1ª Etapa Up and Down 2013 - BTT SEIA Aldeias de Montanha

CT2JNM

New Member
Um domingo com condições atmosféricas muio e rapidamente variaveis (só faltou apanhar neve).
Percurso de explêndidas paisagens ( na primavera e em dias de sol, não nesta altura do ano ).
Percurso muito duro, com muita lama, trilhos muito perigosos em especial o último dos 45Km (calçada Romana), Single Trak's não cicláveis devido á demasiada lama e pedras muito escorregadias, longas escaradias em muito más condições para descer mesmo a pé, subidas exageradamente ingremes ( não havia nessecidade de tal excentricidade), reforço muito muito pobre (tive de ajudar um participante ao Km 30 que estava desmontado e desamparado já quase sem visão, pois levou comida e tentou tentiar com o reforço, mas dado ao fraco reforço disponibilizado acabou por comer tudo e ficar mal).
Por último e para terminar mesmo mal: BANHOS DE ÁGUA GELADA
Penso que a INATEL não tem nada a haver com isto, pois quem fêz o precurso fê-lo a pensar em quem nele pratica o ano inteiro e não na maioria dos participantes do campeonato UP & DOWN.
Se esta prova tivesse sido um pouco mais para a frente do campeonato seria mais agradável
A organização não esteve nem tem infrastruturas á altura de tal evento. Pena.
É a minha opinião, vale o que vale.
Nuno Fonseca
 

majorviriato

New Member
Acho que foi de uma irresponsabilidade tremenda organizar a prova naquelas condições. Só mais um reparo, para andar com a bike à mão prefiro o Ciclocross...É de lamentar.
 
A minha opinião é um pouco diferente da dos restantes, eu adorei o percurso exigente quer a nível técnico como físico. As condições climatéricas não ajudaram, mas faz parte do nosso desporto.
Verdade que existia algumas zonas onde não existia outra possibilidade se não apear, mas nada de especial.
Relativamente a abastecimentos 2 pontos de abastecimento para a meia maratona pelo menos num deles havia também sólido mas não usufrui.
Quanto aos banhos a única falha quanto a mim da organização, mas algo que já reconheceram e pediram desculpa a todos os participantes no facebook oficial, certamente será diferente para a próxima.

Será uma prova a repetir, parabéns pelo trabalho :)
 
De salientar ainda o facto de nas descidas mas perigosas a existência de bombeiros ao longo das mesmas.
Almoço estava bom e quente.
 

jesabtt

New Member
Pelo facto de ser/residir no concelho de Seia, pode a minha opinião ser "suspeita". Mas é a minha opinião. Paisagens excelentes, trilhos muito técnicos com as marcações sempre no local certo e com os avisos correctos (como o Clube BTT Seia sempre faz). A organização esteve bem, com os bombeiros nos locais exactos, as forças policiais a comandar o transito nos locais de travessia. O almoço equilibrado equilibrado e bem confeccionado. Conheço as pessoas envolvidas na organização e sei o imenso trabalho que tiveram, para nós nos divertirmos (quem como eu leva estes eventos com cariz recreativo e a competição em segundo plano).
Menos bem os banhos (a melhorar). Quanto ao tempo, esteve melhor do que inicialmente se previa, mas em pleno mês de Março e em plena Serra da Estrela, não se pode esperar os cerca de 40 graus que apanhámos na edição de 2012. Gostei. Espero repetir. Tenho que treinar mais para poder sofrer menos. Um abraço de agradecimento à organização. Zé Eduardo .
 
Last edited:

CT2JNM

New Member
Sim, é verdade havia muitos Bombeiros e GNR no precurso, MAS na descida da Calçada Romana antes de chegar a Loriga NEM UM.
O que digo não é para desanimarem, pois só com as criticas é que se consegue alterar as coisas para melhor. Há muito pessoal a andar de bike e nem todos têm a mesma preparação, destresa de movimentos e técnica. Há pessoal que vem para aqui para passar uma manhã a pedalar por locais diferentes. Não nos podemos esquecer que se as coisas forem do agrado da maioria, decerto que durante o ano cá viram com a familia e isso gera riquesa na região.
Quanto aos banhos, isso já é outra questão. Já é o segundo ano que os banhos são gelados e prometem melhorar, no ano anterior (e foi n verão) os banhos eram na mesma gelados. As infrastuturas não estam apropriadas para tantos banhos seguidos HÀ QUE ALTERAR PARA LOCAL MAIS APROPRIADO.
Continuo a dizer, esta etapa de Loriga no próximo ano se existir deverá ser mais á frente no campeonato.
Nuno
 

.pjds.

New Member
Boas...participei na prova de 40 kms(43) e...

Realmente quanto aos banhos...mau...nem é preciso dizer porquê.

Quanto ao restante não digo,que tenha sido tudo excelente mas tb não foi tão fraco como alguns(poucos) dizem...pelo contrário,e não concordo porquê:

Percurso escolhido,marcações/sinalização,paisagens/aldeias,pessoal de apoio...bom nivél,deram uma boa sequência de "imagens",mesmo um pouco limitadas pelo tempo que complicou um bocadinho...a lama não foi assim tanta,nem a chuva....complicou um pouco nas passagens com pedra,mas sinalização não faltava...desmontei quando foi necessário,no BTT faço como na Estrada com o carro,adequo a condução às condições da via...entre levar com alguma chuva e temperaturas abrasadoras....até prefiro(EU) a 1ª....

Percuso...só poderia ser surpreendido quem não viu o gráfico da altimetria...as "subidinhas" ESTAVAM TODAS LÁ....não viram?Em Arganil,havia tb uma subida longa(36 %),parte dela ainda com os restos de lenhas da retirada de madeira,e que fez Unhais então...por Loriga alguém consegue idealizar um percurso "rolante"?

As INFRAESTRUTURAS...afinal tem a ver APENAS com os balnearios!?!?!Os atletas "vão chegando aos poucos"...se aguardarem pelos colegas, amigos e tal ,para conversar/etc acumulam , vai ser mais complicado tomar banho...não?

Quanto ao atleta que "passou mal"....após 30 kms teve esse "colapso"!?!!? Desculpem-me,mas foi porque o abastecimento não foi suficiente!?!?!?Há coisas que temos que levar de casa, e nem estou a falar de comida....

Como disse inicialmente , o nivél geral esteve a meu ver elevado , um ou outro ponto a melhorar,mas esta é uma prova,CAMPEONATO UP AND DOWN/INATEL VISEU...(não foi exactamente um passeio/raid) neste local nunca será a nivél de percurso/grau de dificuldade muito diferente(ACESSIVÉL)...

A minha opinião tb vale o que vale....

P.S... desculpem a franqueza das palavras....mas se chove,há queixas,se é o sol,porque é o sol,em cada parte que requere mais atenção tem que haver bombeiros...se tem S.Ts....não gostam...só estradão tb não,se sobe porque sobe,se desce porque desce....enfim.
 

CT2JNM

New Member
Colega .pjds. apenas falei o que encontrei de mal a fim de terem atenção para o próximo ano. Sei que é uma prova de um campeonato não um passeio e que os atletas tem de estar preparados .
O grafico disponibilizado pela organização da prova dos 40Km era referente á prova dos 80Km.
Se fizerama prova de Loriga no mês de Março saberiam de ante mão o que estavam sujeitos a acontecer ainda por cima sendo esta numa das vertentes da serra da Estrela.
Havia partes que devido á sua perigosidade deveriam ter sido alteradas com estas condições atmosféricas.
Quanto aos banhos, não me venham dizer que se esperássemos um pouco a água tinha tempo de aquecer: Mentira. Onde é que uma escola básica com cerca de uma centena de alunos (provavelmente menos) que nunca tomam banho todos ao mesmo tempo, está apetrechada para receber 300 banhos durante uma manhã? Decerteza que não é por esquentador que a agua aquece conforme vai passando. Alem de mais é um volume muito grande de água a aquecer num prazo muito curto e o sistema não consegue repor o equilibrio termico. Pelo que se consta só os primeiros 20 banhos saíram em condições, daí para a frente foi um caus.
Referi que havia muitos Bombeiros e GNR no precurso, isso é bom
Marcações: sem nada a apontar.
Abastecimento: eu fui prevenido, mas achei pobre o que foi disponibilizado. No abastecimento comi 1/2 banana e bebi água, comi do que levava e ainda deu para repartir com um colega (já estou habituado).
O Clube BTT Seia leve estas minhas palavras como uma critica construtiva, pois o que tenho apresentado foi o que achei e muitos colegas comentaram durante os banhos e almoço.

Estou convicto que em 2014 todas estas criticas/opiniões vão ser tidas em conta

Nuno
 

.pjds.

New Member
.....As infrastuturas não estam apropriadas para tantos banhos seguidos HÀ QUE ALTERAR PARA LOCAL MAIS APROPRIADO.


CT2JNM ... :

O que deprendi,foi que o ESPAÇO para banhos fosse pequeno, daí a minha opinião que com o acumular de pessoal...pior ainda ...e 2 ou 3 tomaram banho com água morna,não mais,eu fui um deles...2 ou 3 não 20...

quanto ao grafico realmente era TAMBÉM dos 80 kms,os 1ºs 43 kms correspondiam a ambos os percursos,quem observasse o Google Earth...
 

Udo

New Member
Acho que ja foi debatido tudo que havia a debater sobre esta prova.
O que mais critico ainda é o Site da INATEL dizer isto :"Mais uma vez em Loriga, a "Suíça Portuguesa" mas desta vez com um cuidado na escolha do percurso de forma a que todos o possam fazer.
Receio? De percorrer uma das paisagens mais bonitas da Serra da Estrela? Não hesites contamos com a tua presença num cenário único e um percurso adapta
do a TODOS os NÍVEIS DE DESEMPENHO.
"
Agora pergunto: Subidas com 40% de inclinacao sao para todos os niveis de desempenho? Receio? MUITO em descer uma escadaria que ate a pé mete medo!!!
E mais no Site inicialmente dizia-se um acumulado de 1200m e levo com uma tareia de 1550m!!
Para mim nunca mais...
 

CT2JNM

New Member
Colega Udo, tem muita razão. Eu já nem queria tocar nesses aspectos, mas tem 100% razão quanto ao acumulado anunciado e o real, as subidas de 40% de inclinação e á descrição do precurso por parte da organização.
Colega .pjds. eu não me referia ao espaço, pois quando saí dos balneários havia pessoal a entrar para o pavilhão com chão em madeira (o que acho muito mau), refería-me mesmo à temperatura da água dos banhos. Mais me ajuda na minha opinião, então só houve água MORNA para os PRIMEIROS 2 ou 3!

Eu ainda vou experimentar mais uma vez, mas não com estas condições atmosféricas.
 

Paranhos

New Member
Bom dia a todos,
Tenho lido com muita atenção todas as opiniões do Forum, no Facebook e no Blog, apesar de não ter ido participar, pois estou loge e o nosso amigo Gaspar não deixa este tipo de mordomias serem como eram antes.
Não posso deixar de dar um grande abraço a todos os membros da organização, pois como conheço alguns (maior parte) sei que neste momento devem ser as pessoas mais frustadas em relação aos pontos menos positvos...
Para os criticos (construtivos e destrutivos) deixo alguns pontos de meditação:
> Por certo concordam que em todos os pontos da organização os banhos foram uma preocupação em dar água quente e espaços apelativos, se a água falhou em virtude de estar fria sem ter a certeza foi por um imponderável que a própria organização não conseguiu resolver no curto espaço de tempo que a ocasião exigia, agora por em causa a responsabilidade da organização isso julgo não ser correcto.
> Condições climatéricas, amigos eu sou um verdadeiro BTTistas de FDS (pois a vida não me permite mais) e sei controlar a minha ansia de andar, e antes de sair de casa e uns dias antes existem sites que permitem ter uma noção de como vai estar o tempo antes e durante as horas que o pessoal vai andar a pedalar, aqui a inrresponsabilidade de quem reclama é maior do que a falta de água quente nos banhos por parte da organização...eu tenho mais cuidado para não me aventurar qd chove muito nos dias antes do que no próprio dia!!! mas sou eu!!! ois o material é caro e o meu cabedal tem caracteristicas muito sensiveis quando embate no chão
> Inclinação das subidas, diferenças de altimetria, etc, etc....eu ainda sou do tempo em que o GPS era um luxo os acumulados só sabia qd chegava ao fim, amigos o BTT é dureza e acima de tudo tb prazer, todas as histórias que eu conto e que mais me recordo meteu empeno, caso contrário faço rolos ao vou para o ginásio, quem vai para Louriga, com a serra por perto não vai por certo convencido que vai rolar....
> A organização deste tipo de eventos requer muita dedicação, empenho e acima de tudo carolice e é por causa destes e de outros "dedicados" que nós todos temos novos trilhos, novos Single Tracks, etc, etc, etc por certo que quem critica já mais sabe tudo o que envolve este tipo organização....
Não quero de forma alguma ofender ninguém nem ninguém me pagou para vir defender a organização, mas acima de tudo sei (apesar de não ter falado com ninguém) o qunto de dificil deve ser ouvir este tipo de comentários depois de todo o esforço desenvolvido...

Eu no FDS da Páscoa aí vou estar para fazer esse percurso....Arriba Serra da Estreala....
 

jesabtt

New Member
Caro BTTista Paranhos. Estamos à sua espera no fim-de-semana da Páscoa. O nosso grupo (GinjaTeam) concentra-se todos os domingos do ano em Seia, em frente à Doralta, às 08:30 horas. Se precisar de boleia para Seia, é só avisar. Somos quase vizinhos. Eu fiz a meia e o percurso é lindissimo. Abraço.
 

CT2JNM

New Member
Colega de Paranhos. Por qaui não se debateu as condições climatéricas mas sim o precurso feito com estas condições climatéricas, é diferente.

Fui eu quem começou com o tema e não foi com o intuito de prejudicar ou criticar negativamente a organização, mas sim de chamar a atenção de diversos pontos os quais ainda penso que tem que ser ponderados para a próxima.

A minha resposta á sua afirmação: " Por certo concordam que em todos os pontos da organização os banhos foram uma preocupação em dar água quente e espaços apelativos, se a água falhou em virtude de estar fria sem ter a certeza foi por um imponderável que a própria organização não conseguiu resolver no curto espaço de tempo que a ocasião exigia, agora por em causa a responsabilidade da organização isso julgo não ser correcto." acho que é mesmo culpa deles pois no ano passado aconteceu precisamente o mesmo e era verão.

Estou certo que para o ano será tida em conta. Não me queixo da altimetria ou da dureza do precurso pois estou habituado a isso. Aqui em Arganil a coisa tambem não é facil.

Cumprimentos
Nuno
 

Paranhos

New Member
Boas JesaBtt,
Em principio e se o tempo permitir penso dar esse passeio na 6ª feira santa, tenho de convenser a santa da minha esposa a libertar-me logo nas primeiras horas de um fds grande, em principio vou com mais dois grandes Btt de Paranhos....
Vamos falando!!!
 
Top