Setup 2X9 com desviador de estrada

pimentoski

New Member
basicamente deve haver quase tantos desviadores de estrada como de btt... até porque da btt só se fala em sram e shimano e para estrada além dessas duas ainda temos a campagnollo.
 

Marin Eide

New Member
Boas, alguém poderia me ceder uma imagem daquele inversor para os desviadores de estrada poderem puxar por cima?
tipo uma pic que alguém tenha do seu ou assim, no google só encontro coisas minúsculas e estava numa de tentar fazer um em casa para quando meter o meu sachs num projecto que está na calha....
Obrigado.
 

nogueira.nuno

Active Member
Tens este da Carbon-Ti que há um modelo para o Dura Ace, Campanolo Record e outro para o Sram Red mas há mais uma marca que os faz, a Speen:





Mas para mim este é o melhor sistema e mais fiavél ;)

 
Last edited:

Marin Eide

New Member
Muito obrigado nuno. Para a Marin vem no natal um red e como puxa por baixo a menina, problemo solved, mas para o cangalho que ando a montar com a tralha que tinha das sobras, vou tentar construir um coisa dessas ;)
 

darckghost

New Member
Marin Eide, eu a primeira vez que vi este topico fiquei com vontade de meter um desviador de estrada na minha depois de o comprar é que me apercebi que era necessario instalar este adaptador e cuando me deparei com os preços fiquei chocado 25€ pelo da carbon-ti, tinha pago 27€ pelo desviador (sram force) e ia pagar mais 25 pelo adaptador recusei-me a aceitar, procurei la em casa varios materiais e encontrei um que era bantante leve (provavelmente é em aluminio) cortei mais ou menos com a forma do da carbon-ti e depois foi só limar até ficar no ponto, este funciona as muito bem e o peso dele é de 2gr. metado do peso anunciado do adaptador da carbon-ti.
 

Ruilopespereira

New Member
Boas....
Tenho um set up 2x9 com 28-40 com pratos TA. Uso uma cassete 11-32... Não sou muito bruto de força mas para mim axo que chega. Estrei este set up no Up-Hill em S. Pedro do Sul. Adorei. Em Portalegre também usei... É necessário habito mas recomendo.... Não uso a posição do prato exterior. O prato de 28 dentes fica no espaço da Avozinha...
Recomendo! Desviador já pensei mudar mas.... XTR não falha...
 

Marin Eide

New Member
Boas, obrigado Darkghost, eu estou exactamente numa de fazer isso, pois como é para uma bike caseira, pesada e de v-brakes para emprestar a malta e para eu curtir uns trilhos enlameados, não vou abanar a árvore das patacas e o desviador e a clamp são os que actualmente tenho na Marin, assim como a pedaleira assim que chegue o sram red e uma pedaleira nova!
Abraços a todos e muitas rabanadas ;)
 

pimentoski

New Member
a minha pergunta é mais sobre uma configuração de 3X9 com desviador de estrada para um amigo meu que não larga a avozinha... qual o desviador de estrada triplo mais leve que existe? Da shimano vi que existe um ultegra triplo que pesa 116 gramas com a braçadeira, mas isso é o peso de um XTR por exemplo... Existe mais alguma alternativa para usar 3 pratos e um desviador da frente leve?
 

nogueira.nuno

Active Member
Nunca viste o meu que tinha na Spark?

Já o fiz á mais de 2 anos se nao me engano, andei lá com ele e anda ainda na Spark com o meu Pai e sempre a ser usado para 3 pratos com 68gr :)
 

ivan luis

New Member
Nuno Nogueira, esta pergunta é para ti :D :

Suponho que esse desviador esteja a funcionar a 100% com três pratos. No caso de ele ter de voltar a funcionar com apenas dois pratos iria continuar a funcionar a 100%, ou seja, bastava apenas afinar o limitadador?
 

nogueira.nuno

Active Member
Sim, exactamente.

Nos Grip Shift eu nem os usava porque batia certos nos limites mas o agora com os Shifters XTR já tive que os instalar. Com Shifters funciona mesmo a 100%, nos Grip Shift quando cruzava muito a corrente já tinha que dar um Click de vez em quando para acertar, ou neste caso não raspar no desviador.

Normalmente nos desviadores de estrada como são mais fechados têm que ser abertos na zona de passagem de corrente (como guia no prato do meio) para ter mais liberdade nesses cruzar de corrente.
 

pimentoski

New Member
podes dar mais detalhes sobre esse desviador duplo convertido a triplo com 68 gramas? foi só afinar os limitadores ou teve mais truque? e que modelo é? é mesmo um ultegra? dá para fazer com um dos novos? Obrigado pela ajuda!!!
 

nogueira.nuno

Active Member
E um Dura Ace 7900 com uma braçadeira BTP e fica com esse peso.
Embora não tivesse gostado da qualidade da BTP ela ainda dura.

Nunca usei Ultegra nem na Bike de Estrada, como disse foi assim que 7900 saiu e mesmo fácil com este, consegues ter um na mão para veres?
E que removendo os limitadores ou abrindo-os ao máximo consegues logo ver aonde bate por assim dizer.
Não recomendo retirar material da zona ou braço aonde o cabo aperta como ja vi visto ser mais fácil a remoção de material ai, mas arcuastes um Dremel podes como que alisar a zona aonde o tal braço do Cabo vai bater.
Digo alisar porque se o fizeres fica perfeito e nem se nota a modificação ou remoção de material mesmo ficando brilhante ao contrário do anodizado do desviador.
Tinha uma foto da zona de alteração mas como perdi maior parte das minhas fotos(maldito Laptop)...
Mas como disse arranja um e faz o que te disse que e fácil perceberes o que eu disse, de qualquer maneira se tiveres mais duvidas diz.
Abraco
 

clms

New Member
boas

gostava de saber se o conjunto 26/42 cassete 11/32 não causará problemas nas passagem de mudanças... pois é a combinação que pretendo, porque a cassete tá nova e o prato 40 acho curto...

cump
 

nogueira.nuno

Active Member
Tens que ter em atencao e o comprimento do braco do teu desviador na posicao da cassete em 32 e no prato da pedaleira no 42 a ver se nao fica no maximo, se nao e testar duas ou 3 velocidades no prato 42 a ver se entram sem forcar e depois passar para os 26 no prato e 11 na cassete e ver se a corrente nao ficou solta ou ao pendurao, o que se pode ainda ajustar a pressao da mola do desviador mas tambem nao e uma situacao muito normal andar nestas mudancas ou relacoes por isso ja nao considero muito importante.

Se nao tiveres ainda o prato 42 tenta ver se ainda ha tolerancia a nivel da corrente destas mudancas que falei para poderes instalar o prato 42 e de resto deve funcionar sem problemas.

Estou a falar de cabeca e o ideal e sempre analisar na propria bike o funcionamento total das mudancas, mas se fizeres isto deve ficar tudo a 100% ;)
 
para os doidinhos do peso aqui vai um desviador 'porreiro'...
ehbe09crispdllr.jpg
 

Marin Eide

New Member
Aquela jóia tem o mesmo sistema de funcionamento dos antigos simplex ;) tenho um ou dois lá para casa, ainda vou inbentare algo só pra ver no que dá! hehehehe
 
Top