29er Specialized Stumpjumper HT Expert Carbon 2013

Nosoul

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Boas malta!

Iniciei-me neste mundo em 2008, com a compra de uma Mondraker Finalist Pro. Depois de muitas aventuras com a mesma, com muitos km's percorridos chegou a altura de trocar para algo melhor, mais confortável e mais leve.

Depois de muita pesquisa, de muita análise lida neste forum, depois de muitas trocas de pm (obrigado a quem contactei com vista a esclarecimento de dúvidas) a escolha recaiu na Specialized HT Expert Carbon 2013.

Aqui ficam as suas caracteristicas:

Lista de Material/Especificações Técnicas
QUADRO - Carbono FACT 8m com acabamento 12K, geometria 29”, construção FACT IS, tubo de direção cónico, eixo de pedaleiro PF30 em carbono, dropouts ocos em carbono, apoio de desviador substituível em alumínio
FORQUETA - RockShox Sid 29 Brain, amortecimento com válvula de inércia, mola de ar Solo, coroa/direção cónica em alumínio, ajuste de Brain Fade e retorno, aperto-rápido, curso 90mm
CAIXA DIRECÇÃO - 1-1/8 e 1-1/2” sem rosca, superior estilo Campy com 1-1/2” inferior, rolamentos de cartridge
AVANÇO - Specialized XC, alumínio forjado 3D, 4 pafarusos, aperto 31.8mm, ângulo de elevação 6 graus, S: 75mm, M: 90mm, L: 105mm, XL: 105mm
GUIADOR - Specialized XC plano, alumínio 2014 de espessura variável, largura 680mm, ângulo de recuo 8 graus, 31.8mm
PUNHOS - Specialized em esponja
TRAVÃO DIANTEIRO - Magura MT6, disco hidráulico, pastilha Hi Friction, pinça em alumínio, rotor Storm SL, disco de 160mm
TRAVÃO TRASEIRO - Magura MT6, disco hidráulico, pastilha Hi Friction, pinça em alumínio, rotor Storm SL, disco de 160mm
MANETES TRAVÃO - Magura MT6, cilindro principal em carbono, manete em alumínio, pivô da manete oco, alcance ajustável
DESVIADOR DIANTEIRO - SRAM XT, 10-velocidades, braçadeiras 34.9, top pull
DESVIADOR TRASEIRO - Shimano XTR Shadow Plus, 10-velocidades, caixa longa SGS
MANÍPULOS MUDANÇAS - Shimano XT 10-velocidades, trigger
CASSETE - SRAM PG-1050, 10-velocidades, 11-36
CORRENTE - KMC X10, revestimento de níquel, elo rápido Missing Link reutilizável
PEDALEIRA - SRAM Carbon S-2200 exclusivo, 10-velocidades XC duplo, eixo PF30, aranha substituível, 15.5": 170mm, Outros: 175mm
EIXO PEDALEIRO - SRAM PF30, rolamentos oversized press-in de cartridge selada
AROS - Roval Control 29, em alumínio, para disco, largura 24mm, 32f
CUBO DIANTEIRO - Roval Control 29, terminais OS28, aperto-rápido, 32f
CUBO TRASEIRO - Roval Control 29, corpo da cassete DT Swiss em alumínio, aperto-rápido, 32f
RAIOS - DT Swiss Super Comp, 2.0/1.65/1.8 inox
PNEU DIANTEIRO - S-Works Fast Trak, 2Bliss Ready, 120 TPI, flancos flexíveis, 29x2.0"
PNEU TRASEIRO - Specialized Fast Trak Control, 2Bliss Ready, 60 TPI, flancos flexíveis, 29x2.0"
CÂMARAS DE AR - Ultra leve válvula presta
SELIM - Phenom Comp Body Geometry, carris ocos em Cr-Mo, 143mm
ESPIGÃO - Specialized em alumínio 2014 de espessura variável, recuo com parafuso único, 27.2mm, 15.5/17.5" 350mm; Outros: 400mm
ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM - Specialized em alumínio 7050 anodizada, 32.6mm, parafuso único


No entanto, troquei logo alguns componentes...ou melhor bastantes :).

As substituições foram as seguintes:

Desviador Frente: XTR
Manipulos: XTR
Travões: XTR
Rodas: SLR 29
Punhos Esi Grips Vermelhos;
Espigão S-Works
Selim: Phenom Pro, c carris em titanium.
Pedais: XTR.

Em breve colocarei fotos e uma análise mais detalhada da mesma.

Obrigado.
 

cayto

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Entras te logo com uns upgrades espectaculares para a specialized ;)

Uma boa compra sem duvida que melhorou substancialmente com as novas mods...

Fica so a faltar umas fotos da menina ;D
 

Nosoul

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Hoje foi dia de fazer o primeiro teste à bike :)!

Não tendo trocado o estilo de bike (HT para HT), notei logo uma boa diferença entre o aluminio e o carbono. Além de mais leve, absorve mais os impactos.

Começando pelo peso, a minha bike antiga andava entre os 12-13kg (c/pedais). Esta está com 9,900 (c/pedais e tubless). Podia ficar mais leve, mas prefiro algo assim mas mais duradouro. As zonas por onde ando são duras, com mta pedra solta e por isso queria algo leve mais resistente.

A SID Race ainda não está no ponto, mas com uns ajustes vais lá. O Brain é fantastico, pois faz uma leitura do terreno de forma mto precisa. Além disso, evita acessorios como bloqueio da suspensao no guiador.

Ainda não me habituei à largura do guiador, mas acho que não será necessário cortar o mesmo.

Os desviadores, manipulos e travões XTR são divinais. Grande nivel de precisão!

Quanto as rodas, essas dispensam comentarios. Toda a gente sabe como elas são, a grande qualidade que tem.

Agora, falando sobre a troca de 26 para 29. Não vi um ponto negativo na troca. A 29 é superior em tudo na minha opinião: rolar, subir, descer! Onde tinha mais dificuldade era a subir, mais precisamente nas zonas tecnicas. Hoje passei por locais e ao observar esses mesmos sitios pensei para mim: eu na 26 nunca faria isto em cima dela e com esta relação nas mudanças. Teria que usar as mais leves e mesmo assim teria que desmontar. Com a 29 e sempre a andar :D! A descer galga tudo, é sempre a abrir. A rolar só é preciso pernas, pk ela quer é andar.

Fiz um grande investimento, mas vale cada centimo. Topo em todos os sentidos. Antes da compra estava indeciso se comprava uma 29 HT ou FS. Depois dos bike tests e de ter andado na minha, penso que fiz a escolha acertada. Face às minhas caracteristicas, a HT assenta como uma luva :).

PS. Entretanto ponho uma foto.
 

ernez

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Sou totalmente da tua opinião em relação á roda 29, hoje testei ao sério a minha na IV MARATONA BTT PIRANHAS DO ALQUEVA, e passei e subi locais, que, com a roda 26 não conseguiria, mas não é isto que aqui me trás a postar, :D, atão as benditas fotos, do maquinão.
 

Medroso#78

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Boas,

....Muito bem vindo ao mundo das 29er (e que mundo, pena não o ter descoberto há mais tempo). Parabéns pela montada amigo, está lindíssima. ;)

..."Vemo-nos por aí". ;)
 

Nosoul

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Obrigado Fábio e Medroso :)

Esteticamente está como eu queria. Acho que consegui encontrar a bike à minha imagem. Na fase final, estava muito indeciso entre esta e a Cannondale F29 Carbon 2, mas em termos negociais compensou mais esta. Uma coisa que pesou muito foi o atendimento da loja onde comprei.
 

Nosoul

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Mais um treino feito com a Specialized, 50 Km's com 2500 acumulado.

Mais um treino duro que veio reforçar a análise que fiz anteriormente. As 29er são superiores em quase tudo. A única limitação que vi até ao momento é a fazer curvas apertadas, mas não é nada de outro mundo. Nota-se que não é tão agil nesses momentos como a roda 26, mas faz-se. Onde mais notei até agora foi a subir. Trepa tudo :)

Em relação ao equipamento da bike, reforço a qualidade do grupo xtr que é simplesmente fenomenal.
 

Medroso#78

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Boas,

Essa sensação de lhe custar mais fazer ganchos/curvas apertadas, breve, muito em breve desaparecerá. É só sentir um pouco mais de confiança na máquina. Entretanto confirmará o que digo. ;)
 

Nosoul

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Acredito :)! Fase de habituação à máquina nova.

Ainda estou a ver se tiro o medo a descer :)! Na antiga era sempre a abrir, nesta por ser nova e de carbono ainda tenho receio :p é estupido eu sei :p! Com tempo sei que isso vai desaparecer, ja notei isso da primeira para a segunda volta q fiz.
 

Nosoul

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Mais um treino realizado de 60km's e cada vez fico mais maravilhado com a minha aquisição.

No futuro trocarei o guiador e o avanço, o que deve descer um pouco o seu peso.

Caro amigo Medroso, essa sensação que falava acabou por desaparecer, assim como o receio q tinha em descer em algo tao leve e novo lol!

Entretanto terei um 24h que vai ajudar a tirar mais conclusoes da bike.
 

Medroso#78

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...Ainda bem que está satisfeito. As 29er em qualquer situação, vão sempre "agarradas" ao chão. O que nos dá uma confiança/GOZO extra. ;)

Obs: Quanto ao avanço, pense bem antes.... na minha opinião, os avanços invertidos não são "obrigatórios" nas 29er. O meu é o original, nem o inverti. E posso dizer-lhe que subo TUDO o que é possível subir numa bike. E a descer dá sempre muito mais à vontade/confiança. A trepar é uma questão de saber-se posicionar BEM para o "ataque". ;)
 

Nosoul

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Obrigado JoãoPeixe :)!

Caro Medroso, quando refiro trocar o avanço, não tenciono inverter. Estou com intenções de colocar guiador em carbono e um avanço mais leve. Estou a pensar na marca 3t. Gosto mto dos modelos e os pesos sao mto porreiros.
 

Nosoul

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Viva malta :)

O tópico tem estado um bocadinho parado, no entanto a bike tem feito alguns km's. Tenho feito principalmente monte, mas tb alguma estrada. Começando pela estrada, a roda 29 ajuda imenso a rolar. Facilmente atingimos velocidades bem consideraveis. Apesar disso, o facto de ter apenas dois pratos na frente leva a momentos q esgota. Fazia falta um outro prato ou um segundo prato com mais dentes. No seu habit natural, a bike tem se portado lindamente. As SLR são fantásticas e o grupo xtr é de topo. Apesar de ser HT, a bike é mto confortavel e nao sinto a necessidade de uma FS. Não é a mesma coisa, mas vindo de uma HT em aluminio e passando para carbono lota-se logo uma enorme diferença. O facto de ser roda 29 ajuda imenso tb. Depois, o facto de ter o espigao s-works tb acaba por absorver mto impacto traseiro. O funcionamento do brain tb é fenomenal. Em suma, estou mto contente com a minha aquisição :)! Não vejo nenhum factor negativo nas 29, pelo contrario. Em mim ajudou imenso. Subo mto melhor e ganhei mais confiança a descer.
Hoje levei a mesma para fazer uma revisão. A pedaleira estava a ranger um pouco e foi para trocar de pastilhas. As que tinha faziam muito barulho e alem disso nao tirava partido dos travoes que tinha. O facto de serem metalicas nao ajudavam em nada. Vou colocar umas organicas e ver a diferença. De resto tudo impec :D!
 

carlosrola

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Os meus parabéns tens uma grande máquina, essas rodas são a minha perdição, reparei que tiveste o mesmo problema que eu ao passar para o carbono parece que a descer tinha medo de partir o quadro... eheheh.
Realmente é como tu dizes elas sobem e descem tudo por vezes até parece que vamos num tractor caminhos que nem sonhava trepar e agora nem penso duas vezes, o unico problema nas 29 será mesmo nas descidas em que embalam muito e depois nas curvas tem uma tendencia para sair em frente, mesmo assim aos poucos vou ganhando tecnica e conseguindo por a traseira a trabalhar , vai dando noticias da evolução da máquina gosto bastante da tua máquina eu só não pendi para a Specialized porque sinceramente não gostei dos vendedores cá da zona tanto que fui para um dos meus amores scott, nesse sentido penso como tu quem nos aconselha ou vende o produto ou faz a manutenção é tão ou mais importante que o modelo que escolhemos
 

Nosoul

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Obrigado Carlos :)!

Mais do que o peso, queria algo fiavel. Se me perguntarem, estás arrependido de alguma modificação que fizeste? Eu diria que não. A titulo de exemplo, o espigão. Sendo de carbono, não é dos mais leves, mas é super confortavel. O selim idem. Tudo o resto a fama fala por si, se bem q nem sempre é verdadeira :D! Hj foi dia de experimentar as pastilhas novas. Grande diferença e ainda não acamaram. As metalicas eram um nojo :/! Barulhentas, nao sentia o poder de travagem que os xtr podem dar. Com estes ja se nota a diferença. Dedo leve ao travao e sente se logo a abrandar.
Concordo quando diz que nas curvas tem uma tendencia a sair de frente :)! Falando por mim, tb abuso mto mais nas descidas. A minha 29 nao tem asas, mas voa :p! Quando paro, penso para mim: deves estar tolo, porque nao estas numa bike de DH :p
Entretanto coloco mais umas fotos da menina :D!

PS. Hoje foi tb dia de experimentar o polar novo: RS800CX Bike. Fantastico aquilo :D. Nao comprei um garmin ou outro gps porque como faço ginasio (spinning etc) dá-me jeito ter algo para as duas coisas.
 
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