29 HT ou 29 FS

Peço desculpa pela qualidade mas foi gravado com tlm e sozinho mas penso q dá pra teres uma ideia.

[video=youtube;_mCloLOtc60]http://www.youtube.com/watch?v=_mCloLOtc60[/video]

Como vês no primeiro modo e terceiro ele mexe bastante, mas no segundo modo quando o botão está para trás só mexe 1 ou 2 mm, e é neste caso onde meto o meu peso todo num ponto, em condições normais de pedalada nem notas nada a mexer.

Já verificaste a pressão do teu, podes estar com pouca pressão e qual é o ano do teu amortecedor?
O meu é de 2013 e neste ano eles melhoraram bastante, o aberto é mais aberto, usa mais curso e o bloqueado é mais fechado, nos de anos anteriores isso não acontecia.
 

jol8485

New Member
wawando quanto medes de altura (para teres ido para o tamanho L)?

Eu experimentei a Scalpel 29 Carbon 2 M e achei-a ligeiramente maior que a Scalpel 29 3 M que tenho. Eu tenho 1.80 m e estou no limite. Gostava de ter experimentado uma de alumínio em L.
O M fica-me bem, só a pedalar em pé (ou só levantado) é que talvez o L fosse mais estável. Sem experimentar e comparar fico sempre na dúvida :p
 

wawando

Member
183cm. Vai para o M. Assim q comprares troca o racing ralph de tras, hj furei 3x na rota Vicentina. O racing ralph tubeless ou outro qq na boa agora o tubelessready é para esquecer, tal como ja era em 26. :(
 

wawando

Member
Por acaso eras tu ontem em Aljezur que passaste a pedalar com uma rapariga?
Pois, eu devo ser um grande bruto :) mas o maior rasgo foi a rolar em plano, andamento soft, pressão certa. Para mim está fora de questão.
Das 7 bicicletas só eu com Racing Ralph e um amigo com Rocket Ron é que furámos...

Já agora, em relação ao amortecerdor, aquilo funciona bem. Na posição de bloqueado bloqueia mesmo, fiz fários testes medindo com a borrachinha do amortecedor. Escom a afinação a meio (4 cliques).
ENtre o "pro-pedal" e tudo aberto não notei grande diferença.
 
Last edited:

synclever

Member
Soube hoje que um colega do pedal daqui da zona rachou a escora traseira de uma Lapierre FS 29er Carbono (não sei o modelo). Já começo a entrar em pânico :eek:mg:
Se calhar devolvo o quadro, continuo nesta temporada de inverno com o de titânio e no inicio da primavera compro uma Scalpel também.
A scalpel 2014 vem com amortecedor CTD, penso que não seja o melhor para a minha utilização :(. Tenho de testar uma scalpel para ver se gosto da resposta.
 

Dreamer_Boy

New Member
Em relação aos pneus não tenho grande experiência, mas em relação ao amortecedor traseiro, eu na minha 26 tenho um RPL (que penso que seja idêntico ao CTD) e sinto que as várias posições funcionam mesmo... Já o que experimentei da scalpel, o RS, não gostei pois funcionava exactamente de igual forma em qualquer um dos modos. Ou estava a precisar de revisão ou tinha pressão a menos... Portanto não foi muito conclusivo!

Wawando e jol8485: e que tal uma review às vossas maquinas? O pessoal agradecia:)
 
ENtre o "pro-pedal" e tudo aberto não notei grande diferença.

A testar parado parece que não se nota diferença, mas em andamento e principalmente a trepar, nota-se e bastante, com o pro-pedal/platform activado nota-se que fazes muito menos esforço do que com ele aberto, em esforço comporta-se como se estivesse bloqueado, a não ser que apareça um obstáculo que ai mexe para ler o terreno.
Já a descer praticamente não se nota diferença, eu raramente uso a posição aberto.
 

synclever

Member
Já voltou o quadro da garantia, veio um novo.
Hoje fui dar uma pequena volta de manhã, cerca de 18Km em asfalto até entrar nos trilhos e 2Km trilhos, depois o pneu de trás rasgou numa pedra :mad:
À tarde já depois de ter trocado o pneu fui dar uma volta rápida de 1h, cerca de 27Km em trilhos.
A bicicleta é decididamente mais estável e menos nervosa que a HT, tem mais 10mm nas escoras e nota-se bem na resposta, já para não falar do amortecedor não bloquear a 100%.
Em asfalto parece mais lenta mas o Strava diz-me que fiz o mesmo tempo nos 18Km.
Em trilhos planos é ela por ela, ganha quando há buracos e raízes, perde nas acelerações depois das curvas. A descer ganha claramente, tem muito mais estabilidade, chega a tirar algum gozo :p.
A subir... o amortecedor ainda não me convenceu, tenho de testar com o DT Swiss.
Amanhã volto à Arrábida para testar melhor, a ver se não volto a rasgar o pneu.
 

FabioC

New Member
Boa tarde, apesar de saber e já ter lido as mais diversas opiniões, inclusive neste fórum, e de ter uma ideia do que será mais apropriado para mim, gostaria de também ter a vossa opinião relativamente à aquisição de uma 29er. Eu tenho 1.85m e tenho actualmente uma 26HT e já pratico BTT à um ano. Costumo nos passeios de fim-de-semana fazer voltas de 30/40 kms em percurso misto, um pouco de estrada e mais monte e trilhos, mas nada de trails muito agressivos. A minha grande dúvida neste momento é na aquisição de uma nova bike, um 29er. Tenho em mente uma KTM ultra race de 2014, nova, ou uma KTM Phinx 3.29, usada. O meu dilema prende-se com o facto de que apesar de saber que para o meu tipo de BTT uma HT serviria perfeitamente tenho um problema nos lombares e com a minha actual HT chego ao fim de passeios mais longos ou mais técnicos fisicamente estourado, em que por vezes cada lomba é uma tortura. Além disso tenho algum receio em descidas técnicas porque como uso óculos, quando pratico a modalidade não vejo bem os obstáculos, o que me põe a pensar se um FS não me iria ajudar a reduzir as dores de costas mas também a dar outra confiança e conforto em descidas, apesar de saber que o peso da 29FS em questão não ser muito favorável. Desde já agradeço qualquer tipo de conselho dado. Cumprimentos.
 
Top