Viper tr 450 (2015)

JARBAS83

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Quanto ao movimento central, vou encomendar um mas tenho receio de não ser compatível. Este serve?
Tenho as specs da bike no primeiro post...
Como saber qual o adequado? O sistema é Hollowtech...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
compra o BB70... deve custar uns 15€ e vai-te durar mais que o que tens actualmente BB51.
Certo?

EDIT: pelos vistos o BB70 foi descontinuado, agora é o BB MT800!!!? custa perto de 20€
 
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JARBAS83

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O meu nunca foi mexido. Tem 6110 kms. Mas já se ouvem uns estalidos ligeiros ao pedalar em força...não me parece ter folga.
Queria encomendar tudo no mesmo site por causa dos portes...Probikeshop.

Parece que o BB52 é que substituiu o BB51...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
O meu nunca foi mexido. Tem 6110 kms. Mas já se ouvem uns estalidos ligeiros ao pedalar em força...

Parece que o BB52 é que substituiu o BB51...
Os meus BB51, duraram 2000km ( desmontei duas vezes para limpeza e relubrificação)... passei para os BB70, agora BB MT800, tem outra durabilidade... mais de 7000km sem problemas.
Se te deste bem com os BB5*... olha mantém!! são mais baratos..
 

JARBAS83

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Tenho um problema na bike. (fotos abaixo)

A roda de trás agarrou por completo. A k7 não anda nem pra trás nem prá frente. Desapertei o engate do eixo passante e estava muito preso. Há ali muita pressão. Não o tinha apertado com tanta força. Desapertei-o ao máximo e bloqueou de seguida outra vez (mesmo estando desapertado ao máximo).

Problema: Acho que fui eu que não apertei bem a porca de encosto da k7 à uns meses. Esta foi-se desapertando e "empurrando" a escora para fora, forçando ali tudo até a roda agarrar. A escora do lado direito está muito para fora (1cm) tenho medo que parta. A rosca do eixo passante roda com dificuldade para um lado e para outro mas nada adianta. Está tudo agarrado.

Tentei voltar a roscar a porca da K7 mas a única ferramenta que tenho que caiba lá (foto1) não dá. Precisava de uma chave similar mas de 17 ou 18. As que tenho são normais, demasiado grossas para caberem ali (foto2). Esta serve? Vai até 18...

Ou então ir a uma loja a ver se me desenrasco. A alternativa de último recurso é mesmo serrar o eixo onde a porca aperta, visto caber lá a lâmina de uma serra, mas isso é mesmo a última opção...

Aceitam-se ideias e sugestões :cool:

WP_20170907_12_02_58_Pro.jpg


WP_20170907_12_08_52_Pro.jpg
WP_20170907_12_09_42_Pro.jpg
 

Joseelias

Well-Known Member
Não consegues abrir a alavanca do aperto rápido para dar folga e depois desenroscar a porca que está do lado do desviador e tirar a roda? Isso bastaria para tirar a roda.

Como é que está o lado da alavanca do aperto rápido? Tens fotos?
 

edununo

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Se calhar até dá mas o melhor mesmo é levar a bike à algum mecânico. Já li em tentar cortar o Quick release.......
É melhor não inventar.
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu também acho que o melhor é levar a um mecânico.

Só estou curioso de perceber como é que a alavanca do aperto rápido está para não se conseguir desapertar. E se a contra-porca do eixo desapertou, aquela roda deve de estar com uma grande folga no cubo pois o cone não tem nada que o segure contra as esferas.
 

JARBAS83

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A alavanca do aperto rápido estava muito presa, fazia bem mais força do que aquela que costumo aplicar para fechar o engate. Neste momento, como se vê na foto abaixo, está todo aberto...Depois de o abrir, ele continuou preso, a fazer uma força brutal, já não o consigo mexer. Tentei desapertar a rosca do lado do desviador...também fazia muita força mas com um alicate fui desapertando. Á medida que rodava, ele não desencostava da escora; o que ia abrindo era um fosso entre a K7 e o lado interno da escora, com a tal folga onde se vê a porca...

WP_20170907_12_08_35_Pro.jpg
 

JARBAS83

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A roda não tem folgas...ou se tem não se nota devido à pressão. Está presa, movo-a com muita dificuldade quer para a frente quer para trás...

Amanhã passo na loja, afinal de contas, não consigo arranjar uma chave de bocas fina o suficiente para metê-la entre a escora e a k7 para apertá-la...
 

Joseelias

Well-Known Member
Que situação confusa... É mesmo melhor levares a um mecânico que deste lado do computador é um mistério. Quando souberes o que se passa diz qualquer coisa. Sempre ficamos a aprender algo.
 

JARBAS83

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Bem, com vindimas e tal, o tempo foi passando. A bike já rola. Disseram na loja que desapertou a porca do cubo e que era preciso uma chave especial (de cones) para reparar. Disseram que era necessário desmontar, reapertar a porca do outro lado, lubrificar e montar tudo outra vez. Eu tenho ideia que apenas seria preciso reapertar a porca que se vê na 2ª foto em cima - aquela porca que fica entre a k7 e a escora, pois foi essa que desapertou fazendo "abrir" a escora e forçando/bloqueando a roda...

Foram 12,50€, achei bem em conta caso tenha sido feita a desmontagem, reparação e lubrificação...

O problema agora é que me parece que aquilo ficou demasiado apertado. Os sintomas que o serviço não ficou a 100%:

- Ando com a bike à mão para a frente e os pedais vão a andar/rodar (antes a roda andava e os pedais não...) Claro que se for montado na bike com os pés nos pedais e não pedalar em andamento os pedais não andam...
- Ando com os pedais para trás (com a bike parada) e a k7 mexe com dificuldades (às vezes a corrente engelha pois a k7 não acompanha o movimento dos pedais...)
 

JARBAS83

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Bem, bike novamente na oficina. Pelos sintomas acima mencionados, que o mecânico confirmou na hora, disse que era o cepo que tinha ido à vida. A bike ficou na loja. Ou seja, ficou uma peça danificada por substituir na reparação feita no mês passado. :mad: E andei com a bike meia avariada uns 200kms, fiz umas voltas jeitosas e sujeito a ficar apeado...a ver se fica boa.

Aproveito para fazer update à transmissão:

6800kms - começou agora a rodar correntes

Corrente 1: 2100kms
Corrente 2: 2300kms
Corrente 3: 2200kms (esta corrente - kmc - é de qualidade inferior. As outras tb são kmc mas são de outra gama e melhores pois esta já saltava no carreto pequeno quando a troquei)
Corrente 1: 200kms
 

JARBAS83

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Para atualizar tópico...

Bike tem rolado pouco...desde o último post, à 8 meses, só andou mais 1000kms...o tempo tb não tem ajudado.

Leva 7800kms, espero fazer mais 2000kms com a k7, que ainda é a de origem...alguns estalos ao pedalar em esforço...deve ser o movimento que ainda é o original.

Satisfeito com ela, o elo mais fraco é mesmo a suspa que é uma XC 30 a mola...de resto é sempre a abrir...
 

joseruivo

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Pelos sintomas acima mencionados, que o mecânico confirmou na hora, disse que era o cepo que tinha ido à vida.

Quantos kms tinha o cepo? O cubo tinha tipo algum tipo de manutenção? Marca do cubo (e custo de substituição)?

Corrente 3: 2200kms (esta corrente - kmc - é de qualidade inferior. As outras tb são kmc mas são de outra gama e melhores pois esta já saltava no carreto pequeno quando a troquei)
Corrente 1: 200kms

Quando voltaste à corrente 1, deixou de saltar no carreto pequeno?
 

JARBAS83

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Na altura o cepo tinha 6500kms e o cubo tinha levado 1 limpeza apenas (desmontar - limpar/lubrificar- montar). Ficou em 22,5€ com mão de obra. Não perguntei que marca era...

Quando voltei à corrente 1 deixou de saltar no carreto pequeno...
 

JARBAS83

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Update: Bike com 8700kms.

Urgente substituir:

Disco Trás: ainda é o original, mas tem um calo daqueles. Ontem a descer do cimo do Marão (1300m) para a Campeã (700m), no VIII BTT Vale Maravilhoso, o bttista que ia atras de mim queixava-se do cheiro a queimado...só hoje é que vi que o meu disco está preto...No fim da descida, já mal conseguia travar. Vou aguardar que as pastilhas cheguem ao fim e vai ser: Disco Shimano (9€) + pastilhas B01S (1€ - ebay)

Pneu Trás Michelin Wild Grip: está liso...tem 3000kms. Peso 85kg. Tenho um da Decathlon para experimentar. (16€)


Para mudar em breve:


K7, ainda de origem e corrente...

Tudo pra fazer em casa...:cool:
 
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