arte de bem receber.

Boas pedaladas
 
Last edited:

Casadobiker

New Member
Boas pessoal

Aqui vai uma pista do que podem vir a receber no saco das lembranças ;)

"Dos primórdios dos tempos, até aos nossos dias, através de uma recolha de dados e pesquisas entre as nossas avós, sobre métodos artesanais na confecção de ........, eis que pelas minhas mãos vos trago:

- Cheiros e sabores do meu Alentejo.

Este Alentejo que tem tanto para dar e aproveitar."

Alguém adivinha o que se trata?

Boas pedaladas
 

Casadobiker

New Member
Já temos novidades em relação aos prémios.........
Posso já adiantar que o atleta mais novo e o atleta mais velho vão ter uma surpresa :p

Boas pedaladas
 

Casadobiker

New Member
Boas pessoal

Amanhã vou fazer um foto report dos percursos do evento....as fotos melhores vou postar aqui no fórumbtt.
O gráfico de altimetria e o mapa do percurso vão ser divulgados na primeira semana de Maio.

Boas pedaladas
 

Casadobiker

New Member
Boas pessoal

Saudamos a visita dos nossos amigos Corvos da Planície no evento desportivo do ano em Alfundão.
Estamos a preparar um percurso que dignifique a nossa planície Alentejana :).

Cumprimentos bttistas
 

Casadobiker

New Member
Cumprimentos bttistas

Amanhã vou realizar o último fotoreport da 3ª Maratona BTT dos Falcões da Planície 2013.

As paisagens Alentejanas estão divinais :exacto:

A postagem das fotos vai ser executada na hora de almoço.
 

Casadobiker

New Member
Boas pessoal

Hoje foi dia de construir os dois singletracks da 3ª Maratona dos Falcões da Planície.

Características do 1º
Singletrack da grega - 650 metros - dificuldade técnica baixa/média - fotoreport da construção: https://plus.google.com/u/0/photos/109274177326194044202/albums/5868627112689854849

Características do 2º
Singletrack dos Casados :) - 1200 metros - dificuldade técnica média/alta
Não há fotoreport porque vai ser a surpresa do evento ;-)

Não falte a este magnifico evento.

Até lá Boas pedaladas.
 
Top