1º BTT - "Nos trilhos das operações especiais" - Lamego - 27 Maio 2012

LAMEGOBIKE

New Member
Olá a todos!


Além das clássicas de estrada, a ALB Lamego Bike vira-se também para o BTT, com a organização de um evento que irá, por certo, ficar registado no seu calendário de provas, nos anos vindouros.

Aproveitando e aliando as magníficas paisagens que caracterizam o nosso concelho, aos singletracks, às subidas de deixar o coração na boca e às descidas de cortar a respiração, ao empenho e dedicação da organização, apoiantes e patrocinadores, a ALB Lamego Bike conseguiu reunir os ingredientes que farão do BTT – NOS TRILHOS DAS OPERAÇÕES ESPECIAIS - 27 de Maio - uma prova única…!

Para efetuar a sua inscrição (brevemente disponível) e ter o acesso a todas informações vá a

www.lamegobike.pt.vu


J Venha divertir-se connosco!!!! J



Organização

ALB LamegoBike

Localização

Lamego

Apoio e colaboração

Câmara Municipal de Lamego
Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE)
Bicicar – Vila Real
Turismo do Porto e Norte

Inscrições

http://www.lamegobike.pt.vu


Data limite de inscrições

22 de maio de 2012 ou 250 participantes


Preços

15 selins (com almoço)
8 selins (sem almoço)
Acompanhante
8 selins

NIB Pagamento

0035 0858 0002 8151 830 45


Enviar o comprovativo do pagamento para o e-mail

lamegobike@sapo.pt

Data

27 de Maio de 2012


Distâncias dos percursos

±25 km
±50 km


Nível de dificuldade

25km - Média
50km - Média/Difícil


Secretariado

No quartel do Centro de Tropas das Operações Especiais – Penude, Lamego


Horário de abertura do Secretariado

7:30 horas - Abertura Secretariado


Horário da prova

9:00 horas (impreterivelmente) – Saída para a cidade de Lamego, onde será a partida oficial
9:30 horas (impreterivelmente) – Partida oficial para os 50 km´s
9:35 horas (impreterívelmente) – Partida oficial para os 25 km´s


Haverá

Premio até 3º lugar de cada distância.

Prémio para as 3 primeiras senhoras de cada distância
Prémio para o atleta mais jovem
Prémio para o atleta menos jovem

Participação inclui

Frontal, Banhos, Reforço, Seguro, Brindes, Lavagem de bikes, almoço, recordação e mecânico

Banhos

No quartel do Centro de Tropas das Operações Especiais – Penude, Lamego

Contactos e Informações

E-Mail:
lamegobike@sapo.pt
Tlm:
João: 96 67 61 693
Miguel: 91 42 06 697
Tinel: 91 73 23 792

Uso Obrigatório de Capacete!

AVISO: Os menores de idade, de forma a poderem participar na BTT – Nos trilhos das Operações Especiais necessitarão de se fazer acompanhar de uma autorização, por escrito, do\a encarregado\a de educação.

Contamos com a vossa participação, com a certeza de um dia muito bem passado.

Brevemente irão ser disponibilizados mais detalhes sobre o percurso assim como fotografias .
 

LAMEGOBIKE

New Member
História de Lamego - Origens de Lamego

História de Lamego

As Origens de Lamego





Alguns historiadores afirmam que Lamego teve origem numa povoação grego-celta de nome Laconimurgi, no entanto é uma hipótese pouco verosímil. Pensa-se que por volta do Sec. V antes de Cristo já existisse por aqui um Castro, pequeno aglomerado populacional ligeiramente fortificado. Provavelmente no exacto sítio onde hoje se encontra o Castelo, devido ao facto de ser o ponto bastante alto quando comparado com os terrenos circundantes.

Língures, Túrdulos, Iberos e Lusitanos passaram por este território, até ele ser completamente conquistado pelos Romanos, os quais o colonizaram. Sob domínio Romano os seus vinhos e produtos agrícolas cedo a tornaram famosos em todo o império. Era uma povoação no cimo do monte, a antiga Lamaecus, tendo nas imediações diversos castros romanos. Um deles tinha a denominação, no tempo romano, de Pena-Júlia, de onde derivou o nome da localidade Penajoia, hoje pertencente ao concelho de Lamego.

Foi uma cidade importante sob o domínio visigótico, nomeadamente no reinado de Sisebuto, e em 570 era sede de diocese com Sardinário como Bispo. A conquista de Lamego pelos Árabes (sec. III), que a denominaram Lamico, teve pouco tempo de calma.. Durante os quatro séculos seguintes (sec. VII a XI) foi sendo sucessivamente reconquistada pelos cristãos das Astúrias e de novo pelos Árabes. Toda esta série de conquistas e reconquistas provocam grande destruição na cidade e uma grande instabilidade, quer económica quer social. Foi definitivamente conquistada aos Mouros por Fernando Magno em 29 de Novembro de 1057.

É sede da diocese de Lamego (a única diocese portuguesa que não corresponde a uma capital de distrito), e no concelho são numerosos os monumentos religiosos, dos quais se destacam a Sé Catedral, a Igreja de São Pedro de Balsemão e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, que dá também o nome a Romaria anual cujo dia principal é o 8 de Setembro, que é também o feriado municipal.

Conhecida também pela sua gastronomia, na qual se destacam os seus presuntos, o "cabrito assado com arroz de forno" e pela produção de vinhos, nomeadamente vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte, e pelos vinhos espumantes.

 

LAMEGOBIKE

New Member
BTT - Serra de Meadas - Lamego, Portugal

Um pequeno vídeo de um dos trilhos da Serra das Meadas, onde a Maratona irá trilhar.

Vejam até ao fim, PURA ADRENALINA.​


[video=youtube_share;1fQyf_7Gle8]http://youtu.be/1fQyf_7Gle8[/video]​
 

LAMEGOBIKE

New Member
Venham a Lamego dia 27 de Maio

A Maratona (50 Kms) será inesquecível, pelas paisagens. :wlcm:


pelos trilhos - :musica:

pela adrenalina nas descidas - :cl:


pelo kit pernas nas subidas - :tungas:


e muito mais - :siky: :#1:

 

LAMEGOBIKE

New Member
Local de partida e chegada - quartel de penude

Quartel de Penude.

Este é um dos 3 aquartelamentos do Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego

Neste local vai ser:

Partida simbólica

Chegada real

Banhos

Almoço

Dormida para quem venha de longe e queira pernoitar nesta bela Região de Lamego, cuidado com o binho.



CENTRO DA IMAGEM - Aquartelamento de Penude

ESTE - Cidade de Lamego

Norte - Serra das Meadas
 

Mousas

New Member
Amigo Gouveia,
O GCB tem que estar presente neste evento que promete... vamos ver se conseguimos uma representação em força.
 

LAMEGOBIKE

New Member
Sim Amigo Mousinho, mas a grande coincidência é que o evento é no mesmo dia que Tábua e sabes que Tábua é uma prova de nível nacional.

No entanto gostaria de ver o pessoal do GCB a pedalar em Lamego.
 

mfagmfag

New Member
Vou Tentar Estar presente,, Já conheço o quartel em penude pelo facto de ser militar, regiao onde ainda não pedalei, mas será por certo zona de grandes trilhos .

até lá
 

LAMEGOBIKE

New Member
Também sou militar e estive lá colocado. À dois anos fui pedalar por trilhos onde andei com a mochila ás costas e foi um déjà vu. Um misto de emoções e saudade de outros tempos.
 

jaat

New Member
Espero lá estar também, a região é fantastica . Digo isto porque dei aí instruçao de salto em altitude e tive a honra de tirar o curso de OPERAÇÕES ESPECIAIS. Espero encontrar alguns dos camaradas de curso.

" QUE NUNCA POR VENCIDOS SE CONHEÇAM "
 

LAMEGOBIKE

New Member
Regulamento (Btt Nos Trilhos das Operações Especiais)

Regulamento

(Btt Nos Trilhos das Operações Especiais)


Art.1º-A ALB Associação Desportiva de Ciclismo Lamego Bike com as devidas autorizações associativa e federativa, organiza o “Btt Nos Trilhos das Operações Especiais”, que se celebrará no dia 27 de maio e está inserido no calendário oficial 2012 da ARCVR.

Art.2º-Este evento está aberto a todos os BTTistas que tenham ctualizada a licença associativa ou federativa do ano em curso e sejam portadores do seguro desportivo em vigor, dos quais terão de fazer prova no ato da inscrição.

Art.3º-Os BTTistas, que não disponham ou não tenham atualizada a licença associativa ou federativa do ano em curso e não sejam portadores do seguro desportivo, terão de assinar um termo de responsabilidade, a fim de lhes ser permitida a sua participação e usufruirem dum seguro especial, disponibilizado por uma seguradora a divulgar posteriormente.

Art.4º-No caso de acidente, o sinistrado na situação de federado, terá de accionar o seu seguro associativo ou federativo e no caso de não federado, agir em conformidade com o disposto no artigo anterior.

Art.5º-A Organização não efetuará qualquer seguro de prova, contando apenas com o apoio duma seguradora a divulgar oportunamente, para cobertura dos participantes que não tenham atualizada a licença associativa ou federativa do ano em curso ou não sejam portadores de seguro desportivo.

Art.6º-A organização não se responsabilizará por qualquer acidente ocorrido com os participantes, de acordo com o estabelecido nos artigos 2 e 3 do presente regulamento, bem como não assume qualquer tipo de responsabilidade, no caso de infrações ao código da estrada por parte dos mesmos.

Art.7º-O “Btt Nos Trilhos das Operações Especiais”, que se celebrará no dia 27 de maio, terá a concentração no Quartel do Centro de Tropas de Operações Especiais (Penude-Lamego) entre as 7.30/8.45 h e a partida simbólica pelas 9.00 horas.

Art.8º-O preço da inscrição será de 15 euros com almoço, 10 euros sem almoço e oito euros acompanhantes.

Art.9º-A inscrição é pessoal e intransferível, não podendo pois ser utilizada por outra pessoa e no caso de impossibilidade de participação, não se procederá à sua devolução.

Art.10-Limita-se-se o direito de participação até 250 BTTistas como máximo, respeitando-se a ordem de inscrição.

Art.11º-As inscrições encerrar-se-ão no dia 22 de maio e deverão ser efectuadas através do site www.lamegobike.pt.vu

Art.12º-Os participantes deverão apresentar-se devidamente equipados e identificados com o frontal fornecido pela organização, sendo igualmente o uso obrigatório de capacete protetor (o não respeitar este artigo contraria o determinado pela UCI e supões a exclusão do evento).

Art.13º-O Btt Nos Trilhos das Operações Especiais terá dois percursos: 50 km e 25 km (mini-maratona) considerados de dificuldade média/alta.

Art.14º-A 1ª parte do percurso, coincidente com a passagem na cidade de Lamego, será percorrida em sistema neutralizado e a 2ª parte em andamento livre.

Art.15º-Todo e qualquer participante, que se atrase de forma considerada excessiva, colocando em causa o normal funcionamento do evento, poderá ser eliminado pelos diretores de serviço.

Art.16º-Será disponibilizado serviço de assistência técnica no local da partida e na zona do abastecimento, cabendo a cada participante ou equipa, a tarefa da resolução de problemas eventualmente surgidos fora desses locais.

Art.17º-Todas as equipas e BTTistas encontrarão durante o percurso marcações, placas e fitas identificadoras de orientaçâo e terão o apoio da PSP, da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Lamego, do Clube Automóvel de Lamego, de colaboradores devidamente identificados e veículos da organização.

Art.18º-Em Penude, no local da partida/chegada, haverá local para banhos e será fornecido almoço no final.

Art.19º-Haverá prémios e lembranças para todos os participantes.

Art.20º-Todos os casos omissos ao presente regulamento da prova, serão resolvidos pelos diretores de serviço, tendo em conta o regulamento do Btt nacional.

Art.21º-Os participantes cedem à ALB Associação Desportiva de Ciclismo Lamego Bike todos os direitos de imagem captados durante o Btt Nos Trilhos das Operações Especiais.

Art.22º-Os resultados do Btt Nos Trilhos das Operações Especiais, serão publicados posteriormente, em www.lamegobike.pt.vu, site oficial do evento.

Art.23º-Por motivo de força maior, a organização não assumirá qualquer tipo de responsabilidade no caso da suspensão do evento.

Art.24º-À organização reserva-se o direito de modificar ou trocar tudo que seja relativo a regulamentos, percursos, etc, se por causas de força maior tal fosse necessário.

Art.25º-O mero feito da inscrição no Btt Nos Trilhos das Operações Especiais, que se celebrará no dia 27 de maio, leva consigo a aceitação do presente regulamento.
 

Mousas

New Member
Amigo Gouveia
como disseste coincide com a prova de Tábua :mad::confused:
eu que nunca tinha ido a Tábua este ano até já estou inscrito deixei-me contagiar...
paciência... não se pode estar em 2 sítios ao mesmo tempo, que tudo corra pelo melhor....
 

LAMEGOBIKE

New Member
Resposta

Pois é amigo Mousinho, eu estou num dilema maior.

Fiz a inscrição para Tábua já à muito tempo e recentemente é que surge a prova organizada pela minha equipa.

Mas ainda não me decidi, se houver alguns amigos para rumar a Lamego, opto obviamente pela de Lamego.
 
E

estevaotiago

Guest
ola boa noite.
Aqui fica uma imagem do acumulado da maratona de 50KM. proximamente virá o track e também a de 25KM.
Apareçam que não se vão arrepender!

percurso.jpg
 

LAMEGOBIKE

New Member
Altimetria

Pois é amigos das pedaladas, em síntese é assim;

DISTÂNCIA = 46 km

ACUMULADO SUBIDA = 1410 mts

ACUMULADO DESCIDA = 1222 mts

ALTITUDE MÁXIMA = 1106 mts

ALTITUDE MÍNIMA = 505 mts

Ingredientes para uma prova de grande nível.
 

LAMEGOBIKE

New Member
Boas pedaladas

Como é Amigo Jorge, vais a Lamego?

Estes próximos eventos cá na zona dá para o pensarmos no assunto. Se aparecerem mais voluntários rumamos na sexta feira (dia 25).
 
Top