Pois é... ontem foi um daqueles dias!
07:00h da matina... toca o despertador. 2 minutos depois (após esfregar as ramelas dos olhos) tiro o 1º pezinho debaixo das mantas e...
CHHHHHHHHH!!!!! (Isto para quem não sabe é o barulho da chuva a bater nas vidraças do tecto lá de casa... pelo menos é o que o meu filhote diz)
Começa a cair com tal força que a 1º pensamento foi, como é óbvio: "vira-te mas é para o outro lado e deixa-te de maluqueiras"
Mas passados 5 minutos o c@*%#ão do despertador toca outra vez e sinto um pontapé "suave" por baixo das mantas, como que a dizer:
"Desaparece daqui e leve essa porcaria barulhenta"
Lá tirei o 2º pezinho e o resto do corpinho, cada vez mais Danone (viva o Natal) para fora do aconchego e arranjei coragem para me começar
a equipar pensando no que tinha combinado com alguns amigos.
Por falar nisso, eis que recebo uma mensagem... "Ahh e tal, rebéu-béu pardais ao ninho... vou ficar em casa que isto está muito mau aqui para estes lados..."
E nisto.... CABUMMM!!! (Trovoada!) Cada vez carregava mias! O olhar do cão enroscado confortavelmente na sua cama dizia tudo.
Bem, lá me enchi de coragem e me fiz à estrada, não sem antes perder uns bons minutos a escolher o que havia de vestir, ... sim, porque com chuva mas sem frio é sempre uma caldeirada!
O amigo Borrego aqui da mensagem acima (que ainda é mais doente que eu) já estava à espera na entrada da sua casa. Lá se ia a minha última desculpa válida para voltar para a cama...
Tinha combinado duas horas e dois locais para começar esta voltinha de reconhecimento. 08:30h na Barragem do Rio da Mula ou então, 09:00h nos Capuchos.
Como havia tempo fui pela Malveira e ás 08:20h estávamos a beber um cafezinho no sítio do costume, ou seja a Panisol.
Num domingo normal, aquilo está cheio de pessoal e cá fora é só carros com bicicletas, tudo pronto para se dirigir para a serra
onde vão começar as suas voltas... ontem, nem uma alminha!! Só aqui esta criatura e o seu comparsa perante o olhar incrédulo das empregadas
é que exibiam aquelas roupinhas típicas de licra.
A chuva essa, de vez em quando parecia dar sinal de abrandar, mas passados alguns segundos, voltava a cair com tal violência que até "fazia fumo".
Pouco convencidos lá saímos da pastelaria para ir até à barragem, onde para nosso espanto, já se encontravam alguns bravos pedalantes
a tirarem as suas montadas dos carros e a fazerem-se ao caminho.... muito respeitinho!!
Surpreendentemente, ou nem tanto, dentro de umas viaturas estavam dois amigos PedrAmarelas a quem tinha lançado o "repto" para darem uma ajuda
na escolha do percurso. Os dois Pedros (Mateus e Ferreira), que aguardavam pacientemente uma aberta.
Depois de uns minutos na conversa dentro do carro onde, entre outras coisas, se falou da fiabilidade ou não do WindGuru e do possível percurso,
a tão aguardada aberta lá surgiu e após um simples "vamos embora que isto não é para meninos" toda a gente começou a retirar
as bikes dos carros e a vestir algum tipo de resguardo para pouco tempo depois estarmos no terreno.
A partir daqui é história!
São dias assim e decisões destas que me fazem ir para casa de alma cheia (e escrever testamentos).
Não podíamos começar da pior maneira. Por idiotice minha subimos da barragem por um dos estradões mais inclinados e cheios de regos que por ali se encontra.
E não foi por falta de aviso.... serviu de lição e já está excluído do percurso!
Após chegados aos Capuchos entrámos na parte "fácil" uma vez que é a zona mais plana da serra... pois... não foi bem assim!
As fortes chuvadas aliadas ao rodado dos tractores e máquinas que andam a desbastar aquela área tornaram os trilhos num lamaçal que só visto.
Quando finalmente chegámos à estrada de alcatrão e reparámos que o GPS marcava uns míseros 7 km's, eu pessoalmente comecei a ver a coisa um pouco "turva".
E turva é algo que não se pode chamar à água que corria pelos singlrtracks que se seguiram numa sequência espectacular idealizada pelo PM. Já está registado e sábado há nova dose. :mrgreen:
O dia continuava agradavelmente sem chuva mas com uma humidade típica de Sintra e a temperatura era bastante agradável,
o que nos deu algum ânimo para continuar e assim sendo lá seguimos viagem, sempre a descer para o lado de Colares.
Embora não tenhamos chegado a esta agradável localidade, fomos parar a uma zona muito bonita perto de Gigaroz.
O problema é que a beleza trazia com ela uma altitude de 120 mts e era preciso começar a subir em direcção ao Monge (500 mts)
Escusado será dizer o que se passou nos cerca de 8 km's seguintes. Aliás, eu até já nem me lembro... Deve sar a chamada memória selectiva! :shock:
Claro que pelo meio há umas descidinhas para recuperar o fôlego, mas é duro e eventualmente esta parte não fará parte do menu de sábado.
Ahhh, e o tempo, esse, continuava espectacular (ouviste Algarvio ? ) :mrgreen:
Após terminada a subida e uma vez cumprido o objectivo de arrumar de vez o único elemento do grupo com uma bicicleta esquisita e com umas coisas penduradas :lol:
colocou-se a dúvida se deveríamos ou não seguir a proposta de percurso que eu levavaem mente, o que significava começar a descer até à Praia do Abano (quase no Guincho)
Por momentos pareceu-me ouvir qq coisa do tipo: "Ahh e tal, ele vai para o carro? Se calhar vou com ele que só vos estou a atrasar..." mas acho que era só o vento...
Uma barrita e, como era de esperar, lá fomos nós. Depois de um single para a palhaçada (a pé) lá demos a volta à Peninha de foi sempre a abrir até ao mar
passando a estrada que vem do Cabo da Roca e seguindo por um dos trilhos mais divertidos que alguma vez fiz!
Sair dali ao contrário do que parece, não é o fim do mundo. Tirando uma rampa ou outra que é para fazer a pé (para mim pelo menos)
o resto é relativamente pacífico. Quando damos por isso estamos novamente na barragem. E foi exactamente isso que aconteceu!
Cerca de 5 horas e 40 km's depois de partir, estávamos novamente nos carros.
Ainda faltava uma parte do percurso, mas só no sábado, dependendo do ritmo é que se decide se vamos fazer tudo ou não.
Ahh, e caso ainda não tenha dito... sempre sem uma pinga de chuva! :twisted:
Pronto, agora que já passei um dia de trabalho a escrever baboseiras, vou deixar aqui alguma informação que realmente interessa para o próximo Mega Encontro Nacional de SingleSpeed (o VIIº)
A partida será obrigatoriamente ás
09:00h da
Lagoa Azul.
Quem não estiver, ou tenta pedalar mais depressa para nos apanhar ou vai de carro para os Capuchos
onde devemos passar uma meia hora depois. Se acontecera alguém telefonem (918732609) para combinar o local exacto.
O principal motivo é que se quisermos comer qualquer coisa, temos que estar no restaurante até ás 14:30h e eu prevejo uma média perto dos 10 km/h
Com as paragens, que terão que ser poucas e curtas, vai ser à tira para fazer os cerca de 50 km's que idealmente o percurso terá.
O percurso "provisório" que ficou definido terá a seguinte configuração:
E o gráfico de altimetrias tem este lindo aspecto (tirando alguns erros):
Não se assustem... ou assustem! Façam como vos der mais jeito... :lol:
Estes 50 km's facilmente se transformam em 45 ou mesmo 40 se for caso disso, mas será uma pena se tivermos que cortar alguma parte, pois todas são bonitas.
Quanto ao restaurante, como já foi dito é o Café Plátano no Linhó ( 38° 46.207'N 9° 22.803'W)
Quem sai da Lagoa, onde o percurso acaba, segue por 1 km até à estrada do autódromo, vira em direcção a Cascais (é a única hipótese)
e percorridos uns 300 mts encontra uma rotunda junto ao Beloura Shopping.
Contorna a rotuda e sai na 2ª saída e depois logo na 1ª rua à esquerda (R. António dos Reis)
Segue mais 1,5 km's aprox. e vai encontrar um café com esplanada debaixo de uns plátanos num cruzamento do lado direito. É ai mesmo.
Estou a dar a descrição pode haver algum desencontro na saída da Lagoa entre os vários carros.
Como uma imagem vale mais que mil palavras, aqui fica:
Em relação aos morfes própriamente ditos, o prato do dia é cozido à Portuguêsa, mas no sábado vou confirmar quais são as outras sugestões do
cheff
Lá para meio da manhã é só fazer um telefonema a dizer quantos somos e o que vamos comer.
E pronto. Se houver mais novidades vou actualizando o tópico.
Caso precisem de alguma coisa, é favor perguntar. :wink:
Abraços e falem lá com o S. Pedro.... :wink: