24H BTT de Ourém (etapa#3 openxcr) - Ourém - 14/15 Julho 2012

viriatodasilva

New Member
Boas

Conforme prometido, aqui fica uma analise ao percurso. As fotos, estou a ter alguma dificuldade em colocar-las, mas assim que conseguir...

O percurso divide-em três zonas. A primeira, desde a meta até à primeira zona técnica, em que após o inicio do percurso em estrada entramos num primeiro single track caracterizado por piso irregular em terra batida (mas que se molhada será lama) com algumas covas com cerca de um metro de largura e talvez 70cm de profundidade, pelo que o salto não é aconselhado, mas que a rolar se faz bem. Saindo deste caminho, vira-se à direita e rola-se um pouco até chegar a uma serie de subidas e descidas em terreno arenoso. Aqui é preciso ter algum cuidado pois existem zonas que parece a praia, tal é a quantidade de areia no caminho. De chegada à que se poderá considerar a primeira zona técnica, e que nos levarà até ao fundo da encosta, temos um caminho em single track entre pinheiros, com terreno muito solto e arenoso, em que as ultrapassagens serão difíceis, pelo que se tiverem o azar de apanhar alguem com menos unhas, arriscam-se a perder tempo precioso.

Uma segunda fase no percurso, após a passagem pelo rio que é feita em cima de paletes (boa a intenção de preservar a ribeira, mas algumas duvidas acerca da resistência das mesmas bem como ao previsível afundanço delas na lama da ribeira), temos cerca de 500mts de estradão virando à esquerda para subir de novo em piso arenoso e que levará á segunda zona técnica, com novo single track a descer por meio de pinheiros e eucaliptos, em terreno arenoso e que se irá deteriorar rapidamente, repetindo-se o que se poderá acontecer no primeiro, isto é se se apanhar alguem mais receoso, não existe grande margem pra chegar lado e deixar ultrapassar.

Saindo deste single, viramos á esquerda e entramos na terceira fase do percurso, enrolar punho até entrarmos num novo single track já junto à ribeira, na margem oposta á zona da meta. Aqui, e após passar uma primeira fase em que se anda em salom no meio das arvores, entramos numa ribeira seca mas com muita areia solta, pelo que vai haver muita gente a desmontar e a causar afunilamentos. Saindo daqui, estradão novamente e aproximação à meta.

Impressão geral do percurso: bastante rolante, escolha de pneus será fundamental, muita areia pelo que com o passar das horas irá começar a fazer mossas, quer no atleta, quer no percurso.

Sendo um fã dos percursos da Serra d' Aires, areia pra mim prefiro na praia, mas penso que em 23-25 minutos far-se-à o percurso. Estou com alguma dificuldade em postar as fotos, mas assim que conseguir colocar-las-ei no fórum.

Qualquer coisa dispõe.

Ricardo Silva
 
Excelente descrição.

Obrigado Ricardo... também nós aguardamos ansiosamente as fotos.
Caso queiras, envia para bttclubedospinheiros@gmail.com que nós conseguimos publicar sem problemas.


Deixo 2 notas apenas (de organização):

"entramos numa ribeira seca mas com muita areia solta, pelo que vai haver muita gente a desmontar e a causar afunilamentos" - esse ligeiro troço (que muito trabalho e boa intenção teve) foi cortado. Ao trabalhar pela primeira vez o mesmo, não era possivel entender o estado em que ficaria (muitttto arenoso), e nesta fase (6ª reavaliaremos a coisa) iremos sempre ao lado (pelo terreno onde se segue até aí e que é rápido e sem problemas).

A manutenção da zona de paletes será para nós uma prioridade constante durante as 24h. Após um dia de muitas passagens de reconhecimento, notámos que as mesmas nao estavam a afundar nem nenhuma peça partiu... no entanto teremos tapetes e placas 2,5m preparadas para intervir em qualquer momento, sem com isso atrapalhar minimamente a quem vai circulando.

Obrigado uma vez mais pela descrição.
 
E estamos esquecidos mas ha uma nota importante:

NAO TEREMOS OS TRADICIONAIS 40º DA REGIAO este fim de semana. Esperamos uma prova com temperaturas bem agradáveis

(a manter.se assim o ritmo teremos um dia quente QB e noite fresquinha QB)
 
Sul de Ourém (raio médio) era conhecido pelo grande Areeiro que ai existia.... (hoje com pista de trial)

Tentámos evitar ao maximo, mas é inevitável que assim seja.
 
Naquele que é um reforço de ultima hora na organização, fica o nosso agradecimento ao GDR Sabacheira (Grupo BTT das Serras da Sabacheira - Tomar), que se junta aos clubes do Concelho vizinho para ajudar a trazer até todos este evento nas melhores condições possiveis. Em nome de toda a equipa de organizadores e colaboradores, o nosso muito obrigado pelo apoio e pela simpatia.

173268_100001436132368_3795520_n.jpg
 
Os acompanhantes do atletas poderão igualmente usufruir das refeições no CNOurém, mediante a compra da respectiva senha (disponiveis no mesmo local).

Os preços são os seguintes:


REFEIÇÕES - PREÇOS P/ACOMPANHANTES:



Jantar de Sábado - 7 euros

Ceia de Sábado/Domingo - 3 euros

Pequeno Almoço Domingo - 3 euros

Almoço Domingo (Encerramento) - 7 euros


* todos os preços referem-se a MENU em sistema tudo incluido
 

chamusco

New Member
Boas gente boa e outros, hoje fui fazer umas voltinhas ao percurso e tenho 6 situações a colocar pra nossa segurança e conforto: 1.º um agradecimento a todos pelo esforço que foi feito no percurso, porque o que esta feito efectivamente deu muito trabalho parabéns.
1.ª situação algumas silvas ramos precisam de um cortezito em alguns locais, coisa fácil de se fazer.
2.ª um tronco de uma raiz que esta mesmo no meio do trilho antes de se começar a descer no 2.º single, uma marretada na mesma e o assunto esta resolvido, pois uma roda lá e chão certo e é tão fácil de resolver a situação.
3.ª o Single Track que toda agente fala é muito perigoso, na primeira passagem das 93 bikes aquilo fica do pior, ele é mesmo muito perigoso, depois se alguém lá cair vai cair dentro do trilho se tiver que ser evacuado, esperamos que ninguém se aleije era muito bom, a prova tem que ser parada ate ser retirado do local o que não vai ser nada fácil prós bombeiros. Será que a estrada que continua não tem ligação cá a baixo por outro lado, repensem bem aquela situação, pra bem de todos.
4.ª as paletes estão muito bem, mas logo a seguir era preciso colocar as outras que lá estão pois com a passagem aquilo afunda e faz muita lama e com as paletes fica o problema resolvido.
5.ª é o problema da areia na zona da quinta do milho, mas segundo me informaram, não se passa por lá pois o portão junto do milho vai ser aberto, e que era óptimo.
6.ª antes da ultima ponte a ponte do milho e todas elas muito bem colocadas parabéns pelo facto, os cerca de 50 metros antes da ponte são terríveis com muitos saltinhos duros, uma picareta lá em 15 minutos faz lá um excelente trabalho e não custa nada e prós nossos rabiosques era excelente pois 24 horas a passar naquela zona muito dura aquilo é massacrante, pensem nisso.
(não deixem que ninguém se magoe por uma coisinha de nada pois o vosso trabalho foi extraordinário)
Um abraço e até amanha a tarde
Chamusco
P.S. se o Single Track n tiver solução por outro lado, uma enxada larga leva prai 90% da areia pra baixo e pelo menos retirem os regos, e endireitem aquilo, pois como esta pode como ja disse provocar lesões graves a alguém.
 
Boas meu caro...
O singletrack nao tem mesmo alternativa proxima, mas na fase critica ja existe inclusivamente um trilho paralelo preparado. Quer aí quer no ultimo (os dois singletracks mais complicados) estará uma equipa de enxada na mão a garantir que o trilho não complica excessivamente.

Neste momento no sector das paletes ha duas realidades que vão sofrer alterações - previstas desde o inicio mas que so podiam ser feitas em regime de vespera:
1- palete no ultimo troço
2 - não vai passar água na fase inicial (o que criaria dificuldades extra nas paletes - tornando-as escorregadias com o passar das horas).

Também uma descida (estradão após primeiro single) nao será feita, passando-se ao lado num singletrack novo aberto, já que recentemente os jipes andaram por esses lados e tornaram o piso altamente revolto e escorregadio (muito perigoso diga-se: eu proprio que conheço bem caí que nem patinho.lol).


A Zona pos rabos não estava prevista ser mexida... mas andarei ai amanha e tentarei alisar tudo dentro do possivel...eheh

Faltam também ainda as guardas a 1 ou 2 pontes (as mais altas).
 

chamusco

New Member
Ok sendo assim, e pelo que vi percebi que a organização tinha feito um bom trabalho, havendo essa alternativa é de louvar, mas se essa for mais fácil era preferível na minha opinião começar-mos a passar pela alternativa e ficar esse um pouco perigoso sim para alternativo.
a zona dos rabiosques é de facto pra mim o ponto menos positivo do percurso tirando o single, de resto o percurso é muito giro e divertido e a zona de meta fantástica, já agora um alerta peçam aos senhores da Câmara para amanha e sábado desligarem os espressores de rega, pois termos as tendas montadas e começar a regar ficará tudo molhado e pra quem estará a dormir n deve ser nada agradável.
Amanha à noite já alguns lá vão dormir nessa zona, e durante a noite começar os espressores a regar n será nada agradável rsrsrs.
Um abraço
Chamusco
 

pjudite

New Member
ola
pelos vistos já há pessoal a treinar, já estão a ver as dificuldades que irão encontrar, andar nesta zona ou há beira mar pouca diferença tem mas não pode ser sempre coisas faceis "quem vai para a guerra dá e leva" esperamos que o pessoal aguente este desafio e não desista antes do tempo previsto, outra coisa importante é os atletas que se mandarem para dentro da ambulâcia não vão tem hospital por perto só mesmo fora de Ourem, interessa é o pessoal participar e andar as voltas sempre no mesmo sitio a organização já esta com ela fisgada para alguma coisa com esses cometarios desfassantes vai ser irrisorio os momentos de sabado e domingo, logo se vai ver o que os atletas irão dizer mas esperamos que sejam comentarios positivos... no dominhgo estarei no terreno a ver o que o pessoal vai fazer no percurso....
boas pedaladas para os participantes :p
 

jppina

Member
Bem, já tinha ficado assustado, deveras assustado! Agora fiquei ainda mais!!!

Não, não é com o percurso, a organização que esteja descansada :) Apesar de não o conhecer, acho que para quem gosta de coisas técnica (o meu caso) é capaz de ser divertido, e é isso que um circuito de 24h precisa de ser, divertido de forma a que os participantes tenham vontade de dar voltas atrás de voltas. No sábado se verá se se confirma esta premissa!

Agora vocês perguntam, o que é que o assustou?

Foi esta forma de escrever deste colega pjudite! Como é possível?!?!?

Pjudite, para a próxima faz lá um esforço e tenta pontuar o teu texto de forma a que se consiga perceber algo...
 

PauloCoutinho

New Member
Bem tenho umas coisas a dizer.

A primeira é para o senhor pjudite.
Este senhor é aquele tipico artista que vive revoltado com a vida, senão vejamos:
Só fez dois posts neste forum e ambos para falar mal desta organização e deste evento. Fez o registo no dia 08/07/2012, logo, só para falar mal deste evento e do magnifico trabalho que a organização está a fazer.

Senhor pjudite, se está aziado com alguma coisa ultrapasse essa situação pois a vida é demasiado curta para gastarmos o pouco tempo que cá estamos, em guerras uns com os outros. Se tem alguma critica a fazer faça-a, mas construtivamente e não destrutivamente.

Posto isto quero falar do evento em si.

Quero dar os parabens à organização pelo trabalho que está a ter para que o evento seja 5 estrelas.
Quanto ao percurso, é pena existir areia no mesmo mas são as condições da zona e quanto a isso nada a fazer.
Quanto à perigosidade não posso falar pois ainda não conheço o percurso mas espero que se tenha em atenção esse tal trilho e que se for demasiado perigoso repensem a situação, se só for técnico deixem-no estar pois isto é BTT.
Quanto à zona dos "rabiosques", se for como estou a pensar é chato...mas faz parte da dureza de uma prova com estas caracteristicas.

Confio no bom senso da organização para que todas as decisões que sejam tomadas, vão ser em prol dos atletas e do evento.

Continuação de bom trabalho e um bem haja a todos.

Até sexta...ou Sábado.
 

PauloCoutinho

New Member
Tenho uma questão que não pus no tópico anterior.

Eu como solo e como não paro durante a prova não vou usufruir das refeições. Queria saber se a minha acompanhante poderá usufruir das mesmas?
 
P

Paulo Borges

Guest
Amigo Chamusco... uma retro-escavadora de lagartas, alibute e um guarda chuva vão resolver todos os problemas... se não for antes até Sábado em Ourém. Grande Abraço.
 

jjjorge

Member
Eu naõ conheço o percurso mas para uma prova destas eu acredito que quem organiza tem em consideraçaõ todos os aspectos e tambem a duraçaõ da prova....
Quem anda de bicicleta tem que estar preparado para tudo....eu tambem naõ sou fã de areia mas se a há temos quer andar nela.....
 
Quanto as refeicoes: ao chegar recebe uma senha. A mesma nao é pessoal/intransmissivel.

Oficialmente nao o posso dizer mas nao oficialmente. Lol. Pode ir qualquer pessoa. Ta so limitado a 1 pessoa por refeicao

Abc
 
Trabalhos finais... Ufa....

O nosso mais sincero obrigado a todos quanto reconheceram o percurso pelas palavras de apoio e dicas. Nao da para mexer em tudo, mas tudo o que é possivel, nao deixaremos de fazer!

Abraco a todos e ate amanha
 
Top