100 Ritmo por Terras de Sicó

mlouro

New Member
Para o último domingo do mês estava pensada há já algum tempo uma ida a Marvão, mas à última hora e após analisar algumas opções, decidimos ir conhecer a serra de Sicó (sempre fica um pouco mais perto)..

A preparação do percurso foi o suficiente para perceber o potencial das "Terras de Sicó", tal a quantidade de pontos de interesse e percursos que se foram encontrando, mas como é uma área que abrange vários concelhos torna-se impossível condensar tudo o que de bom há apenas num percurso, e por isso acabámos por definir como objectivos principais subir ao topo da Sicó e conhecer o "Canhão do Poio", além da passagem obrigatória pelos vários single tracks que conseguirmos detectar.

Optámos por começar junto ao campo de futebol de Ramalhais de Cima e subir logo ao topo da Sicó.. foram apenas 3km para vencer os 220m de desnível até aos 535m de altitude, com uma pequena paragem nas antenas para apreciar a vista (encoberta), e toca a descer até ao primeiro single do dia.. quase 1km e meio depois e toda a gente tinha um sorriso nos lábios :)

http://4.bp.blogspot.com/-7toCCVLdXns/T0y2zNevZXI/AAAAAAAAARA/ZMX_d0GJfnY/s640/DSC00725.jpg
No topo da Sicó

http://1.bp.blogspot.com/-EzkWa9JnF...2BXg/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h15m51s131.png
O 1º single do dia

Aqui virámos em direcção a uma pedreira que é um verdadeiro atentado paisagistico para quem vai para Pombal vindo da A1.. basta dizer que vista ao longe, a pedreira parece ocupar mais espaço que a serra.. pura ilusão, mas é mesmo um grande buraco.

Da pedreira às eólicas, um single track técnico a subir, com algumas lajes e rochas à mistura, ou seja, mesmo ao nosso jeito.. e nem fizemos mais de 500m de estradão até entrar de novo em single track, este a descer e com o terreno bastante solto pela passagem maratona, foi 1km cheio de flow e também o único local onde nos cruzámos com outros betetistas (exceptuando aquele que encheu o pneu até rebentar nas bombas da Repsol). A maratona seguiu em frente pelo estradão e nós virámos à direita para entrar num novo single com mais de 1km, este já a fazer lembrar mais o PNSAC, mais duro para as suspensões e para os pulsos, que nos levou até aos primeiros (50) metros de alcatrão..

http://2.bp.blogspot.com/-_4s6xu_qi...4cMI/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h21m49s104.png
A caminho das eólicas

http://4.bp.blogspot.com/-5QbuxIvNj...sWjt8/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h25m36s82.png
Vista sobre o Vale, já a descer das eólicas

http://1.bp.blogspot.com/-4icxFsMqg...ADDIU/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h28m03s29.png
2º single depois das eólicas

Estávamos com 14km, e uns 200m depois de sairmos da estrada ouve-se o Rui lá atrás a gritar palavrões a torto e a direito.. Como pensámos que lhe tinha dado uma coisa má à bike, parámos todos.. mas não.. foi uma visão de uma subida bem inclinada e cheia de pedra solta que o assustou.. do pessoal da frente, ninguém tinha reparado. Ao pararmos no entanto, surge o dilema, single à direita ligeiramente a subir, e single à esquerda meio escondido a descer ou a subida de estimação do Rui.. A escolha acabou por não ser muito dificil, e após poucos metros, a descida tornou-se ligeiramente técnica, a vegetação começou a cerrar, as pedras começaram a ficar escondidas pelo musgo, e até 2 pontes em madeira com rede e tudo para a roda não escorregar atravessámos.. pelo meio ouvem-se os gritos histéricos do pelotão (desta vez de felicidade), sente-se o sorriso de orelha a orelha, e eis que o trilho abre e agora estamos entre muros de pedra com quase 2m de altura de um lado e do outro.. isto tudo em apenas 300m! Se me disserem que é possível fazerem 300m com mais emoção que estes não acredito! Se tivessemos acabado a volta por aqui ao km 15 íamos todos contentes para casa.

http://1.bp.blogspot.com/-rUpOuDB_c...K9qk/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h38m55s149.png


http://2.bp.blogspot.com/-I7jZ1o5H4...o7rY/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h31m51s240.png

Mas não acabámos, depois da descida, o single continuou mas a subir.. estávamos fora do track (afinal, o percurso era mesmo por aquela subida maonhosa).. um bocado de estradão, uma descida curta mais engraçada e uns trilhos meio fechados depois e estamos de volta ao track para fazer mais uns metros de alcatrão.. até um novo single com mais de 1.5km.. primeiro a descer, com passagem por umas lombas bem engraçadas, e depois a subir pelo meio de pinheiros..

http://3.bp.blogspot.com/-Kc3wkFZP-...9TCM/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h43m22s251.png

Mais uma descida em estradão até à Aldeia do Jagardo, o ponto mais baixo do percurso, nos 100m de altitude, e altura para a paragem habitual do suspeito do costume e uma sandes de tulicreme. Em seguida, mais 1km em single a subir no meio de vegetação e de pedras cobertas de musgo.. No final o desejo de o descer mais tarde e um pneu, que antes da subida estava em baixo, novamente vazio.. altura de aplicar o spray milagroso e seguir, mas uns kms mais à frente o resultado foi o mesmo e teve mesmo que se colocar câmara sem nunca se ter detectado a origem do problema.

Com o problema definitivamente resolvido, tempo de nos fazermos ao próximo single.. pareceu uma eternidade, mas só tinham passado 2km desde o furo, e desta vez foi a descer ao longo da escosta do Poio Velho, com uma vista fantástica para as escarpas do outro lado. Findo o single, uma subida enorme até ao lugar de Cabeça da Corte, e depois apanhámos estradões rolantes e arenosos que nos iam levar ao ínicio do Vale do Poio.

http://4.bp.blogspot.com/-oPNumZGHf..._eg0/s640/vlcsnap-2012-02-28-11h52m19s209.png

Os primeiros 2km do Vale do Poio são num caminho rural onde se nota que os terrenos de cultivo estão bastante activos ou não fosse toda esta zona bastante rural. Pouco depois o trilho fecha-se, e entramos em single track bastante técnico, cheio de rocha e alguns drops, até que o trilho se abre novamente e à nossa frente surgem as escarpas do Canhão de Poios..

http://4.bp.blogspot.com/-kXPxtwMu5...04GFM/s640/vlcsnap-2012-02-28-12h01m49s65.png

http://1.bp.blogspot.com/-NK1czUkjQ...kDijo/s640/vlcsnap-2012-02-28-12h07m19s17.png

http://2.bp.blogspot.com/-lTcrx6OXS...kt0mg/s640/vlcsnap-2012-02-28-12h07m48s78.png

Em qualquer outro percurso este teria sido o ponto alto, mas na Sicó foram tantos que se torna díficil escolher..

O ponto de passagem seguinte foi a localidade Poios, onde íamos fazer alguns kms de trilhos do raid de 2011, antes de começarmos o percurso de regresso.. e como não podia deixar de ser, mais um single ao longo de um vale! Este trilho segundo tinha lido, teria sido (re)aberto para o passeio de Poios em 2011 pelo que receávamos que estivesse fechado.. mas afinal, parecia ter sido limpo precisamente para nossa passagem, fantástico!

http://2.bp.blogspot.com/-uA-iG7umE...wrbo20/s640/vlcsnap-2012-02-28-13h24m04s3.png

À saída de Poios, e após mais uma série de singles curtos e já meio fechados, que valeram a unica queda do dia (sem conquências), mais uma passagem com vista para o canhão (ou canyon) onde aproveitámos para a foto de familia.

http://1.bp.blogspot.com/-950rmeNpFiE/T0y157iGPVI/AAAAAAAAAQ4/ePr0Fw3SZ5Y/s640/familyphoto.JPG

Estávamos ao km 38, e daqui para a frente foi (quase) sempre a subir, incluíndo mais subidas em single onde todos desmontaram!

http://3.bp.blogspot.com/-a8UmuWCoy...iCRw/s640/vlcsnap-2012-02-28-13h31m06s113.png

Após alguns km's a "penar" dos quais ninguém já se lembra bem, ainda fomos a tempo de passar junto à imponente Costa da Sicó, e observar de baixo as antenas onde tinhámos estado há várias horas atrás.. Daí até ao carro foi um saltinho, e no final o GPS registou 49.99km e 1709m de acumulado.

Para finalizar, convém realçar uma as coisas que mais nos impressionaram na Sicó, e que foi o cuidado que existe com a manutenção destes trilhos, cuidado esse que foi uma constante ao longo de todo o percurso como se pode perceber facilmente pelas fotos. Este enorme trabalho de recuperação e manutenção de caminhos é certamento o frurto de um ou mais grupos de pessoas e esta reportagem é assim a nossa forma de agradecimento pela experiência única que foi pedalar na Serra de Sicó, e que vai certamente ficar na nossa memória durante muito tempo, mas que esperamos reviver novamente muito em breve.


Foto report completo e track do percurso em http://100ritmo.blogspot.com/2012/02/100-ritmo-por-terras-de-sico.html
 
Lendo o texto e a ilustração que o acompanha fiquei com (ainda) mais vontade de (re)ver a Serra do Sicó.
Fica no topo da minha lista para uma visita lá para meados de Março.:cool:

Muito bom.
 

pavl

New Member
Parabéns,a serra do Sicó é um local espectacular onde levei o maior empeno da minha vida mas onde quero um dia regressar porque tem de tudo,vistas espectaculares,subidas duríssimas e single tracks fantásticos.
Tiveram de certeza um grande dia de BTT,obrigado por partilharem.
 

luis_andre

New Member
Grande reportagem...dá mesmo vontade de usufruir desses magníficos trilhos que a serra da sicó nos proporciona. Quem ai vai ... não esquece
 

Rodasepedal

New Member
Boas,

Após ter lido e relido uma série de vezes o texto tanto deste report como o do link do vosso blog, de ter "papado" cada foto como se tivesse in loco fiquei com uma vontade enorme de meter a bike no carro e arrancar direito á serra do Sicó. Confesso que adorei todas, sim todas as fotos disponibilizadas no report... Brutal... :venia::venia::venia:

Fiquei deslumbrado e inclusivé a pensar que estas fotos não tinham sido tiradas cá no nosso retangulo... :)

Isto sim é BTT puro e duro...

Parabéns pelo report e obrigado pela partilha...

Cumps
RODAS
 
Marco;
Analisando e comparando o percurso que fiz com este que fizeram são muito diferentes e a vila de Degracias marca a fronteira entre um percurso e outro.
O "meu" está a nordeste de Degracias, o vosso, a sudoeste.
Ainda pensei que poderia fazer uma junção dos dois tracks mas seria coisa para ironman, coisa que estou longe de ser.

Sei que o percurso que fiz foi fantástico mas este que fizeste, pelo que vejo e leio, parece-me ainda mais apelativo pela profusão de ST´s que tem.
Quando lá for, posso seguir na íntegra o teu track ou há algo que possa ser cortado, corrigido ou aumentado ??:cool:
 

mlouro

New Member
@Paulo É muito bom, gostava de lá voltar em Março, mas a agenda tá complicada.. vamos ver. Posso garantir-te que não vais encontrar nem muitas pedreiras (só vimos uma) nem muitos estradões de brita, mas de resto a paisagem faz lembrar muito o PNSAC, mas com menos pedra e mais vegetação!

@pavl, @luis, @Rodas, obrigado pelos comentários! Sinceramente a Sicó foi uma surpresa muito agradável, não se ouve falar muito, ou pelo menos não tanto quanto outros locais por cá, mas em comparação em termos de trilhos está lá no top, e também se nota muito menos a mão humana que noutros locais.. li algures que 1/5 da população da zona ainda vive da agricultura e isso notou-se bastante nos locais por onde passámos.
 

mlouro

New Member
@Paulo ao km 13.7 talvez valha a pena seguir pela estrada quase até Pousadas Vedras e fazer o single completo (aquele onde nós só fizemos uns 300m com as pontes).. de resto, há algumas alternativas, mas para fazer umas e não fazer outras talvez não valha a pena, por isso não mexia mais :)

Essa zona que falas também parece interessante, mas as pernas não davam para mais.. a ver se um dia destes damos lá um salto também!
 
Last edited:

Rui Marçal

New Member
Olá pessoal,

Realmente foi uma excelente volta e mais uma vez não posso dizer que foi a melhor mas está no meu topo das melhores, pois parece-me impossível fazer voltas más quando o navegador se chama Marco Louro, acreditem que é verdade. O tipo ainda é descendente do navegador Diogo Cão dai esta queda...

Tenho a acrescentar que o Marco pôs os pés pelas mãos num dos pontos mais importantes da volta, a minha sandes não era de Tulicreme mas sim de Nutela.

Já agora, o insólito aconteceu com o furo no pneu do Marco. O tubelesse dele furou, nunca deitou líquido por lado nenhum, despejamos uma lata de spray e nem assim. Desmontámos o pneu e além de um espinho ou outro nada de especial. Teve de levar uma câmara de ar. Por mim a explicação científica para o fenómeno é só uma, bruxedo.

De resto quero reforçar o que o Marco disse no fim.

Os meus parabéns a quem cuida dos trilhos no Sicó, Nunca fiz uma volta em que não tenha tido arranhões provocados por silvas ou tojos. Foi no domingo a 1ª vez.
Vale realmente por lá passar, está tudo bem tratado e cuidado. Tiveram o cuidado inclusivé de nos trilhos (em mais do que um) meterem centenas de metros de pedras, todas a fazer de muro para quando chove a água não cavar os singles. Nem me parece possível mas é verdade.

Se alguém do Sicó estiver a ler isto que se identifique e diga o trabalhão que tiveram e tem para manter o Sicó nestas condições. O meu muito obrigado e parabéns.

P.S. Marco, obrigado por não teres dito que a queda foi minha.

Paulo,

Fora o que o Marco disse, eu não tirava nem 1cm ao track. Talvez subisse no fim do single do Canhão do Poio até uma capela no cimo de uma escarpa. Nós não o fizemos pois já estávamos a ficar estafados.

Rodasepedal,

Se gostaste do report, garanto-te que ao vivo é bem melhor, não tenhas dúvidas. Mesmo entre os singles quase não andas por alcatrão ou estradões. Aparece por lá que não te vais arrepender. É necessário pernas pois não é fácil e tempo também. Tal como a sandocha de Nutela, lol.
 

Rodasepedal

New Member
Boas,

Já estou a alinhar uma tropa para lá ir lá para Abril... Não levo sandocha de nutela, mas certamente levaremos uma grade de mines e uns paezinhos com choouriço.

Cumps
RODAS
 

Rodasepedal

New Member
Sem dúvida...

Não tenho por hábito deixar lixo espalhado por casa :)

Sendo que considero todo e qualquer trilho (especialmente os singles) como casa :)

Cumps
RODAS
 

kapinha

New Member
Viva
Excelente report, com tantos locais conhecidos :) Oh Rodas marca lá isso q eu só se não puder mesmo mt é q n vou!!
Apesar de ser de Óbidos, tenho mt mais kms em Sicó do q no PNSAC. Concordo qd dizem q em Sicó é mais fluido, mas acaba por existir muita pedra tb e singles hiper técnicos :)
Em termos de paisagens, penso q o PNSAC leva alguma vantagem, se bem q o Vale do Poio é algo excepcional!
Resumindo, são dois locais incontornáveis p quem gosta de trilhos, singles à séria e natureza no seu estado mais puro e "rude".
Tenciono continuar a descobri-los, de preferência com malta desta, q conhece ou tenta conhecer bem a fundo estes tesouros... Aguardo pelos próximos capitulos em Sicó (aconselho vivamente o passeio de Poios a 29 de Abril -7 Eur!!!- e Vila Cã em Outubro, sem desprimor p outros q se desenrolam na zona mas n conheço.
Espero tb em breve fazer uma incursão pelo Pnsac com a malta do Reino da Pedra, com ou sem Cannondale...
Cumprimentos e até breve
 

Rui Marçal

New Member
Olá Kapinha,

Realmente o Canhão do Poio é execional, melhor só mesmo a Costa de Alvados, Mais longo e mais alto. Seja como for é espetacular. O Sicó tem muitos singles cheios de vegetação e fechados, no PNSAC é mais difícil de encontrar isso, na Serra de Mira D'Aire temos o Vale Garcia, pouco mais. De resto concordo quando dizes que a paisagem do PNSAC é mais bonita, o que não tira nenhum protagonismo ao Sicó.

Gostaria era de ter aqui malta do Sicó a comentar este post...
 

Skyforger

New Member
Excelente report e obrigado pelo track! De há 5 meses para cá estou a viver a 20 km de Sicó e tenho andado com uma vontade enorme de me aventurar por lá de bicicleta. Certamente irei fazer este percurso!
 

Rui Marçal

New Member
Skyforger,

Do que estás à espera, liga as luzes e põe-te ao caminho, lol...

Aqui está uma bela ideia, fazer uma serra destas de noite deve ser bem porreiro.
 

mlouro

New Member
Mesmo na mouche kapinha! Do que vimos do Sicó, parece uma versão light do PNSAC, mas só vimos uma pequena parte e já nos disseram que a zona de Ansião é bastante mais dura. Em termos de paisagens concordo que o PNSAC tá no top, pode não ser das serras mais altas, mas tem relevos únicos e espectaculares. Por acaso já não vou lá há algum tempo, tá na hora de matar saudades ;) mas o próximo passeio 100 Ritmo de fim do mês vai (em prínicipio) ser é na zona de óbidos.

Skyforger, dificilmente podias estar melhor servido de trilhos do que na Sicó.. só achei estranho foi não ver quase ninguém por lá e no entanto estar tudo tão bem cuidado..
 

zykon

Super Moderador
Se alguém do Sicó estiver a ler isto que se identifique e diga o trabalhão que tiveram e tem para manter o Sicó nestas condições. O meu muito obrigado e parabéns.

Parte destes trilhos são mantidos por várias pessoas da aldeia dos poios, onde eu me incluo.

De todas essas pessoas, apenas 3 ou 4 andam de bicicleta, sendo que muitas outras vão por puro prazer de ajudar e ver pessoal a passar por lá.

Os outros mais para o lado de Pousadas Vedras, são 2 ou 3 bttistas de lá.

Vão aparecendo!
 

Rui Marçal

New Member
Olá Zykon,

Desde já o meu agradecimento pelo esforço feito por Vós. Não é fácil fazer aquele trabalho todo e podem considerar este report um "prémio" ao Vosso esforço. O trabalho que dá manter tudo aquilo limpo, pois são muitos km, arrisco-me a dizer mais de 50km de single tracks limpos é realmente de tirar o chapéu.

Aqui por Santarém não temos nada disso, serras pequenas e com poucos trilhos e curtos. Vocês, aí tem uma excelente serra e sabem aproveita-la. Sei de malta que foi à Lousã e saiu de lá muito desiludida com o péssimo estado em que encontraram os trilhos.

No Sicó o que encontramos deve ser muito raro neste pais para não dizer por esse mundo fora e não estou a exagerar. Não corremos a serra toda mas vamos faze-lo em breve.

Muitos parabéns e continuem com o excelente trabalho. Da Nossa parte não sujamos nem estragamos nada (exeto uma moita que me aparou uma queda, lol.)

Até breve.
 

kapinha

New Member
Viva
Mlouro, qd pensam vir a Óbidos? Seria porreiro conhecer o pessoal e tentar mostrar uns trilhos!
Em relação a comparações entre Sicó e PNSAC, sendo ambas brutais, apenas dei o meu bitaite, q pelos vistos é +/- consensual :) (só de pensar no canhão do Poio, nas Buracas do Casmilo, na Fórnea, em Alvados, etc, etc, até me começo a babar :) )
Há é q combinar umas incursões a ambas!!!
Por falar nisso, acabei de fazer a inscrição p o passeio de Poios , a 29/4. O ano passado foi fenomenal!! E tudo por 8 Eur... Temos mesmo q agradecer ao Zykon e companhia o trabalho desenvolvido nos trilhos. Na volta ainada estivémos à conversa o ano passado na colectividade... Sou o bacano ruivo de Óbidos :)
Até breve, I hope :)
 
Top