100% Mato & Estrada - 2ª Temporada

JG/..

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Brutal.... tudo.
O relato
A média
O grupo
Os abastecimentos
As fotos
Tenho orgulho do grupo que " tenho".
 

INTERCEPTOR

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Rescaldo do grupo “100% Mato & Estrada “ no “Tróia/Sagres Primaveril 2010”

Foi um amanhecer muito rápido, com o pessoal a chegar dentro da hora prevista e a ajudar no carregamento da carrinha. Já com as bikes bem amarradas passamos pelo Pinhal Novo para buscar o “Chuchas” que, esgotado dos muitos dias de trabalho até à Meia-Noite, deixou-se dormir. Compreende-se mas custou-nos alguns minutos preciosos.
A viagem até Tróia foi longa mas divertida e ainda deu para parar para um café a meio do caminho. Chegados ao Ferry, já os Duros do Pedal estavam quase prontos, com os nervos à flor da pele e ouvia-se no ar a incerteza da alteração do percurso sobre a passagem, ou não, pela Serra do Cercal. Os minutos restantes para as 8:30 passavam a voar e, mais uma vez, o “Chuchas” queixoso dos suportes de bidões defeituosos, pediu para montar naquele momento uns novos que tinha comprado à noite (aqueles que eu aconselhei a não comprar) pois não o tinha já feito porque a bike tinha ficado na loja no dia anterior. Esta foi uma situação que podia ser evitada mas, se nuns dias esperamos por uns também podemos esperar por outros.
Todos a postos chegamos à linha de partida e já os Duros do Pedal seguiam 500m na frente. Foi o delírio! O pessoal começou a acelerar com toda a força para colar na traseira da Automotora. Já colocados achei que o ritmo imposto (37km/h) era demasiado acelerado para se fazer um bom aquecimento, parecia que ninguém estava ciente da dureza do percurso.
Confrontado com esta situação gritei bem alto: “João, estamos a andar depressa de mais!”, o João não respondeu, os outros continuavam sem baixar o ritmo e o Nuno Pinto diz: “Temos é de ir na roda daqueles gajos!”.
Foi o pior que eu podia ter ouvido.
Com tantos treinos que foram feitos a pensar neste dia, uns como “exemplos a seguir” e outros como “exemplos a não seguir”, o pessoal foi logo escolher a pior opção!
Revoltado com esta situação saí disparado para a frente, colocando-me junto dos mais fortes do grupo, onde encontrei o Gioseppe (o tal que era suposto juntar-se a nós), o Victor, o Tdi, o Tó Monteiro e mais uns quantos que não me lembro o nome. Fui para a frente de propósito para não ajudar ninguém à medida a que fossem descolando, tinham que sofrer na pele as suas escolhas para que aprendam de uma vez por todas.
Foram 50km demasiado intensos, já não pedalava com força mas sim com raiva, muita raiva por saber o que me esperava dentro de muito breve. Não demoraram a chegar as dores nas pernas. Ao km 53 já não aguentava o ritmo e ìa abrindo brechas na Automotora. Ouvi no seio daquele grupo a seguinte expressão: “Este gajo é do outro grupo e só está aqui para partir esta *****!”. É incrível a velocidade com que se passa de gostar para não gostar de algo, sem falar de que 50% dos elementos daquele grupo de amigos, tão bem afamados, manda literalmente todo o tipo de embalagens para o chão. Deixei-me descolar sem stresses, a Turtle ìa de passagem e tenta fazer a minha recolagem dando-me a roda do seu veículo, ainda fiz 50mt mas, como não era assim que queria fazer esta viagem, pedi-lhe que seguisse.
Chegado ao local do 1º Abastecimento o meu Cpc acusava média de 36.7km/h, um recorde. Em vez de ficar contente fiquei ainda mais revoltado porque com tantas dores nas pernas dificilmente iria concluir esta viagem.
Após a chegada e abastecimento do grupo, perguntei ao Aquino se vinha pedalar até ao fim, ao que felizmente o mesmo respondeu que sim. Já mais animado, decidi assim a minha estratégia para os 140km restantes, acompanhar o Aquino soltando o acumulado de ácido láctico a pouco e pouco.
Lá fomos seguindo, mais calmos claro e com as primeiras subidas a ser mais massacrantes do que se podia esperar, culpa do cansaço.
Conhecedor do gráfico da altimetria da passagem pela Serra do Cercal e do relato do amigo Portázio que tinha passado na região em Abril, decidi que na rotunda do Cercal virávamos para VN Mil Fontes pois a estrada esburacada era a de Porto Covo e assim evitamos subir muitos e muitos metros. Antes de Odeceixe eu e o Aquino estávamos sem gota de água mas, como levava-mos o “Piloto Automático” ligado nem paramos à passagem por uma estação de serviço. Ao passarem por nós, e ao saberem que não tinha-mos água, três amigos do grupo de “Guardas Prisionais de Lisboa” prontamente pediram à sua viatura de apoio para nos dar água, um grande obrigado para eles.
Fomos seguindo viagem até encontrar-mos a rampa de Odeceixe, coisa para ser feita de costas…. enfim.
Paramos para abastecer, comer uma bela de uma sandes de presunto e uma mini preta, um lanche dos deuses que o Hugo preparou para nós.
Já mais recompostos, constatamos isso mesmo nos km seguintes, seguimos viagem animados por saber-mos que já só faltavam 50km para a tão desejada placa “SAGRES”.
O Aquino chegou a exclamar: “Parece que cada vez temos mais força?!?!”. Era sinal de que o ácido láctico já tinha sido totalmente rejeitado e que estávamos a fazer uma boa gestão das nossas restantes energias.
Á medida que avançava-mos as descidas eram recebidas com encanto, as subidas com astúcia e as rectas com cadência. A placa de Vila do Bispo deu um grande alento e na recta final, com o vento palas costas, seguia-mos a 40km/h.
A paragem para a foto do dia foi feita com uma sensação de dever cumprido, com uma alegria indescritível por palavras, é preciso sofrer assim tanto para se poder dar tamanho valor ao Tróia-Sagres deste ano, para mim o melhor.

Registo das “medidas e comprimentos” do grupo:
100% Mato & Estrada-----Tróia/Sagres Primaveril 2009-----28km/h
100% Mato & Estrada-----Tróia/Sagres Primaveril 2010-----27km/h

Não se compreende como um dito "GRUPO" com apenas dois elementos, a ajuda de uma outsider e com o vento pela frente, em 2009 consegue fazer menos 20minutos que em 2010 em que estavam 6 elementos, não contando com o N.Parreira mas sim com o Gioseppe, com um vendaval pelas costas e com uma carrinha pronta para ajudar em algum imprevisto.

A intensão de arranjar uma carrinha foi para não haver a necessidade de ir tão cedo para Lisboa ao encontro dos Duros, para ficar a despesa mais barata e para não chegar tão tarde a casa. Se em 2009 cheguei a casa à Meia-Noite em ponto, este ano após retirar os autocolantes à carrinha, de ter lavado os mosquitos e de a ter ido entregar cheguei 20 minutos mais tarde.
Será que valeu a pena o risco de pedir uma carrinha emprestada? Se houvesse uma avaria, quem dava a cara? Após 24h de ponderação deixo o ano 2011 entregue aos "deuses".

Muito obrigado e parabéns ao Aquino, foste um verdadeito amigo e herói durante todo o percurso.
Muito obrigado ao Hugo e 1001 desculpas por teres chegado tão tarde, a intensão nunca foi essa, se tudo corresse como programado ainda vinha-mos almoçar ao Montijo (exagerando).
Obrigado ao Sr. Henrique pelo empréstimo da carrinha, nunca esquecerei o seu gesto.

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Até breve.
 

Arap Erpmes

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“João, estamos a andar depressa de mais!”, o João não respondeu...

Como deves calcular, o João não ouviu. Se tivesse ouvido, seria o primeiro a acatar. Por algum motivo o João seguia na cauda do pelotão - em caso de dúvida, é só consultar as primeiras fotos tiradas pelo Hugo -, pronto para qualquer eventualidade, como, infelizmente, veio a suceder. Se tivesses insistido - e, conhecendo-me como tens obrigação de me conhecer, estranho que não o tenhas feito -, o João teria ouvido, seguramente. Porque o João, que seguia perto do Victor, viu-te arrancar como uma flecha pela esquerda e julgou que estava tudo normal. Não me recordo é se foi antes ou depois de o Aquino, que seguia à minha esquerda, me ter dito em tom de brincadeira, com um sorriso nos lábios, que só lá tinha ido à frente para mostrar o equipamento. Rimos e seguíamos como se tudo estivesse bem. Mas afinal parece que não estava... Mais: o João estava bem perto de ti, Ernesto, quando te perguntou se aquele que seguia à nossa frente era o Giuseppe. E o João, como não teve resposta - ou não ouviu a dita - à primeira, insistiu até lhe confirmares que aquele era mesmo quem o João pensava. Olha, essa foi uma boa oportunidade para dizeres ao João que o andamento estava demasiado aceso... Ele, se sentisse isso, tinha-o dito até ser ouvido. Sabes bem que ele é teimoso. Mas pronto, o João, que anda nisto pelo gozo e pela vontade de se superar, não se importa de pedir sinceras desculpas. A ti e a todos. Em relação à observação final do teu relato envolvendo a carrinha, o que posso dizer é simplesmente isto: se precisavas de ajuda, tinhas dito. Quem se ofereceu para te ajudar a limpá-la também não teria qualquer problema em ajudar a lavá-la ou a arrumá-la no fim da jornada. Nem que o fizesse só depois de jantar. Até podia lavá-la à porta de casa. Para o ano logo se vê como será. Até lá, se Deus quiser, ainda teremos muitas e boas etapas para realizar em conjunto, porque a vida continua.

Como te disse hoje na loja, dia 3, quinta-feira, é feriado. Estou disponível para dar uma volta de estrada. É uma questão de se escolher uma rota e de agendá-la. Se achares bem, claro.

Um abraço
 
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Scorps

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Boas!

Já foi aqui dita muita coisa, relatos que descrevem bem aquilo que se passou e por que se passou...

A titulo pessoal só tenho que agradecer a todos os companheiros e à 100% Bike, representada pela pessoa do Hugo, este magnífico dia de aventura, que apesar da pouca preparação que tinha e de não ter bem ideia daquilo que me esperava me propus a realizar.

Um muito obrigado ao Ernesto, (que fiz questão de abraçar no final) porque nunca me largou até chegarmos a Sagres e com o qual tive a oportunidade de partilhar a alegria e satisfação de realizar este feito, apesar de alguns "senãos"...

Se a jornada, tivesse sido feita, ou não, de outra forma, não me compete a mim analisar, convêm sim que cada um (a começar por mim) reflicta naquilo que fez ou conseguiu fazer, e tentar melhorar para o ano... seja em termos de tempo, organização, de média ou de método de treino!

Acho sim que o mais importante de tudo é que todos conseguimos chegar ao final sem acidentes, sem quedas e sem avarias!!!

E com mais uma história no "curriculum" para poder contar aos netos!!!

Como diria um amigo meu com o qual falava sobre isto:

"VOÇÊS SÃO É TODOS UNS MALUCOS DO CARAÇAS!!!"

Abraços e até para o ano
Scorps


Ps: Um agradecimento ao Nuno Parreira pela "banda sonora"...:p
Fu
 
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rfoles

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Parabéns a todos, grande aventura...200km's não é para qualquer mortal.

Ao observar de fora do grupo, e com inveja de não ter participado, acho que estes desentendimentos(salutares), estas picardias, os atrasos, os desarranjos...é que fazem o grupo rolar, aí é que está o divertimento, aí é que estão as histórias para contar daqui a 50 anos...essa é a verdadeira essencia destas aventuras. Aqui o que menos deve contar são as médias, o mais rápido, o primeiro....afinal de contas não havia prémios para ninguem, nem resultados oficiais...nada. Só uma grande aventura entre amigos, com histórias para contar.

Parabéns pelo esforço
 

hmendesdias

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Bem, agora já me sinto capaz de fazer o rescaldo da participação do 100% Mato e Estrada no Troia / Sagres Primaveril.

Como outsider do grupo e com muito prazer a representar a 100% Bike nesta tirada, vou aqui colocar os meus pontos de vista.

Infelizmente não foi possível todos vestirem a camisola 100% Bike, ainda não consegui arranjar um equipamento para o Nuno Parreira. :( Mas estou confiante que com o que ele largou por terras Alentejanas breve visto-lhe um equipamento S.

Não me vale de muito estar aqui a descrever o que se passou detalhadamente, pois isso já foi feito em posts anteriores. Vou aproveitar para salientar aspectos positivos e negativos, que quanto a mim podem ser resolvidos sem que para isso seja preciso não voltar a repetir um aventura destas. Esta aventura vai continuar a ser realizada com quem está, com quem não está e com quem vier.

Aspectos negativos:
A união começa do principio ao fim. Não quero com isto dizer que não se possam abrir excepções, mas é realmente complicado uns terem de cumprir determinados horários e outros não. Pois assim abram-se precedentes para que depois cada um queira fazer o horário que quiser. A união do grupo começa desde o primeiro minuto.

Quando é preparada uma aventura destas como foi, a preparação é feita em grupo e não individualmente, pois não me recordo em nenhum relato dos preparativos para esta aventura de ter visto que alguém em dificuldade ter ficado a subir a Arrábida enquanto os outros arrancaram para o Montijo. Se a aventura foi preparada em grupo, deve ser realizada em grupo.

A aventura a que se propuseram foi fazer um passeio não organizado em que o objectivo do grupo era fazer Troia / Sagres. Não vi cornometros nem prémios, por isso não sei qual a vantagem de se fazer mais uma, ou menos uma hora, nem que para isso se deixe o resto do grupo para trás. Para isso existem as provas. Esta situação complica inclusive o trabalho de quem, como eu tinha por missão tratar dos abastecimentos do grupo. É que embora vocês não se aperceberam, o que estava combinado era os abastecimentos serem feitos ao grupo nos locais estipulados para o efeito, mas com o grupo todo partido, foi preciso ir acudindo a uns e a outros. Resumindo, se o objectivo era cada um impor o seu andamento, eu só tinha mesmo de ir para os abastecimentos e para o final do percurso. Se o grupo fosse todo junto dava para ir acompanhando, tirando fotos, e ajudando no que fosse preciso. Para aproxima este é um factor que tem de ser ponderado. Ou vão em grupo, ou vão individualmente.

Pontos Positivos:
Aqui as coisas são mais fáceis... Apesar de tudo o que correm menos bem Vocês são um grupo espectacular. Diverti-me à brava.

Pensem nisto, e para o próximo ano pensem nisto e definam em que moldes querem ir. Assim é mais fácil as coisas correrem bem. Se quiserem ir cada um por si, é assim que vamos. Se quiserem ir em grupo, é em grupo que vamos. O que importa é ir.

Já sabem que podem sempre contar com o apoio da 100% Bike.

Boas Pedaladas,
 

Arap Erpmes

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Uma justas, outras nem por isso, as críticas existem para serem encaixadas e digeridas nem que seja com a ajuda de Kompensan. Amuos é que não, pois somos todos crescidinhos e andamos nisto para nos divertirmos. No balanço dos rescaldos, mantenho que foi uma jornada que me deu um gozo tremendo do primeiro ao último quilómetro (viagens de carro incluídas). Perdoem-me a obscenidade, mas a "fracturação" não me aborreceu nem me surpreendeu - e eu fui o primeiro a descolar para ajudar -, porque a etapa era exigente, porque era a primeira vez para a grande maioria dos elementos do grupo e a excitação era muita e incontrolável. Normal. É assim que a vida dá lições, desde que não se queira transformar essas lições em chatices. Pedalar é uma paródia, por muito, pouco ou nada que se treine, acreditem. E, como diz o Hugo, para o ano de certeza que há mais, se Deus quiser.

Virando a página, lanço o desafio para que o grupo se reúna na quinta-feira, feriado, para mais uma volta bem saudável, a bem dos laços de união, que, calando ou falando na hora, todos devemos saber estimar. Às 8h00 na Repsol? Eu estarei lá.

JS
 

DESALMADO

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OLÀ AMIGOS

Bem o que eu tenho a dizer e que fosse eu que leva-se a carrinha vinhão montados nas bikes mas sem o banco :D.

O que temos que lembrar e que somos um grupo de AMIGOS onde a certa altura houve quem disse-se que ia acabar, os videos que gravo mostra o contrario . DEUS une as pessoas a travez da amizade por isso ela e mais forte que qualquer outra coisa , não e só para o ano e para quando tiver de ser vamos lá estar e todos juntos e podem querer eu não estava com vc fisicamente mas estava com vc em todo o momento e vc estavam com migo no meu coração .
Olhem uma coisa que vos digo : não vamos perder mais tempo com coisas que nos tente distanciar porque a vida e curta e .................................................................

Só vou poder andar no domingo até lá um grande abraço.
 

mig43

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Parabéns a todos, grande aventura...200km's não é para qualquer mortal.

Como assim? Mais que isso faz o Dean Karnazes mas a correr e não são 200 mas sim 364!

Parabéns à malta pena não ter podido participar era mais um para destabilizar...talvez para o ano.

Abraços,
Mig
 

INTERCEPTOR

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Quinta-feira vou fazer folga do pedal porque na Quarta-feira vou ao nocturno acompanhar o reconhecimento do percurso para o X3M.

Feitas as contas aos gastos do Tróia-Sagres, sobraram 15€ para umas bifanas em Vendas Novas.

Ponto de encontro ás 8h para recebermos alguns convidados de ritmos mais calmos.
 

Scorps

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Boas!

João, eu tmb n vou poder dizer sim desta vez, (o meu míudo tem torneio de encerramento de época de rugby) mas garanto que estarei com o grupo muitas mais vezes, por mim está tudo como sempre esteve... tlvz no Domingo!

Grande abraço
Scorps

Ps: Ainda n referi aquela boleia ao inicio, embora eu n tenha correspondido, ficou a boa vontade e a amizade... grande João!!!
 

Arap Erpmes

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Olhem uma coisa que vos digo : não vamos perder mais tempo com coisas que nos tente distanciar porque a vida e curta e .................................................................

Palavras sábias, Luís.

Caros colegas do pedal,
seguindo a agenda colocada no 1ºpost do nosso Tópico, já estou inscrito na "Travessia da Ponte Vasco da Gama"...

Estou fora dessa, porque para mim será dia de trabalho... Farei uma volta domingueira normal.

João, eu tmb n vou poder dizer sim desta vez...

Quinta-feira vou fazer folga do pedal porque na Quarta-feira vou ao nocturno acompanhar o reconhecimento do percurso para o X3M.

OK. Pedalem por mim no domingo, pois nesse dia sou eu que vou estar fora.;)

Amanhã, às 8h00 - ou um pouco antes -, lá estarei na Repsol para dar uma volta de 3h/3h30 por onde as pernas mandarem.

Um abraço.
 
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Arap Erpmes

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Hoje, à hora certa, compareceram três entusiastas para a volta da (quase, quase) centena. Atrás de mim chegou o Manuel Faria :clap:, um senhor que está emigrado em França e que conheci na estrada há dois anos. Recém-retornado a Alcochete para gozar um período gordo de férias, logo me telefonou para irmos pedalar. Fiquei feliz, é bom sinal. E fiquei ainda mais feliz por constatar que aquele homem continua vigoroso: tem 68 anos, mas rola e trepa como se tivesse 30!!! Enquanto bebíamos um café, apareceu o Emídio. Gostei de o ver. Depois de dois ou três dedos de conversa, arrancámos para uma das rotas que tinha congeminado, no caso de ter de ser eu a decidir. Montijo-Moita-Coina-Palmela-Baixa de Palmela-Setúbal-Volta da Pedra-Pinhal Novo-Rio Frio-Atalaia-Passil-Alcochete-Batel-São Francisco-Montijo: sempre em bom ritmo e com umas quantas subidas para dar (mais) trabalho às pernas. Na última paragem para abastecimento de água, já na Atalaia, cruzámo-nos e falámos com o Nakaias, que rolava pensando no objectivo do fim-de-semana. Foi uma manhã bem passada. Domingo há mais... para quem puder. Eu não vou poder, mas já disse ao Manuel Faria que lhe indicarei a hora do encontro para ele se juntar ao grupo que for para a estrada. Estimem-no, tratem-no bem, recebam-no como se fosse da família. Ele é boa gente.
 
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Nakaias

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Hoje foi dia de apenas uma horinha e pouco, em ritmo bem calmo, para começar a "activar a circulação" para a etapa de Sábado que se antevê durinha... 150 Km (de BTT) entre Badajoz e Arraiolos. Ao passar pela Atalaia, já no meu regresso, encontrei estes três companheiros a abastecer e ainda deu para uns minutos de animada conversa. Espero, em breve, dar umas pedaladas convosco! ;)
 
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