2 dúvidas sobre eventuais problemas na minha transmissão

quic0

New Member
Amigos, venho aqui solicitar a vossa ajuda para 2 problemas que tenho vindo a notar na minha bike.
Trata-se de uma Specialized Hardrock Comp de 2008, tendo como elementos de transmissão:

Desviador Frente: Shimano Altus FD-M310-6, top swing, 34.9mm clamp
Desviador Trás: Shimano Acera RD-M340
Shifters: Shimano EF-50
Cassete: Shimano HG-40, 8-speed, 11-32t

1º problema:
Quando levo a cassete nos carretos mais baixos (8 ou 7), e a pedaleira em qualquer um dos pratos (acontece mais no prato pequeno) a corrente anda constantemente a saltar dentes. Alias, no Domingo, o facto de ter a bike carregada de lama parece que agravou esta situação, houve uma descida de alcatrão em que levava na pedaleira maior e cassete 8, bem podia pedalar que a corrente só saltava dentes! Já pensei que poderá ser da mola do desviador, será que se der mais tensão à mola isto deixa de acontecer?!

Isto é um sintoma que já sinto desde que comprei a bike e que inclusivamente coloquei aqui um tópico no fórum (mas dantes só fazia na pedaleira pequena), e quando confrontei os mecanicos da motovedras com isso, disseram-me que era normal porque não podia andar na pedaleira pequena e na 8ª da cassete, o problema é que agora não acontece só na pedaleira pequena, acontece em todas!



2º problema:
A meio das minhas voltas no meio do mato, depois de alguma sujidade, ao passar da pedaleira maior para a do meio, ou da do meio para a pequena a corrente vem atrás da pedaleira e enfia-se entre a pedaleira e o quadro!
O desviador parece-me bem afinado, pois em qualquer uma das posições não toca na corrente portanto não sei o que poderá ser...


Será que alguém pode ajudar?!
Abraços e obrigado!
 

essence_s

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Boas, costumas fazer limpeza e respectiva lubrificação depois de cada volta?
Pelos sintomas que referes, a corrente aos saltos, podes ter as roldadas ou alguma delas encravada ou estragada, a corrente poderá estar comprida demais e estar a assentar em cima e em baixo no desviador traseiro_O fundamental é mesmo a limpeza a fundo e verificar estes pontos que referi.
 

quic0

New Member
Lavo e lubrifico sempre sem excepção!
E quando a bike está parada, está sempre na pedaleira e carreto pequenos, para evitar a tensão desnecessária!

Quanto à corrente, depois de a levar à motovedras e me terem dito aquilo, levei a uma outra loja na qual me substituíram a corrente por outra supostamente menos larga e retiraram uns elos precisamente para o efeito que falas.
Também me disseram que a combinação da minha pedaleira SR Suntour com aquela cassete não é o mais indicado em certas combinações de mudanças, pois a pedaleira é pouco saliente originando um ângulo da corrente entre cassete e pedaleira pouco correcto.
O que é certo é que de mecânica de bikes, pouco ou nada percebo e gostava de ter a vossa opinião...

Quanto às roldanas estragadas, elas rodam bem, simplesmente parece que a corrente não tem tensão quando está pouco esticada e salta dentes!
 
Last edited:
Viva,
Pelos sintomas que indica...presumo que seja a corrente em fim de vida e os pratos da pedaleira tambem.
Era bom saber se a corrente ainda não tem folga excessiva...
Tudo o que indicou são sintomas de fim de vida útil...

Cumprimentos
 

quic0

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A bicicleta nem 1000km tem ainda, e trato-a bastante bem. Alivio sempre a pedalada quando mudo de mudanças, tenho o cuidado de lubrificar etc, custa-me a crer que precise de trocar já seja o que for!

Será possível ser desgaste já?! Os dentes não me parecem comidos...

A questão da tensão da mola do desviador traseiro, não é uma hipótese?!
 

VERTEX_LTD

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boas,

se a corrente salta só na cassete 8, verifica se a cassete está apertada no cepo. pode ter desapertado durante as primeiras utilização.
de fato, 1000 km não é motivo para já ter necessidade de substituir.

ABC.
 

elv1s

Member
Tive uma Hardrock também com 8v, e fiz uns treinos em terra batida no inverno (areias agarradas à corrente em todas as voltas) e fui a um passeio com umas subidas inclinadas depois de ter chovido e estava tudo enlameado. em 200kms a corrente que era nova, morreu. Na altura eu tb era mais pesado, pelos 100kg.

Mas concordo com as opiniões, ou cassete desapertada, ou pratos/cassete/corrente em fim de vida.
Talvez no inicio, com a falta de prática, e o cruzar de corrente muito frequentemente tenha pronunciado o desgaste prematuro.

Lavar e lubrificar, sempre, mas atenção que o WD-40 ou similares não é recomendado. Já li algures e senti na prática que acaba por fazer mais mal que bem, e nem estou a falar de lubrificar, estou a dizer lavar com wd-40, pois retira tudo o que deve e não deve.
 

quic0

New Member
Salta na 7ª e 8ª...
Ontem estive a dar mais tensão à mola do desviador traseiro, e hoje vou andar à noite, logo vejo se melhorou...

Nunca usei WD40, comprei aqueles pack's da decathlon com desengurdurante e lubrificante, e sempre que ando lavo-a sempre.

A questão é que sempre fez desde nova e o que me disseram na motovedras é que não é suposto andar na cassete 8 e na pedaleira pequena pq a corrente fica com pouca tensão. Só que agora faz nas 3 pedaleiras e na 8ª ou 7ª na cassete. Mas foi já no fim da volta, a lama e porcaria já era muita, deixa lá ver se hoje se porta melhor...

Sinceramente olho para o material e não me parece ter desgaste prematuro, tenho se calhar mas é que a levar a outra oficina que não a motovedras...
 

TheTraveler

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quic0 said:
Isto é um sintoma que já sinto desde que comprei a bike e que inclusivamente coloquei aqui um tópico no fórum (mas dantes só fazia na pedaleira pequena), e quando confrontei os mecanicos da motovedras com isso, disseram-me que era normal porque não podia andar na pedaleira pequena e na 8ª da cassete, o problema é que agora não acontece só na pedaleira pequena, acontece em todas!

Tu próprio já deste a resposta para o teu problema, e já te foi dita na Motovedras. Como andaste em prato pequeno à frente e carreto pequeno atrás, alargaste a corrente, que ao perder resistência lateral, também alonga, e com isso deves ter gasto os pratos que agora te fazem esses chupões de corrente.

Solução: Troca pratos, cassete e corrente, e presta mais atenção ao que te dizem na loja quando te explicam que estás a usar mal as mudanças.
 

quic0

New Member
Tu próprio já deste a resposta para o teu problema, e já te foi dita na Motovedras. Como andaste em prato pequeno à frente e carreto pequeno atrás, alargaste a corrente, que ao perder resistência lateral, também alonga, e com isso deves ter gasto os pratos que agora te fazem esses chupões de corrente.

Solução: Troca pratos, cassete e corrente, e presta mais atenção ao que te dizem na loja quando te explicam que estás a usar mal as mudanças.

Tinham toda a minha atenção quando me disseram isso, e depois de me terem dito isso nunca mais andei no carreto e cassete pequenos. Se reparares bem no que escrevi, o que eu disse foi que agora faz na pedaleira grande e na do meio também, o que no passado fazia nas pequenas, e simplesmente relatei o que me tinham dito na oficina.

E a 1ª revisão (oferecida) levei-a ainda nem 200km tinha, portanto custa-me a crer que o que andei tenha estragado alguma coisa.
No sábado fui andar e reparei uma coisa, ao olhar para o desviador traseiro de uma Hardrock de um amigo: O meu desviador traseiro, na posição de descanso (pedaleira e cassete pequenos; ambos Acera) fica bem mais para baixo do que o dele, ou seja, dá a sensação que a corrente não fica tão esticada.

Mas bem, vou ver se a consigo levar à oficina esta semana, já vi que não me safo sozinho.
 

dand25

Active Member
boas,

a minha tambem de vez em quando la se lembrava de fazer o mesmo, desviador traseiro alivio e a pedaleira ERA suntour XCT, a unica coisa que te posso dizer é para te veres livre dessa pedaleira, foi a pior coisa que experimentei ate agora, passava o tempo a deixar escapar a corrente e ficava presa entre a escora e o prato pequeno, pesquisei e pesquisei e havia mais pessoal na mesma situaçao com a mesma pedaleira, em garantia exigi uma troca e trocaram-me por uma shimano alivio, ate gora penso que tenha acontecido uma vez em mais de 1000 kms, é uma pedaleira totalmente diferente.
 

mataburacos

New Member
viva

peço desculpa pelo aproveitar do topico, mas pareceu-me melhor do que abrir outro...

no sabado fui dar uma volta (30km +/-) com bastante lama à mistura, cheguei a casa e passei na bomba para dar uma mangeuirada na bike e tirar tudo.
tirei praticamente a lama td da transmissão (ficam sempre uns pedacitos)

não lubrifiquei

domingo voltei a fazer praticamente o mesmo percurso (regresso por outro lado), mais lama e a meio do regresso ja com a lama seca comecei a ouvir um ranger.
o ranger em poucos km se transformou num autentico barulho de moer. parei pensando que a corrente fosse partir, mas dá para notar que tem uma ligeirissima folga,pelo que n estava em esforço.
continuei a pedalar e nas subidas era impossivel. pareceu-me vir das cranques/pedaleira.
tive que subir com ela à mão pois parecia mesmo metal a triturar (a descer n se ouve nada, a direito sem esforço ouvia-se mt pouco) até chegar novamente à bomba onde a mangueirei toda.

o regresso a casa foi de subida, mas depois da lavagem deixou de "moer" passando a um ligeiro chiar, recomeçando um ligierissimo moer (pouco se notava) na ultima subida

na segunda dei-lhe banho de esponja e lubrifiquei a corrente, eixos, pedaleira, k7 com telfon
a bike ainda n fez 200km, será possivel ja ter moido algum rolamento??

os componentes

Mudança Fr/ Tr
Shimano Alivio 27 V
Jogo Pedaleiro
Shimano 42*34*24
 

rmpcunha

Member
Viva,

Tive um problema algo semelhante (existe aí um tópico com isso -não tenho o link aqui à mão mas deves encontrar se procurares por "barulho no pedaleiro" ou algo do género) em que o barulho que ouvia era bastante incomodativo (não o sei descrever de melhor forma que não a expressão de parecer que a bicicleta se ia partir toda) e no final o problema era o eixo pedaleiro desapertado assim como um pouco do mesmo num dos cranks.

Após o aperto nunca mais tive esse problema - agora o que me parece estranho é isso estar a acontecer com 200Km.... a minha já tinha cerca de 1500 e mesmo assim me parecia estranho :)

Desculpa não conseguir ajudar mais mas sem ouvir o barulho de que falas é dificil.

Cumprimentos.
 

mataburacos

New Member
o barulho parecia metal a moer.
depois de uma boa dose de teflon ja fez cerca de 5km sem problemas de maior, mas sinceramente uma transmissão com cerca de 180km ficar naquele estado por fazer 20km na lama...
 

quic0

New Member
Bem, ontem fui buscá-la e levou:

- Pedaleiro novo (Shimano Alivio)
- Movimento pedaleiro novo
- Cabos e bichas novas

E foi toda afinada, vamos lá ver se agora fica fina. A ver se hoje consigo dar uma voltinha...
 

qmark

New Member
Questão para os gurus do forum, se me puderem dar uma dica neste problema:

Numa bike com o conjunto desviador traseiro XT shadow, manipulos SLX e cassete XT. O sistema não consegue passar eficientemente do 6º para o 5º e do 5º para 4º carreto sem dar um toque extra com os manipulos, ou, geralmente em caso de stress tenho de saltar dois de uma vez para ficar mais leve.

Quando utilizo uma cassete DEORE que tenho aqui por acabar, este problema desaparece e todas as passagens funcionam com eficiência. Será que montei mal a cassete XT?

O problema não é simples, a bike já foi afinada por dois mecânicos aqui da zona e ficou igual.
 
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