2º Maratona FestivalBike-Barbot.

fcasimiro

New Member
Boas,

Queria apenas referir uma coisa que me lembrei: quem era aquela rapariga que estava no 3º abastecimento, que quando lhe perguntei se só havia fruta, nem sequer me respondeu e virou-me a cara... Obrigado...
Eu não costumo criticar por criticar, só acho é que foram muitas falhas para uma empresa organizadora de eventos e que vai organizar algumas maratonas do campeonato...
De resto até me diverti, principalmente com o pessoal que ia apanhando pelo caminho e que fazem desta modalidade tão especial por causa disso: o convívio são e desinteressado.

Abraço a todos.

Fred.
 

fquaresma

New Member
Boas,

Concordo com tudo o que já foi dito. Tinha muitas expectativas em relação à maratona e foi uma enorme desilusão.

Para o ano não contam comigo.

Boas Pedaladas.

Francisco
 

guerreia

New Member
O percurso não era mau , se não tivesse lama pelo pescoço .
Gostei de tomar banho com a cabeça a 30cm do chão .( lamentavel para quem recebeu milhares de euros pela prova )
Adorei passar pelo interior das vinhas ( o dono é que não vai gostar do terreno charruado ) .
O abastecimento era pobre , embora as peras fossem muito boas .

Pelos 22,00 € para o ano fico em casa .
 

Zepic

New Member
Bom, parece que o "molho" vai continuar muito para além da prova, a fazer ver pelo tom da crítica até agora. Talvez seja por ainda estarmos de cabeça (perna) quente. Será que não há nada de positivo para dizer?

Pela minha parte, confesso que esperava mais deste evento, com o pano de fundo do Festival Bike mas, apesar do grande voluntarismo da organização, pelo menos durante a fase de inscrições, creio ter havido aspectos muito "industriais/profissionais" e outros a roçar um amadorismo elementar que em nada dignificam um evento BTT que dever ser o segundo mais participado no calendário nacional.

Fiz a maratona (dorsal 204), naquilo que foi o meu baptismo neste tipo de distância em BTT, excelentemente apadrinhada pelo São Pedro.

Para partilha e reflexão, aqui ficam os meus prós e contras:

:clap:Prós:

  • Em primeiro lugar, o processo de inscrição decorreu bastante bem, com grande disponibilidade da organização na promoção do evento e o grande voluntarismo, e também humildade, do Carlos Pereira e Ricardo Costa, aqui no fórum, para prontamente esclarecer todas as nossas dúvidas e também reconher/corrigir alguns erros
  • Organização do secretariado, com excepção do importante pormenor já referido, acerca da falta de apresentação de identificação para levantamento do dorsal
  • Organização do padok à partida - excelente a ideia do coffee break, antes da partida.
  • Percurso - contrariamente ao que já foi dito, acho que os kms iniciais de asfalto a subir serviram para fazer algum escalonamento de participantes com ritmos diferentes.
  • Percurso - o da Maratona, na margem sul do Tejo (aqui sim, fizémos algumas kms bastante agradáveis
  • Marcação do percurso - 5 estrelas, principalmente para as condições meteo.
  • Banho - 20 minutos de duche de água bem quente, meia hora depois da chegada, no conforto da minha casa (eh, eh...)

:nana: E agora os contra:

  • Percurso - temi sempre pelo São Pedro, dado o conhecimento que tinha dos campos da lezíria. Foi mesmo muita muita lama. Contudo, não compreendo que depois da água que caíu nas horas/dias que precederam o evento, a organização tenha aumentado a distância de 75km para 83km, com a desculpa da... chuva que tinha caído!?!? Alguém percebeu a razão?
  • Percurso - considero um grande erro fazer todo pessoal trilhar duas vezes o mesmo percurso, nestas condições. Senão vejamos: com cerca de 4 horas de prova, estava a passar junto de um coval, a rodar plano mas na pedaleira pequena, tanta era a lama e a imaginar que ali já tinham passado cerca de 6 mil rodas!??! (1500 bikes x 2 rodas x 2 passagens). Tive igualmente situações em que ia chocando de frente com os "prós" na viagem de regresso.
  • Abastecimento - como é possível, depois de quase cerca de 70 km e sem água desde os 60km, descobrir que no último reabastecimentos já só havia fruta!?!?. Resposta da organização: o pessoal da mini e os primeiros da maratona levaram a água toda!?!? Felizmente que o São Pedro ouviu a conversa a atendeu o meu desejo, pois caíu uma daquelas trombas de água que já vos conto.
  • Medonho - já na parte final do percurso, naquela "terrinha" mesmo antes de passar por baixo da linha férrea e subir para a Feira, eram cerca das 16h00, quando havia uma torrente de água que, em agluns pontos chegou à minha cintura. Confesso que temi ser arrastado, tal a força da água. Tive que desmontar, colocar a bicla às costas e vencer a força da água, pé ante pé. Foram 200 mts muito complicados mas, por outro lado, cheguei com bike lavadinha e o banho (quase) tomado. Ufa!
  • Espírito BTTista? - acho igualmente deplorável o mau exemplo que hoje conseguimos dar, ao deixarmos na natureza, rastos que não os das rodas. Nunca antes tinha visto tantos trastes "industrializados" espalhados ao longo do percurso. Também aqui a organização não ajudou, pois caixotes de lixo nos postos de abastecimento, nem vê-los. Assim não!!
  • Espírito BTTista? - verifiquei igualmente alguns ditos BTTIstas que conseguem passar um fila de malta parada para o posto de controlo 1, mostrando total desrespeito pelos demais, com o argumento que não estávamos ali para ganhar nada.
Veredicto final:

Reconheço o esforço e empenho da organização que vai certamente aprender muito com as nossa críticas, numa prova complicada e com condições meteorológicas muito adversas. Estou seguro que esta prova tem um grande potencial para se afirmar como um clássica de encerramento da temporada.

Pela minha parte, vou descansar e apenas posso afirmar: não vou esquecer tão depressa este Sábado e para o ano estarei de volta, chova ou troveje.
 

xtrek5

New Member
boas
Pessoal eu tambem fiz a maratona e marcou 86km na minha opinião voçes estao um bocadito duros com a organização
tiveram algumas falhas mas tambem estiveram bem em alguns pontos.
Falhas-
1º Aquela descida pelas barreiras era de evitar principalmente para atravessar as valas de cimento
2º com toda a chuva que caiu durante semana foi uma violencia meter o pessoal a amassar barro pelas ruas das vinhas.
3ºabastecimentos nao estiveram mal mas a agua nunca deve acabar ,havia muita pelo caminho mas não dava para beber.
4-nas camisolas devia aver falta de pano porque o meu XL da-me pelo do umbigo .(vai ficar para a minha filha).

pontos positivos-
-percurso sempre bem marcado durante 86km nunca tive duvidas do caminho a seguir.
-pessoal dos controlos bastante simpatico (principalmente as meninas)
-banhos apesar de não ser um hotel de 5 * servio perfeitamente a agua não era muita mas estava quente (já vi bem pior)
-controlo no final estava lá 2 senhores dentro de um carro a tirarem os dorçais
-aquilo que numca vou esquecer fui no final aquela travessia do rio quando desmontei a agua passava-me acima dos joelhos foi uma loucura mas correu bem.

Alguem sabe se as classificações já sairam?


nota : jose luis ( bebe uns tintos de aveiras que deixas de sentir as dores.

xtrek5 = Luis- BorraboTTas (vila Chã de Ourique)
 

pmoliveira

New Member
NoFriends:
o Puto tem mesmo Futuro a força de vontade que ele teve no final de um "passeio" :evil: de 47Km, eu terminei a prova convosco; tinha uma Lapierre com 5Kg de LAMA.
Parabens ao Puto e que mantenha essa motivação.
 

micas

New Member
boas!

Eu, desta vez, excepcionalmente, só fiz os 39 Kms. (47) , e como andei relativamente perto da frente, portanto com pouca gente a passar antes, não fui "presenteado" com algumas das falhas que foram referidas antes.
Mesmo assim posso falar na descida do barro, onde ainda por cima ia um "cromo" numa mota enorme a acabar de entupir o trilho. Ou então naquela excelente ideia do "trânsito" nos dois sentidos, onde gastei metade das forças a gritar, pois de frente vinha o grosso do pelotão, tendo mesmo assim direito a dois "encontros imediatos". Também de referir que tendo eu tomado duche às 13H30, a água era mais fria que a das poças.
Aparte disso a prova correu-me bem, ou seja aguentei-me sem empenar, mesmo com a dureza que todos sabem; porque se não havia subidas descidas também não, e quando não se pedalava parava-se.
Talvez volte pró ano

Boas pedaladas!
 

jmf2

Member
Boas Companheiros.
Pois é... estive a ler todos os comentários á Maratona de Santarem, e a conclusão que se tira é que até lá chegar-mos tudo corre bem, depois de começar-mos é que as coisas se complicam, pois não foi só nessa que tudo isso aconteceu, na grande maioria acontece são os interesses financeiros a sobreporem-se aos desportivos, alguem já comentou que as organizadas por clubes ou associações desportivas correm melhor.
Talvez dentro de pouco tempo as coisas comecem a mudar, para melhor, quando nós nos cansar-mos de pagar tanto para nos divertir-mos e fazer desporto.
Eu estive lá a tempo e com tudo preparado para participar mas ... resolvi não o fazer as condições (climatéricas e do terreno) a meu ver, não ajudavam em nada depois da maratona da Mealhada em Fevereiro prometi a mim mesmo que o não voltava a fazer, julgo ter sido muito muito pior mas...foi dificil não participar.
Companheiros vamos continuar a pedalar mas tambem a criticar quem se anda a servir do nossso esforço....e do nossso dinheiro!!!!


Um abraço

JMF2
 

José Martins

Administrator
Boas a todos.

Também não participei na maratona, devido a uma lesão. A vantagem foi poder andar a ver calmamente a exposição, quase vazia, em especial na parte da manhã.
No entanto, as criticas que aqui se fazem, ouvi-as logo no Festibike.
Desde colegas que tomaram duche (se assim se pode chamar) na rua, aproveitando a àgua que caia dos telhados, face ao elevado numero de participantes presentes no balneário nessa altura e àgua fria por àgua fria, na rua foi mais rápido, à situação da transposição de uns canais, passando pela circulação em sentido contrário.
A ser verdade tudo isto, e não estou a dizer que não é, será algo lamentável e factor de desilusão.
Tive uma excelente impressão da organização à chegada, no levantamento dos dorsais, na forma como via o pessoal ser atendido, mesmo quem empatava (é impensável ir para um evento destes e não saber sequer qual o nosso numero, como vi em muitos casos), mas mais tarde, como não pudera assistir ao sorteio das bikes, fui perguntar quais os numeros sorteados e levei quase uma hora, enviado daqui para ali e depois para outro local, para obter essa informação.
Bastava que deixassem uma folha A4 com a indicação dos sorteados na parede junto da qual estava a gôndola.
Estou no entanto convicto que, face à disponibilidade sempre demonstrada pelo Carlos Pereira e pelo Ricardo Costa, estes aspectos negativos serão devidamente tratados para que em 2007 não se verifiquem.
Uma pequena sugestão: este ano foi criado um limite de 1500 inscrições para que não houvesse falhas. Como se viu, não foi suficiente. Não seria melhor na próxima edição baixar a fasquia para uns 1000, no máximo dos máximos? mas mesmo assim, há que limar as arestas deste ano.

Um abraço a todos.
 

Dragan

New Member
Eu tambem estive lá e concordo com tudo o que aqui foi dito.
A minha conclusão é quem organizou a maratona não tinha a minima expriência em termos de organização, não sou da opinião que os mesmos só estavam interessados nos euros e que até houve vontade que o mesmo fosse 5 estrelas, mas ficou mais que evidente que o " calo " neste tipo de eventos, ainda por cima com 1500 participantes era nulo.
Abraços
 

Helio

New Member
Adorei a maratona nunca mais me apanham la!
É sempre bom meter 1500 pessoas em caminhos estreitos e com muita lama logo ao inicio tive mais de meia hora a espera para descer uma cena a pé! Ai vi logo a filme todo, entretanto acho muito bom meter estradas de lama em que se vai la passar duas vezes, lógico que a vinda aquilo já não era nada, outra coisa boa que foi o pior de tudo o que me aconteceu foi no ultimo abastecimento não ter agua acabei por rebentar nos últimos 10km porque quando passei no abastecimento já ia seco, alias eu acho que aquele abastecimento não tinha mesmo nada nem sei o que faziam la as senhoras devia ser para não roubarem a barraca, mas para isso metiam um cãozinho fazia o mesmo efeito. Depois claro os belos dos banhos maravilha! nunca tinha entrado num contentor daqueles mas aquilo sim higiénicos e os chuveiros com uma pressão deslumbrante.
Outra coisa que achei, foi que eles como era a maratona da festibike queriam que a malta acabasse a maratona e fosse a festa fazer negocio sim com 80 km daqueles é mesmo para estragar as bikes.

Abraço
Hélio
 

Rick Hocket

New Member
Carissimos,

Depois do que vi ontem nem sei por onde começar!

Bom, como depois de acordar não me doi nada em especial, e em jeito de balanço, o melhor é começar pelos pontos positivos, até porque são poucos:

PONTOS POSITIVOS:
- Secretariado;
- Sistema de levantamento de dorsais;
- A intenção organizativa.

Sinceramente e por muito que pense não vejo muito mais pontos positivos....

Gostaria de ter tempo de discorrer sobre esta prova e sobre a oportunidade que se perdeu em aumentar a qualidade deste tipo de eventos. A ideia que ficou é que todos os Betetistas são uma cambada de selvagens que "comem tudo o que lhe derem". Cabe a NÓS provar que não é bem assim até porque se fizermos as contas por baixo, só de inscrições a 22 € a organização teve um saldo de 33.000 €, realço que este valor foi só o pago por NÓS....fora os ilustres patrocinadores, que devem ter ficado bem satisfeitos com o serviço prestado isto se apareceram (convido todos a reencaminharem a vossa opinião a todos eles!).

PONTOS NEGATIVOS:
- Perda de oportunidade atendendo à envolvência da prova;
- Qualidade do percurso;
- Assistência Técnica (havia?);
- Simpatia;
- Estacionamento;
- Informação gráfica disponibilizada para acompanhamento da prova;
- Desorganização final;
- Condições dadas aos participante pós-prova.
....

Após ler os vossos comentários julgo que também não há muito mais a dizer a não ser PARABÉNS a todos nós, que atendendo a todos os pontos negativos estivemos lá e fizemos o nosso melhor.

À organização fica o recado de que é necessário muito mais para fechar uma época em grande, sendo que para se saber organizar é necessário participar.

Voltar? Provavelmente NÃO.

Um abraço a todos....boas pedaladas....

RH

PS - Feliz de quem tomou banho nos contentores, porque o meu foi no estacinamento com um garrafão de 5 L de água.
 

Nuno Mac

New Member
Bom dia meus amigos,

Peço desculpa de estar a chover no molhado (não existem melhor expressão para o que vivemos em Santarém!!) mas existem algumas coisas que tenho que referir e que me fazem alguma confusão:

- Não existe desculpa para falhas...esta é uma organização PROFISSIONAL, não é um grupo de amigos ou de interesses comuns que decide organizar uma prova. Ponham os olhos no BTTSor, Furatrilhos, Chaparros, Vidigueira são só alguns exemplos!!!
- Nos 87 quilometros que fiz vi 4 placas de perigo duas de cruzamento e mais duas de lama, ou regos...não consegui perceber...Não se conseguia colocar alguém ou placa na primeira descida de empedrado onde vi 6 companheiros caídos??e um deles mesmo à minha frente??
- Não existe um aviso que entramos numa zona de prova com dois sentidos???
- Se a prova tem 75 quilometros, então a organização, por causa do mau tempo, decide AUMENTAR para 83 que afinal são 87!!!Existe aqui algo que não percebo!!!!
- Os senhores de jipe da organização, têm de tirar um curso de condução defensiva...os atletas de bicicleta são mais frageis do que um jipe, ok!!!!e por favor passem devagar porque molhados já nós estávamos, ok??
- Um último reparo no último abastecimento não existia água, assim como, e mais grave à chegada!!!Só pedia que para TODOS os atletas, à chegada, tivessem uma garrafa de água de 33cl...acho que não é pedir muito...

Bom do empeno nem vou falar...eheheh!!!!
Agradeço aos dois Furas que me acompanharam grande parte do tempo e desejo as melhoras ao Fura que fez dois mortais encarpados com dupla pirueta à frente...acho que só o cotovelo é que ficou maltratado!!!Força nisso...

Abraço a todos

Nuno
 

speed

New Member
Re: 2º Maratona FestivalBike-Barbot.

xtrek5 sinceramente devemos ter estado em provas diferentes... :tretas: tens a certeza que foste à prova de santarem? :D
 

pmcampos

New Member
Boas,

os comentários da maior parte do pessoal reflectem o que se passou.
A meu ver esta maratona teve uma nota negativa.

Não faz sentido nenhum existir um percurso com 2 sentidos, sem estar delimitado. É muito perigoso para todos os participantes e podem existir acidentes graves.

A descida cheia de lama no inicio, poderia ter sido evitada se a organização fizesse um reconhecimento prévio do percurso, pois aquela descida só foi possível de efectuar a pedalar para os primeiros os restantes é impossível.

Os banhos é melhor nem falar nisso, o que me safou foi a chuva e as torneiras, pois foi lá que limpei a lama toda.

Os abastecimentos tendo em conta o estado do percurso acho que foram um bocado tarde, e sem dúvida a inexistencia dos caixotes de lixo é uma vergonha. Pois já basta o pessoal que ao longo do percurso deita para o chão todas as porcarias.

Em relação à sinalização do percurso, julgo que poderia estar melhor.

Para finalizar, pedia à organização para olhar para a maratona de Penedo Gordo (25€) e aprender com eles. Todos os que estiveram em Penedo Gordo devem concordar.


Abraço e boas pedaladas a todos.
Pedro Campos
 

PP

New Member
Tou à espera dos comentários da Equipa de Organização da 2ª Maratona FestivalBike-Barbot :s
As classificações já sairam?


Boas pedaladas

FELIZ NATAL e BOAS FESTAS :)
 
Agora que já acordei melhorzito, considero que a prova não foi assim tão má, porque em primeiro lugar quero agradecer às pessoas no 1º abastecimento dos 75 (88) em especial à Drª. que se disponibilizou para ajudar a resolver o meu problema com as Caimbras, acho até que os sais que me deu deram resultado e talvez por isso consegui terminar a prova.

Quanto ao percurso, julgo que atendendo ao clima, não tinham grandes hipoteses a não ser pelo asfalto e por estradões, no entanto tambem concordo que em determinados locais depois de passarem 3000 bikes (1500 para lá e 1500 para cá) ficaram estilo mousse de chocolate.

Quanto ao ultimo abastecimento, concordo que as meninas eram profundamente loiras, porque atendendo ao facto de não terem àgua, as suas respostas eram disparatadas do estilo "já só faltam 20 km".

De resto e de futuro só participarei em maratonas organizadas por clubes praticantes da modalidade, sem fins lucrativos e com menos de 500/600 participantes.

Boas pedaladas
 

snowpirate

New Member
Caros camaradas de bikes.

Depois de td o que foi dito acho que não é necessário dar mais no ceginho, a única coisa que deixo aqui e para todos aqueles que organizam provas é que tenham mais respeito por quem gosta de andar de bike e se diverte a faze-lo. Ninguém andou lá obrigado e sim por gosto e o mínimo era necessário recorrer a quem já tem experiência a organizar estas provas já que sendo o Festival Bike um evento nacional e existe a pretenção que a Maratona tb o seja.
Enfim, lá acabaram os q cujos corpos e máquinas resitiram. :hehe:
Apenas uma palavra para elogiar aqueles que como eu, respeitaram as regras e esperaram para lavar a bike no local indicado (boa lavagem), e não andaram, mais chicos espertos q os outros :cadeirada: :tungas:, a abrir torneiras por todo o recinto da feira causando assim q muitos dos q tomavam ou pretendiam tomar, estivessem a lavar a cara nos lavatórios. :doente:

Até uma próxima q espero seja melhor oganizada. :xau:

Abraço.
 
Top