É preciso seguro??

Duque

New Member
Boas a todos...
No domingo passado tive a "infelicidade :cry:" de na Marginal do Rio Douro, a minha volta ter sido "interrompida" por um individuo que sai disparado do carro, fazendo com que eu vá contra a porta e me espalhe no chão.
Ao início não parecia nada, apenas algumas mazelas no ombro e algumas dores no joelho, no entanto tenho um pequeno derrame no joelho, que me vai obrigar a andar com duas amigas durante uma semana.
Ao início o homem pareceu muito prestável e preocupado (pudera, juntaram-se algumas pessoas) mas agora o discurso dele é outro.

Ah e tal, o senhor tem seguro?
Sabe como é... ia muito junto à berma já para cá do risco... e sabe que me arranhou o carro??

A questão que vos coloco é a seguinte: necessitamos de seguro para andar nas ruas a dar umas voltas? Temos de andar no meio da estrada? Precisamos de uma licença camarária? Se não levarmos capacete, isso desresponsabiliza os outros?

Grato pela ajuda

Boas pedaladas a todos... e aproveito para vos desejar boa Páscoa
 

ruimssousa

New Member
Olá.

Não é obrigatório termos seguro, mas é muito util ter um.

Os sócios da FPCUB (www.fpcubicicleta.com) beneficiam de um seguro de grupo de acidentes pessoais e assistência juridica.

No caso do teu acidente não me parece que sejas culpado, mas tens uma companhia de seguros (especialista a lidar com estas situações) contra ti....mesmo quando não temos culpa num acidente é bom termos uma companhia de seguros a defender-nos (pois não vão querer pagar indemnizações).

Telefona amanhã para a FPCUB (21 315 96 48) a partir das 13:00 e pede que te ajudem no que fazer.

Já agora, não é preciso nenhuma licença, nem usar capacete e o código da estrada diz que devemos andar o mais à direita possível!!

Rui Sousa
 

coelhone

New Member
Boas.
Antes de mais quanto ao capacete depende de cada um mas na minha opinao é tao ou mais importante do que ter uma suspensao na bike.
Quanto a esta situação é complicado porque entre uma viatura e um ciclista já se sabe quem é que sofre mais.
No teu caso poderias ter escrito o sucedido em poucas palavras e pedido ao sujeito (já que estava tão prestavel) que assinasse assim como um ou dois dos populares, (mas o mais certo é que ele iria logo mudar de opinião).
E já agora podes sempre relembra-lo que quem provocou o acidente foi ele, pois se tivesse sido outra viatura a arrancar-lhe a porta ele já não tinha duvidas de que "estava a dormir", mas não acerta numa pessoa que vem na descontra de bike e ainda pergunta se tem seguro.
À com cada um
(é por estas e por outras que eu as vezes gosto de mostrar de que é que os sapatos de encaixe sao feitos) :evil:

As melhores e boa sorte com esse palhaço
 

mdaniel

Member
pois o uso de capacete e o seguro não são obrigatórios mas como podes ver e infelizmente da pior forma são coisas muito uteis, sendo que com o seguro da FPCUB já não terias alguns dos problemas que estás a ter.
O melhor é verificares se consegues algumas testemunhas do acidente para te protegeres pois esse é mais um caso da pouca honra que as pessoas hoje em dia têm. :grrr:

boa sorte
 

MTS

New Member
O seguro não é obrigatório mas se poderes ter, melhor. Enquanto ao capacete faz dele sempre o teu principal companheiro nas tuas voltas.
As melhoras.
 

Duque

New Member
Desde já obrigado a todos pela ajuda...
Infelizmente a falta de ética de muitas pessoas faz com que tenhamos destes problemas.
Felizmente a recuperação está a correr bem e talvez não tenha que voltar a gastar o meu latim com esse palhaço.

Boas pedaladas...
 
Atenção... existem diversos serviços e "bens" que possuimos que têm seguros associados sem que nos apercebamos disso... como por exemplo... o Multibanco. Por teres cartão multibanco tens associado um seguro que te confere assistencia juridica e por exemplo... repatriamento....

Informa-te junto do teu banco...

O Cartão Jovem também tem esses serviços...
 

P.M.

Member
É pá... apesar do efeito dos inumero copos de vinho, creio que tu, apesar de velocipede, tens todo o direito de andar na estrada como qualquer outro, e que assim sendo, aplicam-se as regras normais do código de estrada.
Isto é, o gajo que se vá f... mas a culpa é dele. Devias era logo ter feito queixa ao seguro dele. E também podes (e deves) apresentar as despesas de saude.
O capacete não é obrigatório.
Contudo, era muito importante teres testemunhas. Em todo o caso, faz barulho.

P.M.
 
Top