1º Raid Só Descidas BTT - Capela, Penafiel - 27 de Novembro de 2011

Tenho o prazer de inaugurar este rescaldo. Aqui fica:

Saímos bem cedo das Taipas: eram 7.30h e já estávamos a bordo do super5 em direcção a Covas, onde nos encontramos com a malta dos Carpinteiros BTT.
Carregamos mais uma bike, esperamos 10 minutos por uns colegas de Famalicão, e siga para Penafiel.




Chegados ao local de partida, as coisas nem começaram a correr nada bem: a fila para o levantamento dos dorsais era enorme, porque só estavam dois colegas a tratar de tantas inscrições, e a partida deu-se com 30min de atraso. (Aspectos negativos que a organização deve considerar)


Começávamos a ficar desanimados com o que víamos quando de repente se dá a partida. E daqui para a frente foi só desfrutar:


  • O percurso era do MELHOR! Espectacular mesmo... As descidas em singletrack, estreitas e muito rápidas deixaram-nos fascinados; Não deu para aproveitar ao máximo, porque não éramos os únicos no passeio, e nem todos gostam de arriscar, mas valeu a pena... Alcatrão zero - óptimo!
  • Os reforços eram autênticas patuscadas. Senão veja-se: bifanas, febras, entrecosto, toscanas, sumos, cerveja, marmelada, laranjas, bananas :)
  • As instalações para os banhos, apesar de pequenas, serviram perfeitamente porque os ciclistas iam chegando a conta-gotas;
  • O percurso estava muito bem marcado; e não me lembro de ver um cruzamento sem ninguém das organização;
  • ...
Desfrutamos imenso do Raid, e viemos embora de barriga cheia (de comida, e de BTT). A organização está de parabéns...

Algumas fotos, e o percurso realizado em http://www.olharescuriosos.com/2011/08/27-11-2011-1-passeio-btt-sodescidas.html
 

sparki

New Member
Eu fui fazer os 52km e adorei.
Já sabia que os trilhos iam ser fantásticos mas, mesmo assim, ainda me conseguiram surpreender!
Este raid foi dos melhores e dos mais duros que já fiz. Simplesmente, espectacular.

Como pontos negativos, apenas aponto duas situações:
- lentidão na entrega dos dorsais;
- atraso na saída; (é impressão minha ou sempre que alguém da ACP resolve aparecer, arranja sempre problemas e atrasos????)

Como pontos positivos, aponto apenas alguns já que foram imensos:
- trilhos espectaculares;
- marcações 5 estrelas;
- pessoal em todos os cruzamentos;
- boa disposição e simpatia entre todos os participantes e organizadores;
- reforços com bastante regularidade (4 reforços em 50km é de louvar!) e sempre bem apetrechados;
- banhos quentinhos.

Quanto ao almoço não posso falar porque vim almoçar a casa.

Deixo aqui uma palavra de apreço a todos os que participaram na organização deste evento que, a meu ver, esteve muito acima da média!
Já estou à espera do 2º Raid Só Descidas....
 

Meisenberg

New Member
Só mesmo para que anda de bike

Portugal tem destas coisas.......

Cada passeio uma caixinha de surpresas......trilhos magníficos, paisagens únicas...

Quando "acordamos" de manhã cedinho e o frio nos faz pensar em deixar a bike sossegadinha e voltar para a caminha é sempre tomar a decisão oposta....hj foi para mim e provavelmente para muitos uma decisão acertada.......

Parabéns à organização que apenas esteve menos bem na partida.......

Parabéns a todos os participantes.......

Parabéns a todos os que estavam ao longo do percurso.....

Parabéns pela simpatia e preocupação dos membros da organização no terreno.......

"Só descidas"???????.......apenas o nome :p.......percurso durinho.....mas q.b......

NÃO POSSO DEIXAR DE PARABENIZAR DE UMA FORMA ESPECIAL TODOS AQUELES (BASTANTES) QUE SE ESTÃO A INICIAR NO BTT......PELO QUE VI...TÊM GARRA E FORÇA DE VONTADE.......ESSENCIAIS PARA ESTA MODALIDADE.....

Boas pedaladas.......
 

serbar

New Member
Boas a todos, foi com agrado que hoje sai da caminha(Maia) e fui fazer este raid...em Capela Penafiel.

Como pontos Positivos :
- Percurso duro e exigente
- Marcações 5 estrelas
-Abastecimentos espectaculares
-Simpatia e disponibilidade por parte da organização.

Como Pontos negativos:
-Atraso na partida 10h
-Vi colegas bttistas a atalhar caminho(Não entendo como é possivel tanta falta de atitude)
-Apesar de adorar descidas não curti nada as descidas "fabricadas" estilo Downhill com pontes , escadas e passadiços extremamente perigosos a convidar à queda...(Vi um colega a dar um malho numa dessas pontes...).

No entanto no Geral foi positivo (apesar de no inicio ter ficado sem o encaixe do pedal limitando-me imenso a prova).

Abraço
 

OSRODINHASBTT

New Member
Caros amigos
A equipa OS RODINHAS BTT do R CLUBE – BTT congratula a organização do 1º Raid sóDescidas BTT pela manha de domingo que nos proporcionaram, foi verdadeiramente espectacular.
Singletracks magníficos, friso novamente MAGNIFICOS, abastecimentos de comer e chorar por mais, marcações bem colocadas, impossível alguém se perder, staff altamente simpático, sempre activos e sempre em cruzamentos, banhos razoáveis em suma foi mesmo do melhor.
Como reparo, e é com as coisas menos boas que se aprende, apontamos 3 falhas que em próximos eventos de certeza não vão falhar que passo a descriminar :
Entrega de dorsais a conta gotas
Falta de um controlo 0 (ZERO) o que evitava atletas que se colocaram na estrada à espera da partida e não vieram para o local destinado da partida
Tempo de atraso da partida que se deveu ao primeiro ponto referido.
Se me é permitido, realço o bom desempenho dos atletas dos Rodinhas BTT, que começaram estas andanças das maratonas pela primeira vez, destacando o nosso atleta Magalhães que cortou a meta em Vigésimo quinto lugar. Uma palavra também de muito alento e conforto aos nossos atletas Domingos Crista e Ruben Samuel que não conseguiram acabar a prova devido a queda, sendo o Primeiro a mais grave.
Para terminar os nossos sinceros parabéns à organização e poderão contar com a nossa equipa para o ano abraço a todos.


 

CALIGULA

New Member
ParabÉns!

Antes de começar o rescaldo propriamente dito, votos de rápidas melhoras para todos os Companheiros que se tenham porventura magoado.
Relativamente à prova, e não esquecendo que foi a 1ª organização, apenas o reparo e concordância com a sugestão de haver um controlo "0" a obrigar toda a gente a ficar na caixa, evitando-se as demoras. Depois, a partida terá de ser num sítio mais amplo, que dê espaço para que o pessoal se vá dispersando. Finalmente, e embora sem grandes "crises" era bom que a partida, banhos e almoço estivessem concentrados, mas isso já é ser comodista!
Quanto aos aspectos positivos, inúmeros: já calculava que os trilhos fossem excelentes, mas ultrapassaram tudo o que já vi até hoje! Apesar de "demasiado" técnicos os locais de passagem eram FABULOSOS!:#1::#1:
Quanto ao resto, os abastecimentos estiveram super (3 em 30 kms)! Os banhos sem problema. O almoço com uma feijoada 5 estrelas, caldo verde, bolos, fruta, bebidas fresquinhas, enfim...
Os meus sinceros parabéns aos Companheiros dos SóDescidas e até 2012!:podio:
 

neobruo

New Member
Que bela prova...de furos! lol

Boas, quero congratular toda a organização. Sou um principiante na modalidade e pude mesmo assim ver a qualidade da organização, desde a marcação da prova ate aos abastecimentos bem guarnecidos e acima de tudo o trajecto que foi mesmo para aprumar tecnica e coragem, pois havia locais que era preciso ser mesmo muito maluco! Eu começei por ser maluco no inicio da prova, mesmo vendo quedas violentas, sempre a entrar naquele limiar até que...ninguém se acredita, mas tive 4 furos durante a prova toda....e a ultima camara de ar bazava de 10 em 10 minutos...Obrigado aos senhores que iam a passear que me tentaram ajudar de todas as maneiras e feitios, obrigado aos colegas que me deixaram as suas camaras de ar e obrigado ao Miguel que sempre me acompanhou e ajudou nesta aventura dos furos! Fonix!
Em resumo, mas uma bela manha a curtir no terreno bravo e a ganhar tecnica a mudar camaras de ar! lol
Aos colegas que se magoaram, as rápidas melhoras e venha rápido o proximo Raid Só Descidas Btt ;-)
 

newalien

Member
Ora aí está o exemplo de uma boa organização. O Só Descidas está de parabéns pela manhã de BTT que nos proporcionou. Para a próxima, corrijam o controlo zero.

Abraço
 

Renatogas

Member
Só Subidas..... :D

Para o 1ª Raid, meter esta gente toda.....digo que vcs são corajosos e muito ambiciosos, gostei de ver aquela gente toda
ajudar...e não eram poucas, e como toda a gente sabe o quanto é difícil arranjar pessoas com vontade de trabalhar e de graça.
Já á muito tempo que digo que para mim os melhores sítios para andar bike aqui na redondeza é essas serras, pelos singles de
tirar os dedos dos travões...serras com vistas bem "altas";),subidas de fazer doer os olhos, descidas de fazer doer as pernas...:)
e para não falar que se consegue passar a cidade de Valongo pelo monte.

Gostava e tenho a certeza que para o ano estamos lá todos.....mas gostava de deixar aqui dois pontos a melhoras.

1º- A Partida nunca se deve ser feita da forma que foi feita...vcs podiam ter cortado a estrada (EN), junto ao Gimnodesportivo e os carros saiam
Junto ao M.Alves pela estrada de paralelos e a localização do secretariado no Gimmo, assim a EN servia para estacionamento e para a Partida.
Mas sei o quanto difícil é a nível burocrático cortar um Estrada Nacional, mas não é impossível.

2º A nível de percurso adorei, está na minha lista de "Top 5", mas não gostei nada de algumas "paredes" que o percurso tinha e muitas delas só mesmo
desmontado, preferia ter feito mais 10 km á volta para evitar essas subidas...

Por norma não costumo falar nos rescaldos desta forma tão aprofundada, mas.....Oh pessoal é que eu curti aquilo á brava, que para o ano quero lá estar.

Abraço e até para o ano

P.S: As 2 fêveras no pão e a 7up souberam pela vida no 3º reforço.

Renato Gaspar
 

Rogério Matos

New Member
Já ia à espera de encontrar um grande percurso e as expectativas confirmaram-se.

Muita técnica e muito trabalho de preparação dos trilhos. A organização está de parabéns!

Tal como já muita gente aqui falou, julgo que apenas falhou o horário de partida... Já estava a gelar em cima da bike! :)

Até para o ano ;)
 

trick_shots

New Member
Aqui fica a minha contribuiçao para o rescaldo desta prova,

De enaltecer a simpatia e atitude da organizaçao!
Os trilhos eram realmente fantásticos, havia zonas em que olhava mais para o lado para ver a paisagem do que propriamente para o trajecto que fazia :)
Os single tracks eram fantásticos, onde com tanto zig-zag por entre as arvores era impossivel de pensar em perder a concentraçao!

Quanto ao nome "sódescidas"... para o proximo ano ponham-lhe um asterisco... e em letras miudinhas escrevam: "estamos a brincar, obviamente..."
É que havia lá cada parede!.... credo!
Ainda hoje sonhei com a tabuleta do "respire fundo :)" entao a primeira, aquilo nunca mais acabava!! mas alegrou-me conseguir subi-la na bike a maior parte!! :)

Resumindo, estao seguramente de parabens, esperando que repitam o feito para o ano!
A melhorar, apenas os pontos que já abordaram antes.

Ah, falta saber quem ganhou a bike! qual foi o dorsal?
E tempos, nao vao estar disponiveis?

E foooooooootos! queremos fooooooootos!! ;D
 

trick_shots

New Member
Falaram também aqui dos "atalhantes", pois eu vi uma quantidade deles a cortar caminho, "justificando-se" que o trilho estava mal marcado e que tinham roubado sinais!... (absoluta mentira) É uma vergonha estes tipos que ainda continuam a participar nestas provas!.. claro que lhes deve ser apetecível cortar um caminho sabendo que com esses 10m poupam uns 2km (como foi o caso) mas é certamente proporcional á vergonha que deviam sentir!...
Pena nao lhes ter visto o numero dos dorsais!...
 
Esqueci-me de referir um ponto negativo (pelo menos para mim), que se verifica em MUITOS passeios/maratonas, e que em nada prestigia a modalidade: Não devem dar garrafas de água nos reforços.:fpalm:

É que os porcos continuam a deixa-las nos "nossos" trilhos.
Esses atletas, se têm assim tanta vontade de ganhar, que levem um bidão de água na bike, ou uma mochila às costas!

A malta que tem sede, e que precisa mesmo de líquidos, não se deve importar de parar um bocadinho e beber de um copo. :exacto:

Fica o reparo...
 

Rribeiro13

New Member
Mais uma vez parabéns á organização, além dos pontos menos bons como já foi dito aqui, fizeram ver muitos eventos deste género que com trabalho e dedicação todo é possível, muito bom mesmo.
Fiz os 50km eram muito durinhos, tão duros que entre os 35 e os 40 km deram me caimbras, mas mesmo assim não cortei caminho, fui mais devagar mas acabei os 50km.
Agora para os atletas que cortaram caminho tenham vergonha na cara e deixem de ir a eventos destes.
.
Agora faltam as fotos e as classificações.


Cumps
 

Rikardogt

New Member
O Grupo SóDescidas BTT vem felicitar e agradecer a todos o Sucesso que teve o nosso "I Raid SóDescias BTT".
Um Obrigado sincero para toda a gente que nos ajudou, podemos dizer que tivemos 83 pessoas a Organizar o Evento e a todas elas Parabéns.
A todos os Patrocinadores Obg pela confiança que fizeram em nós.
AOS 561 GERREIROS que acordaram para vir até à nossa Freguesia pedalar PAAAAARABÉNS!!!
Sobre o Evento, pelas criticas que temos recebido claro que são bem vindas e faremos tudo para melhorar nesse sentido. Como vos dissemos não foi por falta de empenho, dedicação e GOSTO PELO BTT que algo correu mal, mas sim pela falta de experiência. Não foram 5 meses de trabalho, sim 5 meses, para depois no final ir tudo por agua abaixo. Foram muitas horas a cortar mato, muitas noites sem conseguir dormir, muito cansativo as marcações principalmente andar a colocar aquelas placas do "Respira fundo :)".
Esperemos que em geral toda a gente tenha gostado porque a malta da Capela é mesmo assim :).

Podemos já responder a algumas criticas, como o secretariado, sim se tivessemos mais um ou dois elementos seria tudo mais rapido, mas ainda assim só sofreu um atraso de 10min.
Quanto à hora do arranquem, como muita gente sabia, por ordens superiores e à espera do Ok a demora confirmou-se e esperemos que as pessoas compreendam isso.

As classificações durante a tarde estarão Online Ok.
Pediamos a quem tivesse fotos nos enviasse para podermos disfrutar tambem de como foi o nosso Evento.

Abraço a todos, respirem fundo e boas pedaladas!!!
 

Mafarrick

New Member
Brutal !!!!!!!

Só Descidas???? Enganaram-me bem :D

Resta-me dizer que o raid foi brutal. Muitos parabéns à organização!!!!
Fica só um reparo à partida, espero que melhorem este ponto numa próxima.
Em relação ao percurso os singletracks foram foram dos melhores que já fiz e as subidas de rebentar um gajo todo ;), espero repetir em breve, no meio disto tudo ainda deu para trazer para casa umas quantas medalhas ( perna direita toda esfolada e as costelas pisadas) mas quem corre por gosto não cansa. :cool:

P.S. - Atenção ao lixo que deixam pelo caminho!!!!!
 

ntel

New Member
Boas

Eu adorei tudo neste Evento excepto o ARRANQUE (a hora e o trilho à saída do campo de futebol).

_MG_2281.JPG


341 Fotos do RAID na nossa GALERIA em www.kunalama.com


Boas pedaladas

Nuno Ntel
 

Armando Taipa

New Member
Boas.
Parabéns pelas marcações, trilhos (até onde andei), simpatia da pessoas envolvidas. Os aspectos negativos já foram referidos e aposto que a culpa não é toda vossa!!!
Foi pena o meu organismo não estar em perfeita condicções, mas o bichinho falou mais alto e lá tentei!!!
Até para o ano!!!

Abraço,

Armando Taipa
 

ohnigres

New Member
Foi 5 estrelas! Adorei o percurso, tinha umas boas puxadas! Ri-me imenso com as sinalizações (respire fundo :) ) e com os reforços!

Deu para andar bem, foi o que interessa! Aos aspectos negativos, eu não vejo nenhum. Mesmo os reparos que foram feitos não podemos dizer que foram negativos, mas sim "oportunidades de melhoria". Correu tudo às mil maravilhas!

Pessoalmente, este Raid ficará para sempre marcado como a estreia da minha nova menina [Specialized Stumpjumper HT Comp]. Que se pôs ao monte ainda nem 24h tinha nas minhas mãos! ;)
Portou-se lindamente!

Abraços!
 
A

Abelhas Mecânicas Btt

Guest
Aqui vai a nossa opinião:

Depois de começar com 30min de atraso da hora marcada e algum "trânsito" nos primeiros quilómetros devido ao grande número de participantes, consideramos que numa apreciação geral foi um traçado muito difícil mas espetacular, marcado por fantásticos singletracks (do melhor que já vimos), óptimos reforços, incluindo nos CP's, água em abundância (temos que salientar porque nem sempre acontece) e não podemos esquecer as fantásticas descidas que tinham tanto de espetaculares como de perigosas.


Como aspectos negativos realçamos a fraca sinalização em alguns pontos do percurso de 50km, com mudanças de direcção em que não havia qualquer sinalização, ou a que havia tinha visibilidade reduzida, dando origem a que vários betetistas saíssem do traçado por engano. E algumas subidas impossíveis de pedalar devido à elevada quantidade de pedra solta ou mesmo grandes buracos. (problemas resolvido com as bikes à mão) :)


No final a simpática organização esteve bem não faltando com nada para os todos os participantes, alimentação, banhos, e também banhos para as bikes que bem precisavam :)
No geral, e para o primeiro ano de organização consideramos que foi uma boa prova de Btt, para próximas edições basta melhorar os aspectos menos bons referidos anteriormente para que na nossa opinião o sucesso seja total.


Parabéns à organização pelo empenho e atitude e até pro ano ;-)


Abelhas Mecânicas Btt
 
Top