1ª tentativa de "hypermiling" numa Honda CBF125

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Entre os 4,4 e os 4,7 consistentemente nos últimos 250.000 kms.

Estas médias não são as do "computador de bordo", em primeiro lugar porque não tem e em segundo lugar porque as mádias apuradas "electronicamente" não batem certo com as reais (são sempre muito optimistas, pelo menos nos VW + Audi + Skoda + Seat).

EDIT:

Novo update de quilometragem e consumo "aparente".
foto0067t.jpg


Até aqui nada anormal, 435 Kms feitos e o ponteiro ainda não mexeu, mas vai começar a mexer a partir de agora.

Deve avançar aproximadamente 200 kms por cada traço no nível do combustivel, isto é:
- full - 400 kms (faz 400 kms sem o ponteiro mexer)
- 3/4 - 600 kms
- 1/2 - 800 kms
- 1/4 - 1.000 kms
- após passar o último traço (1/4) costuma fazer aprox. 100 kms até chegar ao vermelho e acender a luz da reserva.

A ver vamos "até" onde este depósito me leva.

Um abraço

NY
 
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Daniel Maia

New Member
Eu estou quase a chegar aos 1000km, mais 1 ou 2 dias e já chego :)

Acho que houve alguém que já conseguiu médias próximas dos 2.5L nesse motor! Força!
 

ny12xx

Super Moderador
Acho que houve alguém que já conseguiu médias próximas dos 2.5L nesse motor!
Companheiro

Não estou a duvidar da informação que "TU" me estás a dar, mas como podes ver nas fotos, tenho 310.000kms feitos com este "charuto" e não acredito que em condições normais se consiga sequer 3.5 lts/100Kms.

Se assim fosse, a VW não se teria dado ao trabalho de fazer o Lupo 3L (motor com a cilindrada reduzida + peso aligeirado + melhor penetração aerodinâmica + ...).

...Estas médias não são as do "computador de bordo"...médias apuradas "electronicamente" não batem certo com as reais (são sempre muito optimistas, pelo menos nos VW + Audi + Skoda + Seat).

Acho que isto pode esclarecer algumas dúvidas, mas mesmo assim 2,5l/100kms é MUITO improvavel.

Novamente, não estou a duvidar da informação que "TU" me estás a dar.

Um abraço

NY
 

Daniel Maia

New Member
Sim, perfeitamente, mas há "campeonatos" de hypermiling nos EUA, e já fizeram em carros normais consumos na ordem dos 2.0x..claro que os próprios carros são minimamente preparados para conseguirem esses consumos, mas internamente no motor não alteram nada. Se eu encontrar o gajo que fez esse consumo num carro com esse motor eu coloco aqui,

Força!
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Vamos ter caaaaaaaaaaalma!

Ainda há muitos quilómetros para fazer.

Tens que ter em atenção que estes consumos são feitos numa condução quotidiana, por ex:

- saio de casa e paro no infantário para deixar as miúdas (arranco a subir), depois paro na bomba de gasolina para beber o café e só depois faço o restante percurso até ao trabalho.

Sem nenhuma das paragens referidas o consumo diminuía.

Referiste o "cut off system", mas no meu carro não é opção a descer, visto que o carro perde logo muita velocidade. No meu trajecto diário faço a A8 em direcção a Lisboa e no seu final (desde a Repsol até às portagens de Loures) é sempre a descer. Se eu seguir a 120 kms/h na Repsol e "tirar o pé", mesmo a descer, o carro passa para os 80 kms/h em menos de 500 metros, logo não é opção.

O meu carro tem uma vantagem (que é uma desvantagem a descer), que é, um binário razoável para um peso relativamente baixo. Quando carrego no pedal, o motor faz um esforço relativamente baixo para avançar, logo os consumos também são comedidos.

Uma forma relativamente simples de baixar os consumos é utilizar pneus "fuel eficient" ou similares. Nesse caso apenas melhoras os consumos, porque a aderência e manejo do carro perde muito (pneus ineficientes a curvar).

O meu carro anda com Eagle F1, logo, mais atrito que qualquer carro com pneus mais "eficientes energicamente".

Continuo a achar que a melhor forma de economizar combustível é "não travar".
- (Quase) nunca acelero para depois ter de travar, isto parece simples, mas não é. Basta ires na estrada e reparares na quantidade de vezes que vez os “stop’s” dos carros que te precedem acendem.

Logo se vê até onde este depósito vai chegar...

Um abraço

NY
 

Daniel Maia

New Member
Essa é a técnica DWB, que significa "Drive Without Brakes", que quer dizer: andar, e imaginar que não se tem travões. Parece estúpido, mas nem se imagina o que se consegue poupar com esta técnica!
 

JoãoLopes

New Member
É verdade, quando quero reduzir os consumos faço sempre isso! Mas a mim custa-me bastante fazer um deposito inteiro a pensar em "hypermilling", vem sempre um momento ou outro em que a vontade é esganar o carro e lá se vai a média!
 

ny12xx

Super Moderador
...vem sempre um momento ou outro em que a vontade é esganar o carro...
Companheiro JoãoLopes

Mas não penses que tens que andar "devagar"!

Basta-te fazer a condução contrária aos "dragster's". Aceleram a fundo nas rectas e fazem as curvas quase parados, mesmo quando pensam que vão depressa.

Para eu não ter de travar, tenho de ter componentes instalados que me permitam curvar um bocadinho depressa, e para isso tenho uns Bilstein e uns Eagle F1.

Tens um exemplo básico: vens numa AE e consegues sair (na grande maioria dos casos) para o acesso a 100 Kms/h, para isso basta-te "tirar" o pé do acelerador.
Mas tens os "racings" que vêm a 150 Kms/h, travam a fundo à tua frente e pisam o traço continuo, mas, fazem o acesso a 60 Kms/h.

Irrita-me bastante esse tipo de condução, especialmente, quando esse condutor depois é ultrapassado por um Polozito e fica todo furioso (típico nos E's, C's, A6's, A4's e afins).

Conduzir de forma económica, não significa conduzir devagar!

Um abraço

NY
 

Daniel Maia

New Member
Grande post ny12xx, sem dúvida.

Toda a gente me diz: "heysh fdx, deves andar a 15 em cidade, para fazer esses consumos.." ou "não adormeces?" e é precisamente o contrário. Carros que me ultrapassam, aceleram a fundo (mas é mesmo a fundo), para passado 20m, eu ultrapassá-los num cruzamento, ou em alguma fila de trânsito, tranquilo da minha vida. Ou então vejo um vermelho lá no fundo, carrego logo na embraiagem para ir ao relanti, e há sempre alguém iluminado que ultrapassa a todo o gás, para ficar em primeiro no vemelho, enfim..

Condução económica é mais o aproveitar o mais possível o rendimento do motor, ou seja, tirar partido da sua eficiência.
 

JoãoLopes

New Member
O problema é que eu faço as rectas a 100 e as curvas a 100 xD Normalmente é o que der, é o que faço! Por isso , tenho uma condução "despachada" e médias de 5.5L/100km.. O que até considero bom!

Atestei hoje o deposito. . . Também vou participar no hypermilling do tópico! ;)


Edit: quando digo esganar o carro é por exemplo, umas puxadelas em 2a , 3a e 4a . . . Uma ou outra ida aos 180 190! Libertar o stress :D
 

Daniel Maia

New Member
A minha já vai com 1074km, hoje deu-lhe para chover, não está bom para andar de 2 rodas! Já senti a traseira ali no paralelo a querer fugir..é uma sensação mesmo muito má

JoãoLopes, que bicho tens? :)
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

Daqui a um bocado aparece por aqui um qualquer companheiro a dizer:

- Já fiz 103 kms só com um Camelbak e um bidon!:rotfl::rotfl:

Um abraço económico

Ny
 
Olá pessoal

Boa iniciativa, em tempo de crise este tópico sempre ajuda a poupar uns euros, nem que seja do tipo vamos lá experimentar se conduzir devagar que média é que faço.
Eu mais ou menos desde o principio do ano que comecei a atestar e a conduzir mais devagar, deu bons resultados de uns normais 5,5lt\100 passou para 4,6e uma vez menos de 4,5! O carro também ajuda, um saxo 1.5D. Basicamente o que alterei na minha condução foi em vez de andar "sempre" com o ponteiro colado nos 110km\h passei a andar 100\110e as acelerações mais devagar, por exemplo, em vez de arrancar e por o pé no fundo e meter as mudanças as 3000rpm, meto as 2000 e pouco ou assim. Continuo a fazer curvas e rotundas na esglha e sempre a ver se não tenho que parar e mesmo em nacionais é nos 110, AE é nos 130, por isso não ando a pastelar...

Edit: estes consumos são feitos com mais de metade dos km em cidade(Lisboa e arredores).

cumps
 
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