Kona Four Deluxe 9,77kg

Nozes

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Há tempo que não dou uma opinião sobre um pneu novo,pois não? :rolleyes:



Schwalbe Furious Fred 2.0 Evo Pacestar. 321 gramas.

Antes da opinião propriamente dita,um "colocar em perspectiva" sobre isto dos pneus ultraleves.
A minha primeira experiência com pneus do género foi há quase 10 anos,curiosamente com os "avós" destes pneus,os Schwalbe Fast Fred. Na altura um pneu de 370gr para quem estava habituado a usar pneus de 500 era qualquer coisa de abismal,e cheguei a usá-los em provas de XC do campeonato Norte Alentejano,pois por essa altura os percursos não primavam pelas dificuldades técnicas. Mas eram pneus muito limitados,a borracha não era muito macia e a aderência em curva simplesmente não existia. Já nem falo dos furos,num tempo em que se usavam câmaras de ar.

De regresso à actualidade,como sabem usei o Maxxis Flyweight 330 durante algum tempo,e é com ele que comparo este FF.
O Furious Fred é um bom pneu,para o que foi desenhado,e para quem foi desenhado. Não é decididamente um pneu para toda a gente,nem para todos os pisos. Mas se for usado como a marca recomenda (já o disse mais que uma vez,quando procuram um pneu,leiam o que a marca tem a dizer!),duvido que haja melhor.
Não é feito para ser resistente,durável,confortável,nem ter tracção em pisos soltos ou enlameados. É feito para ser o mais rápido em terreno com boa aderência,e para quem saiba controlar bem a bicicleta.
Ninguém tem de ficar chateado com a marca por fazer um pneu tão específico,o que não falta no mercado são pneus de todos os tipos e para todo o tipo de uso.

Ontem pude experimentar o FF nos trilhos mais exigentes das minhas voltas habituais,e estou surpreendido pela positiva. Muita tracção,aderência lateral boa e bem mais confortável que o Maxxis. O piso estava perto do ideal,ligeiramente húmido sem fazer lama,e sem gravilha (que foi lavada pela chuva).
Falta dizer que até à data não tive furos (em quase 100km de uso,incluindo bastante pedra),e que a montagem foi super fácil,como em qualquer Schwalbe Tubeless Ready.
Enquanto não vier a lama,cá vai continuar.

 
Se fosses na minha linha tinhas acabado com um pedaço de embalagem de pó para as formigas dentro do pneu e uma camara de ar que pesa mais que esse pneu!!!

Obrigado pela companhia (pouca que tu fugias muito) na volta de ontem!
 

essence_s

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Nozes, uma questão:
em media quantos kms fazes com um pneu desse tipo?
Isto partindo do principio que n és de andar a bloquear rodas ao travar.
 

Rui Marçal

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Boas pessoal,

Hoje falo aqui da bike do Nozes, porque fui eu que tirei as fotos, lol....

Eu e o Nozes fomos apresentar os trilhos do Javali ao Mecânico do Paladar.

Uma das montadas foi esta magnifica e leve bike, a Podium Pro Carbon pilotada pelo Jorge (para os amigos e familiares) e Mecânico do Paladar aqui no fórum.

A outra montada foi a Kona Four Deluxe sub 9,5 kgs pilotada pelo Luis Nogueira (para os amigos e familiares) e Nozes aqui no fórum. (http://www.forumbtt.net/showthread.php?26509-Kona-Four-Deluxe-9-77kg)

A outra protagonista foi a Cannondale Scalpel sub 9,5 kgs pilotada por mim, Rui Marçal (para os amigos e familiares) e Rui Marçal aqui no fórum, lol....(http://www.forumbtt.net/showthread.php?37904-Cannondale-Scalpel-2-2012-(Upgrade))

O dia começou nublado mas sem chuva. Eu e o Nozes, sem o Mecânico saber, preparamos-Lhe vários desafios os quais ele teria de ultrapassar sem ajuda. Queríamos saber se ele percebia alguma coisa de BTT, já que no fórum parece ser um guru na matéria. E em casa qualquer 1 consulta a Wikipedia...lol...

Então, os desafios a ultrapassar seriam: se ele era educado, se percebia alguma coisa de mecânica e se tinha técnica a fazer BTT, se tinha cultura geral a nível de BTT e se era simpático...

Para começar o 1º desafio, o Nozes deu-Nos nozes.

Não, não foi um erro ao escrever, o Nozes mostrando a simpatia que o caracteriza ofereceu-Nos um saco de nozes a cada um. Eu agradeci e o Mecânico também.

O 1º desafio estava superado. O Mecânico é educado.

De seguida estava na hora do 1º single do dia. Lento de início com alguma pedra, mais rápido para o final. Em termos de técnica de 0-10, era um 6. O Nozes simplesmente desapareceu de vista, como é normal. O Mecânico mesmo sem conhecer o single foi rápido. Notei que o Mecânico, segundo ele devido à escola de BMX onde começou tudo, tem tendência a bloquear a roda de trás. Dá estilo à condução, lol...

O 2º single era mais curto, com menos pedra e passava no meio de um poste de alta tensão. É o single do poste, lol...O Mecânico nem reparou que lá passou no meio, o que significa que ia concentrado na condução e isso é que interessa, as vistas ficam para depois, lollll....Este single é brindado com uma descida algo complicada, feita sem problemas. Estava a mostrar-se o campeão.

Depois chegamos ao alcatrão, e, o que faz o Mecânico? Vai de sacar um belo cavalinho durante uns bons 50m...Eu e o Nozes irritamo-Nos bué pela habilidade dele e pela nossa falta de habilidade de não conseguirmos levantar o raio da roda da frente mais de 1m. Mas isto não é o circo, é BTT, por isso esta habilidade para impressionar gajas não conta, ok?

Estava na hora de avançar para os singles mais compridos e mais técnicos. Infelizmente para lá chegar temos de ir a secar no estradão.

O próximo desafio aproximava-se...Será que ele sabe alguma coisa de cultura geral? *****, sabe e muito. Aquilo é que foi falar com o Nozes, sobre tudo. Não se calaram os 2, e, eu, cá atrás a ganir para os acompanhar, é que a minha forma não é das melhores neste momento. Mas a vingança estava próxima, a vingança e o próximo desafio. Será que ele percebe alguma coisa de mecânica? E conseguirá remendar um pneu?

Como ele não se calava, mandei um pedaço de gargalo de garrafa para a frente do pneu dele traseiro e já está. Um corte do caraças e o pneu arrumado, lol...bem feito. Saquei de uma câmara de ar e dei-Lha:
- Desenrasca-Te, que ainda temos 35km pela frente...

O menino não se acanhou, vira a bike ao contrário e saca a roda sem sujar as mãos na corrente bem oleada, mas o pneu estava arrumado.



O pneu não aguentava só com a câmara de ar, ficou mesmo rasgado.




Tive pena dele e então arranjei uma bisnaga de veneno para formigas.



O Nozes cortou-a e o Mecânico aplicou-a.



Como podem ver, o resultado foi este.

Encheu-se o pneu.



E o pneu até ganiu. Ainda não estava morto, mas, será que aguentava os temíveis 10 km do Javali?

Entretanto, a Podium arrancou rápido. O Mecânico tinha acabado de passar mais 2 desafios, o de cultura geral e o de mecânico, e nem sujou as mãos...raios...

Os trilhos do Javali aproximavam-se.

O 1º trilho é a descer, muito rápido, com muita pedra. O Nozes arrancou, eu a seguir e o Mecânico atrás. Em termos técnicos leva com mais um 6. Feito sem quedas e sem paragens. Ultrapassado.
Arrancámos para a 2ª parte deste single, agora a direito, com muita pedra e grande. Um single para homens e ainda mais com a pedra ligeiramente húmida (manteiga). Em termos técnicos, este leva um 8. O Mecânico chegou ao fim a dizer que parou pelo caminho para tirar umas fotos...

O Nozes diz-Lhe: "reduz que é a subir". Ele, mete a talega, levanta-se e desaparece a subir. Eu e o Nozes ficámos colados cá atrás, embora me pareça que estava a soprar um vento forte, ele como é magro, passou por entre a brisa...lol....

Antes do último single, paragem para verter água e comer umas broas, e, fotos da praxe.

A frase do dia terá sido esta:

- Tira a Kona da frente.




Depois a 2ª frase do dia:

- Põe a Kona na frente.



O último single é um hino à condução. Sobe, desce, pedra, pedra, muita pedra, pedra grande, pedra solta, cascalho, mato, estreito, técnico, nota 9.

O Nozes, como é habitual, tem uma habilidade que é digna de nota. A bike dança de um lado para o outro, suave e controlada.

Eu, mais em força que em jeito, lá o vou seguindo. O Mecânico, desconhecedor deste single difícil e muito longo ultrapassou os obstáculos todos.

Mais um desafio ultrapassado...O rapaz é o que parece.

A bike dele resistiu a tudo sem problemas, só o pneu não resistiu à minha armadilha, mas pudera...

Volta cumprida, como muita animação e excelente companhia.

Isto meus amigos, para mim, é BTT.

Até breve.
 

Nozes

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Boas!

Voltei agora a ler o relato do Marçal da nossa volta com o Mecânico,e acho que ele passou ao lado de uma grande carreira como jornalista :D
Grande Rui! Temos de pedalar mais por aqui e aproveitar enquanto não há daquele barro que tu gostas tanto ;)

Mas isto de usarmos as bikes é lixado. O material gasta-se! Há quem resolva esse problema guardando-as na garagem e apenas as tirando para mostrar aos amigos quando há uma churrascada lá em casa..."Epá tenho aqui esta bike que me custou €€€€,é granda máquina" :rolleyes:

Eu não costumo fazer churrascadas lá em casa,e então não tenho outro remédio senão andar nela pelos trilhos e mostrá-la à fauna local. Os coelhos,raposas e perdizes ficam bastante impressionados à minha passagem :mrgreen:

Dois componentes da Four,a completarem cerca de 6 anos de uso,já pediam há algum tempo uma atenção especial:



Amortecedor Fox RP2

Nunca fiz uma mudança do óleo ao amortecedor (apenas lubrificações e mudança dos vedantes),e nos últimos meses o funcionamento tem vindo a perder qualidades. Vai ser enviado para o importador para uma revisão com tudo a que tem direito,e que não é nada barata,como alguns sabem,mas que acho que já é bem merecida.
Não optei por fazer este serviço noutro especialista (ND Tuned,DPX Racing) por o importador (Bicimax) ser o único que carrega o óleo com nitrogénio,como o amortecedor trás de fábrica. O que o nitrogénio faz é estabilizar o óleo e impedir que o mesmo perca qualidades durante grandes aquecimentos. Em provas com calor ou terrenos com muita pedra isto faz a diferença.
De resto,casquilhos novos em cima,e é só.




Cubo A2Z

Pois é,os tais cubos A2Z de primeira geração,que tanta gente reclamou como sendo de má qualidade,para mim estão aqui sem problemas desde Março de 2008,e só agora o cubo traseiro levou linguetes novos. Nota-se algum desgaste,e o corpo do cubo apresenta ligeiras marcas de quando o cubo andou com folga nos rolamentos. Têem sido lubrificados no máximo 2 vezes por ano,alguns anos nem isso (de 1500 em 1500km mais coisa menos coisa),com massa Motorex e óleo anti fricção,desta vez foi só colocado óleo anti-fricção Lancar.

Sei perfeitamente que o dia chegará em que o cubo vai entregar a alma ao criador,aliás já durou mais do que eu esperaria de um cubo de 230 gramas,mas para já está para durar. Deve ajudar o facto de eu ter pouca força,de certeza :)

Outro problema a precisar de solução é (de novo) o espigão de selim. Depois de ter aguentado mais de 6 meses apenas com uma ligeira reparação caseira,agora sim está acabado,o carbono está a delaminar e já tem folga no olhal onde o tubo que prende os yokes atravessa.
Estou comprador de um KCNC 27.2 em preto usado a bom preço,se alguém souber de algum mande mensagem ;)

Boas pedaladas,aproveitem o Verão de S.Martinho! :)
 
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Rui Marçal

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Então Nozes, essa azeitona nunca mais acaba?

Hoje, também trabalhei. Arranjei um colega de 100 e poucos kgs e fomos fazer os trilhos ao teu quintal.

Como ele é grande (gordo), fizemos uma bela limpeza por onde passámos, lol. Adorou...

Quanto à carreira jornalística, escrevo como escrevo por paixão, senão não seria possível. Em Portugal o jornalismo é muito fraquinho. Acho que quem escreve artigos está num emprego que provavelmente nem gosta muito. Ou então, o patrão deles não os deixa escrever o que sentem, enfim...

Vais ficar sem bike quanto tempo? 2 semanas? Domingo devo ao PNSAC...
 

commendatore

New Member
Depois de ler o relato dessa vossa volta: reitero o que foi dito: "isto sim é BTT".
É assim que encaro. Bom testemunho...

Já agora... ofereceste um pneu ao Homem? :D
 

Nozes

Active Member
E novidades da minha bike??

Olha,por acaso até há sim senhor! :)
Da montagem de Fevereiro de 2008 já não sobra nenhum componente de origem,mas ainda se aguentavam os manípulos XT M760 que troquei pelos Deore de origem ainda antes da bike saír da loja.
Numa bike com 2 desviadores XTR,o ideal mesmo para os comandar seriam os manípulos da mesma gama…e então procurei,procurei…
…continuei a procurar…

E fui deixando essa ideia de parte,porque os preços eram ridiculamente altos,para uma poupança de peso que dificilmente chegaria aos 20 gramas.

E então comprei uma bike nova!
…quer dizer,não é nova,(nem vem substituír esta,calma!!!) mas tinha transmissão completa XTR M970,e ainda antes da “estrear” a primeira coisa que fiz foi trocar os sacanas dos manípulos!

E então saíram estes:



Shimano XT M760 sem OGD (mostradores),parafusos alu.

E entraram estes:


Shimano XTR M970

O tacto é bastante diferente,não esperava uma diferença tão grande. Os XTR têem um “feeling” mais positivo na troca das mudanças,em relação aos XT que eram mais suaves,mesmo que essa suavidade por vezes implicasse alguma falta de precisão. Não são diferenças abismais,mas sentem-se.

A outra alteração importante foi a troca do espigão de selim Funworks de carbono em “fim de carreira” por um KCNC usado mas em bom estado. Mais 22gramas,mas principalmente o descanso de saber que tenho um componente com provas dadas para me segurar o selim. Nota-se menos conforto em relação ao carbono,e talvez se me dedicasse a maratonas de 100km procurasse de novo um espigão mais confortável,mas como não é o caso,é para ficar.
Até porque com o amortecedor finalmente revisto,posso usar o Propedal menos vezes e disfrutar do conforto de andar com o amortecedor aberto,sem bombear tanto como dantes.


Sendo assim,tinha nesta foto 9,460kg de bike para curtir os trilhos aqui da freguesia…



(como nota de rodapé,tirei esta foto num trilho muito porreiro que fica a cerca de 50m de um dos estradões por onde passou a maratona do Festibike deste ano)

E agora?
Agora a bike está parada,pois os linguetes novos não casaram bem nas estrias gastas do cepo e simplesmente partiram-se todos,umas semanas antes do Natal. :fpalm:
A caminho vem um cepo novo completo,que sempre é melhor que um cubo e os respectivos raios e cabeças novos.

Ah,e tal bike nova? Um dia destes…para os mestres da adivinhação,trata-se de uma bike que já andou aqui pelo forum,rígida,e,pode-se dizer,envolta em alguma polémica :)

Bom ano e boas pedaladas para todos!
 

Nozes

Active Member
Será,Nuno? ;)

Os parafusos vermelhos dos manípulos e os yokes do espigão (da mesma cor) levaram uma demão de spray preto,para não destoar na montagem.

Como curiosidade "weight weenie",quando coloquei os novos manípulos troquei os cabos,e constatei que um cabo (por cortar) de 1.2mm pesa mais 4 gramas que um 1.1 :)
 

tinric

Super Moderador
Impéc a tua machine...

É incrível como olhamos e parece que, tirando o pedaleiro (que devia ser preto) :) , as peças combinam todas tão bem...

No fundo, aquilo que mais sobressai é o "casamento" das cores da Magura com o resto da bike... agora tudo XTR ainda melhor.

Continuação de boas pedaladas.

Abraço.
 

Pax

New Member
vais vender a kona? :) e vais para uma rígida? ou é mais uma na garagem?
será que vem aí uma carroça? :)
 

Nozes

Active Member
tinric,o pedaleiro combina com...ahh...hmm...os pedais :mrgreen:
Um dia destes lixo o gajo e dou-lhe umas borrifadelas de preto...olha,fica combinado para quando tiver uma suspensão preta,eheh

Pax ,vender esta bike? Mais depressa me torno ciclista profissional :p
É mais uma...não é carroça,não é de "plástico"...deixa-me lá tirar umas fotos como deve ser (um dia destes deve fazer sol,não é?) para mostrar aqui :)
 
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