Diário de bordo Cannondale Trail SL 2

Mepim

New Member
Olá Bttistas!!

Este tópico tem por objectivo partilhar convosco as minhas aventuras e desventuras com a recém adquirida Cannondale Trail SL 2.


Primeiro deixo-vos as caracteristicas da menina:
  • Quadro: Novo Trail SL S.A.V.E.
  • Suspensão: RST Deuce Air
  • Caixa de Direcção: Cane Creek 1.5* Semi integrada
  • Desviador Frente / Trás: Shimano Deore / Shimano XT Shadow
  • Manipulos: Shimano SLX
  • Travão: Shimano M486
  • Pedaleiro: Novo Shimano Deore
  • Guiador: Cannondale C4 Riser
  • Pedais: Wellgo Plataforma
  • Espigão de Selim: Cannondale C4 31.6mm
  • Cubo Frente / Trás: Shimano M525
  • Corrente: Shimano HG53 9sp
  • Raios: CN
  • Aros: Novo Maddux DC 3.0 Disc
  • Pneus: Hutchinson Iguana 2.0*
Primeiras mudanças feitas, troca de pedais por uns Shimano PD-M540 e colocação de um contador Sigma BC 1106 dts.
A primeira volta foi hoje de manhã, não tinha muito tempo para pedalar, já que às 11h tinha que estar em casa, então optei por começar na Expo junto ao Trancão ir até ao Cais do Sodré e voltar, uma volta de 27Kms que correu tranquilamente e que deu para experimentar a "menina" em estrada.

A estabilidade e o conforto são dois factores a destacar assim que começamos a pedalar, o andamento é outro factor, pedala-se sem grande esforço e consegue-se facilmente rolar sobre alcatrão, empedrado ou até mesmo em terra.

Aqui detectei o primeiro problema se assim o podemos chamar, em empedrado parece que tenho alguma coisa solta, ouvesse um bater como se algo estivesse mal apertado, quando parei no cais do sodré para o regresso estive a verificar os apertos e estava tudo ok, não faço ideia de onde virá o barulho, mas só faz em empedrado daquele grande, mas é um barulho que incomoda. Se alguem fizer ideia do que possa ser, agradeço a ajuda.

Num pequeno teste aos travões numa descida ao lado de umas escadas na expo deu para perceber a potencia de travagem dos mesmos, fiquei bem impressionado, conseguindo um controlo total da velocidade de descida, agora falta testar a sério :)

Tirando isto a minha voltinha correu às mil maravilhas e fiquei muito bem impressionado, agora é conseguir mais tempo para a poder colocar noutros percursos e testar efectivamente todas as suas potencialidade.

Boas pedaladas a todos!!!
 
Last edited:

Masil_93

New Member
Grande máquina, esse quadro é igual ao da minha, só que tem montado equipamento melhor. Deve andar muito bem..
Se quiseres passa na minha Análise e comenta ( link na assinatura).


Abraços e boas pedaladas.
 

marrokan

Member
boas, mepim
o barulho a que te referes podera ser da corrente a bater na escora,
a minha também fazia e deixou de fazer quando meti o protetor de escora.
 

Mepim

New Member
Boas,

parece boa máquina, só faltam umas fotitas da menina

Boas Rider 33,

Está para breve, hoje não foi possível tirar-lhe umas fotos mas amanhã já devo conseguir fazê-lo e coloco depois aqui algumas.

Boas Pedaladas!!!!
 

Mepim

New Member
Grande máquina, esse quadro é igual ao da minha, só que tem montado equipamento melhor. Deve andar muito bem..
Se quiseres passa na minha Análise e comenta ( link na assinatura).


Abraços e boas pedaladas.


Masil_93,

Obrigado, já passei por lá e deixei o meu comentário, efectivamente o equipamento é bem diferente, e até agora estou bastante satisfeito pela escolha!!!

Boas pedaladas!!!
 

Mepim

New Member
Boas Marrokan,

Também pensei que fosse isso, mas ao pedalar tentei verficar se acontecia e não me pareceu, de qualquer forma amanhã vou tentar novamente verificar porque pelo barulho tudo leva a crer que seja mesmo isso.

Boas pedaladas!!!
 

dand25

Active Member
bela maquina sim senhor, compraste em branco ou vermelho? tambem tenho uma SL6 e apesar de ser fraquita de equipamento é uma boa bike, quanto ao barulho que te referes tambem notei na minha, e tambem ainda nao tenho protector de escora mas pareceu-me vir do desviador traseiro. Mete ai umas fotitas da maquina.
 

Mepim

New Member
Boas a todos!!!

Ora hoje lá fui eu para mais uma experiencia com a minha "menina"!! Uma viagem diferente, para aproveitar o sol e o bom tempo fui ter de carro com os amigos ao alto de Carnaxide, as Marias e os miudos seguirem para S.João da Caparica de carro, eu e outro amigo saímos de bicicleta com o objectivo de descermos até Belém apanharmos o barco para a Trafaria e daí irmos ter com elas a S. João.

A volta começou logo mal, o meu amigo tinha a bicicleta já a pedir reforma a algum tempo, ao sairmos de casa dele temos logo uma descida considerável onde ele ao mudar de mudança o carreto de trás soltou-se embrulhou-se na roda bloqueando esta e bye bye bicicleta, carreto traseiro partido, roda traseira com 4 raios a menos.

Podem pensar que lá se foi a volta, mas nós que gostamos de pedalar não nos ficamos logo à primeira, ligou-se para as Marias elas levaram-no até ao Decathlon eu fui a pedalar até lá e o meu amigo comprou a RR 8.2, lá teve de ser :) :).

Depois então saímos dali e fomos até Belém, a minha Cannondale portou-se lindamente, apanhamos duas descidas bem acentuadas onde os travões foram postos à prova e nada a apontar.

Fomos e viemos bastante bem, conseguimos fazer alguns trilhos na Trafaria por terra batida e quer eu quer o meu amigo ficámos encantados com as nossas "meninas", ele adorou a RR e eu cada vez estou mais satisfeito com a Cannondale. Posso-vos dizer que a grande diferença entre as duas é mesmo o quadro, porque a nível de equipamento ambas estão muito bem servidas.

Já descobri o que é o barulho que a minha faz, são os travões da frente como cheguei tarde não tive tempo para verificar o que se passava mas tenho de verificar.

Aqui ficam algumas fotos:











http://img690.imageshack.us/i/p4110024.jpg/
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
bela maquina, a conjugaçao de cores do quadro ta muito fixe, ou nao tivesse um quadro de uma outra marca,nacional e suspensao total, com um grafismo muito identico.
um pequeno reparo e uma pequena alteraçao que podias ja fazer, sem gastar dinheiro, e retirar os mostradores do maniplos da mudanças,isso da para retirar e ate trazem umas tampas proprias para colocar no local de onde as retiras.Fica o guiador mais limpo.
ja agora podes ver a analise da minha bike e dar a tua opiniao http://www.forumbtt.net/showthread.php/17046-JORBI-a-primeira-a-minha/page7
 

Mepim

New Member
Boas pessoal,

O tempo não tem sido muito para vir aqui ao forum, mas felizmente para pedalar tenho conseguido. :)

Venho reavivar este tópico com os pequenos acrescentos que tenho feito na minha Cannondale e pedir-vos ajuda para dois upgrades que estão na lista já faz tempo.

Primeiro os acrescentos, equipei a minha menina com um Sigma Rox 9.0, só vos posso dizer bem dele, dá-me toda a informação que preciso para analisar os meus percursos e a evolução da minha perfomance, se alguém necessitar de mais alguma informação é só pedir.

Mais recentemente e depois de ter participado no meu primeiro noturno na Arrábida, comprei uma luz a BBB HIGHPOWER BLS-63, é uma luz muito boa, mesmo em situações em que não se vê absolutamente nada, como é o caso de certos trilhos na Arrábida consegue-se uma iluminação mais que suficiente para nos dar confiança nas descidas e em singles mais técnicos. Mais uma vez se quiserem saber mais informações é só dizerem.

Depois das novidades as duvidas, como vos disse tenho 2 upgrades em lista de espera para realizar e gostava de saber a vossa opinião, o primeiro vai ser mudar a suspensão, não é que esta seja má de todo, mas não me transmite a confiança necessária em determinadas situações, por isso estou a pensar em:

FOX 32 F100 RL 2011

Super Fatty Ultra DL80

Primeiro que tudo gostaria de saber se qualquer uma delas dá na minha bike, depois a duvida na Fatty resulta na redução do curso da suspensão de 100 para 80, não sei se para os trilhos que faço (muita arrábida) não será algo curto, por fim se têm outras alternativas/sugestões.

Fico a aguardar as vossas opiniões!!!

Abraço
 
Boas.
Vinha aqui mesmo pela suspensão, que nunca tinha visto, saber como se portava, se tinha dado algum problema, se as regulações que tem eram suficientes, se faziam o efeito esperado e se tinhas termo de comparação com alguma outra que tenhas tido ou experimentado...... e dizes que a vais trocar!
Afinal nunca se ficou a saber exactamente como se comportava essa suspensão. Sendo a ar (certo?) deverá ter um comportamento aceitável, não?
Quantos Km fizeste com ela?
 

Mepim

New Member
Boas Excentrico,

A suspensão é bastante razoável, posso-te dizer que neste momento tem cerca de 1.000kms e nunca deu qualquer problema, é uma suspensão a ar que se regula facilmente e até agora não foi preciso qualquer ajuste nem qualquer manutenção (já passou por 3 revisões com distinção :)). A razão para estar no topo dos meus upgrades tem a ver com os trilhos que faço, quem conhece a Arrábida sabe que aquilo é calhau por todo o lado, muitas raízes de árvores e muita gravilha, principalmente nesta altura do Verão em que tudo está mais que seco.

O que de menos bom tenho a apontar é alguma sensação de insegurança em descidas com pedras soltas e gravilha.

A comparação que tenho é com a RockShox Reba Race tb a ar (RR8.2) e com a RockShox Tora SLite (Spec Rockhopper Comp) esta a molas, em que a minha é mt semelhante à Reba Race e superior à Tora.

As duas que dou como alternativa pelo que tenho lido têm um comportamente muito superior a esta principalmente para as condições que falo, daí ponderar a troca.

Abraço
 
Sentes alguma flexão das pernas ou outra situação? Transmite alguma vibração? Parece frágil?

Uma coisa que conhecia era a medida da caixa de direcção/tubo suspensão. Essa suspensão tem um tubo mais estreito que o "normal", daí a caixa de 1,5? Isso só tem impacto na caixa de direcção, certo. Tens de a trocar para a nova suspensão (a testa do quadro é normal?)?
 

mpc

New Member
Parece ser uma boa máquina. Gosto muito das cores do quadro!!
Também estou a pensar comprar uma Trail SL2 . . . mas estou na dúvida, em optar pelo modelo 2010 ou 2011??
Em relação ao quadro, gosto mais do 2010.

Agora não sei as melhorias que a bike de 2011 tem ??

menos peso ??
 

RicardoCupra

New Member
A bike está muito bonita, material porreiro e boa conjugação de Cores.

Se a suspensão que tens se assemelha a uma Reba Race talvez ainda não tenhas investido em "jogar" com as pressões para tirares o máximo proveito dela. Por mais que a Arrábida seja dura, com pedras soltas e raizes, acho que as reba's que por ai andam bem afinadas fazem o trabalho de casa muito bem feito ;)

eu investiria em outro tipo de material.
 

Mepim

New Member
MPC, o modelo de 2010 tem equipamento melhor que o modelo de 2011, o desviador traseiro é um xt no modelo de 2010 enqt no de 2011 é um SLX, a pedaleira tb é melhor, no de 2010 é uma SLX na de 2011 é um Octalink, para teres uma ideia que o modelo de 2010 é superior ao de 2011 a nível de equipamento basta comparar os preços, na Bikezone o modelo de 2010 com desconto de 15% está a 856,74€ (era 1000€) e o modelo de 2011 está a 854,06€.

Ricardo Cupra, com o tempo vou-me ajeitando cada vez mais à suspensão actual, para já passou para 2ª linha nas prioridades, neste momento a nível de prioridade estão uns travões novos, os actuais cumprem com o dever deles, mas ao fim de alguns kms (30/40km) se houver mta descida começam a perder potência de travagem, depois estará o desviador da frente e a pedaleira, deverá passar tudo para xt, mas isso irá lá com o desgaste para já estou satisfeito com estes.

Abraço a todos.
 

mpc

New Member
Boas Mepim,

Tens razão quanto ao equipamento!! (já andei a ver online as diferenças)
Não percebo porque razão a de 2011 trás equipamento mais fraco. (não faz muito sentido)


Estou a pensar seriamente em comprar esta máquina! Mas acho que tenho de despachar-me antes do fim do ano, porque se calhar em 2011 não haverá o modelo 2010.


Abraço e boas pedaladas
 
Last edited:
Top