Companheiro
Vamos ter caaaaaaaaaaalma!
Ainda há muitos quilómetros para fazer.
Tens que ter em atenção que estes consumos são feitos numa condução quotidiana, por ex:
- saio de casa e paro no infantário para deixar as miúdas (arranco a subir), depois paro na bomba de gasolina para beber o café e só depois faço o restante percurso até ao trabalho.
Sem nenhuma das paragens referidas o consumo diminuía.
Referiste o "cut off system", mas no meu carro não é opção a descer, visto que o carro perde logo muita velocidade. No meu trajecto diário faço a A8 em direcção a Lisboa e no seu final (desde a Repsol até às portagens de Loures) é sempre a descer. Se eu seguir a 120 kms/h na Repsol e "tirar o pé", mesmo a descer, o carro passa para os 80 kms/h em menos de 500 metros, logo não é opção.
O meu carro tem uma vantagem (que é uma desvantagem a descer), que é, um binário razoável para um peso relativamente baixo. Quando carrego no pedal, o motor faz um esforço relativamente baixo para avançar, logo os consumos também são comedidos.
Uma forma relativamente simples de baixar os consumos é utilizar pneus "fuel eficient" ou similares. Nesse caso apenas melhoras os consumos, porque a aderência e manejo do carro perde muito (pneus ineficientes a curvar).
O meu carro anda com Eagle F1, logo, mais atrito que qualquer carro com pneus mais "eficientes energicamente".
Continuo a achar que a melhor forma de economizar combustível é "não travar".
- (Quase) nunca acelero para depois ter de travar, isto parece simples, mas não é. Basta ires na estrada e reparares na quantidade de vezes que vez os “stop’s” dos carros que te precedem acendem.
Logo se vê até onde este depósito vai chegar...
Um abraço
NY